Veja 6 diferenças entre Clash Royale e Clash of Clans!


Raphael Aviz
Raphael Aviz

Clash Royale e Clash of Clans são dois grandes sucessos da desenvolvedora Supercell. Apesar dos nomes parecidos e da desenvolvera em comum, os jogos são bem diferentes entre si. Considerando que ambos são extremamente viciantes, é importante que você saiba as características de cada um para saber em qual jogo investir.

Confira abaixo 6 diferenças entre Clash Royale e Clash of Clans para escolher sabiamente!

1. Gênero do jogo

Clash of Clans x Clash Royale

Essa aqui é para aqueles que ainda não conhecem nada sobre Clash Royale e Clash of Clans: os jogos não são do mesmo gênero. Clash Royale é um jogo de cartas que combina elementos de MOBAs e de Tower Defense, enquanto Clash of Clans é um jogo de estratégia e administração de exércitos e construções, estilo Warcraft, Starcraft ou Age of Empires.

Em Clash Royale, o objetivo é destruir as torres inimigas utilizando as unidades invocadas pelas cartas. Em Clash of Clans o objetivo é upar sua vila constantemente e entrar em combates com as vilas de outros jogadores. Ambos os jogos requerem estratégia.

2. Progresso

O progresso em Clash of Clans é muito mais constante e aparente do que em Clash Royale. Isso porque, em Clash of Clans, você pode progredir em todos os momentos já que sempre (sempre!) há o que melhorar, seja farmando gold e elixir, fazendo upgrades, gemando tropas, etc. Assim, mesmo jogando pouco tempo por dia, você sempre vai sentir que terminou a sessão melhor do que começou.

Em Clash Royale, por outro lado, o progresso ocorre através dos baús recebidos com vitórias e, para abrir cada baú, é necessário aguardar algumas horas. Além disso, os jogadores só podem ter quatro baús por vez, ou seja, você só voltará a receber baús quando um dos quatro for aberto. Esse sistema faz com que você dispute várias partidas sem a possibilidade de realmente progredir no jogo.

3. Microtransações

Clash of Clans - Dinheiro

Em termos de microtransações, Clash of Clans é o jogo que “pega mais leve”. É possível jogá-lo normalmente sem gastar dinheiro sem se sentir em desvantagem com os jogadores que gastam.

Claro que as transações presentes no jogo contribuem bastante para o avanço dos jogadores pagantes, mas as vantagens obtidas não são tão drásticas quanto em Clash Royale.

Em Clash Royale, os jogadores que se dispõem a pagar recebem vantagens quase...injustas. Algumas estimativas feitas por jogadores americanos mostraram que 100 dólares pagos no jogo equivalem a 5 meses de progresso no jogo. Considerando que é necessário esperar horas para abrir cada baú, o dinheiro investido acelera muito a progressão.

4. Complexidade

Clash of Clans

Pela própria natureza dos jogos, Clash of Clans possui mecânicas mais complexas do que Clash Royale. O primeiro conta com inúmeros tipos de construções, tropas e upgrades, fazendo com que o conteúdo a ser aprendido seja muito extenso. No total, o jogo requer mais tempo para dominar.

Clash Royale não é tão complexo quanto Clash of Clans, mas também não é simples. O jogo conta, inclusive, com competições internacionais com jogadores de alto nível, o que demonstra que o título pode sim, requerer tempo e habilidade para ser dominado.

5. Nível de habilidade requerido

Clash Royale - Skill

Clash Royale e Clash of Clans também diferem muito no nível de habilidade requerida para jogar. Nesse sentido, Clash Royale, por ser um jogo competitivo, se destaca bastante e é capaz de demonstrar com clareza quem é o melhor jogador. Assim, em uma partida entre jogadores com decks idênticos, o jogador com mais habilidades sempre ganhará.

Clash of Clans, por outro lado, não tem esse teor de competição e não possui critérios satisfatórios para definir a skill dos jogadores. Todas as ações do jogo requerem mais grind (jogar constantemente) do que skill. Assim, um jogador com mais recursos, por exemplo, não é necessariamente mais habilidoso que outro.

6. Inovação

Clash Royale - Inovação

Quando se trata de inovação, Clash Royale leva vantagem, de longe. O jogo conseguiu reunir elementos de três gêneros diferentes de forma muito bem-sucedida. Nele você jogará um pouco de MOBA e Tower Defense ao mesmo tempo que escolhe suas cartas e melhora seu deck. Além disso, o jogo recebe atualizações periódicas que afetam o metagame e forçam os jogadores a se adaptar, o que mantém o jogo bastante dinâmico.

Clash of Clans, no entanto, não oferece grandes novidades. O jogo não se afasta muito dos outros de estratégia e administração de recursos/construções.

Veja nossas dicas e tutoriais de Clash Royale aqui!

Raphael Aviz
Raphael Aviz
Ex-jogador profissional de Counter Strike e Super Smash Bros. Melee, Brawl e 4. No momento aposentado das competições mas FANÁTICO por todos os eSports, sejam de luta, estratégia ou FPS.