5 dicas essenciais de como jogar Brawlhalla!


Raphael Aviz
Raphael Aviz

Brawhalla é um jogo de luta muito diferente da maioria. Altamente inspirado na série Super Smash Bros., o jogo conta com diversas mecânicas que não são comuns em outros jogos do gênero.

Pensando naqueles que ainda não são os melhores jogadores do bairro, trouxemos 5 dicas essenciais de como jogar Brawlhalla!

1. Mantenha o controle do mapa

Controle de Mapa - Brawlhalla

Em Brawhalla, é importante que você tenha o maior controle de mapa possível. A parte do mapa que você pode usar sem que seu oponente lhe ataque, é o mapa controlado por você. Assim, procure ter o máximo de espaço possível. As principais vantagens disso são:

  • você terá acesso a mais armas e itens;
  • você terá mais espaço para se mover;
  • você terá menos chances de ser jogado para fora, principalmente se já tiver levado muito dano.

Veja também os 12 melhores personagens de Brawlhalla!

2. Aprenda as hitboxes e hurtboxes

Hitbox e hurtbox são dois conceitos muito importantes em Brawlhalla. Hitbox é a área de ação de determinado golpe, englobando o lugar e o momento em que o golpe realmente acontece. Hurtbox é a área em que seu personagem precisa ser tocado para levar dano. Assim, para causar dano, é preciso que sua hitbox atinja a hurtbox do oponente.

Muitas vezes a hitbox e a hurtbox não coincidem com a animação dos personagens e golpes. Por exemplo: quando você pega um martelo e usa um golpe, você vê o martelo chegando até certo ponto, mas talvez a programação do golpe só chegue até a metade da animação. Nesse caso, você veria o martelo tocar seu oponente, mas ele não sofreria nada.

Hurtbox - Brawlhalla
Veja que a hurtbox de Teros (círculo laranja) não coincide com a sua animação enquanto está correndo. Assim, se um golpe atingisse qualquer parte do personagem que esteja fora do círculo, o jogo não registraria.

Para aprender todas as hitboxes e hurtboxes e não se sentir roubado quando algo estranho acontecer, vá até o modo treino e ligue as opções “Show Hitboxes”, “Show Hurtboxes” e “Enable Itens”. Depois, passe um tempo apenas atacando, se movendo e usando itens e observe bem as áreas marcadas.

Agora aprenda como executar combos em Brawlhalla!

3. Seja paciente na hora de voltar para a plataforma

Recuperação - Brawlhalla

Jogadores iniciantes tendem a se desesperar e voltar para a plataforma do jeito mais rápido e previsível. Esse não é você. Seja paciente e sempre varie a sua recuperação. Lembre-se que se você tocar a parede embaixo da plataforma, você recupera todos os seus pulos. Além disso, as esquivas aéreas são recuperadas a cada 3 segundos, então tome seu tempo e não tenha pressa para voltar. O importante é variar para não ser punido.

4. Cuidado ao usar ground pounds

Ground Pound - Brawlhalla

Em Brawhalla, ground pounds são golpes executados ao pressionar o botão de ataque forte enquanto segura para baixo, no ar. Seu melhor uso é para punir ataques errados ou durante as edge guards (quando você tenta impedir o oponente de voltar ao estágio).

Acontece que vários ground pounds, quando tocam o chão sem atingir ninguém, deixam o jogador extremamente vulnerável. Por isso, use-os com cuidado durante a partida e tente não abusar.

5. Assista seus replays e também partidas profissionais

A verdade é que você joga bem pior do que pensa. Sempre que assistir suas próprias partidas você notará vários vícios, erros e outras possibilidades de melhoria. Quantas vezes você morreu para o mesmo movimento? Quantas vezes você reagiu muito mais lento do que deveria? Todas essas coisas podem ser corrigidas se você passar um tempo analisando suas partidas.

Também é importante que você assista partidas de alto nível. Assim você ficará por dentro do metagame atual e do que seu personagem é capaz.

Raphael Aviz
Raphael Aviz
Ex jogador profissional de Counter Strike e Super Smash Bros. Melee, Brawl e 4. No momento aposentado das competições mas FANÁTICO por todos os eSports, sejam de luta, estratégia ou FPS.