Como jogar Free Fire: 8 dicas essenciais para iniciantes!


Raphael Nascimento
Raphael Nascimento

Free Fire continua ganhando milhares de jogadores novos por dia. Mesmo que o jogo já esteja em alta há anos, sempre há jogadores que chegam atrasados na hype e querem levar o jogo a sério. Por isso, se você é um desses iniciantes que nunca tocou em Free Fire, reunimos abaixo 8 dicas cruciais para você não perder tempo entendendo o jogo e já partir para o jogo sério.

1. Baixando e rodando Free Fire pela primeira vez

Como jogar Free Fire

Se você ainda não tem Free Fire instalado no seu celular, é hora de baixá-lo. Para isso, acesse o jogo na Play Store se você tiver um aparelho Android ou na App Store se você tiver um Apple. Sugerimos que você utilize uma conexão Wi-Fi para baixar o jogo. Da mesma forma, se tratando de um jogo exclusivamente online e multiplayer, aconselhamos a você jogar somente quando estiver com Wi-Fi.

Após a conclusão do download, o jogo será instalado automaticamente. Ao executá-lo, você terá a opção de acessá-lo como Convidado ou fazer Login com sua conta do Facebook. Não importa qual você escolha, você precisará escolher um nome de usuário e, antes mesmo de poder acessar o menu principal do jogo, já será mandado para a sua primeiríssima partida de Free Fire!

2. O primeiro salto do avião

Como jogar Free Fire

Nesse ponto seu personagem estará dentro de um avião com outros 49 jogadores (ou bots). No momento que quiser, você pode saltar do avião pressionando o botão “Pular” e direcionar seu personagem para a área desejada. Enquanto você está no ar planando, você pode acelerar sua queda pressionando o botão “Cair” ou “Acelerar”. No momento que quiser, poderá abrir o paraquedas pressionando “Abrir”. Não se preocupe em cair pois se você não apertar o botão ele ainda se abrirá sozinho quando você atingir determinada altura.

3. Entendendo os botões na tela

Como jogar Free Fire

Assim que você toca o chão a sua tela será preenchida por botões. Você pode personalizar a posição e tamanho dos botões a hora que quiser no menu de Configurações, mas na sua primeira partida eles terão a mesma aparência da imagem acima. De acordo com cada número destacado na imagem:

  • 1 - Abre o menu de emotes (animações),
  • 2 - Expande o minimapa para que você veja o mapa inteiro.
  • 3 - Utiliza Kits de Primeiros Socorros que você tenha encontrado.
  • 4 - Abre o inventário.
  • 5 - Move o personagem para a direção desejada.
  • 6 - Faz o personagem correr.
  • 7 - Atira.
  • 8 - Deita no chão.
  • 9 - Agacha.
  • 10 - Pula.
  • 11 - Abre a mira da arma.
  • 12 - Troca entre arma primária, secundária, pistola e punhos.

4. Entenda as regras gerais do jogo

Agora sim, é hora de aprender o que fazer em Free Fire. Confira abaixo as regras gerais de todos os modos disponíveis no momento:

Battle Royale

O modo Battle Royale é o modo padrão de Free Fire em que você é inserido ao iniciar o jogo pela primeira vez. No menu principal, ele está destacado como “Modo Clássico” e “Partida Ranqueada”. Em ambos os modos, 50 jogadores saltam de paraquedas nos locais desejados do mapa. Ao alcançarem o chão, o objetivo é procurar por itens (loots) espalhados pelo cenário e, basicamente, sobreviver. Para isso, você precisará matar alguns (ou muitos) jogadores.

Ao longo da partida, o mapa é gradualmente reduzido de forma que os jogadores sejam forçados a se aproximar uns dos outros. Essa área é facilmente identificada no mapa e no minimapa através de um círculo. Periodicamente, mensagens na tela mostram quando o círculo começa a se fechar. Além disso, de vez em quando você verá (ou ouvirá) um avião passando por cima do mapa. Ele soltará uma caixa contendo diversos equipamentos de alta qualidade. Se dirigir até essa caixa é arriscado já que atrairá a atenção de muitos jogadores.

A partida acaba quando apenas um jogador, duo ou time está vivo.

Contra Squad

Como jogar Free Fire

Um modo muito mais rápido em que dois times de 4 jogadores se enfrentam em uma melhor de 7 rounds. O cenário é muito menor e o único objetivo é eliminar o time rival. Quando um dos times somar 4 vitórias, a partida acaba. Também possui modo Clássico e Ranqueado.

Diferente do modo Battle Royale, no Contra Squad os jogadores precisam comprar seus equipamentos no início de cada round.

Abate Certificado

No modo Abate Certificado dois times de 4 jogadores se enfrentam para ver quem chega a 80 pontos primeiro. Para pontuar, é necessário coletar insígnias de oponentes mortos, e quanto mais insígnias seguidas você coletar, mais pontos você ganha. É um modo mais frenético já que você retorna ao jogo imediatamente após morrer.

5. Explore o jogo no Modo Clássico (Casual)

Não tem jeito. A primeira coisa que você precisa fazer ao começar a jogar Free Fire é conhecer o mapa, armas, itens e veículos, ou seja, conhecer o jogo inteiro para não ser pego de surpresa mais tarde. Para isso, não há forma mais eficaz do que jogar no modo Clássico ou Casual.

No modo Clássico, além de você encontrar jogadores iniciantes e de nível muito mais baixo, você também encontrará muitos bots (personagens controlados pelo próprio jogo para completar o número de jogadores no cenário). Considerando que eles jogam em baixíssimo nível, eles são os adversário ideais para qualquer jogador iniciante, já que com eles você poderá treinar sua mira.

Uma dica interessante para aumentar as chances de bots na partida é escolher o modo Duo e desabilite a função “Auto-formação”.

6. Nunca se afaste do seu duo ou squad

Como jogar Free Fire

Se você não está jogando modo solo, simplesmente não há motivos para você se afastar dos seus parceiros. Tanto o modo duo quanto o squad são modos para serem jogados em conjunto e com o máximo de trabalho em equipe possível. Nesse sentido, algumas vantagens de se jogar junto são:

  • Se você estiver perto dos seus parceiros, eles poderão atirar rapidamente no mesmo oponente que você, garantindo a kill muito mais rápido.
  • Qualquer comunicação será muito mais rápida já que todos poderão olhar para as mesmas coordenadas nas bússola.
  • Se você estiver sendo alvejado, seus parceiros poderão ajudá-lo rapidamente.
  • Você e seu time poderão trocar itens rapidamente.
  • Se tiverem boa comunicação, seu time raramente será pego desprevenido.

7. Evite estar no meio do círculo e em áreas muito visadas

Para você que está começando, uma dica valiosa que acelerará muito seus resultados é: evite o meio do círculo. Tente acompanhar a área segura pelas bordas, sempre tendo muita atenção ao tempo de fechamento. Ao fazer isso, você reduz muito as chances de ser pego de costa ou ser visto por muitos oponentes ao mesmo tempo. Para quem é novato em Free Fire e não tem muita noção de mapa e distância, isso fará você ganhar muita experiência em momentos decisivos da partida, além de exercitar sua paciência e atenção.

Basicamente, esse método consiste em “colocar as costas na parede”, ou seja, você só precisa se preocupar com o que está na sua frente. A mesma lógica serve para campos abertos, ou seja, evite estar visível de muitos lados ao mesmo tempo.

8. Conheça as melhores armas do jogo

Como jogar Free Fire

Não tem jeito, assim como qualquer jogo de tiro, em Free Fire algumas armas são melhores que outras. Todas elas possuem características próprias que as tornam únicas, ou seja, você gostará mais de algumas e odiará outras. Com o tempo você escolhe as suas favoritas, mas é bom que você acelere esse processo conhecendo-as as fundo.

Para a sua sorte, temos alguns artigos valiosos que podem acelerar muito o seu aprendizado nessa questão:

Agora que você já entendeu o básico, leia também:

Raphael Nascimento
Raphael Nascimento
Ex-jogador profissional de Counter Strike e Super Smash Bros. Melee, Brawl e 4. No momento aposentado das competições mas FANÁTICO por todos os eSports, sejam de luta, estratégia ou FPS.