Como posicionar as peças da melhor forma em Auto Chess e Auto Chess Mobile!


Raphael Aviz
Raphael Aviz

Ao contrário de gêneros como FPS ou MOBA, não há como transferir o conhecimento de outros jogos para Auto Chess e Auto Chess Mobile. As mecânicas desses jogos são extremamente inovadoras e muitos jogadores se sentem totalmente perdidos no início. Por isso, para ajudar no seu progresso, saiba logo disso: posicionamento é o mais importante de tudo.

Confira abaixo o guia de como posicionar as peças em Auto Chess e Auto Chess Mobile!

1. Posicionamento básico

Posicionamento - Auto Chess

A primeira “lei” do Auto Chess é que você sempre deve posicionar suas peças de forma que elas permaneçam ativas pela maior parte do tempo. Isso significa que, assim que o turno iniciar, o máximo de peças possíveis deve contribuir imediatamente, sem necessidade de se locomover.

Além disso, você só pode posicionar peças na sua metade do tabuleiro (4x8). Assim, para que suas unidades atuem imediatamente no início dos rounds, você precisa colocá-las na sua primeira linha (se elas forem unidades corpo a corpo, claro).

Nesse sentido, saiba que o posicionamento básico de Auto Chess segue a mesma lógica da maioria dos RPGs: tanks na frente, DPS atrás. Assim, as peças devem colocadas da seguinte forma:

Unidades corpo a corpo

As unidades que atacam corpo a corpo e as unidades tanks devem ser colocadas na linha de frente, uma vez que isso permite que elas sejam ativadas (comecem a atacar) logo no início do round, além de aggrar os oponentes e proteger suas unidades mais vulneráveis.

As unidades que atacam corpo a corpo também podem ser posicionadas na retaguarda, mas ainda na frente dos seus DPS, para protegê-los das unidades Assassinas oponentes. Considere isso na hora de proteger suas peças que causam mais dano.

Assassinos

Assassinos são as peças que causam maior dano no jogo e possuem a habilidade de pular pelas linhas de frente e atacar unidades vulneráveis posicionadas atrás. Geralmente a melhor forma de posicioná-los é na retaguarda ou nas laterais do tabuleiro para não aggrar muitos oponentes.

Lembre-se que os Assassinos são os famosos “glass canon”, ou seja, causam muito dano mas também são muito vulneráveis. Portanto, não compre muitos deles antes de ter tanks suficientes para protegê-los.

Unidades de longo alcance

Unidades de longo alcance como magos, arqueiros e healers devem ser colocadas na retaguarda. Dessa forma as peças serão protegidas pelos tanks e também causarão dano grátis em oponentes que precisem se deslocar para atingi-las.

No entanto, fique atento aos Assassinos, uma vez que eles são capazes de pular e atacar as unidades de longo alcance imediatamente. Para evitar isso você pode colocar tanks bem na frente dessas peças frágeis.

Outra estratégia para proteger as unidades de longo alcance é cercá-las com peças mais resistentes, em algum canto do tabuleiro. Dessa forma, qualquer unidade que se desloque até a formação precisará andar alguns quadrados enquanto leva dano.

Veja nosso guia de como jogar Auto Chess!

2. Posicionamento efetivo

Avançando na noção de posicionamento, além de querer que todas as suas unidades estejam ativas pela maior parte do tempo, você também deve maximizar todos os seus recursos. Para isso, você precisa conhecer bem as características das peças para valorizar ao máximo o que cada uma tem de melhor. É nesse contexto que você deve levar em consideração, principalmente, o ult de cada unidade.

Posicionando ults

Boa parte do seu sucesso em Auto Chess dependerá de como você prepara o tabuleiro para que as peças usem seus ults da melhor forma possível. Como o número de peças é muito elevado e cada uma tem atributos próprios, daremos aqui apenas alguns exemplos:

Axe / Chefe do Machado

Axe - Auto Chess

O ult de Axe (ou Chefe do Machado no Auto Chess Mobile) tem como área de efeito o quadrado vermelho na foto acima, ou seja, 1 quadrado de distância em todas as direções. O ult é um taunt, então todos os oponentes dentro dessa área serão forçados a atacar o Axe. Isso significa que, quando o Axe ultar, ele poderá salvar a vida dos dois Troll Warlord ao seu lado, que ainda continuarão atacando mesmo que eles estejam com pouquíssimo HP.

Pela foto acima também é possível perceber que é um desperdício de ult colocar o Axe nos cantos do tabuleiro, uma vez que ele terá menos alvos para afetar e menos aliados para salvar. Por isso, é possível dizer, com segurança, que a melhor posição para o Axe é mais ou menos no meio do tabuleiro. Isso não exclui outras utilidades que possam surgir em estratégias específicas.

Beastmaster / Caçador

Beastmaster - Auto Chess

O ult do Beastmaster (Caçador) faz com que ele arremesse machados em uma linha reta para a sua frente, atingindo todos os oponentes que estejam no caminho. Assim, a melhor posição para colocar o Beastmaster é ao lado da linha de frente do oponente. Dessa forma ele andará um quadrado (para ficar de frente com uma unidade inimiga) e, com isso, terá a chance de atingir todos as peças da mesma linha quando ultar.

Queen of Pain / Rainha Fantasma

Queen of Pain

A Queen of Pain (Rainha Fantasma) segue a mesma lógica do Axe, com a diferença que ela é uma peça Assassina, então você vai preferir defendê-la atrás de outras peças. Assim, conforme a foto acima, é preferível que o ult deixe de atingir um dos oponentes do que você se exponha a QoP. Portanto, a melhor posição para esta peça é mais ou menos no meio do tabuleiro, mas atrás da linha de frente.

Mas atenção. Como toda peça Assasina, a QoP pode pular por trás da linha de frente inimiga e atacar as peças mais vulneráveis. Portanto, a melhor utilidade de Assassinos é sempre situacional. Você precisa observar bastante o posicionamento dos oponentes e escolher onde você quer investir seu ataque.

Windrunner / Vagabundo Barlavento

Windrunner

O ult da Windrunner (Vagabundo Barlavento) é uma linha reta que atravessa e atinge todos os oponentes no caminho. Considerando que a personagem é de longo alcance e tem pouco HP, seu melhor posicionamento é nos cantos do tabuleiro. Dessa forma ela fica relativamente segura ao mesmo tempo que pode causar dano em muitos oponentes quando ultar, ou seja, tente posicioná-la em uma reta que tenha muita movimentação. A mesma lógica serve para várias outras peças com características parecidas.

Note, portanto, que você só conseguirá posicionar bem suas peças se conhecer bem suas características. Isso serve para absolutamente todas as peças do jogo. Tome seu tempo aprendendo os atributos de cada uma e aceite que até dominar o jogo, você ainda desperdiçará muitos ults e perderá muitas partidas, mas tudo bem.

Veja todas as peças de Auto Chess Mobile e suas equivalentes em Dota 2!

Formações mais comuns

As formações em Auto Chess e Auto Chess Mobile servem para duas coisas: explorar o potencial das suas peças e negar a estratégia dos oponentes. No início do jogo você deve se preocupar somente com o primeiro objetivo, portanto, deve pensar só no que é melhor para você.

Nos momentos finais do jogo, o objetivo primário das suas formações deverá ser counterar os oponentes. Considerando que cada partida é uma partida, não há como falar em melhores formações para o late game. Apenas observe seus oponentes o máximo possível e posicione suas peças de forma a atrapalhar suas estratégias.

Mesmo assim, algumas formações iniciais se destacam em relação a outras, geralmente por possuírem mais aplicabilidade. Aposte em uma dessas enquanto você não domina o jogo e suas chances de se sair bem aumentarão.

Formação em linha

Formação em linha - Auto Chess

Essa é a formação mais comum do jogo e foi a usada em todos os exemplos acima. A formação em linha visa ativar todas as peças o mais rápido possível, por isso peças corpo a corpo já estão na primeira linha e outras de maior alcance estão logo atrás.

Note que as peças mais tanks estão no meio do tabuleiro, enquanto Lycan, que não é tão resistente, está na lateral. Enquanto isso, a Queen of Pain está atrás, mas ainda em alcance de causar bom dano e ultar vários oponentes. O mesmo serve para o Razor. Portanto, na formação em linha suas peças mais importantes geralmente estarão no lado ou atrás.

Formação em caixa

Formação em Caixa - Auto Chess

A formação em caixa é uma formação passiva que tem o objetivo de proteger seus carries (peças mais importantes) de longo alcance, ao mesmo tempo que força seus oponentes a se aproximar e a cercar a formação.

A formação em caixa pode ser feita em qualquer posição do tabuleiro, especialmente nas laterais ou no canto. Nesses últimos casos, os oponentes precisarão aproximar levando dano. Em qualquer caso, os oponentes precisarão cercar a caixa e, com isso, se reunir em um espaço menor do tabuleiro, entrando, assim, no alcance de diversos ults do jogo. Por isso, a formação em caixa é mais usada quando você tem muitas peças que ultam em área.

Raphael Aviz
Raphael Aviz
Ex-jogador profissional de Counter Strike e Super Smash Bros. Melee, Brawl e 4. No momento aposentado das competições mas FANÁTICO por todos os eSports, sejam de luta, estratégia ou FPS.