Como streamar na Twitch facilmente em 4 passos!


Equipe do Liga dos Games
Equipe do Liga dos Games

Fazer live na Twitch é bem mais fácil do que muitas pessoas pensam. Nesse tutorial nós mostraremos todos os passos para você iniciar suas transmissões e compartilhar os seus momentos de glória e de vergonha com todo mundo. Ao final, cheque também os requisitos mínimos para conseguir streamar. Então, confira abaixo:

Como Streamar pelo PC

1. Instale o Open Broadcaster Software

O primeiro passo é instalar um programa de transmissão ao vivo e a melhor opção é o Open Broadcaster Software (OBS). O software é totalmente gratuito e possui todas as funções necessárias para você iniciar suas livestreams.

Clique aqui para baixar o OBS.

2. Configure sua conta no Twitch

Twitch - Dashboard

Logue na sua conta do Twitch, clique no ícone no canto superior direito e acesse a opção “Painel de controle do criador”.

Em seguida, configure os campos básicos necessários para a identificação da sua transmissão: título, categoria, idioma, etc.

3. Configure o Open Broadcaster Software

OBS

Agora a parte mais longa e trabalhosa. Execute o OBS, acesse a aba “Arquivo” e escolha “Configurações”. Em seguida, na coluna da esquerda, escolha a opção “Transmissão” e configure da seguinte forma:

  • No campo “Serviço”, escolha “Twitch”.
  • No campo “Servidor”, escolha “Automático”.

Para preencher o campo “Chave da transmissão”, acesse novamente o painel de controle do criador no Twitch e, na coluna da esquerda, escolha a opção “Canal” na categoria de configurações. Copie o código que aparecer no campo “Chave de transmissão primária” e copie para o OBS.

Chave de transmissão

A chave da transmissão é a ID da sua stream. Assim que você copiar o código do Twitch e colar no OBS, sua transmissão está pronta para iniciar.

4. Iniciando a live

Fontes - OBS

Para iniciar sua live basta apertar no botão “Iniciar transmissão” no canto inferior direito da tela principal do OBS. No entanto, você também precisa escolher quais fontes serão transmitidas. Haverá imagem de webcam? Microfone? Só áudio e imagem do jogo? Para configurar essas opções, basta clicar no sinal de “+” no campo “Fontes” e adicionar todas que você deseja transmitir. Geralmente as fontes transmitidas são:

  • Captura de Entrada de Áudio
  • Captura de Saída de Áudio
  • Captura de Tela
  • Captura de Jogo
  • Dispositivo de Captura de Vídeo

Todas as opções adicionadas serão transmitidas automaticamente para o Twitch assim que você iniciar a transmissão.

Como Streamar pelo PS4

Streamar pelos consoles é um processo mais fácil. Tendo em vista que a maioria dos consoles já possuem todas as configurações necessárias para streaming.

1. Instale a Twitch no seu PS4

O PS4 permite aos seus usuários fazer o download de vários aplicativos, incluindo a Twitch. Então, procure o aplicativo na PlayStation. Store, baixe e cria uma conta ou acesse uma conta já existente.

Etapa 1 Streaming PS4

2. Acesse o jogo e pressione o botão Share

Após iniciar o seu PlayStation 4, você poderá em qualquer momento pressionar o botão “Share” no seu joystick. Ele se encontra à esquerda do “Touchpad”, que exibirá uma lista de opções, de como poderá dividir com as outras pessoas, o que está fazendo. Incluindo, o compartilhamento de captura de tela ou de uma música tocando no fundo. Você terá que escolher a opção “Transmitir Partida” e depois, na área de transmitir, escolha a opção dá “Twitch” e após alguns segundos de carregamento da página, faça seu login.

Etapa 2 Streaming PS4

Após fazer o login, só clicar em conectar, que o levará a outra tela com um código de 6 dígitos. Você poderá anotar em algum lugar ou memorizar, então é só deixar essa janela aberta e parada no console, enquanto acessa o site da Twitch, no seu celular ou PC, para você fazer o login com os dados que criou no passo 1.

3. Insira o código do Activate e faça os ajustes necessários

Após inserir o código no site do Activate, basta clicar em Ativar. Dessa forma, a conexão entre as contas será realizada, só faltando clicar em OK no seu vídeo game, para finalizar a sincronização das contas e ficando pronto para streamar. Mas, por garantia, recomendamos que reinicie seu PlayStation 4, tendo em vista, que às vezes na primeira vez que for streamar só irá funcionar após um reboot do sistema.

4. Iniciar a Transmissão

Nesta última etapa, basta iniciar normalmente o jogo que irá streamar. Para isso, pressione novamente o botão Share no seu joystick para abrir uma nova janela. Agora, é só clicar na opção “Iniciar Transmissão”, e nas opções disponíveis selecione Twitch para prosseguir. Então, é só escolher um título para sua stream, e ajustar a qualidade mais adequada para sua velocidade de conexão, microfone, câmera, exibição de comentários, entre outros. Para alterar essas configurações, enquanto estiver ao vivo, pressione o botão Opções no seu controle. Com tudo pronto, desça a tela até alcançar o botão “Iniciar Transmissão”.

Etapa 4 Streaming PS4

Terá que clicar mais uma vez para iniciar e seu stream então, entrará ao vivo imediatamente no canal cadastrado. Agora, quando quiser parar de transmitir, pressione novamente o botão Compartilhar no controle e selecione Parar transmissão.

Como Streamar pelo Xbox

No Xbox também é fácil:

1. Instale a Twitch no seu Xbox One ou Series

O Xbox também permite aos seus usuários fazer o download de vários aplicativos, nos seus consoles. Então, procure e instale o aplicativo da Twitch.

Xbox imagem 1

2. Acesse o Dashboard e Ache a Opção de Transmissão

Saia do aplicativo da Twitch e abra um jogo instalado no console. Em seguida, aperte o botão de Menu (é o X que fica no meio do controle), para abrir as pções do Dashboard. Você terá que mover as páginas para o lado direito (podendo usar tanto o botão R ou o direcional do controle). Você irá fazer isso até chegar a opção de Capturar e Compartilhar. Ao clicar nela, encontrará a opção de Transmissão ao vivo.

Xbox imagem 2

3. Volte ao Aplicativo da Twitch e Vincule sua Conta

Você irá acessar novamente o aplicativo da Twitch no seu Xbox, e caso já tenha sua conta vinculada no console, poderá pular esta etapa. Porém, se não estiver, um QR Code e um código de letras irão surgir na tela para vincular sua conta. Para conseguir usar o código, terá que entrar no site de ativação da Twitch e digitá-lo na sua conta.

Xbox imagem 3

4. Inicie a Transmissão

Agora com as contas vinculadas, você pode criar um nome para a transmissão, ajustar o microfone, webcam, adicionar bate-papo em grupo e até definir manualmente a resolução e a taxa de bits de sua banda larga. Após isso, selecione o botão “Começar a transmitir agora” para entrar ao vivo na Twitch usando o Xbox One ou Series.

Xbox imagem 4

Como Streamar pelo Celular

Você também poderá usar seu smartphone para fazer lives na Twitch, utilizando apenas a câmera do aparelho. Ou, instalar aplicativos de terceiros para fazer uma interface com dispositivos externos. Aqui, explicaremos o modo simples, só com o próprio aparelho. Veja abaixo:

1. Instale a Twitch no seu Celular

Primeiramente, instale o aplicativo da Twitch no seu celular! Venha ser Android ou iOS, depois abra o aplicativo e se não tiver uma conta, só criar uma. Caso já tenha conta, só fazer o login.

Smartphone etapa 1

Não esqueça de aceitar os termos de uso.

2. Acesse o Dashboard e Configure da sua Maneira

Após criar a conta no aplicativo e fazer o login, entre no navegador do seu celular e digite no campo de busca dashboard.twitch, clique no primeiro link que aparecer. A página te levará para o seu Dashboard da Twitch. Aqui é só clicar nos 3 tracinhos no canto superior esquerdo. Em seguida clique em Preferências e depois em Canal, assim, abrirá as opções de configurações, incluindo Armazenar Transmissões Passadas, bastando marcar o que deseja. Após ajeitar as configurações, só voltar para o aplicativo e iniciar a live. Como mostra a numeração abaixo:

Celular etapa 2

3. Volte ao Twitch e Entre na sua Conta

Após voltar ao aplicativo da Twitch, após logar, na tela inicial clique no ícone da câmera que fica no canto superior direito da tela e depois em Transmitir Jogos. A Twitch irá informar alguns dados sobre a limitação do sistema que está usando, é recomendado ler com atenção. Como está sendo apresentado na imagem abaixo, por ordem numérica:

Celular etapa 3.1

4. Selecione o Jogo e Comece a Transmissão

Então, selecione o jogo e clique em Avançar, você terá que escolher um nome e categoria para sua stream. Tenha em mente que isso é muito importante, para seus seguidores te encontrem sua stream. Depois basta clicar no botão roxo novamente. Como mostra a imagem abaixo, conforme a ordem numérica:

Celular etapa 3.2

Lembre-se sempre de manter o celular na horizontal, durante a transmissão também é possível acompanhar os comentários de quem estiver assistindo. E quando for finalizar, só clicar no botão Encerrar.

Requisitos mínimos para streamar no Twitch

Para iniciar sua live no Twitch você precisa de, no mínimo, um processador i5 (ou ADM equivalente) e 8GB de RAM.

Já para iniciar sua live no Twitch pelo Celular, você precisa no mínimo de: 6GB de RAM, Android 5.0 ou superior e pelo menos 1GB de espaço de armazenamento.

Com relação à velocidade da internet, o que você precisa considerar é sua taxa de upload e qual a qualidade que você pretende transmitir:

Qualidade Taxa de upload necessária
240p/360p/480p 1MB/s
480p60fps 1.5MB/s a 3MB/s
720p30fps 2.5MB/s a 4MB/s
720p60fps 3.5MB/s a 5MB/s
1080p30fps 3.5MB/s a 5MB/s
1080p60fps 4.5MB's a 6MB/s

Outros equipamentos que podem ajudar no seu streaming da Twitch:

  • Alguns programas de software: caso queire melhorar seus streamings, será necessário um programa que codifique suas transmissões ao vivo, tornando-as compatíveis com a câmera, celulares e os outros aparelhos. A Twitch mesmo possui um, chamada Twitch Estúdio e você tem acesso no “Painel do Criador”.
  • Microfone: inicialmente você poderá usar o microfone do fone de ouvido, mas se você quer fazer vídeos de boa qualidade, um bom microfone fará total diferença. Então, o indicado se puder é investir num fone de ouvido autônomo. Para quem usa um celular, talvez um microfone de lapela ou algum outro que não venha a ser do próprio fone.
  • Câmera: inicialmente contar com uma webcam ou a câmera do seu celular é uma boa, mas se quiser seguir para um lado mais profissional, futuramente terá que investir numa boa câmera. Isso, também serve para quem for fazer live pelo celular também. Pois, algumas pessoas decidem espelhar o jogo no Computador, através de algum programa, então uma boa câmera, pode ajudar nessa filmagem, porém, isso é algo mais para frente.
  • Outros equipamentos: se você estiver querendo monetizar seus streamings de jogos, terá que investir em mais equipamentos para deixar sua live com mais qualidade. Sendo assim, poderá adquirir placa de captura de jogo, Stream Decks, uma excelente iluminação, chroma key (é a tela verde), entre outros. Tendo em mente que isso também serve para consoles e celulares, pelo menos boa parte dos equipamentos apresentados aqui.

Para medir sua taxa de upload, clique aqui.

Equipe do Liga dos Games
Equipe do Liga dos Games
O Liga dos Games é composto por uma equipe de especialistas, assim como você, sempre com vontade de ir mais longe.