Veja como streamar no Twitch facilmente em 4 passos!


Raphael Aviz
Raphael Aviz

Fazer livestream no Twitch é bem mais fácil do que muitas pessoas pensam. Nesse tutorial nós mostraremos todos os passos para você iniciar suas transmissões e compartilhar os seus momentos de glória e de vergonha com todo mundo. Ao final, cheque também os requisitos mínimos para conseguir streamar.

Confira baixo o passo a passo para fazer live no Twitch!

1. Instale o Open Broadcaster Software

O primeiro passo é instalar um programa de transmissão ao vivo e a melhor opção é o Open Broadcaster Software (OBS). O software é totalmente gratuito e possui todas as funções necessárias para você iniciar suas livestreams.

Clique aqui para baixar o OBS.

2. Configure sua conta no Twitch

Twitch - Dashboard

Logue na sua conta do Twitch, clique no ícone no canto superior direito e acesse a opção “Painel de controle do criador”.

Em seguida, configure os campos básicos necessários para a identificação da sua transmissão: título, categoria, idioma, etc.

3. Configure o Open Broadcaster Software

OBS

Agora a parte mais longa e trabalhosa. Execute o OBS, acesse a aba “Arquivo” e escolha “Configurações”. Em seguida, na coluna da esquerda, escolha a opção “Transmissão” e configure da seguinte forma:

  • No campo “Serviço”, escolha “Twitch”.
  • No campo “Servidor”, escolha “Automático”.

Para preencher o campo “Chave da transmissão”, acesse novamente o painel de controle do criador no Twitch e, na coluna da esquerda, escolha a opção “Canal” na categoria de configurações. Copie o código que aparecer no campo “Chave de transmissão primária” e copie para o OBS.

Chave de transmissão

A chave da transmissão é a ID da sua stream. Assim que você copiar o código do Twitch e colar no OBS, sua transmissão está pronta para iniciar.

4. Iniciando a livestream

Fontes - OBS

Para iniciar sua live basta apertar no botão “Iniciar transmissão” no canto inferior direito da tela principal do OBS. No entanto, você também precisa escolher quais fontes serão transmitidas. Haverá imagem de webcam? Microfone? Só áudio e imagem do jogo? Para configurar essas opções, basta clicar no sinal de “+” no campo “Fontes” e adicionar todas que você deseja transmitir. Geralmente as fontes transmitidas são:

  • Captura de Entrada de Áudio
  • Captura de Saída de Áudio
  • Captura de Tela
  • Captura de Jogo
  • Dispositivo de Captura de Vídeo

Todas as opções adicionadas serão transmitidas automaticamente para o Twitch assim que você iniciar a transmissão.

Otimizações e personalizações

O Open Broadcaster Software ainda possui diversas configurações para você editar de acordo com o seu gosto ou conforme as especificações do seu computador. Entre as principais estão:

Configurações>Saída

  • No campo “Modo de Saída”, escolha a opção “Avançado” e logo embaixo escolha “Transmissão”.
  • No campo “Faixa de Áudio”, marque o número referente à quantidade de microfones que você usará (dificilmente será mais de dois).
  • No campo “Encoder”, marque a maior opção disponível.
  • No campo “Taxa de bits”, aumente ou diminua conforme as especificações do seu computador e da sua internet. Esse campo afetará diretamente a qualidade da stream. Aumente e diminua esse valor até encontrar o melhor para o seu aparelho.
  • No campo “Predefinição de uso de CPU”, escolha “veryfast”, se a live estiver lisa ou “superfast” se ainda estiver travando.

Configurações>Áudio

  • Nos campos “Mic/Aux” e “Desktop Audio” você pode marcar as caixas “Ativar pressionar-para-mutar” e “Ativar pressionar-para-falar”. Dessa forma o áudio só será capturado quando você pressionar a tecla configurada no menu “Teclas de Atalho”.

Configurações>Vídeo

  • No campo “Valor de FPS Comum”, varie de acordo com o desempenho do seu computador e internet.

Configurações>Avançado

  • No campo “Prioridade do Processo”, aumente para “Acima do normal” caso a live ainda esteja travando.
  • No campo “Atraso de transmissão”, aumente de acordo com o seu gosto. Essa opção é essencial para quem streama jogos competitivos (principalmente battle royales) e não quer que os oponentes saibam sua localização.

Outras configurações

Além das configurações citadas acima, o Open Broadcaster Software possui inúmeras outras opções capazes de personalizar sua stream exatamente do jeito que você quiser. Nesse artigo citamos todas as principais para você iniciar a live e customizar os aspectos essenciais da transmissão. Continue explorando o OBS para deixar o canal com o seu estilo.

Confira a lista dos memes mais populares do Twitch!

Requisitos mínimos para streamar no Twitch

Para iniciar sua live no Twitch você precisa de, no mínimo, um processador i5 (ou ADM equivalente) e 8GB de RAM.

Com relação a velocidade da internet, o que você precisa levar em consideração é sua taxa de upload e qual a qualidade que você pretende transmitir:

QualidadeTaxa de upload necessária
240p/360p/480p1MB/s
480p60fps1.5MB/s a 3MB/s
720p30fps2.5MB/s a 4MB/s
720p60fps3.5MB/s a 5MB/s
1080p30fps3.5MB/s a 5MB/s
1080p60fps4.5MB's a 6MB/s

Para medir sua taxa de upload, clique aqui.

Raphael Aviz
Raphael Aviz
Ex-jogador profissional de Counter Strike e Super Smash Bros. Melee, Brawl e 4. No momento aposentado das competições mas FANÁTICO por todos os eSports, sejam de luta, estratégia ou FPS.