Saiba como usar o controle de PS3 para jogar no PC!


Maurício Amaro
Maurício Amaro

Muitos jogadores de PC não gostam de usar o teclado. Preferem, portanto, um joystick. E um dos mais legais nesse caso é o DualShock 3. Se você tem um PlayStation 3 ou se sobrou o controle do seu console depois de comprar um PS4, saiba que é bem simples usá-lo para jogar no computador!

Mesmo que não seja algo comum de se ver por aí, usar o o controle de PS3 no PC é fácil. Salientamos, contudo, que deve seguir todos os passos abaixo conforme o nosso tutorial. Do contrário, poderá danificar permanentemente o seu joystick.

Para que tudo funcione perfeitamente, tenha consigo o seguinte:

  • Controle DualShock 3 original
  • Computador com Windows
  • Cabo USB ou cabo miniUSB
  • Drivers da Motion Joy

Passo 1: instalando drivers

O primeiro passo é um dos mais complicados, mas não se assuste. Você vai instalar drivers necessários em seu PC. Dentre vários que existem por aí, escolhemos o melhor: o Motion Joy. Baixe os arquivos no site do software e extraia o único arquivo que está na pasta compactada. É um ícone do DualShock.

Você vai clicar com o botão direito do mouse nesse ícone. Abra-o como administrador, o que fará com o Motion Joy seja instalado em seu PC. Ao final da instalação, abra o software DS3 Tool.

Passo 2: conecte o DualShock 3 no PC

Motion Joy Driver Manager

Quando abrimos o DS3 Tool, verificamos que não há nenhum controle configurado. Agora o que deve fazer é conectar o cabo USB ao seu joystick e ligá-lo ao PC. Vá ao menu superior e aperte em Driver Manager.

A seguir, se tudo deu certo, verá que há o controle está conectado. Caso não esteja, a coluna MotioninJoy terá um X vermelho nela. Isso ocorre porque o programa não reconheceu seu DualShock 3. Desconecte e reconecte o cabo USB ou tente religar o controle.

Assim que estiver tudo ok, clique em Load Driver. Pode clicar também em Install All. Seu sistema operacional vai perguntar se quer mesmo conectar o DS3 ao PC, mas isso é apenas na primeira vez. A partir disso, o joystick já estará devidamente reconhecido por todos os sistemas do seu computador.

Passo 3: configurando os botões

DualShock 3 PC

Um ponto super importante é configurar os botões. Para tanto, clique em Profiles, voltando, assim, à tela inicial. Caso queira confirmar que o DualShock 3 está mesmo configurado, aperte em Vibration Testing. Se o controle vibrar, ótimo! Podemos ir à definição dos botões.

Nessa tela, veja que há 6 modos para o controle. Selecione aquela que emula o joystick do Xbox 360 e, por fim, clique em Game Controller Panel. O MotioninJoy Virtual Game Controller estará ok. Ao clicar nas propriedades dessa tela que se abrirá, poderá configurar e testar cada um dos botões.

Agora que está tudo pronto, basta abrir um jogo da Steam ou qualquer um do Xbox 360 para testar. Tenha cuidado para não fechar o DS3 Tool, pois isso vai desligar o controle.

Dá para instalar por Bluetooth?

Dá! Se o seu computador tem algum tipo de suporte ao Bluetooth, você pode perfeitamente usar o DualShock 3 sem fios. Antes de qualquer coisa, é preciso seguir os passos acima. Depois disso, tire o cabo USB do controle e pressione o botão PS por no máximo 20 segundos.

Quando as luzes pararem de piscar, aperte em Bluetooth Pair no DS3 Tool. Basta agora conectar novamente o joystick com o cabo USB. Clique em Pair Now. Assim que o pareamento for feito, novamente faça o teste de vibração do controle. Se vibrar, está tudo ok e você já pode tirar o cabo.

Tenha atenção a alguns detalhes:

  • Uma vez que o Bluetooth estiver configurado, não precisa mais conectar o cabo USB ao controle
  • Se for usar o DualShock 3 no PS3 de novo, terá de conectá-lo com o cabo USB no console, de forma a fazer o pareamento
  • Mesmo usando o DS3, os jogos do Xbox 360 continuarão mostrando as dicas de botões usando como exemplo os botões do console da Microsoft. É provável que você tenha alguma confusão no início.
Maurício Amaro
Maurício Amaro
Acadêmico e pesquisador na área de Game Studies, iniciou suas aventuras pelo mundo dos jogos ainda na infância, nos Arcades de Mortal Kombat. É fã incondicional dos games single player, mas não nega uma partidinha de FIFA no modo Online quando tem um tempo livre.