Death Stranding: lançamento, atores, história e gameplay


Maurício Amaro
Maurício Amaro

Death Stranding é um audacioso projeto de Hideo Kojima, cuja data de lançamento é 8 de novembro de 2019, inicialmente apenas para PlayStation 4. Apesar de já sabermos quando esse jogo chegará aos jogadores, há muitas pontas soltas e especulações a respeito dele. Principalmente em relação à narrativa e ao que é exatamente esse título.

Para que você finalmente saiba o que é Death Stranding, nós compilamos todas as informações existentes até o momento sobre o jogo. Assim você saberá o que esperar do game e poderá se preparar para a experiência imersiva e profunda que Kojima está prometendo.

Resumão de Death Stranding

  • O que é: jogo de ação em mundo aberto
  • Perspectiva: terceira pessoa
  • Data de lançamento: 8 de novembro de 2019
  • Plataforma: PlayStation 4, embora haja rumores de que estará em outras plataformas desta e da próxima geração
  • História: a Terra foi devastada por um evento sobrenatural chamado Death Stranding. A paisagem do mundo está mudando, criaturas de outro universo atacam as pessoas e a humanidade está perto da extinção. Cabe ao jogador evitar isso e reunir toda a sociedade humana novamente

Primeiras impressões sobre o gameplay e história

Vamos ser sinceros: mesmo com o trailer divulgando quase 9 minutos de gameplay, Death Stranding continua um tanto confuso para todos. Ainda assim podemos afirmar alguns pontos básicos e que nos permitem formar algumas conclusões.

Em primeiro lugar, parece evidente de que se trata de um jogo em terceira pessoa. É possível, no entanto, que em algum momento do jogo dê para alternar a câmera. Nada sobre isso foi falado até então.

Outro ponto importante é a personagem que controlaremos: Sam Bridges, cujo trabalho é entregar encomendas sob o comando da empresa Porter. Sam é um sujeito pessimista, que não acredita no futuro da humanidade, muito menos na própria missão que lhe é dada.

Sam deve levar uma encomenda para algum lugar que ainda desconhecemos. Essa encomenda é um bebê, cuja importância na narrativa e no gameplay também não foi esclarecida.

Pelo que entendemos, atravessar o mundo para realizar essa entrega é a única coisa capaz de livrar a humanidade da sua extinção. Hideo Kojima explicou que a ideia é reunir uma nação isolada e quebrada ao meio, enquanto o jogador completa diversas outras atividades.

Mundo devastado e apocalipse iminente lhe aguardam

O jogo se passa em um mundo assolado por misteriosas explosões. Elas teriam causado eventos sobrenaturais conhecidos como Death Stranding. Desde então, criaturas de outro mundo tem aparecido na Terra, assolando e modificando todas suas paisagens. A extinção em massa de toda a vida no planeta parece, portanto, iminente.

Boa parte do gameplay divulgado revela que o jogador terá de lidar com diversos aspectos desse mundo em extinção. Há uma chuva mortal, que literalmente envelhece tudo que toca, levando seres vivos e plantas à morte imediata. Será possível cruzar diversos biomas e ecossistemas. Desde climas gelados aos quentes, passando por florestas, desertos e descampados.

Sam Bridges terá de encontrar formas de subir montanhas de neve, escalar paredões e atravessar fissuras no solo sem morrer. Para isso, ele conta com diversos itens úteis às mais diversas situações. Claro que haverá casos em que será necessário encontrar novas rotas para prosseguir.

Todos os itens que você tem podem ser roubados por bandidos, o que obrigará ter muita atenção no caminho. Além de outros humanos, há monstros que, em inglês, são chamados de Beached Things. Sam consegue sentir minimamente quando essas criaturas estão se aproximando.

Mecânica de combate e de locomoção são simples

Não conseguimos perceber muito bem quais funcionalidades e opções de combate teremos em Death Stranding. Em algumas cenas dos trailers do gameplay do jogo até conseguimos ver personagens lutando em combates corpo a corpo. Há momentos em que uma personagem, que não é Sam, dispara uma arma contra um suposto inimigo.

Entrar em combate, no entanto, é desencorajado pelo sistema do jogo. Claro que é possível, mas a intenção é estabelecer conexões pacíficas com outras personagens. Isso pode ser administrado pelo sistema Social Strand System, que gerencia suas relações com outras pessoas.

Essa mesma personagem também pode ser vista pilotando uma moto, enquanto foge de agentes inimigos vestidos de amarelo. Contudo sabemos que a jornada principal será em sua maioria percorrida a pé. A ideia é fazer com que o jogador explore todos os perigos do mundo.

Multiplayer assíncrono no estilo Dark Souls

Quando Kojima falou que seu desejo é fazer os jogadores se conectarem uns com os outros, ele não estava sendo simbólico. Isso porque um aspecto muito importante do jogo é o seu multiplayer assíncrono. Isso significa que é possível enviar e receber suprimentos para outros players.

Além disso, você pode apontar o caminho de uma safehouse para outros jogadores. Também dá para seguir os caminhos já seguidos por outra pessoa, o que, ainda nas palavras de Kojima, é uma forma interessante de reunir a civilização humana.

Ninguém realmente morre em Death Stranding

A questão da morte em Death Stranding não ficou nada clara se considerarmos apenas o trailer do gameplay. Em entrevistas, no entanto, Hideo Kojima salientou que essa parte será uma das mais interessantes do jogo. De acordo com ele, não haverá uma tela convencional de Game Over.

De forma muito parecida com as séries Stranger Things e Twin Peaks, o jogador estará em um upside down, um mundo invertido. Digamos que será necessário encontrar um caminho de volta para o "mundo real".

Nessa espécie de purgatório, é possível usar uma abordagem não violenta para escapar de volta à vida. Como pudemos descobrir a partir de entrevistas de Kojima, o todas as ações dos jogadores nesse mundo terão consequências. Por isso causar mais mortes não seja o mais inteligente.

Atores reais dão vida às personagens em Death Stranding

Atores reais Death Stranding
Personagens de Death Stranding ganham vida por atores estrelados

Death Stranding será bastante cinematográfico, a julgar pelos materiais divulgados até o momento. O projeto é mesmo ambicioso, seguindo uma tendência de outros games que é usar atores reais para criar as personagens. Veja abaixo quais atores e atrizes estão no jogo de Kojima e saiba a quais personagens darão vida:

PersonagemAtor/AtrizPapéis conhecidos
Sam BridgesNorman ReedusDaryl Dixon - The Walking Dead (TV)
CliffMads MikkelsenHannibal Lecter - Hannibal (TV)
DeadmanGuillermo Del ToroDiretor de O labirinto do Fauno
FragileLéa SeydouxEmma - Azul é a cor mais quente (Cinema)
AmelieLindsay WagnerJaime Sommerd - A Mulher Biônica (TV)
Funcionário do Corpse Disposal Team 6 não identificado 1Kyle CardDublador e figurante
Funcionário do Corpse Disposal Team 6 não identificado 2Claude PatrickEx-lutador de MMA
Mulher sem identificaçãoEmily O'BrienDubladora em jogos como Days Gone e God of War
HiggsTroy BakerDublador de Joel de The Last of Us
Die-HardmanTommie Earl JenkinsParticipações especiais em How to get away with a murder e Law & Order
MamaMargaret QualleyJill Garvey - The Leftovers (TV)
HeartmanNicolas Winding RefnDiretor de filmes indie
BridgetA ser anunciada

O que podemos esperar desse jogo?

As apostas são muitas em relação a Death Stranding. Há quem ache que vai ser uma tragédia, enquanto há quem pense que será um dos melhores jogos de 2019. De qualquer forma, podemos esperar uma experiência muito imersiva e complexa, visto que o grande gênio por trás desse game é ninguém menos que Hideo Kojima.

Conhecendo o desenvolvedor japonês, também é certo esperarmos que a narrativa de Death Stranding seja o ponto mais forte do jogo. Ela se parece bastante original, pelo pouco que pudemos ver até agora. Os elementos futuristas se misturam a uma pegada mais realista, exatamente como já vimos antes na franquia Metal Gear, também de Kojima.

A mecânica de movimentos, de combate e de exploração também lembra os jogos do agente Snake. Isso pode ser convidativo para quem já está acostumado a esses títulos, assim como pode ser interessante para quem ainda não conhece os games dessa série.

Aliás, a ideia de explorar um mapa aparentemente enorme, com diversos tipos de paisagens e de desafios, é bastante interessante. Ter de sobreviver a uma chuva mortal, além de inimigos sobrenaturais e humanos, promete ser uma experiência poderosa!

Por fim, todo o conceito de "reconectar sociedades" e de impedir a extinção da vida na Terra torna o hype ainda mais alto. O conceito de morte no jogo também alimenta curiosidade, principalmente porque morrer abre novas possibilidades de gameplay.

Agora só nos resta esperar por mais divulgações a respeito de Death Stranding. Até novembro teremos de segurar a ansiedade para colocar as mãos no primeiro game lançado pela Kojima Productions.

Edições do jogo: Especial, Digital Deluxe e Colecionador

Edições de Death Stranding
Edição de Colecionador de Death Stranding

No dia 8 de novembro de 2019 todos aqueles que possuem um PlayStation 4 terão acesso a Death Stranding. Haverá uma edição padrão, que não oferece qualquer tipo de bônus ou recompensa in-game, a não ser que seja adquirida de forma antecipada. Confira abaixo todas as versões que você poderá comprar:

Bônus de pré-compra

  • Tema dinâmico para o PS4
  • Avatar de Chibi Ludens para PS4
  • Itens a serem obtidos durante o jogo: óculos dourados, chapéu dourado, exoesqueleto dourado de velocidade e armadura dourada da Bridges

Edição Especial

  • Todos os bônus de pré-compra
  • Caixa de metal personalizada
  • Trilha sonora de Death Stranding e vídeo behind the scenes
  • Item a ser obtido no jogo: óculos dourados da máscara de Ludens

Edição Digital Deluxe

  • Todos os bônus de pré-compra
  • Trilha sonora de Death Stranding e vídeo behind the scenes
  • Dez avatares para PS4
  • Itens a serem obtidos durante o jogo: exoesqueleto dourado de força, óculos dourados da máscara de Ludens, armadura dourada nível 2, exoesqueleto dourado para todos os terrenos

Edição de Colecionador

  • Todos os bônus de pré-compra
  • Case de carga da Bridges
  • Pod em tamanho real de BB
  • Caixa de metal personalizada
  • Chaveiro de Ludens
  • Trilha sonora de Death Stranding e vídeo behind the scenes
  • Dez avatares para PS4
  • Itens a serem obtidos durante o jogo: exoesqueleto dourado de força, óculos dourados da máscara de Ludens, armadura dourada nível 2, exoesqueleto dourado para todos os terrenos
Maurício Amaro
Maurício Amaro
Acadêmico e pesquisador na área de Game Studies, iniciou suas aventuras pelo mundo dos jogos ainda na infância, nos Arcades de Mortal Kombat. É fã incondicional dos games single player, mas não nega uma partidinha de FIFA no modo Online quando tem um tempo livre.