8 dicas avançadas de Brawl Stars para melhorar seu jogo


Raphael Aviz
Raphael Aviz

Querendo melhorar em Brawl Stars? Preparamos algumas dicas avançadas para você aprender alguns conceitos importantes e prestar mais atenção nos detalhes que fazem toda a diferença nas batalhas.

Confira abaixo 8 dicas avançadas de Brawl Stars!

1. Induza tiros perdidos

Pratique o que os jogadores de alto nível chamam de teasing (do ingês provocar). O teasing acontece quando você está atrás de uma parede e se movimenta de forma a baitar um ataque oponente. Para fazer isso, enquanto estiver atrás de uma parede, corra e pare exatamente antes de entrar na linha de fogo. Muitas vezes isso fará com que o oponente dispare contra a esquina em que você está, errando o tiro (ou perdendo o Super) e resetando seu tempo de cura.

A tática é ótima para quando você precisar recuperar munição e HP. Além disso, se você já estiver com tudo recuperado, as chances de seu oponente achar que você vai sair do esconderijo são bem mais altas, o que só melhora a qualidade da bait. Nessas horas, capitalize no erro do oponente e saia para matar.

Confira a jogada abaixo:

When the cactus is the MVP. 🌵 pic.twitter.com/JRvNSCArFD

— Brawl Stars (@BrawlStars) 24 de abril de 2019

2. Sempre tenha em mente o conceito de spacing e poking

Spacing e poking não são ideias novas no mundo dos games. Diversos jogos, especialmente de luta, já utilizam esses conceitos extremamente importantes que também são aplicáveis em Brawl Stars.

Spacing significa espaçamento. É a distância segura que você deve manter dos seus oponentes, tendo em conta o alcance do seu Brawler, o alcance dos Brawlers inimigos e o tempo de viagem dos projéteis. Poking, por sua vez, é o ato de “atiçar” ou “cutucar” com seus tiros. Acontece quando você entra na sua distância ideal, ataca e sai logo em seguida. Ou seja, você nunca deve entrar no alcance do oponente se não for para atacar.

Esses dois conceitos resultam no ritmo dos combates em Brawl Stars. Para os jogadores mais inexperientes, as trocas de tiro podem parecer aleatórias e caóticas, mas jogadores de alto nível sempre têm em mente o seu espaçamento e a hora certa de entrar, atacar e recuar. Toda a movimentação do jogo deve ser feita com um propósito definido.

3. Espelhe os movimentos do oponente

Espelhar os movimentos do oponente é crucial contra Brawlers que disparam muitos projéteis em pouco tempo, como Colt, Rico, Pam ou Leon. Devido à velocidade de ataque desses personagens, um bom jogador sempre atacará enquanto anda de um lado para o outro para evitar receber dano.

É exatamente nessas situações que você precisa copiar a movimentação do oponente da forma mais precisa possível para conectar seus tiros. É certo que essa tática requer muita atenção ao seu oponente, mas muitos jogadores tendem a não variar muito o seu padrão de zigue-zague, então muitas vezes basta observar os primeiros momentos do combate.

4. Otimize seus peeks

Brawl Stars - Peek

Peek é um termo muito usado em jogos de tiro e significa “espiar”. Em Brawl Stars, é quando você só aparece o mínimo possível para disparar seus tiros e continuar protegido. A técnica é especialmente efetiva com Brawlers que têm a animação de disparo rápida como Nita, Brock, Jessie, Poco, etc.

Basicamente, se acostume com o timing de disparo do seu personagem e pratique se expor o mínimo possível. É normal que no início você acerte muitos tiros na parede tentando permanecer atrás dela. Além disso, tente combinar os peeks com a primeira dica (teasing) para ter mais sucesso.

5. Seja o mais incômodo possível

Se você tiver alguma experiência em MOBAs, já poderá ter ouvido o termo harass (molestar/importunar) o oponente. Isso consiste em atacar continuamente mesmo sabendo que a kill não acontecerá naquele momento. O objetivo, aqui, é manter o oponente na defensiva o maior tempo possível, forçando-o a ficar fora de combate se recuperando e, assim, obtendo a vantagem numérica para o seu time.

Muitas vezes, em uma partida, um dos oponentes não consegue entrar no seu ritmo de jogo e é constantemente pressionado, ficando a maior parte do tempo escondido se recuperando. Fique atento a esses jogadores e capitalize nisso. Mantenha-os lá.

6. Pressione e mova a linha de frente

Brawl Stars - Pressão

Em Brawl Stars, é essencial ter espaço para se mover e armar suas jogadas. Ter a opção de recuar, se esconder e trocar de ângulos é, muitas vezes, o diferencial entre vencer e perder. Por isso, sempre que seu time tiver a oportunidade, tente avançar com todos os jogadores para pressionar os oponentes que acabaram de renascer.

Essa tática é extremamente ofensiva e deve ser feita com coordenação entre o time. Todos devem avançar juntos e, assim que necessário, recuar juntos. Em uma formação ofensiva, um único jogador morto pode significar a morte do time todo.

7. Pratique suas baits

Brawl Stars - Baits

Além da técnica de teasing, existem algumas baits que você pode fazer em conjunto com o seu time. A principal delas é, quando precisar se regenerar, corra para perto de um arbusto onde um parceiro seu já esteja. Com isso há a chance de seu oponente seguir você tentando obter a kill e ser pego desprevenido.

No entanto, não vale a pena “montar” essa armadilha uma vez que ela requer que um membro do time esteja inativo por um tempo. Execute-a somente quando a situação aparecer.

8. Se mova de forma caótica

Essa dica não é necessariamente avançada mas deve ser mencionada aqui. Se mova da forma mais caótica possível. Conforme o metagame de Brawl Stars avança, os jogadores estão ficando cada vez mais preparados para reconhecer os padrões de movimentação, então mantenha a sua a mais variada possível.

Clique aqui para ver mais dicas e tutoriais de Brawl Stars!

Raphael Aviz
Raphael Aviz
Ex-jogador profissional de Counter Strike e Super Smash Bros. Melee, Brawl e 4. No momento aposentado das competições mas FANÁTICO por todos os eSports, sejam de luta, estratégia ou FPS.