7 dicas avançadas de League of Legends para você passar de Elo!


Raphael Aviz
Raphael Aviz

Em League of Legends, é muito comum que jogadores fiquem presos por muito tempo no mesmo Elo, sem saber como evoluir. Por isso, juntamos aqui algumas dicas avançadas utilizadas por muitos jogadores profissionais para ajudar você a dar o próximo passo dentro do jogo.

Várias dicas aparentam ser apenas detalhes, mas são justamente o que diferencia jogadores de baixo nível de jogadores mais experientes. Assim, se quer jogar como seus ídolos, nada deve ser descartado.

Confira abaixo 7 dicas avançadas de League of Legends!

1. Use a tecla S para ajudar nos seus last hits

Em LoL, sempre que você é o responsável por dar o último golpe em um minion, você recebe mais experiência e mais gold. Essa prática é chamada de last hit e é tão importante que é considerada critério de avaliação de quem está se saindo melhor na lane. Quanto maior o CS (creep score), mais farmado o jogador está.

Treinar o last hit envolve vários elementos, desde o dano e a velocidade de ataque do seu campeão até o tempo de viagem dos projéteis no caso de personagens de longo alcance. Além disso, é importante ficar atento às mudanças de status do seu personagem ao passar de nível ou adquirir novos itens.

Uma ótima forma de controlar bem seus ataques e aumentar bastante as chances de dar last hit é usar a tecla S para interromper a animação do seu personagem. Assim, ao iniciar um ataque e perceber que não acertará o último (por ter errado o timing), aperte S imediatamente e ataque novamente. Na prática, você pode inclusive cancelar a animação várias vezes e só liberar o ataque na última hora.

2. Use teclas de atalho para caitar melhor

Cait - LoL

Caitar, em Lol, significa atacar e se mover para longe do alvo, logo em seguida. Geralmente é mais usado por campeões de logo alcance e é uma técnica essencial para jogar em alto nível.

No menu de atalhos, procure pela aba de “Movimentação do Jogador”, encontre a opção “Clique - movimentação de ataque do jogador” e defina uma tecla de atalho para a função. Dessa forma, sempre que você pressionar a tecla definida, seu personagem atacará a unidade mais próxima do seu cursor, sem necessidade de você clicar nela.

A técnica é extremamente útil para evitar miss clicks e fazer seu campeão atacar na máxima distância possível. Apesar de requerer que você mude uma parte essencial da sua jogabilidade, não há dúvidas que definir um atalho para essa função trará muitas vantagens para o seu gameplay.

3. Guarde seu gap closer

Gap Closer - LoL

Em LoL, gap closers são skills que permitem seu campeão se aproximar rapidamente dos oponentes, fechando, assim, a distância entre os dois. Muitas vezes essa habilidade é usada no início das TFs (team fights) para iniciar o combate, ou mesmo para executar ganks mais rapidamente.

Tente guardar seu gap closer o máximo possível. A maioria dos jogadores utilizam essas habilidades no início de batalhas por puro costume mesmo quando não é necessário. Por isso, veja a possibilidade de iniciar os ganks de outra forma e usar os gap closers apenas quando os oponentes tentarem fugir. Uma boa dica é correr para onde você espera que o oponente fugirá dos seus parceiros, usar suas skills de dano e deixar o gap closer por último, se necessário.

4. Utilize as teclas F1~F5

Muitos jogadores não sabem, mas as teclas F1, F2, F3, F4 e F5 movem a câmera instantaneamente para os outros membros do time. Essa dica é especialmente útil para junglers, uma vez que, além de limpar as jungles, são os responsáveis por rotacionar e, muitas vezes, ajudar no ganks. Por isso, ter muita atenção a tudo que acontece no mapa é essencial.

Como nem todos os jogadores prezam por uma comunicação efetiva, utilize as teclas F o máximo possível para saber a situação dos seus parceiros de time planejar seu próximo movimento.

5. Se preocupe em aprender match ups

Matchups - LoL

Não importa o gênero, qualquer jogo que possa colocar um personagem contra outro possui o conceito de match up. As match ups consistem em comparações entre personagens com o objetivo de saber qual deles vencem em um combate 1x1. Em LoL, por exemplo, compare-se as características dos campeões, habilidades, builds e progressão de níveis para saber quais personagens possuem vantagens sobre quais.

Embora o jogo tenha mais de 130 personagens, quanto mais cedo você se preocupar em aprender as match ups dos seus campeões favoritos, mais rápido você verá o seu progresso. O conhecimento de quais campeões são fortes e fracos contra o seu afeta diretamente na sua escolha no início das partidas, além de possibilitar que você faça sugestões úteis de escolhas para seus parceiros de time.

Se você jogar de jungler, conhecer as match ups dos seus parceiros laners também ajuda muito, permitindo que você dê mais suporte ao campeão que possua mais desvantagem na sua lane. Isso, obviamente, só é possível se você souber dessa desvantagem.

6. Use a mecânica de pings

Essa dica não é tão avançada mas sempre precisa ser reforçada. Utilize o sistema de pings o máximo possível para repassar informação para o seu time. Embora essa dica deva ser aplicada por todos os jogadores, ela é ainda mais necessária para junglers, uma vez que se movimentam pelo mapa com mais frequência.

Muitas vezes os jogadores acabam prestando atenção apenas no que acontece nas sus lanes. Por isso, utilizar o sistema de pings para mostrar de forma rápida e eficiente quais são seus planos e, principalmente, quando um oponente está desaparecido, é essencial.

7. Capitalize nas informações recebidas

Gank - LoL

Saber o que está acontecendo ao redor do mapa não é suficiente para se tornar um bom jogador de LoL, mas agir em cima dessas informações definitivamente aumenta seu nível automaticamente.

Se o seu time tiver uma comunicação decente e você tiver boa atenção de mapa, comece a praticar como reagir as informações obtidas. Por exemplo, se você está top lane e vê que o time oponente está gankando bot lane, é o momento de ser ofensivo, seja limpando a jungle inimiga ou invadindo. O mínimo que você pode tirar disso é fazer o time oponente recuar, ou seja, você ajudará do outro lado do mapa sem precisar estar lá.

Esse tipo de jogada reativa é uma skill que você nunca domina 100%, afinal, você precisa do time oponente para executá-la. Permaneça atento e tenha em mente o seguinte “o que eu posso fazer para atrapalhar o que o meu oponente está fazendo nesse momento?” Essa pergunta deverá surgir diversas vezes durante a mesma partida.

Clique aqui para ver mais dicas e tutoriais de LoL!

Raphael Aviz
Raphael Aviz
Ex-jogador profissional de Counter Strike e Super Smash Bros. Melee, Brawl e 4. No momento aposentado das competições mas FANÁTICO por todos os eSports, sejam de luta, estratégia ou FPS.