7 dicas para ter a vila mais poderosa de Clash of Clans


Sara Gomes
Sara Gomes

Como um bom jogo de estratégia, Clash of Clans exige de seus jogadores muita tática para que sejam bem-sucedidos. Por isso aprender a defender aqui é tão importante quanto saber como atacar se o seu desejo é ser um mestre.

Para lhe ajudar, trouxemos 7 dicas para ser um pró em Clash of Clans. Desde de como gerenciar seus recursos no game a como estruturar sua base e a como ganhar recursos dos inimigos. Prepare-se para a guerra e leve seu clã ao sucesso!

1. Poupe as suas gemas

Gemas Clash of Clans

Clash of Clans permite aos jogadores o acesso a uma moeda interna específica para acelerar a evolução do jogo: as gemas. Elas são raríssimas, visto que há poucas opções gratuitas para obtê-las. Quem tem conduções financeiras, paga em dinheiro real por elas.

Por isso o ideal é poupar suas gemas. Não vale a pena gastá-las para aumentar a velocidade de produção de determinado edifício, principalmente porque você vai levar muito tempo para recuperar o que investiu.

Nesse sentido, guarde-as para gastar em aumentar o número de construtores que você tem em sua vila. Lembrando sempre que no modo Casa do Construtor há uma mina de gema, mas ainda assim com baixa velocidade de produção.

2. Aposte nas defesas da sua base

Em Clash of Clans não dá para viver apenas de ataques a bases inimigas. Do contrário, tudo que você ganhar nas raids será perdido quando invadirem a sua vila. Por isso o primeiro passo é focar em tornar sua vila uma fortaleza impenetrável.

Assim que você iniciar o game, vai ter acesso a muralhas de madeira de nível baixo. Isso significa que qualquer ataque vai destruí-las facilmente. Nesse sentido, sua prioridade é melhorá-las o mais rápido possível.

Contudo há uma ordem a seguir. Primeiro melhoramos o Centro de Vila, depois as muralhas, depois edifícios de defesa. Construa morteiros, torres de arqueiros, canhões e saiba bem onde posicionar cada um.

Uma dica é aprender o máximo que puder sobre os layouts de defesa. Eles são uma maravilha para quem não sabe como organizar a disposição nas tropas.

Encontre a estratégia de construção ideal

A estratégia básica do game é construir muralhas de forma a proteger os seus recursos mais valiosos da melhor forma possível. Para conseguir isso, você tem de assegurar que não existem espaços livres onde as tropas inimigas possam circular, mantendo os seus edifícios colados uns aos outros e protegidos por várias muralhas.

É aconselhável colocar as suas estruturas de defesa, como os Morteiros e os Canhões, perto do centro da sua vila, pois estas vão ser as bases da sua proteção. Alguns jogadores deixam edifícios de baixo nível relativos aos recursos fora das muralhas para chamar a atenção dos inimigos e salvar o mais importante que, normalmente, se encontra no centro da base.

3. Monte uma estratégia de ataque para cada tipo de raid

Cada ataque em Clash of Clans tem um objetivo. Lutar contra os Goblins na campanha single player é uma coisa. Agora invadir uma base de outro jogador no multiplayer online é outra bem diferente. Ou seja: monte uma estratégia de acordo com cada ataque que você realizará.

Isso é ainda mais importante quando estivermos em raids online. Se quiser obter três estrelas, por exemplo, deve destruir mais de 70% da base inimiga. Mas isso não é necessário se a ideia é fazer farming, já que bastaria apenas atacar as construções que guardam recursos.

4. Aprenda a farmar

Farmar Clash of Clans

O objetivo dos seus ataques deve ser saquear o máximo de recursos possível do oponente em um farming. Mas, para isso, você tem de saber quais recursos são o melhor alvo. Durante os ataques, existe apenas uma porcentagem pré-definida de recursos que pode ser roubada. Se o nível do seu oponente for inferior ao seu, essa quantidade será menor.

Confira o que pode obter em cada ataque:

  • 100% do que estiver guardado no Centro de Vila;
  • 75% do Elixir Negro nas Brocas de Elixir Negro;
  • 50% do que estiver guardado nos Coletores de Ouro/Elixir;
  • 20% do que estiver guardado nos Depósitos de Ouro/Elixir, até um máximo de 198,000;
  • 5% do Elixir Negro guardado no Depósito de Elixir Negro, até um máximo de 2,000.

5. Não subestime o poder do Escudo

Sempre que você for atacado e a sua vila for destruída, você vai ficar com a proteção de um escudo durante 12 ou 16 horas dependendo dos estragos. Esse tempo em que você fica imune aos ataques é ótimo, pois oferece a oportunidade ideal para se recuperar sem preocupações.

Portanto nada de querer atacar inimigos durante esse período. Se o fizer, abrirá mão do escudo em um momento em que não estará preparado para sofrer com ataques. Há jogadores, inclusive, que expõem suas vilas para serem destruídas propositadamente, apenas para ganhar a proteção do escudo.

Lembrando que após o término da proteção, você tem algum tempo para atacar sem ser atacado. Esse tempo dependerá da Liga na qual se encontra.

6. Junte-se a um Clã

Assim que você melhorar ao máximo o seu Centro de Vila, pode começar a pensar em se juntar a um Clã. Essa não só é uma boa forma de socializar, mas também de entrar em guerras e de compartilhar tropas.

Você pode criar o seu próprio clã ou então se juntar a um já existente. De qualquer forma, as vantagens são muitas, desde que você esteja aberto a ajudar os seus aliados da forma que eles necessitarem.

Seja esperto no matchmaking da Guerra dos Clãs

Durante a Guerra de Clãs, o sistema de matchmaking tentará encontrar um oponente que esteja no mesmo nível do seu clã. Isso é para manter justos os combates. O problema é que isso nem sempre acontece.

Leva em torno de cinco minutos para que o sistema desista de achar oponentes com dados semelhantes aos seus. A partir disso, ele irá ampliar o espectro da pesquisa, o que pode ser bom ou ruim: ou aparecerá um adversário mais forte ou um mais fraco.

Para evitar batalhas desiguais, quando fechar os cinco minutos de pesquisa você deve cancelar a procura e reiniciá-la.

7. Aproveite os benefícios do modo Casa do Construtor

Casa do Construtor Clash of Clans

O modo Casa do Construtor adiciona uma nova base para você comandar, em que o Centro de Vila é substituído pela cabana do Mestre Construtor. Apesar de a proposta continuar a mesma, há algumas vantagens em relação ao modo original.

Há dois principais. Um deles é que nesse novo modo você pode construir a Mina de Gemas. Ela vai liberando gemas extras, vagarosamente, é claro, que podem ser usadas em qualquer uma de suas vilas.

A segunda é que no nível 9 é liberada a cabana do O.T.T.O. Quando isso acontece, você ganha um construtor a mais na base do Construtor. Se na vila natal você possuir a cabana do Mestre Construtor, esse Mestre poderá construir em qualquer uma das bases.

Sara Gomes
Sara Gomes
Com cerca de 10.000 horas passadas a salvar Azeroth, essa garota ainda tem tempo para se aventurar em variados RPGs e games de ação. Hoje em dia, ela se encontra em licença sabática, aproveitando a vida de fazendeira em Stardew Valley.