8 dicas essenciais de Dota Underlords para começar a vencer!


Raphael Aviz
Raphael Aviz

Dota Underlords faz parte do novo gênero de jogos autobattle. Por ser um conceito novo, muitos jogadores se sentem totalmente perdidos ao iniciarem o jogo. Por isso, trouxemos aqui algumas dicas essenciais que não são informadas no jogo para você pegar o espírito da coisa e começar a vencer.

Confira 8 dicas para começar a ganhar em Dota Underlords!

1. Seu HP não é a prioridade, ouro é

HP - Dota Underlords

Talvez isso seja o que mais causa confusão entre os novos jogadores. Pode parecer estranho, mas você deve se preocupar menos com seu HP e mais com ouro. Vamos explicar.

Apesar de Dota Underlords envolver sorte para se obter Alianças ou para upar seus heróis, você pode fazer sua própria sorte através de uma coisa: ouro. Quando você tem bastante ouro para gastar, suas chances de obter as unidades desejadas aumentam muito já que você pode dar “reroll” livremente. Em determinado momento da partida, o jogo gira em torno disso.

No entanto, juntar muito ouro em Dota Underlords significa, muitas vezes, ficar para trás no HP. Isso acontece porque, enquanto você está arrecadando dinheiro, seus oponentes estão gastando tudo com rerolls e levelups e, consequentemente, ficando mais fortes logo no início do jogo.

Acontece que Dota Underlords é um jogo voltado quase exclusivamente para o late game, ou seja, mais ou menos do round 20 em diante. O jogador que tiver arrecadado muitos juros e tiver uma boa quantidade de ouro, sem dúvida poderá controlar a partida. Enquanto isso, os jogadores que gastaram tudo para ficar forte rápido poderão se estagnar na partida e não ter nenhuma capacidade de adaptação, aí sim começarão a perder seu HP aos montes.

2. Aprenda a gerenciar seu ouro

Ouro - Dota Underlords

Como dito acima, ouro é recurso mais importante do jogo e você precisa saber como gerenciá-lo. Para isso, primeiro deve entender como funcionam os ganhos:

  • Cada round, independente do resultado, garante 5 de ouro.
  • Vitórias garantem 1 de ouro.
  • Sequência de vitórias ou derrotas garantem de 1 à 3 de ouro.
  • A cada 10 de ouro que você tiver na conta no início do round, receberá 1 de juros.

Das regras acima, a mais importante é, sem dúvida alguma, a dos juros. Para cada 10 de ouro que você tiver na conta no início do round, você ganhará 1 de juros. O máximo de juros que você pode receber é 5, ou seja, é importante que você se mantenha acima de 50 de ouro (para obter o máximo de 5), mas não tem porquê iniciar o round com mais de 60, uma vez que não há lucro envolvido. Portanto, se assegure de gastar seu ouro excedente.

Dito isso, existem algumas regras básicas que você deve seguir para administrar bem seu dinheiro:

  • Não comprometa sua faixa de juros. Isso significa que, se o seu gasto no round significar receber 1 de juros a menos, só o faça se for realmente importante.
  • Saiba que os juros são calculados no início do round. Assim, se houver algum herói que você deseja no draft, mas não para aquele round específico, aguarde o round iniciar pra obtê-lo. Isso fará com que o jogo registre sua quantidade de ouro inicial, calcule os juros e, mesmo que você gaste no decorrer do round, ainda receberá os juros referentes ao montante anterior. Essa é uma das mecânicas mais importantes do jogo.
  • Não gaste com rerolls antes do round 20, mais ou menos. Claro que se você estiver muito próximo de conseguir uma boa sinergia ou de upar uma unidade, pode abrir uma exceção.
  • Se necessário, venda unidades para garantir uma nova faixa de juros. Por exemplo, se você estiver com 28 de ouro e tiver um Pudge guardado e que não pretende usar, venda-o imediatamente para atingir a faixa de 30 e receber 3 de juros.

3. Os efeitos de Alianças (sinergias) só contam com heróis diferentes

Sinergias - Dota Underlords

Essa dica é bem simples. Heróis iguais não entram na contagem de Alianças! Assim, as sinergias só são ativadas quando você tem o número certo de heróis diferentes no tabuleiro.

Isso faz com algumas situações interessantes ocorram. Por exemplo: imagine que você tenha 5 Guerreiros no tabuleiro: Kunkka, Lican, Pudge, Slardar e Marfim, todos nível 2. Agora só falta 1 Guerreiro para completar uma nova sinergia e você consegue no draft um Lican nível 2 e um Pedrinha nível 1. Por mais que o Lican nível 2 seja muito mais forte que o Pedrinha nível 1, o herói certo a se colocar no tabuleiro é o Pedrinha, pois ele completará a sinergia e garantirá o bônus a todos os outros.

Conheça os heróis de Dota Underlords os efeitos de suas Alianças!

4. Posicione seus heróis como em um RPG, mas há exceções

Posicionamento - Dota underlords

Dota Underlords segue a “lei” conhecida por qualquer jogador de RPG: tanks na frente, DPS atrás. O objetivo é que seus heróis que causem mais dano permaneçam mais tempo no tabuleiro enquanto atacam de forma segura.

No entanto, essa regra tem exceções. A primeira delas é quando você precisa tirar um tank da linha de frente e colocá-lo atrás para proteger uma unidade importante de Assassinos inimigos. Para quem não sabe, Assassinos sempre pulam por trás das linhas inimigas, e unidades importantes que estejam desprotegidas serão destruídas rapidamente. Nesse momento, é interessante que tenha um tank bem posicionado para interceptar o ataque.

A segunda exceção é quando você precisa mover um DPS para a linha de frente. Isso acontece quando o objetivo principal do herói é apenas ultar (usar sua habilidade quando a mana está cheia), mesmo que morra logo em seguida. Um bom exemplo é a Medusa. Seu ult é extremamente forte e pode mudar o rumo dos rounds, por isso, muitas vezes, é melhor movê-la para a linha de frente (apesar dela ser bem frágil) para que ela receba muitos golpes e ulte logo.

5. Equipe os itens de forma otimizada

Itens 3 - Dota Underlords

Dota Underlords possui mais de 30 itens equipáveis (os que não são itens passivos). Seus efeitos são os mais variados e sempre há uma forma mais eficiente de utilizá-los, portanto, não equipe seus heróis de forma aleatória.

Vamos a um exemplo: o item Máscara da Loucura garante +40 de velocidade de ataque e +10% de roubo de vida. Contudo, ele também silencia o herói portador, ou seja, o impede de usar habilidades. Isso é, sem dúvida, uma grande desvantagem para o item. No entanto, o efeito de silêncio não abrange habilidades passivas, então heróis que só tenham esse tipo skill simplesmente não são afetados, como Antimago, Patrulheira Drow, Comandante Troll, etc. Esse tipo de herói é perfeito para portar a Máscara da Loucura, considerando que eles só aproveitam o lado bom do item.

Outro exemplo: a habilidade passiva “Disparo Dividido” da Medusa faz com que ela atinja dois oponentes em vez de um. Se você estiver na dúvida sobre em que herói equipar o item Esmagador de Crânios, considere equipar na Medusa. Dessa forma você terá 25% de chance de causar atordoamento em três oponentes, e não apenas em um.

Existem inúmeras situações diferentes de heróis e itens. Os exemplos acima são apenas para ilustrar o potencial a ser explorado pelas diferentes combinações. Passe um tempo lendo as características de cada herói e descubra as melhores builds!

Conheça todos os itens de Dota Underlords!

6. Não deixe de ter crowd control no seu tabuleiro

CC - Dota Underlords

Independente da build escolhida, não deixe de ter pelo menos um herói com efeito de crowd control (CC). Os CC são os efeitos que “desativam” oponentes por alguns segundos e são preciosos em qualquer batalha.

Lembre-se que, não importa o quanto o DPS de um oponente é forte. Se ele não conseguir se mover, não adiantará de nada. Por isso, inclua alguns heróis com esse efeito e tente posicioná-los de forma que eles encham suas manas em momentos diferentes. Essa coordenação é bem difícil de obter, mas é possível.

Para facilitar sua vida, segue a lista de heróis cujo ult tem efeito de crowd control (não incluído os que causam debuffs):

  • Cavaleiro do Caos
  • Caçador da Maré
  • Curandeiro
  • Kunkka
  • Mirana
  • Pedrinha
  • Rei da Areia
  • Medusa (CC sem dano)
  • Xamã das Sombras (CC sem dano)
  • Slark

Guia completo de habilidades (ults) de Dota Underlords!

7. O reservatório de heróis é compartilhado por todos os jogadores

Unidades Dota Underlords

Essa é uma das informações mais importantes do jogo e você precisará de muita atenção para colocar essa dica em prática, mas quanto mais cedo começar a praticar, melhor.

Os heróis que aparecem para escolha no início de cada round saem de um reservatório que é compartilhado por todos os jogadores. Imagine um único deck de cartas que é embaralhado todo round e redistribuído para os jogadores escolherem. É exatamente isso que acontece. Sempre que um jogador é eliminado da partida todos os seus heróis retornam ao reservatório compartilhado.

A quantidade exata de cada herói no reservatório é:

  • Heróis de primeira categoria: 45 de cada
  • Heróis de segunda categoria: 30 de cada
  • Heróis de terceira categoria: 25 de cada
  • Heróis de quarta categoria: 15 de cada
  • Heróis de quinta categoria: 10 de cada

Os efeitos dessa mecânica são enormes. Isso porque, se você notar que já existem, por exemplo, muitos Alquimistas nos tabuleiros dos oponentes, é melhor você não criar esperanças de conseguir upar o seu próprio Alquimista, já que as chances de aparecer esse herói para você serão bem menores.

Assim, ficar atento ao leaderboard (tecla TAB) é crucial não só para você fazer investimentos mais seguros na sua build, mas também para atrapalhar as builds rivais. Se você notar que seu oponente está precisando de um herói X, e ele aparecer para você, uma boa estratégia pode ser comprá-lo e mantê-lo guardado por um tempo.

De qualquer forma, no late game, sempre tenha em mente os números acima e faça as contas de quantos heróis que você precisa ainda existem no reservatório.

8. Late game > Early Game

Essa última dica é para reforçar o que já foi dito no início do artigo. Dota Underlords é tão voltado para os estágios finais da partida (late game), que quase não importa o que acontece nos primeiros rounds.

A ideia é estranha para jogadores novos, mas realmente não importa quantos rounds você perdeu no início se isso significar que você tenha ouro no mid e late game. O importante é sempre ter recursos para procurar as peças desejadas e também para se adaptar às builds oponentes.

Um jogador que tenha ficado forte muito rápido, mas que depois não tenha dinheiro para obter as unidades nível 3 ou para counterar builds oponentes, certamente estagnará no fim da partida. Enquanto isso, quem tiver dinheiro poderá fazer os ajustes necessários (e Dota Underlords gira em torno de pequenos ajustes) para controlar os rounds finais e começar a virada.

Veja as diferenças entre Dota Underlords e Teamfight Tactics!

Raphael Aviz
Raphael Aviz
Ex-jogador profissional de Counter Strike e Super Smash Bros. Melee, Brawl e 4. No momento aposentado das competições mas FANÁTICO por todos os eSports, sejam de luta, estratégia ou FPS.