12 dicas para dominar Dragon Ball Z: Kakarot


Maurício Amaro
Maurício Amaro

Dragon Ball Z: Kakarot está bem desafiante e cheio de coisas para dominar. Por isso trouxemos 12 dicas para você elevar seu Ki e passar por todas as missões sem dificuldades. Veja macetes para as lutas e para outros momentos importantes do jogo!

1. Guarde o Ki para ataques mais fortes

DBZ Kakarot KI
Aprender a usar o Ki é fundamental

Essa dica poderia servir para qualquer jogo de DBZ, mas é especialmente útil para Kakarot. Não vale muito a pena desperdiçar sua energia, aquela barrinha azul embaix do HP, com poderes fracos.

Encha os adversários de golpes físicos, carregue o Ki ao máximo e use-o em super ataques. Assim você vai tirar muito mais dano dos oponentes por vez. Fora que ter a barra do Ki cheia mantém você preparado para quando aparecerem brechas de usar algum ataque tipo Kamehameha que seja só para finalizar a luta.

2. Tenha itens para recuperar a vida

Algo que já deve ter reparado é que Dragon Ball Z: Kakarot não explica muita coisa sobre como jogar. Você vai descobrindo as coisas na cara e na coragem! E uma das mais importantes que você talvez não saiba é que pode usar itens para restaurar energia durante as batalhas!

Afinal, Kakarot é um RPG, não um simples fighting game. Logo, sempre que for se preparar para uma batalha, ainda mais uma difícil, tente estar com os itens de recuperação de vida sempre prontos para serem utilizados. Isso vai manter você com maiores chances de vitória.

3. Compre ingredientes de vendedores locais

Alguns dos itens de recuperação de vida ou outros importantes precisam ser encontrados pelo mapa em suas explorações. O que faz você perder muito tempo, vamos combinar. Uma solução é comprar ingredientes, itens e outros objetos de vendedores locais das cidades que visita.

Uma boa forma de aquecer o comércio local e ainda ter tudo que precisa...

4. Cace, pesque e cozinhe

Comer dinossauros DBZ Kakarot
Carne de dinossauro é a melhor do jogo!

Assim como em Final Fantasy XV você pode cozinhar, em Kakarot essa é uma das atividades que fazem parte do gameplay. Há uma porção de receitas que podem ser preparadas, todas elas dando atributos nas batalhas.

Caso não queira cozinhar, há duas alternativas: pescar e caçar. Pescar pode ser bem relaxante e útil. Mas caçar é o mais legal, ainda mais se for um dinossauro, cuja carne é mesmo importante para melhor os stats de Goku!

5. Reúna as Esferas do Dragão

Um jogo de DBZ sem poder coletar as Dragon Balls não é um bom jogo! Em Kakarot elas estão disponíveis a partir da batalha contra Freeza. Elas se espalham pelo mapa, podendo ser encontradas facilmente se você seguir seu ícone.

Após reunidas, você vai invocar Shen Long e pedir 3 desejos. Pode pedir itens, Orbes e mesmo para lutar novamente contra um Boss já derrotado. Uma vez feito o pedido, as Esferas só voltam a aparecer no mapa 20 minutos depois.

6. Visite os Fóruns da Comunidade

Essa dica o jogo não vai lhe dar, portanto vamos a ela. Os Fóruns da Comunidade são uma seção do jogo e ela é mesmo importante. Esses fóruns são, na verdade, um tabuleiro. Nele você encaixa fichas das personagens, obtidas ao longo do gameplay.

Alguns tabuleiros vão dar maiores atributos nas batalhas. Outros reduzem preços em lojas. Há os que dão mais experiência nas lutas e os que dão boost nos efeitos das comidas. Cada ficha, na verdade, se encaixa melhor em um determinado fórum/tabuleiro.

Fichas de personagens que se dão bem na história podem ser colocadas lado a lado. Como Gohan e Piccolo. Isso aumenta os bônus dados por elas!

7. Não deixe nenhum Orbe Z especial para trás

Os Orbes Z são esferas coloridas que aparecem no mapa em todas as áreas navegáveis. São utilizados para desbloquear novos golpes. Outra forma de fazer isso é lutando contra inimigos e vencendo-os. Portanto colete todos os Orbes que vir, mas calma: se perder algum não precisa surtar!

Diríamos para se preocupar mais com isso quando forem Orbes Z especiais. Eles são aqueles que aparecem em círculos no ar, durante sua navegação pelo mapa. Ou aqueles que precisam ser coletados em um espaço "x" de tempo. Não deixe-os para trás, pois rendem ataques mais poderosos por serem Orbes mais raros.

8. Complete todas as missões secundárias que puder

Missões secundárias DBZ Kakarot
Não deixe a Chi-Chi esperando!

As missões paralelas de Dragon Ball Z: Kakarot são importantes por vários motivos. Garantem mais experiência, além de apresentarem personagens queridas da franquia. Algumas que você talvez nem conheça ou nem lembre!

O mais importante mesmo é a questão da experiência. De Raditz para Vegeta e depois para Freeza e Cell a coisa só piora. Os Chefes são mesmo difíceis de serem derrotados se você não evoluiu. Portanto não adianta ter pressa de chegar ao fim da história: o jogo é um RPG e precisa ser jogado como tal!

9. Dê presentes aos seus companheiros de batalha

Seus companheiros de batalha ficam disponíveis em algumas lutas. Isso garante suporte em batalhas difíceis, o que é ótimo se você souber usar isso a seu favor. Escolha lutadores que tenham super ataques poderosos e que formem um bom par com seu estilo de combate.

Outra coisa: dar presentes para seus companheiros de batalha assegura que a relação de vocês em luta será mais eficiente. Os presentes são itens bem específicos e destinados a esses lutadores secundários. Melhoram bônus, a amizade e ainda podem ser usados nos Fóruns da Comunidade.

10. Desvio é melhor que bloqueio

Experimente apertar X/A momentos antes de levar um golpe físico e verá a personagem desviar do ataque. Isso é MUITO eficiente se você souber usar bem. Poderá mandar um contra-ataque furioso de imediato, além de economizar Ki ao não usar Burst ou Vanish.

Para quem não sabe, Burst cancela o ataque do oponente estando perto dele. Vanish teletransporta você para as costas do inimigo. Ambos queimam muito Ki de cara.

11. Compre mapas para achar colecionáveis

Caso não queira ficar procurando itens colecionáveis por aí, uma alternativa é comprar mapas que indicam suas localizações. Dá para comprar mapas para pesca, para caça, para depósitos de minério, para árvores de frutas, enfim: para tudo!

Eles costumam custar entre 10 mil a 12 mil Zeni cada. Uma opção mais barata é buscar NPCs que vendam eles por preços mais camaradas. Em cada região, por exemplo, há uma Vovó Uranai. Ela vende um mapa por 1 mil Zeni!

DICA: se olhar para o céu e houver vários passos sobrevoando uma determinada região é porque lá um item escondido!

12. Colete as Medalhas-D

Super ataques DBZ Kakarot
No fim os super ataques é que salvarão o dia

Por fim, obtenha as Medalhas-D durante as missões principais e secundárias. Essas medalhas permitem a você tentar desbloquear os super ataques. Para isso, reúna várias e vá para os locais do mapa marcados por um punho. Lá passará por treinamentos que lhe ensinarão os golpes mais poderosos do jogo.

Maurício Amaro
Maurício Amaro
Acadêmico e pesquisador na área de Game Studies, iniciou suas aventuras pelo mundo dos jogos ainda na infância, nos Arcades de Mortal Kombat. É fã incondicional dos games single player, mas não nega uma partidinha de FIFA no modo Online quando tem um tempo livre.