Dicas essenciais para detonar Clash Royale!


Sara Gomes

Clash Royale é um game de estratégia que combina cartas, torres de defesa e batalhas online. Nestes combates intensos de três minutos, o seu objetivo é destruir as três torres do seu oponente. É normal você cometer alguns erros, principalmente se ainda estiver se ambientando ao game.

Confira estas dicas para conseguir uma jogabilidade sólida e competitiva.

Escolha suas cartas com cuidado

baralho

É importante escolher com cuidado o seu baralho, pois esta é a ferramenta para defender as suas torres. Não pegue apenas cartas que custam muito elixir nem vá para o combate apenas com cartas baratas. O melhor é manter um equilíbrio entre unidades rápidas, unidades boas contra tropas voadoras, tropas ofensivas e tropas especialistas em defesa. Além disso, é importante que você melhore as suas cartas para elas ficarem mais fortes.

Lembre-se: se você escolher um baralho com uma média de 4.5 ou mais de gasto de elixir, o melhor será atacar nos últimos 60 segundos da partida, pois a produção de elixir vai ser mais rápida.

Conheça suas tropas

tropas

Existem 74 cartas em Clash Royale para você escolher, porém cada uma tem um perfil específico para defender ou atacar. Logo, você tem de saber pegar as tropas certas para o seu baralho. Aprenda quais cartas funcionam como tanques, as que voam, as que atacam unidades voadoras e as que dão mais dano. Apenas conhecendo as particularidades de cada carta você vai conseguir se defender do que o seu oponente lançar contra as suas torres.

Para mandar bem em Clash Royale, é essencial que você conheça bem o seu baralho, por isso, não é conveniente mudá-lo sempre. Embora seja divertido experimentar cartas e baralhos novos, não altere o seu baralho por completo. O mais sensato é aprender a jogar com o que tem e ir melhorando aos poucos trocando apenas uma ou duas cartas de cada vez.

Saiba gerir seu Elixir

elixir

Todas as cartas têm um custo de elixir e leva algum tempo regenerá-lo durante a batalha: 2.8 segundos durante os primeiros 2 minutos da partida e 1.4 segundos durante o último minuto. Você tem de aprender a contra-atacar o seu oponente com cartas que custem menos elixir do que as que ele lançar contra você.

Por exemplo, se ele jogar um Gigante que custa cinco elixires e você responder com um Exército de Esqueletos que gasta três, você vai ter uma vantagem de dois elixires sobre ele. Conseguir vantagem de elixir sobre o oponente é o conceito mais importante para você ganhar as partidas em Clash Royale. Se você matar consistentemente inimigos que custem mais elixir do que as suas tropas, você vai conseguir ganhar a partida.

É muito importante não gastar o seu elixir todo de uma só vez a não ser que seja realmente necessário. É muito ruim ficar apenas vendo as tropas do seu oponente se aproximando sem poder contra-atacar. Espere que a barra de elixir atinja o máximo para começar a lançar cartas.

O posicionamento das tropas é crucial

posicionamento

O bom posicionamento das suas tropas é fundamental para ter resultados positivos na partida. A maior parte dos jogadores coloca as tropas em frente a uma torre achando que é a maneira mais eficaz de destrui-la, mas isso só faz com que as suas tropas sejam dizimadas rapidamente.

Você pode usar a estratégia de puxar as tropas do oponente para o centro para que as suas torres ataquem em simultâneo e eliminem rapidamente o exército inimigo.

Você também deve separar as suas tropas para que não sejam todas afetadas ao mesmo tempo por efeitos como o Congelamento ou o Veneno.

Também é importante calcular os riscos das tropas que são jogadas pelo seu oponente. Não gaste elixir lançando uma carta só porque um soldado inimigo ainda está vivo. Provavelmente, ele vai acabar morrendo com a defesa da sua torre antes mesmo das suas tropas chegarem até ele.

Distraia seu oponente

distrair

Em Clash Royale, as tropas são feitas para destruir torres. Se você colocar as suas tropas um pouco fora da linha de combate, elas vão causar dano nas tropas inimigas sofrendo poucos danos.

Cartas como o Gigante, Hound de Lava, Golem de Gelo e o Gigante Real apenas destroem estruturas. Para distraí-los, lance cartas como Torre de Bombas, Canhão ou até uma carta barata como Lápide. Assim, ao colocar uma estrutura alternativa em jogo, essas tropas vão ser puxadas para lá, em vez de atacarem logo as suas torres. Se não conseguir parar os seus oponentes a tempo de chegar às suas torres, use o Choque ou o Mago Elétrico.

Não seja muito ofensivo

ofensivo

Em geral, é mais divertido atacar a torre do inimigo do que defender as suas. Mas o que acontece muitas vezes é que se você lançar todas as suas tropas em um único caminho, elas vão ser rapidamente destruídas e você vai ficar desprotegido. Não lance todas as suas cartas de uma vez e, mesmo que perca uma torre, não perca a calma, pois ainda pode dar a volta à partida.

Muitas vezes, as partidas são perdidas por decisões impulsivas. Tente usar o seu cérebro de forma pouco apressada e não desista apenas porque ficou chateado. Jogue as suas cartas com calma e tente aguardar pelas jogadas do seu oponente. Cada partida tem 3 minutos, por isso, você tem tempo suficiente para esperar um pouco.

Se você estiver ganhando muitas partidas, não perca a precaução por ficar muito seguro de si mesmo. Por outro lado, se estiver perdendo pelo menos três partidas, o melhor será fazer uma pausa para não começar a cometer erros devido à frustração.

Gaste suas gemas e ouro de forma inteligente

gemas

Em Clash Royale, as gemas são difíceis de pegar, logo, não é conveniente que as gaste aleatoriamente. O ouro também é apenas ganho em batalhas ou em baús. E quanto mais batalhas ganhar, mais baús ganha também.

Gaste as suas gemas comprando ouro e gaste o seu ouro evoluindo apenas as cartas que planeja utilizar mais frequentemente.

Jogue todos os dias para conseguir o máximo de baús gratuitos possíveis. Assim, você vai conseguir subir de nível rapidamente sem gastar dinheiro no game. Você ganha baús gratuitos todos os dias e também pode conseguir cerca de 5-6 baús temporizados por dia.

Entre em um Clã

clã

Você deve se juntar a um clã assim que possível. Você vai poder pedir cartas aos outros membros, o que o vai ajudar a subir suas cartas favoritas mais rápido. Se você também doar as suas cartas, vai ganhar ouro e experiência para subir mais rapidamente de nível.

Além disso, existe o aspecto social. Você pode trocar estratégias e jogar partidas gratuitas de treino.

Sara Gomes
Com cerca de 10.000 horas passadas a salvar Azeroth, essa garota ainda tem tempo para se aventurar em variados RPGs e games de ação. Hoje em dia, ela se encontra em licença sabática, aproveitando a vida de fazendeira em Stardew Valley.