10 dicas essenciais para vencer seus amigos no FIFA


André Alves
André Alves

Há sempre forma de melhorar o seu futebol no FIFA. O seu amigo pode estar vencendo mas depois destas dicas tudo pode mudar. Tal como em uma verdadeira partida de futebol, há pequenos detalhes que podem fazer toda a diferença entre a vitória e a derrota. 

Praticar muito é essencial para jogar bem, mas algumas vezes podemos repetir sempre os mesmos erros. Aprenda as nossas estratégias e dê o seu melhor para vencer os seus amigos no FIFA.

1. Ataque sempre com estratégia

Ataque - FIFA

Quando você pega na bola para o ataque tem duas opções: ataque posicional ou contra ataque. O erro de muitos jogadores é achar que estão sempre em contra ataque, então atacam com muita pressa e perdem a bola rapidamente. 

O contra ataque resulta quando o seu oponente está em desvantagem. Logo após a defesa de um escanteio, por exemplo, pode surgir uma boa oportunidade para contra atacar, mas é necessário jogadores rápidos para levar a bola rapidamente. Se o seu oponente reposicionar os seus defensores, esqueça o contra ataque e passe para o ataque posicional.

O ataque posicional é um tipo de ataque em que você tem de ser muito paciente. Encontre sempre linhas de passe e nunca se precipite para chutar. Se o seu oponente estiver muito defensivo, rode o seu jogo por todo o terreno até encontrar um bom espaço para chutar para gol.

2. Defender com paciência

Defender - FIFA

Sim, defender bem no FIFA é essencial para ganhar partidas. Para isso, você tem de ter muita paciência e não se precipitar para roubar a bola rápido. É importante fazer pressão em todo o terreno, mas essa pressão pode ser apenas retirar linhas de passe do seu oponente. Tente colocar o seu jogador sempre perto do jogador que acha que vai receber o passe.

Evite usar os carrinhos e tenha muito cuidado dentro da sua área. Há jogadores que gostam de provocar pênaltis e você tem de ser inteligente para não cair na armadilha. Posicione bem os seus jogadores na defesa para o seu adversário ter dificuldade em causar perigo.

Não tire os zagueiros das suas posições

Os seus zagueiros são os últimos jogadores antes do goleiro e é muito importante que eles mantenham a sua posição. Se você sair da zona do zagueiro, poderá abrir espaço para entrar outro atacante na sua área. Normalmente, os zagueiros são lentos e demoram muito a recuperar a sua posição. O ideal é manter sempre a posição à entrada da área.

3. Mentalidade ofensiva

Mude a mentalidade da equipe para ofensiva ou ultra ofensiva se o seu oponente for defensivo. Isto é importante para ter os seus jogadores sempre disponíveis para atacar. É muito frustrante quando você quer atacar e depois ninguém sobe.

A tática do time é importante para você atacar bem, mas a mentalidade como outras estratégias de jogo podem ser fundamentais para vencer. Explore também as outras estratégias de jogo como a linha defensiva alta ou trocar os pontas durante as partidas. 

4. Experimente diferentes times

Times - FIFA

Se você está perdendo sempre com o mesmo time, não teime mais e mude. O seu oponente pode ter se adaptado ao seu estilo de jogo e conhece os seus pontos fracos. Naturalmente, existem times com os quais nos identificamos mais facilmente que outros e que se encaixam melhor com a nossa forma de jogar.

Experimente times que jogam em táticas diferentes. Por exemplo, o Barcelona joga em 4x3x3 e a Juventus joga em 4x4x1x1 e ambas são muito fortes. Os jogadores que você consegue jogar melhor também contam bastante. É isso, vá experimentando.

Conheça os 10 melhores times do FIFA 18 e seus craques

5. Não tente fintar todo mundo com os craques

No futebol existem jogadores muito talentosos como o Neymar ou o Messi, mas lembre não vai ganhar partidas apenas com eles. O futebol é um jogo de equipe e você deve circular bem a bola por todos os jogadores.

É óbvio que você deve aproveitar as habilidades individuais dos craques para criar desequilíbrio. Uma finta antes de um cruzamento ou para encontrar espaço para chutar pode ser necessário para fazer gol. Mas não se foque em passar sempre a bola para os craques resolverem. Todos os jogadores são importantes na equipe.

6. Não fique sempre correndo

Todos os jogadores se cansam e é importante gerir bem o esforço. Lembre-se que a partida tem 90 minutos e a maioria dos jogadores não aguenta ficar correndo o jogo todo.

Apesar disso, se você estiver driblando em sprint não vai conseguir controlar bem a bola. Use o sprint quando tiver espaço para correr com distância sobre os defensores.

Quando estiver defendendo, não precisa estar sempre correndo atrás da bola. O ideal é posicionar bem os seus jogadores cortando as linhas de passe.

7. Use as substituições

Substituições - FIFA

Durante as partidas, você pode fazer três substituições e essa pode ser a chave para vencer os jogos mais difíceis. A partir dos 60 minutos, veja quais são os jogadores mais cansados para os substituir.

Normalmente, os pontas e os meias serão os melhores jogadores para substituir. Nos últimos 30 minutos da partida, você vai encontrar a defesa do oponente mais desgastada e pode tirar vantagem com jogadores do banco.

8. Se for pressionado, chute para longe

Esta é uma regra que você não pode mesmo quebrar. Não há nada pior que sofrer um gol porque você perdeu a bola na sua área. Nunca facilite e se for pressionado, chute a bola de qualquer forma para bem longe.

Quando defender um escanteio, pense sempre primeiro em tirar a bola dali de qualquer forma. Muitos jogadores perdem porque querem sair sempre jogando bonito e por vezes perdem a bola de forma infantil. 

9. Chute pouco, mas bem

Chutar - FIFA

Chutar também tem a sua técnica. Se você não direcionar bem os seus chutes, vai precisar de muitas oportunidades para marcar. Há jogadores que chutam muito pouco, mas quando chutam é quase sempre gol.

Para fazer um chute perfeito, o ideal é fazer sempre um movimento na diagonal para conseguir colocar a bola no lado mais distante. Por exemplo, se o seu jogador é canhoto, você deve fazer a diagonal da direita para esquerda para chutar bem. Se não conseguir muito espaço, pode sempre chutar usando o R1 (na Playstation) para dar aquele efeito lindo na bola.

10. Treine as cobranças de falta

Cobrança de Falta - FIFA

Se você dominar as cobrança de falta, elas podem ser quase tão eficazees como um penalty. Há jogadores muito bons na cobrança de falta, mas todos eles têm uma forma diferente de chutar. Por exemplo, o Cristiano Ronaldo chuta muito diferente do Messi, mas ambos são craques na cobrança de falta.

O ideal é treinar muito as cobranças de falta apenas com um jogador do seu time para você entender perfeitamente como chutar. Pratique no modo de treino até se tornar mestre.

8 dicas para dominar o Modo Carreira

André Alves
André Alves
Gamer competitivo desde o Street Fighter II, jogava escondido no fliperama quando não tinha idade. Atualmente vive dividido entre partidas de FIFA e a ladder de Hearthstone.