Como jogar Fortnite: 9 dicas fundamentais para iniciantes


Raphael Nascimento
Raphael Nascimento

Fortnite é um battle royale que, apesar de não estar mais no auge do seu sucesso, ainda recebe muitos novos jogadores. Se você é um deles que chegou agora nesse fenômeno, confira abaixo 9 dicas essenciais para você começar com tudo em Fortnite!

1. Caia em lugares seguros

Dicas para iniciantes - Fortnite

Não importa em qual temporada Fortnite esteja, sempre existem locais mais seguros e outros mais perigosos no mapa. Isso sempre varia de acordo com a temporada, mas saiba que quanto mais no centro você saltar, mais exposto você estará. Portanto, se você é iniciante e ainda está se acostumando com as mecânicas e o ritmo de jogo, evite essas localizações.

Estratégia: observe a rota do avião e procure pular em um local afastado dela. Caso não seja viável, tente saltar nas extremidades de uma das áreas mais badaladas do mapa.

2. Pegue tudo o que conseguir

Dicas para iniciantes - Fortnite

Assim que os seus pés tocarem o chão, comece a lootear rapidamente. Loots são todos os equipamentos e itens que você pode coletar no mapa, desde material para construir até itens e armas. A prioridade, é claro, é pegar qualquer arma que aparecer na sua frente e, quando já puder se defender, coletar escudos, curativos, mais armas e suprimentos como pedra, madeira e ferro. Sempre que passar do lado de qualquer coisa destrutível, use sua picareta para coletar os itens!

Estratégia: assim que aterrissar, não perca nenhum segundo e corra atrás de armas. Mantenha-se atento a todos os sons ao seu redor.

3. Mantenha-se em movimento

Dicas para iniciantes - Fortnite

Assim como em qualquer battle royale, em Fortnite você não deve ficar parado nenhum segundo. Mesmo ao lootear, tente manter-se em movimento em todos os momentos. Ao se locomover, sempre pule o máximo possível e quando estiver sob tiro, faça mudanças bruscas na direção. É claro, inclua as construções na sua movimentação para se tornar um alvo ainda mais imprevisível. Veja a dica abaixo!

Estratégia: seja imprevisível no movimento e nunca pare em campo aberto.

4. Aprenda o básico sobre as construções

Dicas para iniciantes - Fortnite

Construir (e destruir) é a grande diferença de Fortnite em relação a outros games battle royale. Aqui não adianta encontrar as melhores armas e ter boa mira. Se não souber usar as construções, simplesmente não irá vencer, já que com elas você pode alcançar locais indisponíveis, se defender, conseguir vantagens de posicionamento (principalmente nos momentos finais da partida), etc.

Os quatro tipos de construção são:

  • Chão: plataformas horizontais em que você pode andar e construir em cima.
  • Paredes: barreiras verticais que podem ser usadas como proteção ou suporte para construções acima.
  • Rampas: plataformas diagonais que permitem você atingir novas alturas.
  • Tetos: plataformas horizontais em forma de pirâmide.

Ao combinar essas quatro estruturas você pode fazer construções das mais variadas alturas e resistências. Quanto mais camadas elas tiverem e quanto mais forte o material, mas segura a construção será. Por isso, sempre que você construir qualquer estrutura para subir, proteja-a com camadas extras de chão e paredes. Saiba que se a base da construção for destruída, tudo acima dela cairá!

Estratégia: pratique suas habilidades de construção mais do que sua mira! Muitos jogadores tendem a "deixar para depois" e jogam partidas sem saber construir. Quanto mais cedo você agregar isso ao seu jogo, mais rápido obterá suas primeiras vitórias.

5. Procure sempre ter o terreno elevado

Dicas para iniciantes - Fortnite

O famoso "high ground" ou terreno elevado é extremamente importante em Fortnite e é mais um dos motivos que fazem as construções serem tão cruciais. Ao estar em um nível mais elevado que o seu oponente, você consegue enxergá-lo antes dele conseguir ver você. Dessa forma você pode alinhar sua mira com antecedência e já sair atirando do esconderijo. Além disso, no momento em que você conseguir enxergar o corpo inteiro do oponente, ele só poderá ver sua cabeça!

Estratégia: mesmo sendo iniciante, sempre que iniciar um combate, se preocupe em obter o high ground e só então trocar tiro. Assim você pode treinar várias coisas ao mesmo tempo: mira, construção e posicionamento!

6. Experimente todas as armas

Dicas para iniciantes - Fortnite

Cada arma de Fornite tem características próprias. Como todo jogo, algumas armas são melhores do que as outras mas é importante que você saiba quais delas servem para combates a distância e quais são mais indicadas para trocação de tiro à queima-roupa. Confira nosso guia completo de armas de Fortnite para ter uma ideia geral de todas elas!

Estratégia: guarde uma arma para longas distâncias e outra para combate próximo. Substitua imediatamente o seu armamento sempre que encontrar algo melhor.

7. Mantenha o inventário sempre organizado

Mochila Fortnite

A quantidade de itens que você pode carregar na sua mochila é limitada: 5 espaços repartidos entre armas, itens de cura e itens de escudo. Os suprimentos de construção não ocupam espaço na sua mochila. Como tudo acontece muito rápido em Fortnite, é muito importante que você mantenha o inventário sempre organizado de forma que você sempre saiba qual tecla apertar para usar um determinado item.

Estratégia: separe uma tecla fixa para cada categoria de itens e armas. Um bom ponto de partida é definir: arma de curta de distância, arma de longa distância, itens de cura e escudos.

8. Nunca esqueça da tempestade

Tempestade_fornite

Como todo battle royale, em Fortnite você também precisa correr para se manter na zona segura do mapa. Mesmo com os avisos na tela, muitos jogadores ainda esquecem de prestar atenção e acabam pegos pela tempestade. Não seja um deles! Conforme a partida avança, o dano causado pela área azul se torna muito maior e caso você encontre algum obstáculo pela frente, pode morrer por besteira.

No entanto, saiba que você não precisa correr para o mais longe possível da tempestade. Lembre-se que quando mais no centro você estiver na zona segura, mais exposto você estará para todos os lados. Por isso, desde que você esteja prestando atenção ao tempo da tempestade, você pode se mover apenas quando for necessário para não ter que se preocupar com a retaguarda.

Estratégia: tenha atenção, mas não medo da tempestade. Você pode usá-la ao seu favor como uma "parede" para não se preocupar com o que vem de trás.

9. Jogue com amigos

Squad Fortnite

Jogar com amigos em modo Duo ou Squad é muito vantajoso para qualquer iniciante, já que em vez de perder automaticamente ao seu nocauteado, você pode ser curado pelo time. Além de ser muito mais divertido, você passará muito mais tempo ativo em partidas, o que permite você praticar melhor todos os aspectos do jogo, principalmente a construção. Se não tiver amigos disponíveis, pode sempre se juntar a um grupo criado automaticamente.

Veja também:

Raphael Nascimento
Raphael Nascimento
Ex-jogador profissional de Counter Strike e Super Smash Bros. Melee, Brawl e 4. No momento aposentado das competições mas FANÁTICO por todos os eSports, sejam de luta, estratégia ou FPS.