9 dicas de Pokémon Masters para vencer todas as batalhas


Maurício Amaro
Maurício Amaro

No geral Pokémon Masters não é um jogo difícil. Na verdade ele é bastante intuitivo, tem uma interface fácil de entender e menus bastante explicativos. Mas você vai reparar que depois do segundo capítulo as coisas começam a dificultar. Os inimigos ficam mais fortes, e aquela equipe que parecia imbatível perde o primeiro combate.

Se esse é o seu caso, nós montamos um guia com todas as dicas para detonar em Pokémon Masters! Saiba como se tornar um treinador poderoso sem recorrer às microtransações. Aprenda a evoluir seus Pokémon e pegue todas as manhas das batalhas 3 vs. 3 do jogo.

1. Trabalhe em equipe

Equipes Pokémon Masters
Pokémon Masters é muito mais sobre trabalhar em equipe do que sobre os Pokémon em si

Durante boa parte do gameplay de Pokémon Masters você estará batalhando. Convém, então, aprender tudo sobre como funcionam as batalhas nesse jogo. E a primeira coisa a aprender é que você comandará uma equipe de três treinadores. Esse trio pode ter seus membros alterados, claro, mas jamais deixará de ser um trio.

Entendido isso, compreenda que não adianta querer usar apenas seu par treinador/Pokémon favorito. Seu Pikachu é muito legal e provavelmente forte, mas não poderá derrotar todos os inimigos sozinho. Para se considerar um verdadeiro Mestre Pokémon nesse RPG você terá que dominar todos os passos desse novo sistema de combate.

Isso é ainda mais importante se pensarmos nas batalhas em áreas. As batalhas em áreas consistem em duas ou três batalhas seguidas. Elas costumam dar muita experiência, porém são mais complicadas. Os pontos de vida dos seus Pokémon não se regeneram entre uma batalha e outra.

Mas calma! Mesmo se um ou dois Pokémon morrerem, eles ganharão experiência mesmo assim.

2. Use as fraquezas dos adversários acima de tudo

Você vai reparar que todos os ataques dos três Pokémon da equipe dependem de uma única barra de energia para serem executados. Determinados ataques, os mais fracos, no caso, consomem menos energia. Por óbvio, os mais poderosos vão consumir mais.

Muitos treinadores desavisados certamente não vão perceber isso. Logo, a atitude que terão será usar quase constantemente o Thundershock de Pikachu. Afinal, ele consome quase nada de energia, portanto pode ser usado quase o tempo todo.

Isso não adianta nada, contudo, se o seu adversário tem Pokémon do tipo Pedra ou do tipo Planta. Você apenas perderá tempo e ficará ganhando dano de graça enquanto já poderia ter vencido a batalha. Nesse sentido, o correto é usar as fraquezas dos adversários a seu favor.

Se o oponente tem um Geodude, use o Bubble Beam da Starmie. Ele usa mais da barra de energia, mas certamente derrotará em um golpe só o outro Pokémon. É inteligente, dessa forma, montar sua equipe com cuidado antes de cada batalha. No cenário prévio ao combate você poderá ver quais os tipos de monstrinhos recomendados para ter em seu time.

3. Monte uma equipe coerente com cada batalha

Brock e Misty são muito legais, mas você não poderá tê-los em sua equipe em todas as batalhas. Conforme for progredindo no jogo, as batalhas exigirão tipos diferentes de Pokémon. Como dito acima, previamente a cada duelo você será informado sobre os tipos de Pokémon que precisa ter para ter melhores chances de vencer.

Tenha em mente que nem sempre terá em sua coleção de pares os tipos ideais. Isso vai se tornar mais comum em níveis mais elevados do jogo. Quando isso acontecer, porque certamente vai, a única alternativa é evitar ter na equipe tipos que sejam fracos em relação aos oponentes.

4. Use Potions sempre que necessário

Cada treinador da equipe tem consigo duas Potions. Ou seja: são seis Potions que você pode usar sempre em cada batalha. O melhor disso é que você não precisa ficar comprando esses preciosos itens quando gastá-los. A cada batalha cada treinador voltará a ter suas duas Potions como sempre.

5. Quando os sync moves ficarem disponíveis, ataque!

Sync Moves Pokémon Masters
Os Sync Moves são os movimentos mais poderosos do jogo

Os sync moves são movimentos especiais. Cada Pokémon tem o seu, havendo a possibilidade de os monstrinhos aprenderem novos sync moves conforme vão subindo de nível. Para que você libere esses ataques nas batalhas, precisa dar um número "x" de golpes nos adversários.

Normalmente depois de 8 a 10 ataques bem-sucedidos e você já pode usá-los. Quando isso ocorrer, ataque imediatamente. Aqui também vale a regra de usar a fraqueza dos adversários a seu favor. De nada adianta usar um sync move da Flannery, que é treinadora do tipo Fogo, contra um adversário de Água.

6. Treine todos os seus pares o máximo que puder

Aprender a batalhar é muito importante em Pokémon Masters. Mas não adianta nada dominar as batalhas se os seus pares de treinadores e de Pokémon estão fracos. O treinamento nesse RPG é constante se você não quiser apelar e usar dinheiro real para facilitar seu progresso.

De qualquer forma, sorte sua que Pokémon Masters dá várias oportunidades para você melhorar seus lutadores. Aliás, há, inclusive, uma Training Area no jogo. Lá você enfrentará alguns treinadores para ganhar várias recompensas. Você pode repetir quantas vezes quiser essas batalhas, podendo subir uns bons níveis rapidinho.

Preste atenção que cada sync pair possui um número de estrelas. O número máximo é 5. Aqueles pares que possuem as 5 estrelas podem chegar ao teto, que é o nível 100. Isso faz diferença na sua percepção de quais pares valem mais a pena treinar ou não.

Fique atento também às Training Machines. Esses itens são muito importantes para aprender novos ataques e habilidades passivas.

7. Colete Level-Up Manuals

Os Level-Up Manuals são itens que aceleram a evolução dos seus pares. Digamos que eles funcionam de forma semelhante a um Rare Candy, pois dão experiência extra aos seus Pokémon/treinadores sem eles precisarem batalhar. Você ganha esses itens naturalmente depois das batalhas.

Contudo temos uma dica. Na Training Area, na primeira batalha do Level-Up Course, você pode obter seis manuais desses sempre que vencer. Com sorte, ganha mais dois extras por seu desempenho na batalha. São manuais de nível 1, mas ter vários deles certamente facilitam muito subir um ou outro par de nível.

8. Evolua os Pokémon de seus pares

Evolução Pokémon Masters
A evolução dos Pokémon é parte muito importante da experiência do jogo

A evolução é parte muito importante de Pokémon Masters. Ela segue a mesma ideia geral de tornar seu monstrinho mais poderoso, com novos ataques e habilidades. Infelizmente o seu Pikachu, seguindo o exemplo do de Ash, não evoluirá. Mas grande parte de seus pares contém Pokémon que evoluem.

Para fazer isso é muito simples. Quando um par chega ao nível 30, você deverá ir nas missões dos pares e lá terá uma missão de evolução. Para isso, precisará ter shards de evolução. Eles podem ser obtidos no Shop. Troque seus coins, obtidos em batalhas, por grupos de shards.

A missão de evolução consiste em batalhar contra um oponente. Se vencer, seu Pokémon evolui. Se não vencer, precisa tentar de novo, mas não perderá seus shards.

No nível 45 você terá acesso ao terceiro estágio de evolução, caso o Pokémon do seu par tenha esse estágio.

9. Faça login todos os dias

Uma dica mais prática: faça login SEMPRE. Todos os dias, mesmo que não queira jogar, entre em Pokémon Masters apenas para marcar sua presença lá. Quanto mais dias seguidos logar, maiores e melhores são os prêmios que ganhará. Normalmente eles são as Gemas, usadas para obter novos sync pairs.

Além do login, as missões diárias são muito importantes. Elas ficam habilitadas após o Capítulo 5. Essas missões também fornecem ótimas recompensas, como Manuais de Evolução, Training Machines e Gemas.

Veja nosso review de Pokémon Masters!

Saiba como baixar o jogo para Android e para iOS.

Maurício Amaro
Maurício Amaro
Acadêmico e pesquisador na área de Game Studies, iniciou suas aventuras pelo mundo dos jogos ainda na infância, nos Arcades de Mortal Kombat. É fã incondicional dos games single player, mas não nega uma partidinha de FIFA no modo Online quando tem um tempo livre.