6 dicas indispensáveis para iniciantes em Rainbow Six Siege


Raphael Aviz
Raphael Aviz

Rainbow Six Siege é um FPS extremamente tático e com uma curva de aprendizado bem complicada para jogadores iniciantes. Para ajudar os jogadores que querem iniciar essa jornada, reunimos aqui as melhores dicas para colocá-los no caminho certo.

Confira abaixo 6 dicas essenciais para começar bem em Rainbow Six Siege!

1. Tome seu tempo conhecendo os mapas

Mapas - Rainbow Six

A natureza extremamente tática de Rainbow Six exige que você conheça muito bem os mapas, uma vez que o jogo foca muito menos em mira e mais em movimentação e estratégia.

É indispensável que você conheça o máximo possível dos mapas, uma vez que você precisará virar cada esquina com muito (MUITO) cuidado. Além disso, você só poderá montar uma defesa sólida (usando gadgets e segurando ângulos) se conhecer bem os pontos de interesse no mapa. Do lado ofensivo, o conhecimento de mapa faz você economizar muito tempo na “dronagem”, que é o tempo que você explora o setup defensivo com o seu drone.

É importante lembrar que, em Rainbow Six, as portas, paredes e até mesmo o teto são destruíveis. Por isso, conhecer muito bem os mapas garante que você saiba que ângulos serão abertos quando um buraco na parede ou no teto for aberto.

2. Conheça os operadores e escolha de acordo com o seu estilo

Operadores - Rainbow Six

Rainbow Six Siege conta com 46 operadores (ou agentes) com características próprias, classificados em 19 categorias diferentes (proteção, movimentação, informação, armadilha, âncora, etc). Alguns operadores possuem mais resistência enquanto outros são mais rápidos.

Os operadores são divididos entre ataque e defesa, ou seja, dependendo do lado que você estiver, só poderá escolher entre um determinado grupo. Além dos status de blindagem e velocidade, cada operador inicia com uma arma específica e alguns também possuem gadgets exclusivos.

Assim como com os mapas, conhecer os operadores é crucial para jogar R6 bem. O jogo é decidido nos mínimos detalhes então é importante que você encontre os agentes que melhor se encaixam ao seu estilo de jogo e ao que você pretende fazer na partida. Você quer ser o jogador que mata mais? Você quer ser suporte? Quer angariar informações? Sempre jogue de acordo com as habilidades do seu personagem. Não tem porque escolher um voltado para colher informações e então rushar loucamente.

Descubra quais os melhores operadores de ataque ou defesa em R6!

3. Tire o máximo proveito do drone

Drone - Rainbow Six

Em Rainbow Six não existe minimapa como na maioria dos outros FPS. Toda a informação deve ser repassada pelo próprio jogador ao resto do time. No lado que ataca, não existe melhor forma de obter informações do que usar o drone.

O drone é um pequeno aparelho com rodas que você pode controlar remotamente. Ao ativá-lo, você tem acesso à sua câmera e pode andar pelo mapa registrando tudo o que vê e repassando ao seu time. Informe a localização de oponentes, armadilhas, áreas limpas, armas, etc.

Não há dúvidas que o drone é a principal ferramente de obtenção de informação do jogo. No entanto, fique atento ao fato de que ele é extremamente frágil e pode ser destruído com 1 ou 2 tiros. Além disso, o aparelho faz um barulho característico que denuncia sua localização, então procure virar esquinas com cuidado.

Um último cuidado ao usar o drone: enquanto você estiver controlando-o, você abandona o áudio do seu personagem e ouve apenas o áudio capturado pelo drone, então você não será capaz de ouvir oponentes se aproximando.

4. Altura da mira

Mira - Rainbow Six

As trocas de tiro em Rainbow Six são sempre muito rápidas e decididas nos ângulos mais estreitos, uma vez que os personagens são abatidos com poucas balas. Geralmente as partidas consistem em jogadores da defesa mirando em um único pixel por vários segundos enquanto aguarda um atacante aparecer. Justamente por isso, é crucial que você mantenha a mira em altura de headshots pois um único tiro na cabeça é capaz de matar.

Fique atento à altura dos personagens. Todos eles possuem exatamente o mesmo tamanho então não será difícil para você se acostumar. Além disso, memorize a altura da cabeça quando os personagens estão agachados. Variar a altura dos peeks é muito comum em Rainbow Six.

5. Se acostume a dar pre-fire

Prefire - Rainbow Six

Os combates em Rainbow Six geralmente ocorrem em lugares muito fechados e com mais de um andar. Por isso, estar atento aos sons é sempre uma ótima ferramenta para descobrir a localização de seus oponentes. Assim, muitas vezes os jogadores já sabem (ou imaginam) a localização dos oponentes e já chegam atirando. Essa ação se chama “pre-fire”.

Se acostumar a dar pre-fire é crucial em R6 pois, como dito, os personagens morrem com poucos tiros e muitas vezes sua localização já é sabida. Dependendo das informações passadas pelo seu time ou mesmo colhidas com o drone, você pode virar esquinas atirando com toda a certeza de que um oponente estará lá para receber os tiros.

6. Mantenha-se em constante movimento

Para não ser alvo de pre-fire, mantenha-se sempre em movimento. Isso serve para todos os aspectos do jogo. Se sua localização foi exposta por um drone, troque de lugar. Se um oponente viu você (mesmo que você o tenha matado), troque de lugar. Se você peekou (deu a cara) e trocou tiro em determinado ângulo, não use imediatamente o mesmo ângulo, troque-o se afastando/aproximando da parede ou simplesmente se agachando.

7. Comunicação

Comunicação Rainbow Six

Como dito anteriormente, a comunicação em Rainbow Six é ainda mais importante do que em outros jogos de tiro. Isso porque aqui não existe minimapa, então toda informação deve ser repassada pelos jogadores para o time. Por isso, comunique absolutamente tudo o que for relevante, já que uma informação pode fazer seu parceiro virar para o lado certo em vez de levar um tiro pelas costas.

Para ajudar na comunicação, fique atento à parte inferior da tela onde o nome das áreas aparece. Use esses termos para informar com precisão onde os oponentes estão ou quais partes do mapa estão seguras.

Raphael Aviz
Raphael Aviz
Ex-jogador profissional de Counter Strike e Super Smash Bros. Melee, Brawl e 4. No momento aposentado das competições mas FANÁTICO por todos os eSports, sejam de luta, estratégia ou FPS.