5 dicas essenciais para mandar bem no Rocket League!


Joana Maltez
Joana Maltez

Rocket League oferece uma mistura divertida entre carros e futebol, capaz de conquistar até os jogadores mais desconfiados dessa combinação. Mas toda essa diversão não significa que esse é um game fácil de dominar, ele pode ser muito desafiante para os iniciantes.

Conheça agora 5 dicas essenciais para mandar bem em Rocket League!

1. Não corra atrás da bola sem pensar primeiro

Rocket League

Sabemos o quanto os jogadores adoram correr atrás da bola e tentar marcar rapidamente um gol. Mas essa não é a melhor maneira de ganhar a partida. Antes de pensar em marcar gols, apenas observe o jogo por algum tempo, entendendo como você pode ser mais útil para o seu time.

Acompanhe a movimentação da bola no jogo e procure se adiantar dos seus oponentes, pensando estrategicamente antes de sair correndo. Isso pode significar vários tipos de abordagens:

  • No início da partida, se você não estiver perto da bola, não corra atrás dela. Esse é um trabalho para o jogador que está mais próximo da bola. Use esse tempo para recuar e manter os olhos no jogo, estando pronto para se posicionar rapidamente onde for preciso;
  • Se você conseguir pegar a bola, tenha calma e pense se é melhor ir direto para a marcação ou fazer um passe para um jogador do seu time;
  • Está sozinho na defesa? Então não saia voando na direção da bola. O adversário vai aproveitar esse erro para usar o seu desespero contra você (e ninguém gosta de tomar um chapéu, não é mesmo?) Espere que a bola chegue até a sua área e você terá mais chances de defender com sucesso.

2. Personalize a sua visibilidade e controle

Rocket League

Em um jogo onde é essencial não errar o alvo, é fácil entender porque as definições da câmera e dos controles são muito importantes. Existem várias definições que poderão ajudar os jogadores na partida: desde reduzir a distância da câmera para a bola ser maior na tela, personalizar os comandos para serem mais intuitivos ou usar a câmera mais adequada à sua situação.

Existem vários exemplos do que você pode fazer fora da configuração padrão e recomendamos que experimente várias definições no modo de Jogo Livre.

Uma das escolhas mais populares entre os profissionais de Rocket League é o uso de câmera livre, algo que dá uma visão completamente diferente da partida. Para quem quer liberdade de movimentos e estudar amplamente o jogo, a câmera livre é essencial. Mas isso não significa que não seja útil usar a câmera da bola em certos momentos, como quando você achar a bola.

3. Saiba como usar o nitro e quando pegar as cargas de turbo

Rocket League

O nitro é um dos componentes mais importantes em Rocket League, sendo frequentemente a diferença entre derrota ou vitória no jogo. O gerenciamento do nitro é algo que todos os jogadores precisam ter em atenção e é bom lembrar que não vale a pena gastá-lo sem ter uma estratégia.

Seja porque quer atacar rapidamente com a bola ou salvar a sua área no último segundo, é vital que exista um motivo para gastar nitro. Tente manter um nível estável de nitro ao longo da partida, pegando cargas de turbo apenas nos momentos mais calmos.

4. A melhor defesa pode ser o ataque

Rocket League

Rocket League não é um jogo que encoraja os jogadores a se atacarem, mas essa componente existe e pode ser explorada com sucesso. Se o time adversário está roubando a bola, porque não atacar diretamente o carro dele? Com um ataque bem preciso, você pode até explodir o carro do adversário e obrigá-lo a reiniciar na área dele.

Mas um dos melhores momentos para atacar é quando você sabe que não vai chegar na bola a tempo do adversário pegar nela. Ele até pode chegar primeiro, mas você pode se jogar contra ele e roubar a bola.

5. O poder de derrapar

Rocket League

Derrapar (no original chamado de powerslide) pode ser um movimento salvador na hora de impedir um gol adversário ou de chutar a bola de forma precisa. Com o botão de derrapar, você consegue dar uma viragem muito mais rápida do que conseguiria com uma curva normal, reorientando o carro como quiser.

Experimente esta função no jogo e rapidamente você vai entender porque é uma das funções mais importantes para aprender. Usando a derrapagem, o seu carro faz uma curva muito mais rápida, mais precisa e é muito mais fácil orientar o nariz do veículo para a bola.

Joana Maltez
Joana Maltez
Mestre em Design e Nerd apaixonada por boas histórias de ficção, perdendo horas jogando um game ou assistindo séries e filmes.