10 dicas para mandar bem em Rocket League!


Maurício Amaro
Maurício Amaro

A mistura entre futebol e carros faz de Rocket League um dos melhores games da atualidade. Contudo ele pode ser bastante complexo de dominar se você for um jogador iniciante! Por isso nós trouxemos para você 10 dicas para mandar bem no jogo e acelerar rumo aos gols e à vitória!

1. Não corra atrás da bola sem pensar

Rocket League

Sabemos o quanto os jogadores adoram correr atrás da bola e tentar marcar rapidamente um gol. Mas essa não é a melhor maneira de ganhar a partida. Antes de pensar em marcar gols, apenas observe o jogo por algum tempo, entendendo como você pode ser mais útil para o seu time.

Acompanhe a movimentação da bola no jogo e procure se adiantar em relação a seus oponentes, pensando estrategicamente antes de sair correndo. Isso pode significar vários tipos de abordagens:

  • No início da partida, se você não estiver perto da bola, não corra atrás dela. Esse é um trabalho para o jogador que está mais próximo da bola. Use esse tempo para recuar e manter os olhos no jogo, estando pronto para se posicionar rapidamente onde for preciso
  • Se você conseguir pegar a bola, tenha calma e pense se é melhor ir direto para a marcação ou fazer um passe para um jogador do seu time
  • Está sozinho na defesa? Então não saia voando na direção da bola. O adversário vai aproveitar esse erro para usar o seu desespero contra você. Espere que a bola chegue até a sua área e você terá mais chances de defender com sucesso

2. Personalize a sua visibilidade e controle

Em um jogo onde é essencial não errar o alvo, as definições da câmera e dos controles são muito importantes. Existem várias definições que poderão ajudar os jogadores na partida: desde reduzir a distância da câmera para a bola ser maior na tela, personalizar os comandos para serem mais intuitivos ou usar a câmera mais adequada a sua situação.

Existem vários exemplos do que você pode fazer fora da configuração padrão e recomendamos que experimente várias definições no modo de Jogo Livre.

Uma das escolhas mais populares entre os profissionais de Rocket League é o uso de câmera livre, algo que dá uma visão completamente diferente da partida. Para quem quer liberdade de movimentos e estudar amplamente o jogo, a câmera livre é essencial. Mas isso não significa que não seja útil usar a câmera da bola em certos momentos, como quando você achar a bola.

3. Saiba como usar o nitro e quando pegar as cargas de turbo

O nitro é um dos componentes mais importantes em Rocket League e pode separar você da vitória no jogo. O gerenciamento do nitro é algo que todos os jogadores precisam ter, e é bom lembrar que não vale a pena gastá-lo sem ter uma estratégia.

Seja porque quer atacar rapidamente com a bola ou salvar a sua área no último segundo, é vital que exista um motivo para gastar o nitro. Tente manter um nível estável ao longo da partida, apelando para o turbo apenas quando for muito necessário!

4. A melhor defesa pode ser o ataque

Rocket League não é um jogo que encoraja os jogadores a se atacarem, mas essa componente existe e pode ser explorada com sucesso. Se o time adversário está roubando a bola, por que não atacar diretamente o carro dele? Com um ataque bem preciso, você pode até explodir o carro do adversário e obrigá-lo a reiniciar na área dele.

Mas um dos melhores momentos para atacar é quando você sabe que não vai chegar na bola a tempo. O adversário até pode chegar primeiro, mas você pode se jogar contra ele e roubar a bola.

5. O poder de derrapar

Rocket League

Derrapar, powerslide, pode ser um movimento salvador na hora de impedir um gol adversário ou de chutar a bola de forma precisa. Com o botão de derrapar, você consegue virar muito mais rápido do que conseguiria com uma curva normal, reorientando o carro como quiser.

Experimente essa função no jogo e rapidamente você vai entender por que deve dominá-la rapidamente. Usando a derrapagem, o seu carro faz uma curva muito mais veloz, mais precisa e é muito mais fácil orientar o nariz do veículo para a bola.

6. Ponha em prática a estratégia da rotação

Existe uma estratégia que nem todos os times colocam em prática se não jogam juntos com frequência, que é a chamada rotação. Independente de quantos players existam na equipe, vocês devem se certificar de que o gol está sempre sendo defendido. E aí que entra a estratégia.

É quase como uma formação no futebol. Imagine que a equipe é de 4 pessoas: dois ficam nos lado do campo, um no ataque e um na defesa. Se o colega do lado direito avançar para o ataque, o do ataque deve ir para o lado esquerdo, o do lado esquerdo defende e o defensor vai para o lado direito do campo.

Esse esquema de rotação garante que todos os espaços do campo estão preenchidos. Mas mais importante: não deixa o gol sem proteção.

7. Posse e toque de bola acima de tudo

Às vezes você tem uma chance de gol "clara", mas o gol adversário está protegido. Passe a bola e vá tocando a redondinha até abrir espaço e ter uma chance "evidente" de marcar. Em Rocket League se afobar para marcar é um erro básico, enquanto a paciência normalmente é recompensada.

Estilos agressivos de jogo podem dar certo, claro, mas o melhor mesmo é garantir a posse da bola. Se o adversário não está com a bola, ele não pode marcar, certo? Isso é ainda mais importante se você estiver na frente. Causa desespero e erros por parte do oponente.

8. Jogo simples ainda é o melhor

Rocket League

Jogadas aéreas e dribles são exclusivos dos jogadores avançados ou profissionais. Players iniciantes ou medianos devem ficar pelo básico, pois fazer os aerials ou air dribbles exige muitas, mas muitas horas de prática. Quando vir aqueles prós fazendo isso em partidas, não se empolgue: jogar simples ainda é tão eficaz quanto "dar show".

9. Jogue com amigos

Quando quiser jogar online, recomendamos que o faça com amigos. Nunca se sabe quem vai formar equipe com você no modo aleatório de busca. Pode ser alguém frustrado porque só perde, o que aumenta as chances de rage, o que leva o player a dar quit na partida.

Jogando com amigos, principalmente amigos que jogam juntos há tempos, raramente isso acontece. Um dá suporte ao outro, além de já conhecerem o estilo de jogo um do outro.

10. Desligue o chat se for preciso

O chat pode ser usado para boa comunicação, mas também pode trazer alguma toxicidade para o jogo. Infelizmente alguns jogadores online ficam muito arrogantes e mandam mensagens provocativas ou mesmo ruins por inbox. Quando for assim, desligue o char, reporte o player e siga sua vida. Não vale a pena se chatear e deixar a diversão se perder.

Veja também:

Maurício Amaro
Maurício Amaro
Acadêmico e pesquisador na área de Game Studies, iniciou suas aventuras pelo mundo dos jogos ainda na infância, nos Arcades de Mortal Kombat. É fã incondicional dos games single player, mas não nega uma partidinha de FIFA no modo Online quando tem um tempo livre.