7 dicas valiosas para você dominar em Super Smash Bros. Ultimate!


Raphael Aviz
Raphael Aviz

Super Smash Bros. Ultimate chegou e é hora de começar os treinos. Com 74 personagens (mais DLC’s) e algumas mecânicas inéditas, Ultimate promete reunir os amantes de todos os títulos anteriores, além de atrair jogadores novos.

Se você nunca jogou Smash, ou se já é familiarizado com outros jogos da série, trouxemos algumas dicas essenciais para você aprender a jogar da maneira certa, ou fazer a transição para Ultimate da melhor forma possível.

Confira abaixo as 7 melhores dicas para em Super Smash Bros. Ultimate!

1. Aprendendo o básico

Smash Bros. é um jogo de luta diferente de todos os outros. Para começar, não existe barra de life. Cada jogador começa com a porcentagem em 0% e, conforme recebe golpes, esse valor aumenta de acordo com a força dos golpes recebidos. Quanto maior a porcentagem, mais leve seu personagem se torna e mais longe ele será lançado quando receber golpes.

Porcentagem - Smash Ultimate

Em qualquer estágio do jogo, a luta ocorre dentro de um retângulo que aparece sempre que um jogador é mandado para fora da tela. A área fora do retângulo é chamada de blast zone. Sempre que você ultrapassa o retângulo e entra na blast zone, você perde uma stock (como são chamadas as vidas em Smash).

Blast Zone - Smash Ultimate
Blast zone. Você perde uma stock sempre que ultrapassa o retângulo exterior para qualquer lado.

A forma mais comum de perder stocks em Smash é levar um golpe forte o suficiente para lhe mandar voando até a blast zone. Quanto maior sua porcentagem, mais leve você fica e mais golpes terão esse efeito. No entanto, você pode morrer mesmo aos 0% se cair do estágio e não conseguir voltar.

Confira aqui a lista com todos os personagens confirmados em Super Smash Bros. Ultimate!

Movimentação

Em Smash você pode andar, correr, pular alto e pular baixo. Enquanto você anda (apontando a direcional levemente para a direção desejada) você pode executar qualquer ação do jogo, seja golpes, esquivas, pulos, etc. Enquanto você corre (apontando totalmente a direcional para a direção desejada) você não pode usar jabs, tilts ou smashes (veja abaixo).

O pulo alto (full hop) é usado ao apertar qualquer botão de pulo (X/Y ou direcional para cima). Geralmente é usado para se movimentar ao logo do estágio, subir em plataformas ou atacar oponentes que estão no ar.

Para pular baixo (short hop) basta você apertar um dos botões de pulo (X/Y ou direcional para cima) e soltar o mais rápido possível. O short hop é muito usado para efetuar ataques aéreos enquanto seu oponente está no chão.

Todos os personagens também contam com um segundo pulo (double jump) que é usado quando você já está no ar. Alguns personagens como Kirby, Meta Knight, Kind Dedede, Jigglypuff, etc, possuem mais que dois pulos.

Outra mecânica relacionada aos pulos é a fastfall, que acontece quando você atinge o pico do seu pulo e coloca a direcional para baixo. Seu personagem descerá muito mais rápido que o normal, o que na maioria das vezes é vantajoso.

Golpes

Os golpes em Smash dividem-se em: normais, aéreos, especiais e agarrão (grab). É importante aprender a nomenclatura mais usada para estudar melhor o jogo e entender a narração de partidas.

Os golpes normais são:

Jab (A)

Dash Attack (A enquanto corre)

Tilts (direcional + A): São golpes rápidos e geralmente mais fracos que smashes. Dividem-se em:

  • Forward Tilt ou Ftilt: → + A ou ← + A
  • Up Tilt ou Utilt: ↑ + A
  • Down Tilt ou Dtilt: ↓ + A

Smashes (direcional + A ao mesmo tempo ou Cstick na direção desejada): São golpes fortes geralmente mais lentos que tilts. Podem ser concentrados ao segurar o botão A. Dividem-se em:

  • Forward Smash ou Fsmash: → + A ao mesmo tempo ou Cstick para frente
  • Up Smash ou Usmash: ↑ + A ao mesmo tempo ou Cstick para cima
  • Down Smash ou Dsmash: ↓ + A ao mesmo tempo ou Cstick para baixo

Aéreos: são iguais aos tilts, mas só podem ser usados quando seu personagem estiver no ar:

  • Neutral A ou Nair: A no ar
  • Forward Air ou Fair :→ + A ou ← + A no ar
  • Up Air ou Uair: ↑ + A no ar
  • Down Air ou Dair: ↓ + A no ar

Especiais. Dividem-se em:

  • Neutral B: B
  • SideB: → + A ou ← + A
  • UpB: ↑ + B (na maioria dos personagens é o golpe usado para voltar ao estágio)
  • DownB: ↓ + A

Agarrão ou Grab. Pode ser executado de dois jeitos: pressionando Z ou L/R + A. Após agarrar, você pode arremessar o oponente para a direção desejada:

  • Forward Throw ou Fthrow: Grab + →
  • Back Throw ou Bthrow: Grab + ←
  • Up Throw ou Uthrow: Grab + ↑
  • Down Throw ou Dthrow: Grab + ↓

Ainda com relação aos grabs, existe uma mecânica chamada pivot grab, na qual você corre pra um lado, bate o direcional para o lado oposto e usa um grab. Isso fará com que você vire agarrando imediatamente, além de conferir mais alcance ao golpe. É extremamente útil e deve ser aprendido.

Mesmo utilizando os mesmos comandos, cada personagem possui seu conjunto próprio de golpes, com velocidades e forças específicas. É essencial que você aprenda o máximo possível do moveset de cada personagem para saber como usá-lo e, principalmente, como jogar contra cada um. Por exemplo: Mewtwo possui um Uthrow (agarrão para cima) extremamente forte que mata a maioria dos personagens com cerca de 120%. Se você estiver com essa porcentagem contra um Mewtwo, nunca esqueça desse golpe e jogue o resto da sua stock inteira evitando-o.

Escudo, rolamentos e esquivas

Em Smash você possui três medidas defensivas: escudo, rolamentos e esquivas. O escudo aparece na forma de uma bolha quando você aperta L/R ou quando você segura o Z. Quanto mais tempo você segura o escudo, ou conforme ele absorve golpes, mais ele diminui e expõe seu personagem. Se o escudo quebrar seu personagem fica atordoado por alguns segundos.

O escudo pode ser direcionado para qualquer lado, mesmo para as diagonais. Para isso, basta você abrir o escudo e apontar a direcional levemente para a direção desejada.

Escudo - Smash Ultimate
Para angular o escudo você precisa mover a direcional levemente para direção desejada. Se você mover a direcional totalmente, seu personagem efetuará um roll ou spotdodge, dependendo da direção escolhida.

Uma das grandes novidades de Smash Ultimate é a mecânica de parry (aparar). O parry acontece quando você solta o escudo IMEDIATAMENTE ANTES dele receber um golpe. Isso fará com que seu oponente sofra um delay que varia de acordo com a força do golpe aparado, enquanto você pode contra-atacar com golpes fortes que não seriam viáveis de outra forma.

Parry - Smash Ultimate
Além de anular qualquer dano no escudo, o parry permite punições mais fortes devido ao atraso causado ao oponente.

Os rolamentos (rolls) são efetuados ao abrir o escudo e apontando totalmente a direcional para frente ou para trás (L/R ou Z + → ou ←). Isso fará seu personagem rolar na direção desejada enquanto fica invencível por alguns frames (quadros de animação). Cada personagem possui sua própria distância e velocidade de rolls.

A esquiva (spotdodge) é uma espécie de “roll parado”. É efetuada ao apertar L/R ou Z + ↓. Seu personagem fará uma animação de esquiva e ficará invencível por uns frames, sem sair do lugar.

As esquivas também podem ser usadas no ar (airdodge). Nesse caso elas podem ser direcionadas para qualquer lado, até para diagonais.

2. Aprenda a se posicionar: edgeguard, spacing e juggling

Uma das noções mais importantes em Smash é a noção de posicionamento. Devido ao ritmo acelerado do jogo, muitos jogadores não percebem quando estão em posições vantajosas e acabam não tirando proveito delas.

Em regra, o jogador que está mais próximo da borda (edge) e, portanto, com menos espaço, está em desvantagem. Personagens com recuperações ruins como Little Mac e Olimar sempre tentarão ficar longe da borda, enquanto seus oponentes sempre devem pressioná-los para fora. De forma geral, você sempre deve pressionar seu oponente e reagir às tentativas de ganhar espaço.

Edgeguard

Edgeguard é a situação em que um jogador tenta impedir a recuperação de outro que saiu do estágio. Em regra, você deve executar a edgeguard sempre que tiver a chance. Pressione seu oponente e fique atento às tendências de recuperação dele. Muitos jogadores sempre voltam ao estágio do mesmo jeito até serem forçados a variar.

Em pouquíssimas situações a edgeguard deve ser dispensada:

  • Quando seu personagem tiver uma recuperação muito ruim. Nesse caso, é melhor correr para o meio do estágio. O melhor exemplo disso é o Little Mac, que deve sempre ficar longe das bordas.
  • Quando seu oponente tiver uma recuperação muito boa e seu personagem não tiver bons golpes para evitá-la.
  • Quando seu personagem tiver bom zoneamento (controle de espaço) e você preferir melhorar sua posição. Personagens com bons projéteis, muitas vezes preferem ir para o outro lado do estágio e forçar o oponente a se aproximar.
  • Quando o tempo da partida estiver acabando (últimos segundos) e você estiver ganhando por muito pouco. Nesse caso é melhor correr e esperar a partida terminar.

A edgeguard pode ser executada sem que você saia do estágio, basta você ficar perto da borda tentando impedir a recuperação do oponente.

Spacing

Spacing significa espaçamento. É um conceito que nunca se domina totalmente pois sempre depende do seu oponente.

O spacing consiste em você usar golpes em uma distância segura para não levar contra-ataques. Personagens com grande alcance (quase todos os personagens de espada, Donkey Kong, Mewtwo, etc) possuem maior facilidade em espaçar seus ataques e permanecer longe dos oponentes. Personagens com boa mobilidade aérea (Wario, Jigglypuff, Meta Knight, etc) também possuem facilidade pois podem atacar com aéreos e recuar antes que seus oponentes possam fazer alguma coisa.

Isso não significa que esses personagens sejam melhores do que outros de curto alcance (Mario, Luigi, Pikachu, Pichu, Diddy Kong, etc). Sempre é possível espaçar e contornar os golpes do oponente. Além disso, os personagens de curto alcance tendem a ter maior capacidade combos.

Juggling

Juggling significa malabarismo. Em Smash, é a situação em que um jogador está no ar enquanto outro tenta impedir que ele volte para o chão. Mesmo os personagens com múltiplos pulos (Meta Knight, Kirby, King Dedede, Jigglypuff, etc) precisam voltar para o chão eventualmente.

Geralmente, quem está no ar está em desvantagem, então cabe ao outro jogador fazer de tudo para mantê-lo ali. Se você está no chão, ameace seu oponente com aéreos ou pulos vazios para forçar airdodges. Fastfalls são essenciais nesse momento tanto para voltar para o chão quanto para manter o juggling.

Personagens com baixa mobilidade aérea (Peach, Daisy, King Dedede, etc) costumam ser ruins para voltar para o chão e isso sempre deve ser explorado.

3. Aprenda a cancelar sua corrida

Talvez a mudança mais relevante introduzida em Smash Ultimate é a possibilidade de você cancelar sua corrida e usar qualquer golpe imediatamente. Quem conhece os outros títulos da série sabe o quanto essa novidade é importante e abre inúmeras possibilidades, desempenhando um papel muito parecido ao do querido wavedash de Melee.

Em regra, se seu personagem está andando, você pode usar qualquer golpe do jogo, mas se estiver correndo, você não pode usar jabs, tilts ou smashes. No entanto, se você estiver correndo, apontar o direcional para baixo e soltar o mais rápido possível (antes que o personagem se abaixe), você pode então efetuar qualquer golpe do jogo. Visualmente, o golpe acontecerá imediatamente após a corrida.

Essa mecânica é extremamente útil pois permite que você use o golpe que desejar enquanto permanece móvel. A mecânica também permite um nível de movimentação e spacing que não eram possíveis em Brawl e Smash 4.

4. Jogue de forma ofensiva

Diferente dos últimos dois títulos, Smash Ultimate recompensa os jogadores ofensivos. Isso ocorre porque todas as opções defensivas foram nerfadas desde o último jogo. Spotdodges e rolls agora ficam menos invulneráveis conforme você os usa na partida e as airdodges agora possuem muito lag no fim da animação.

O fato de airdodges agora serem opções ruins faz com que os jogadores utilizem-nas muito menos, abrindo diversas possibilidades de combos e favorecendo os jogadores mais ofensivos.

Lembre-se que ser ofensivo não significa “ir para cima”, mas sim tomar a iniciativa. Se você usa um personagem com bons projéteis, NÃO TEM PORQUE você se aproximar do oponente, mas você ainda pode ser ofensivo atacando de longe o máximo possível.

5. Explore bem seu personagem: jogue certo

Se você quiser jogar Smash certo, você deve esquecer o conceito de “apelão”. Todo personagem tem, pelo menos, um golpe que nunca deve ser usado (por ter opções melhores) e outros que são, definitivamente, as melhores opções e que definem o seu estilo de jogo.

Por exemplo, desde que entrou na série, Marth tem um dos melhores Fairs do jogo, e isso não é diferente em Ultimate. O golpe possui um ótimo alcance e pode ser usado de forma ofensiva e defensiva, além de combar para outros golpes. Assim, o gameplay do Marth gira em torno desse golpe que, portanto, deve ser usado com muita frequência. Cabe ao seu oponente descobrir como lidar com isso.

De igual forma, se você usa personagens com bons projéteis, não tem porque você se aproximar do oponente. Personagens como Snake, Duck Hunt, Samus, Simon, Richter, qualquer um dos Links, etc, FORAM FEITOS para lutar de longe, então, se você pode causar dano sem correr nenhum risco, por que não usar isso ao máximo? De novo, cabe ao seu oponente encontrar o caminho até você enquanto defende, esquiva e leva dano de projéteis.

6. Aprenda a usar Directional Influence (DI)

Definitivamente uma das mecânicas que devem ser aprendidas por primeiro em qualquer Smash. A Directional Influence, ou simplesmente DI, é a forma com que você pode influenciar a trajetória que você é enviado quando leva um golpe. Isso serve tanto para sair de combos quanto para sobreviver por mais tempo.

Em Ultimate a DI é usada da seguinte forma:

  • Se você receber um golpe que lhe arremesse horizontalmente, segure o direcional para a direção oposta. Você deve fazer isso assim que receber o golpe durante os chamados freeze frames, as breves janelas de animação em que você fica paralisado com o golpe. Não é tão difícil quanto parece.
  • Se você receber um golpe que lhe arremesse verticalmente, segure o direcional para baixo e para o canto da tela mais próximo que você estiver, ou seja, o DI para golpes verticais é sempre diagonal. Também deve ser feito assim que você receber o golpe.
Smash Ultimate - com DI
Com DI você pode sobreviver a golpes que normalmente matariam.

DI sempre foi uma das principais mecânicas do jogo e pode ser a diferença entre vencer e perder uma partida, portanto, fique atento.

7. Valorize suas stocks

Cada personagem em Smash possui um peso próprio que reflete na porcentagem média em que ele pode morrer. Alguns personagens leves como Kirby, Jigglypuff, Pichu, etc, morrem muito mais rápido do que personagens pesados como Donkey Kong, King Dedede, Bowser, King K. Rool, etc.

Assim, sempre que você estiver em porcentagem de morrer, jogue de forma paciente e segura. Sua prioridade deve ser se manter vivo. Evite usar golpes lentos que lhe deixem vulnerável e procure causar o máximo de dano possível para quando você voltar na outra stock. Para isso, use jabs, tilts, grabs e outros golpes rápidos.

Quanto mais seguro você jogar, mais chances você tem de frustrar seu oponente. Valorize sua stock e espere seu oponente se expor ao tentar matá-lo. São nessas horas que erros são cometidos e você deve estar pronto para capitalizar. Ninguém gosta de ver seu oponente com uns 160% e ainda causando dano.

Agora que você já está preparado, confira a lista de personagens de Smash Ultimate e escolha o seu!

Raphael Aviz
Raphael Aviz
Ex-jogador profissional de Counter Strike e Super Smash Bros. Melee, Brawl e 4. No momento aposentado das competições mas FANÁTICO por todos os eSports, sejam de luta, estratégia ou FPS.