Vainglory: veja as 12 melhores dicas para dominar o jogo!


Sara Gomes
Sara Gomes

Vainglory é um dos games MOBA mais promissores para celular e também um dos mais competitivos. O jogo conta com algumas mecânicas diferentes de outros jogos do gênero e que pode surpreender os jogadores que acham que já sabem de tudo de MOBAs.

Pra você não perder tempo e já partir para as vitórias, confira estas dicas essenciais para dominar em Vainglory!

1. Conheça a função do seu herói

herois

Em qualquer game MOBA que você experimente, todos os heróis assumem uma função especifica no time. É muito importante que você saiba qual é a função do personagem que escolheu antes da partida, para deixá-lo ainda melhor e para escolher os itens e talentos apropriados para o seu objetivo.

Em Vainglory só existem três funções:

  • Carries ou laners: heróis que ficam nas trilhas.
  • Capitães: heróis que se movimentam pelo mapa, participando de combates em todos os pontos.
  • Junglers: heróis que farmam na jungle.

Veja quais são os melhores heróis em cada função de Vainglory!

2. Invada a jungle inimiga

Vainglory - Jungle

Em Vainglory, minions não aparecem até o primeiro minuto de partida, então você não precisa partir imediatamente para as lanes. Assim, reúna seu time e aproveite o primeiro minuto para invadir a jungle inimiga e procurar oponentes sozinhos. Obviamente, fique atento para não ser vítima da mesma estratégia.

3. Equilíbrio da lane: entenda o Minion Capitão

vainglory - minion capitão

Com relação às ondas de minions, Vaiglory tem uma diferença crucial comparado a outros MOBAs: o Minion Capitão. Esse minion especial aparece a cada quatro ondas, substituindo o minion de cerco.

Sempre que um Minion Capitão estiver na lane, os minions do seu time receberão menos dano dos minions e torres do time rival. Esse buff causa muito impacto no equilíbrio da lane, pois, assim como em outros MOBAs, não é bom que você avance na lane de forma descontrolada.

Por exemplo: se você matar o Minion Capitão oponente, sua onda de minions deverá vencer a onda oponente e avançar na lane. Assim, o próximo combate provavelmente será sob o alcance de uma torre rival, o que confere muita vantagem ao time oponente, que vai conseguir farmar com muito mais facilidade.

Portanto, sua escolha de matar ou não o Minion Capitão depende do que você quer fazer na lane. Se você quiser pressionar o oponente com minions para sair da lane por um tempo, então mate o Minion Capitão. Se você quer trazer a luta para sua torre, deixe-o vivo o máximo possível.

4. Siga a correnteza do rio

Vainglory - Rio

Existem dois rios que saem do meio do mapa em direção à lane superior e à inferior. Se você seguir por eles no sentido certo, seu personagem ganhará um boost de velocidade muito útil, possibilitando ganks ou suportes efetivos.

5. Melhore sua noção de mapa e se comunique de direito

Sempre, SEMPRE olhe para o minimapa. Um oponente desaparecido provavelmente está preparando um gank, então sempre esteja atento para reagir da melhor forma. Além disso, comunique-se o máximo possível com as ferramentas de sinalização que o jogo disponibiliza. Avise sobre oponentes desaparecidos, oportunidades de avanço, peça ajuda, etc.

6. Fique atento aos dragões

vainglory - dragões

Fique atento ao Asa Fantasma e ao Garra Negra. Os dragões aparecem no mapa, respectivamente aos 6 e 15 minutos e garantem buffs únicos para o time que os derrotar. O Asa Fantasma concede uma barreira que regenera vida e energia quando o herói está fora de combate. O Garra Negra se torna seu aliado e avança pela trilha do meio.

É importante que seu time tenha visão sobre os dragões. Assim, mantenha Scout Cams na região para ver quando o time oponente irá atacá-los. Nesse momento, você pode contestar o dragão, tentando roubar a kill para o seu time, ou mesmo aproveitar que o time oponente está sem vida e energia para matar todo mundo.

7. Entre em uma guilda

Vainglory - Guilda

Vainglory conta com um sistema de busca de guildas que você pode usar para encontrar jogadores do mesmo nível, ou que joguem nos mesmos dias e horários que você. Isso facilitará muito sua evolução, pois diminui as chances de você entrar em times com trolls ou pessoas que saem no meio das partidas.

8. Treine antes de jogar em equipe

treino

Antes de entrar em partidas públicas com outros jogadores, é muito importante que você experimente os heróis e as mecânicas do game em partidas de treino ou contra bots.

Como não existem outros heróis para você se preocupar, essa é a forma ideal para aprender as habilidades do herói escolhido, a sua velocidade de ataque e a quantidade de dano causado. Assim que estiver bem familiarizado com o game e com os heróis, está na hora de se juntar aos outros jogadores.

9. Cuide do seu karma

karma

Sempre que você abandona uma partida a meio, o sistema de karma vai te dar pontos negativos. Logo, evite desistir, a não ser que não tenha outra escolha.

O seu karma vai determinar os pontos de glória que recebe como recompensa, os quais podem ser utilizados para comprar novos heróis e skins.

10. Não saia correndo para as minas

mina

Uma das características que difere Vainglory de outros games do mesmo gênero, é a possibilidade de ocupar minas para melhorar os seus lacaios com bônus.

Embora seja realmente útil ter acesso a lacaios mais fortes, isso pode fazer com que os seus inimigos enriqueçam mais rápido. Isto porque quanto mais fortes forem os lacaios, mais dinheiro eles dão ao morrerem. Por isso, considere as possibilidades antes de sair correndo para capturar as minas.

11. Não viaje até à base se pode visitar a loja da jungle

loja

Em Vainglory, você precisa estar perto de uma loja para poder comprar os seus itens. Normalmente, a loja está na sua base, mas a partir de um certo momento na partida, uma loja vai ficar liberada também na jungle.

Não perca o seu precioso tempo se teletransportando até à base, pois todos os itens disponíveis lá também estão acessíveis na loja do centro do mapa.

12. A importância do Kraken

kraken

Se a sua partida chegar aos 15 minutos, vai sair um gigante Kraken da mina de ouro. Esse poderoso lacaio pode ser capturado para ajudar o seu time a destruir a base adversária. O seu dano massivo e alto HP vão dar uma grande ajuda à sua equipe e poderão até decidir o destino da partida.

Porém, você tem de estar pronto para a possibilidade dos seus inimigos conseguirem eliminar o kraken e, consequentemente, ganhar uma grande quantidade de XP e ouro.

Sara Gomes
Sara Gomes
Com cerca de 10.000 horas passadas a salvar Azeroth, essa garota ainda tem tempo para se aventurar em variados RPGs e games de ação. Hoje em dia, ela se encontra em licença sabática, aproveitando a vida de fazendeira em Stardew Valley.