Veja as diferenças entre Dota Underlords e Teamfight Tactics!


Raphael Aviz
Raphael Aviz

Dota Underlords e Teamfight Tactics são jogos concorrentes que chegaram basicamente juntos ao mercado. Ambos são fortemente inspirados em Auto Chess e, por isso, são jogos extremamente parecidos. No entanto, existem algumas diferenças que precisam ser mencionadas para os jogadores que querem decidir em qual jogo focar.

Confira abaixo as diferenças entre Dota Underlords e Teamfight Tactics!

1. Universos diferentes e familiares

Dota vs LoL

Essa é a diferença mais óbvia entre os jogos e que a maioria dos interessados já devem estar cientes. Dota Underlords, sendo um jogo da Valve, se passa no universo de Dota enquanto Teamfight Tactics (um jogo da Riot) se passa no universo de League of Legends.

Isso significa que em Dota Underlords você encontrará heróis como Axe, Queen of Pain, Medusa, Sniper, etc, todos com suas habilidades características de Dota. Além disso, o jogo conta com itens icônicos como Adaga da Translocação, Égide da Imortalidade, Resplendor, Rapieira Divina etc.

Enquanto isso, em Teamfight Tactics você pode escolher heróis como Draven, Pyke, Katarina, Shyvana, etc. Com relação aos itens você poderá contar com Gume do Infinito, Eco de Luden, Medalhão dos Solari de Ferro, etc.

Veja 8 dicas essenciais para começar a vencer em Dota Underlords!

2. Como jogar Dota Underlords e como jogar Teamfight Tactics

Para jogar Dota Underlords, basta baixá-lo na Steam normalmente. O jogo já se encontra disponível de forma independente do Dota, então não é necessário que você instale mais nada além do próprio jogo. Para baixá-lo, clique aqui.

Para jogar Teamfight Tactics, você precisa logar e baixar o Ambiente Público de Testes (APT) da Riot neste link. Após a instalação, você terá acesso ao jogo. No entanto, saiba que apenas jogadores com nível de honra 3 ou acima possuem acesso ao Teamfight Tactics. Assim, o jogo ainda é apenas um modo dentro de League of Legends.

3. Tamanho do tabuleiro e número de heróis

Tabuleiro - Dota Underlords
Tabuleiro em Dota Underlords

O tabuleiro de Dota Underlords é um tabuleiro padrão de xadrez, ou seja, 64 quadrados dispostos em 8 fileiras de 8 (8x8). Assim, o alcance de habilidades e itens é sempre medida em quadrados. Com relação aos personagens, Dota Undelords conta com 60 heróis.

Já Teamfight Tactics conta 50 heróis de LoL e o tabuleiro é formado por hexágonos. O tabuleiro também é um pouco menor do que o Dota Underlords e conta com 7 hexágonos de largura por 6 de altura (7x6). Dessa forma, há bem menos espaço para trabalhar e variar na formação das unidades.

Tabuleiro em Teamfight Tactics
Tabuleiro em Teamfight Tactics

Conheça todos os heróis de Dota Underlords e suas Alianças!

4. Escolha de heróis (draft)

Tanto em Dota Underlords quanto em Teamfight Tactics, os jogadores escolhem heróis dentre um grupo aleatório gerado a cada turno. A diferença é que em Teamfight Tactics, o primeiro round e alguns rounds posteriores possuem uma espécie de draft compartilhado chamado Carrossel, em que todos os jogadores são levados para uma nova tela em que poderão escolher o próximo personagem.

No primeiro round, os jogadores devem correr para escolher seu herói primeiro que os outros. Nos rounds posteriores, os jogadores com menos HP possuem prioridade na escolha, ou seja, terão mais chances de obter os melhores heróis ou mesmo aqueles específicos para suas estratégias. Isso funciona como um mecanismo para facilitar viradas de jogo e manter os jogadores na batalha.

Draft Compartilhado
Draft compartilhado em Teamfight Tactics

5. Sistema de itens

O sistema de itens talvez seja a principal diferença entre Dota Underlords e Teamfight Tactics. No primeiro, não há sorte envolvida uma vez que, no fim de todo round neutro (rounds contra creeps), uma lista de itens aparecerá para o jogador escolher um entre eles. Caso o jogador perca para os creeps, a lista será diminuída.

Além disso, em Dota Underlords não há como craftar itens. Todos os itens, até os mais fortes, são obtidos prontos.

Em Teamfight Tactics, existe RNG (random number generator) envolvido no drop de itens. Eles ainda são dropados por creeps, mas existe a chance de você vencer o round e não conseguir item algum. Da mesma forma, com sorte você pode dropar vários itens em apenas um round neutro.

Outra diferença é que em Teamfight Tactics é posssível craftar itens. Assim, você pode usar equipamentos mais fracos dropados e combiná-los com outros para obter itens mais fortes.

Conheça todos os itens de Dota Underlords e também todos os itens de Teamfight Tactics!

6. Gráficos e interface

Em termos de gráficos, Teamfight Tactics apresenta maior qualidade do que Dota Underlords. É notável que o jogo está mais polido e os detalhes foram bem mais trabalhados.

No entanto, a interface de Dota Underlords está bastante superior à de Teamfight Tactics. Isso porque os jogadores sempre têm acesso às informações relevantes em todos os momentos do jogo. Alguns exemplos são:

  • Em Dota Underlords, as Alianças (incluindo as sinergias) são mostradas logo abaixo dos heróis na tela de Draft, facilitando muito a escolha dos jogadores menos experientes.
  • Em Dota Underlords, a tela de Draft mostra quando você pode formar uma unidade de 2 ou 3 estrelas.
  • Em Dota Underlords, as unidades de 2 ou 3 estrelas no tabuleiro são facilmente identificáveis.
  • Em Dota Underlords, o Ouro e o Nível dos oponentes é mostrado facilmente no lado esquerdo da tela.
  • Em Dota Underlords você pode saber o DPS (dano por segundo) de todas as unidades no tabuleiro.
UI - Dota Underlords
UI mais intuitiva de Dota Underlords

Em geral, Dota Underlords está muito mais intuitivo do que Teamfight Tactics. No entanto, não vamos esquecer que ambos os jogos estão em beta, e que os elementos relacionados à interface provavelmente serão os que mais sofrerão alterações.

7. Previsão para suporte mobile

Apesar de nenhum dos jogos contarem com versão mobile no momento, a Valve já anunciou que muito em breve Dota Underlords será lançado para celulares. Enquanto isso, talvez por ser apenas um modo de jogo dentro de LoL, não há menção ou previsão de lançamento de Teamfight Tactics para mobile.

Raphael Aviz
Raphael Aviz
Ex-jogador profissional de Counter Strike e Super Smash Bros. Melee, Brawl e 4. No momento aposentado das competições mas FANÁTICO por todos os eSports, sejam de luta, estratégia ou FPS.