Escape From Tarkov: o que precisa saber antes de jogar


Ricardo Azevedo
Ricardo Azevedo

A história de Escape From Tarkov é ainda muito incompleta, mas vale lembrar que o game está ainda em fase de teste. O jogo é altamente realista, com um novo sistema de armamento e balística muito semelhante ao Arma, mas com uma grande parte dedicada ao desenvolvimento do seu personagem, como em um RPG. Descubra mais detalhes sobre o jogo no nosso artigo.

O que é Escape From Tarkov?

Existe uma guerra na região de Norvinsk, na cidade de Tarkov. O jogador, após escolher a facção PMC, BEAR ou SCAV, precisa escapar das diferentes zonas da cidade ileso, dentro do tempo limite em cada uma das partidas. Você é colocado de maneira aleatória em um local do mapa e precisa chegar às zonas de extração. 

scav ou pmc

A Facção USEC PMC (Private Military Contractor) fala inglês. A facção BEAR (Battle Encounter Assault Regiment) fala russo. Além dessas duas facções inimigas, existem jogadores chamados de SCAVS, que podem ser controlados por outros jogadores ou por I.A., ou seja, jogando contra o computador. O jogador começa o game com algum equipamento base que precisa ser muito bem administrado. No caso de se decidir pela facção SCAV, não há necessidade de escolher o equipamento com que inicia a partida, pois este é definido de maneira aleatória.

Operadores EFT

Escape From Tarkov gira à volta do loot. É importante conseguir o melhor loot possível dentro de cada partida e isso só é possível vasculhando os edifícios, divisão a divisão, procurando em cada canto por munições, curativos, armas, comida e água. Pois é, além de ser possível ser eliminado por tiros, você também pode se machucar seriamente ou se desidratar, morrendo de sede. O jogador pode ficar com o loot que conseguir pegar se conseguir se extrair antes do tempo terminar. Se for eliminado, perderá tudo. Sim, você está lendo bem. Se for eliminado, perderá tudo que levou para o mapa e que não colocou no seu contêiner especial. 

Traficante Tarkov

Além do loot ser importante para vencer as partidas, cada jogador pode vender ou trocar loot para conseguir dinheiro, equipamentos ou suprimentos que necessite nos comerciantes do lobby. Existem, literalmente, dezenas de armas, armaduras, capacetes, suprimentos e acessórios para escolher, desde que você tenha fundos para isso. 

Mapas escape from tarkov

A região do game está dividida em diferentes mapas, cada uma com os seus próprios problemas e locais onde é fácil emboscar e ser emboscado. São zonas extremamente detalhadas, com divisões cheias de loot, locais muito escuros e ângulos mortos, onde podem existir muitos perigos, mas boas recompensas também. 

Pontos Fortes do game

1. Realismo

Modding armas EFT

Escape From Tarkov é um game ultra realista. As armas comportam-se como armas reais e podem ser modificadas com dezenas de acessórios desde miras óticas, grips, coronhas, lanternas e muitos outros extras que melhoram, e muito, o seu desempenho. O jogador pode verificar se a sua arma tem munições observando a câmara de ejeção, um detalhe que não existe em praticamente jogo nenhum.

Escape from Tarkov Realismo

O jogador pode se mover de várias maneiras, inclinar-se, apoiar-se em superfícies e muito mais. Aqui, correr gasta a sua energia e piora a sua pontaria (pois o seu coração está batendo mais rápido). Os combates não dependem tanto de movimento agressivo, mas sim de movimentos mais controlados e rapidez no disparo. Se está esperando um Battlefield ou um Call of Duty com mais loot, esqueça. 

saude sistema EFT

A saúde e o bem estar do jogador são também muito importantes e são monitorados em um sistema inovador muito completo. Cada parte do corpo pode ser atingida e/ou machucada, provocando efeitos diferentes no jogador. Por exemplo, um tiro nas pernas reduz a velocidade do jogador e cria perda de sangue extrema. Um braço atingido fará o jogador perder precisão no tiro e demorar muito mais a pegar loot. Felizmente, existem muitos tipos de curativos e remédios para tratar todos esses problemas.

curativos

Com o passar do game, o jogador ganha mais experiência e consegue acessar a cada vez mais tipos de armaduras, armas e equipamentos e, claro, sobreviver durante mais tempo em combate.

2. Economia 

economia EFT

Outro ponto original de EFT é a maneira como o jogador pode gerir o loot que pega. Pode ser equipado, trocado ou vendido tanto por Traficantes controlados pelo próprio game como por jogadores reais, em uma espécie de mercado. Depois de chegar na patente 5, o jogador já pode fazer as suas próprias ofertas nesse mercado. 

Quests EFT

É possível fazer algumas missões a mando dos Traficantes. Estas são especialmente vantajosas. pois permitem aumentar a sua Reputação. Ter uma maior Reputação diminui o custo de equipamentos, curativos e armas, além de oferecer objetivos mais claros ao jogador.

Resumindo, Escape From Tarkov ainda está em uma fase muito inicial do que poderá vir a ser um ótimo jogo. Mas o game já está, claramente, tentando se distanciar de outros títulos de tiro, graças ao seu inovador sistema de comércio e ao seu realismo. Se aprecia combate armado com rifles que soam e atiram como rifles reais, em um ambiente carregado de tensão, Escape From Tarkov pode ser o que você está procurando. 

Se decidir comprar o jogo, confira logo nossas dicas de iniciante para Escape From Tarkov!

Ricardo Azevedo
Ricardo Azevedo
Disparando desde as selvas de Sanhok de PUBG até os escombros enegrecidos de Torres Tortas de Fortnite, esse cara já fez de tudo. Se você cair no mesmo Battle Royale, vai perder.