FIFA 20: confirmada a VOLTA do futebol de rua, demo, preço, lançamento e novidades


Maurício Amaro
Maurício Amaro

FIFA 20 foi oficialmente anunciado pela EA. Com data de lançamento marcada para 27 de setembro, a próxima edição do melhor simulador de futebol da atualidade chega com uma série de inovações. Neste artigo trazemos a você todas as infos sobre preços, modos de jogo, gameplay e o que promete ser a sensação desse título: o VOLTA Football, recriação do FIFA Street.

Atualização: demo chega em 12 de setembro

Parece que a demo de FIFA 20 finalmente tem data de lançamento. De acordo com vazamentos, a demonstração chegará ao PlayStation 4 no dia 10 de setembro. Ela contará com 6 times e terá a presença do modo VOLTA Football. As equipes são:

  • Borussia Dortmund
  • Chelsea
  • Tottenham
  • Liverpool
  • PSG
  • Real Madrid

VOLTA Football: o regresso de FIFA Street

A novidade mais impactante a respeito do FIFA 20 foi a introdução de uma nova forma de jogar futebol nos videogames: VOLTA Football. Muito mais do que um modo de jogo, assemelha-se quase a um game independente dentro do FIFA.

O VOLTA apresenta o futebol de rua, de forma muito semelhante ao que o FIFA Street fez em 2012. Teremos novamente as quadras reduzidas, com as goleiras pequenas e com dois times com um máximo de cinco jogadores para cada lado. Os dribles desconcertantes, ao melhor estilo free style, também estarão presentes, o que dará dinamismo às partidas.

Leve seu craque ao estrelato

Dentro do modo VOLTA haverá ramificações. Ou seja: são várias formas diferentes da mesma modalidade. É possível escolher um time para conquistar o mundo com ele, no chamado VOLTA World. Caso queira criar um jogador do zero, o VOLTA Story Mode é perfeito para isso, já que permite chegar ao estrelato máximo com sua personagem.

Ainda nessas ramificações, o VOLTA permite que haja pelo menos quatro estruturas de jogo. É possível que as partidas sejam 3x3, 4x4, 5x5 ou Futsal. Há quase duas décadas não víamos em um jogo eletrônico a modalidade Futsal, o que será muito interessante.

Homens e mulheres na mesma quadra

As regras do futebol de rua são bem próprias. No modo VOLTA homens e mulheres poderão dividir o mesmo espaço, não havendo distinção de modalidade feminina e de modalidade masculina.

Além disso, a customização dos craques será um ponto alto, prometendo ser ampla e variada. Roupas, cabelo, feições, tatuagens e chuteiras são algumas opções que você terá na hora de personalizar sua personagem.

Novidades de jogabilidade

Toda nova edição do FIFA busca aprimorar e afinar pontos da jogabilidade em relação à versão anterior. Nesse sentido, um dos produtores do jogo, Sam Rivera, anunciou pelo menos duas novidades. Até o momento sabemos que haverá mudanças na forma como as cobranças de falta podem ser feitas, além da introdução do Football Inteligence.

A data de lançamento da demo ainda não foi anunciada. No entanto podemos ficar agora com algumas revelações a respeito do gameplay.

FIFA 20 terá mecânica de jogo mais realista

De acordo com o profissional, pelo menos três mil jogadores de FIFA de todo o mundo foram ouvidos para saber o que eles queriam ver de melhorias. O Football Intelligence engloba três pedidos dos fãs, e Rivera prometeu na EA Play que veremos esses pedidos atendidos em FIFA 20:

  • Remodelação completa da forma como os jogadores lidam com a bola
  • Opções de drible e de fintas para tornar mais dinâmico o 1x1 contra os defensores
  • Inteligência artificial com reações mais realistas quando estão longe da bola.

Salientamos, ainda, a implementação da mecânica Authentic Game Flow, que buscará dar aos jogadores movimentos mais fiéis ao que um jogador real faria em cada situação de jogo.

Cobranças de falta se tornam mais dinâmicas e variadas

Há muitos anos os títulos de FIFA não tem propriamente uma forma manual de colocar curva na bola durante as cobranças de falta. Pensando nisso, desponta no FIFA 20 uma mudança enorme. Agora os jogadores poderão usar o analógico direito para colocar aquele efeito mágico, mudando completamente a trajetória da bola.

Mas essa não é a única mudança nesse sentido. Agora tanto na cobrança de falta quanto na de pênaltis haverá a opção de setar uma mira no exato local em que o jogador quer que a bola vá. Conforme o mais recente trailer liberado pela EA, as cobranças de bola parada se tornarão mais dinâmicas e precisas, ainda que, ao mesmo tempo, imprevisíveis.

Modo Ultimate Team: Objetivos da Temporada a la Fortnite

As novidades sobre o Ultimate Team de FIFA 20 prometem algumas mudanças substanciais. Em FIFA 19, por exemplo, tínhamos os Objetivos Diários e os Objetivos Semanais. Agora, além desses, teremos os Objetivos da Temporada. Com isso, os jogadores podem esperar ganhar mais prêmios, como pacotes de cartas raras. Veja abaixo como ficaram divididos dos Objetivos:

  • Diários: são as tarefas mais fáceis e simples, atualizadas todos os dias. Os pontos obtidos se acumulam para as recompensas de Temporada
  • Semanais: além dos pontos de experiência, os objetivos cumpridos dão recompensas, como cartas ou dinheiro
  • Temporada: cada temporada dura em torno de um mês ou pouco mais que isso. Ao final, caso os objetivos sejam cumpridos, ganha-se prêmios muito melhores dos que aqueles da semana ou do dia
  • Dinâmicos: os dinâmicos aparecem de forma aleatória, sendo normalmente ligados a eventos ou campeonatos que acontecem na vida real
  • Marcantes: os objetivos são de longo prazo, não relacionados à Temporada, mas nada mais foi divulgado pela EA a respeito

Cada temporada, segundo a EA, terá 30 níveis. Quanto mais níveis os jogadores subirem, mais prêmios ganham. Os prêmios ficam cada vez melhores conforme se aproxima do último nível.

Dará para personalizar ainda mais os clubes

Quem joga o Ultimate Team gosta de investir na criação e na personalização de seu clube. Em FIFA 20 você terá ainda mais opções nesse sentido! A torcida fará um mosaico exclusivo de acordo com as cores da sua equipe.

Haverá, ainda, um tema, que é um desenho específico daquelas bandeiras redondas que ficam no círculo central do campo antes da partida. De acordo com a EA, cada clube pode ter uma celebração personalizada.

Amistosos do Ultimate Team são novidade

No FIFA 20 o Ultimate Team contará com uma novidade muito interessante. Agora você pode jogar amistosos, sem cansar os jogadores e sem consumir seus contratos. Isso é ótimo para treinar uma mudança de formação ou para testar um novo jogador. Claro que nenhum resultado obtido entra para as estatísticas oficiais.

Esses amistosos ainda contarão com opções diferenciadas de partida. Os jogadores poderão desabilitar os cartões, os impedimentos, as faltas, além de permitir que gols de fora da área valham por dois. Essas opções "esquisitas" já existem no Jogo Rápido, fora do Ultimate Team.

Mas além daquelas que já existem em FIFA 19, outras quatro foram adicionadas à edição 20. As duas primeiras são exclusivas dos amistosos do Ultimate Team. Veja:

  • Entrosamento máximo: independente do nível de entrosamento do seu clube, se optar por essa opção, ele terá 100% de entrosamento na partifda
  • Trocas de jogadores com a outra equipe: a outra equipe receberá três jogadores seus e você receberá três jogadores dela
  • Bola misteriosa: os gols podem valer um, dois ou três. Determinados jogadores, de forma bastante aleatória, ganham atributos especiais quando controlam a bola. Podem ficar mais rápidos ou ter um chute mais forte, por exemplo
  • Rei da colina: alguns espaços do campo permitem que você faça dribles e mantenha a possa da bola para elevar o valor dos seus gols. Novamente: o máximo é um gol valendo três.

Quinze lendas são adicionadas ao Ultimate Team

FIFA 20 ícones Ultimate Team
Cresce a lista de Ícones do FIFA 20

Com a adição de 15 novas lendas ao Modo Ultimate Team, teremos um total em FIFA 20 de 88 jogadores lendários. Dos novos componentes desse seleto grupo, até o momento foram oficializados apenas seis nomes: Zinedine Zidane, Andrea Pirlo, Didier Drogba, Ian Wright, Ronald Koeman e Carlos Alberto Torres.

Modo Carreira: agora é possível ser um treinador ou uma treinadora

Assim como Ultimate Team, o Modo Carreira é bastante jogado pelos fifeiros. Há umas três edições, no entanto, que não vemos assim grandes mudanças ou melhorias nesse modo de jogo. No FIFA 20, entretanto, parece que foram adicionadas algumas features bem interessantes.

Personalização quase completa do Manager

A mais impactante delas é a completa personalização do treinador. Aliás, se quiser, agora pode ser uma treinadora. Essa é uma mudança muito legal, o que pode ajudar a popularizar o jogo entre o público feminino. Principalmente após declarações da EA de que não há planos para adiconar atletas mulheres no FUT.

Além do sexo do Manager, será possível editar completamente o tom de pele, feições, formato físico, penteados e roupas. Para quem quer uma experiência mais real nesse modo, essas mudanças são muito bem-vindas.

Todas as ações agora impactam a moral da equipe

Em FIFA 20 tudo que o Manager fizer vai interferir no desempenho dos jogadores em campo. Esse toque de realidade certamente vai tornar toda a experiência mais difícil. Ou seja: será preciso pensar bem nas respostas que dará nas coletivas de imprensa, por exemplo.

Fazer um rodízio nos titulares também será necessário, senão terá um plantel bastante infeliz. Bater aquele papo individual com atletas que precisam de um conselho ou de um puxão de orelha será possível e recomendado nesse novo Modo Carreira de FIFA 20.

No geral, teremos um Modo Carreira mais dinâmico

Como a EA tem praticamente quase todas as principais licenças de ligas de futebol do mundo, podemos esperar uma representação quase televisiva das marcas, clubes e campeonatos. Isso fará com que os jogadores tenham uma ambientação muito mais viva, mais dinâmica. Sentir todo o clima das partidas da Champions League, por exemplo, será mais real do que nunca.

Controlar cada aspecto de seu plantel também adicionará aquela aura de realidade ao jogo. Você poderá acompanhar o potencial de cada atleta, dos mais novinhos aos mais experientes. Isso permitirá traçar as melhores estratégias de evolução dos jogadores ou mesmo de negociação de cada atleta.

Modo Pro Clubs: novas opções de jogo e de customização do craque

O Modo Pro Clubs é um dos preferidos dos jogadores de FIFA. E a EA já confirmou ter dado atenção a alguns apelos da comunidade em relação a melhorias. Embora ainda não sejam aquelas mudanças que os players mais querem, há ótimas novidades em termos de gameplay e na construção do seu avatar.

House Rules Cups e Practice Match: novas formas de jogar Pro Clubs

Recentemente a empresa divulgou que no FIFA 20 haverá duas novas opções de jogo dentro do modo. O House Rules Cups na verdade vai reunir todo.s os tipos de partidas atualmente existentes no Jogo Rápido do Pro Clubs.

O Practice Match, por sua vez, permitirá aos jogadores treinarem contra a "máquina", individualmente. É uma forma de evoluir e melhorar seu avatar antes das partidas.

Avatar: nova forma de customizar seu craque

A customização dos craques agora ficará mais profunda e com diversas opções em Pro Clubs. Ela até ganhou um novo nome, batizada de Avatar. A partir desse novo sistema, a tendência é que os craques individuais fiquem cada vez mais únicos e parecidos com as versões dos jogadores na vida real.

Além das mudanças na aparência, FIFA 20 permitirá aos jogadores desse modo escolherem novas posições para seus craques. São elas: MAD, MAE, MD, ME, ADD e ADE.

O rating inicial de cada craque será de 80. A evolução se dará a partir de participações em partidas, eventos e campeonatos. A árvore de habilidade terá 30 elementos, que se dividirão nos mais variados atributos.

Dentro de campo a atmosfera estará mais real

Os menus ao longo dos jogos estarão mais personalizados de acordo com o conceito do Modo Pro Clubs. A torcida e os estádios ficarão mais decorados com as cores dos clubes que estão jogando. Haverá também maior autonomia nas celebrações, visto que os jogadores terão mais opções para comemorar também com a equipe toda.

Em relação aos uniformes, a EA adicionou mais vinte e cinco opções de kits personalizáveis. Em relação ao gameplay propriamente dito, atendendo a pedidos dos jogadores, agora dará para escolher quais jogadores estarão na barreira durante as cobranças de falta.

Preços e edições - Standard, Champions e Ultimate

Edições de FIFA 20
Edição Ultimate é a mais cara, mas dá mais benefícios

Os jogos do FIFA tem sempre a mesma janela de lançamento, entre o nono e o décimo mês do ano. Com o FIFA 20 não vai ser diferente, portanto marque no seu calendário a chegada do jogo para 27 de setembro de 2019. Salientamos que consoles da geração anterior não irão mais receber jogos da franquia. O Nintendo Switch receberá apenas uma versão "Legacy".

Se você é dono de um PC, de um PS4 ou de um Xbox One, saiba que haverá três edições diferentes de FIFA 20: Standard, Champions e Ultimate. Cada uma, como é de costume, oferece uma série de recompensas se forem adquiridas em pré-venda. Veja abaixo o que a EA confirmou sobre cada versão.

Edição Standard

A Standard chega na data acima mencionada, independente de ser comprada em pré-venda ou não. Quem fizer a compra antecipada, no entanto, terá acesso a 3 Pacotes Ouro Raros no modo Ultimate Team. É um pacote por semana durante três semanas. Além disso, poderá escolher um jogador ídolo por empréstimo de 5 jogos e ganhará uniformes especiais do FUT.

Essa edição básica estará disponível por R$ 239,00.

Edição Champions

A edição intermediária, se adquirida em pré-venda, garante acesso antecipado de três dias ao jogo. Doze Pacotes Ouro Raros serão fornecidos, um por semana. Some isso aos 3 Pacotes da versão Standard e aos demais brindes da edição básica para ter boas recompensas pela compra antecipada.

A versão Champions poderá ser comprada por R$ 319,00.

Edição Ultimate

A versão premium de FIFA 20 também oferece o acesso antecipado de três dias. São 24 Pacotes Ouro Raros, além dos 12 da edição Champions e dos 3 da Standard. Os demais extras das edições anteriores estão garantidos. Há também um jogador do modo "Fique de Olho", pertencente ao Ultimate Team.

A edição Ultimate estará à venda por R$ 389,00.

Capa do FIFA 20

Capa FIFA 20 Hazard
Hazard, novo reforço do Real Madrid, estrelando a capa de FIFA 20

As capas do FIFA 20 foram finalmente reveladas pela EA. Após diversas especulações, temos o nome de Eden Hazard como protagonista da edição Standard do jogo! A versão Champions, por sua vez, terá o excelente zagueiro Virgil van Dijk, do Liverpool, como garoto-propaganda.

Quanto à versão Ultimate, o protagonista da edição mais cara do FIFA 20 será ninguém menos que Zinedine Zidane.

Requisitos para jogar no PC

A EA não esqueceu dos seus jogadores de FIFA de PC. A empresa divulgou também os requisitos mínimos e recomendados para as máquinas rodarem bem o FIFA 20. Veja na tabela abaixo!

Requisitos mínimos Requisitos recomendados
Sistema operacional Windows 7/Windows 8.1/Windows 10 64 bits Windows S610 64 bits
CPU Processador (AMD): Phenom II X4 965 ou equivalente
Processador (Intel): i3-2100 ou equivalente
Processador (AMD): Athlon X4 870K ou equivalente
Processador (Intel): i3 6300T ou equivalente
RAM 8GB 8GB
Placa de vídeo Placa de vídeo (AMD): Radeon HD 7850 ou equivalente
Placa de vídeo (NVIDIA): GeForce GTX 660 ou equivalente
Placa de vídeo (AMD): Radeon R9 270X ou equivalente
Placa de vídeo (NVIDIA): GeForce GTX 670 ou equivalente
Conexão online 512 KBps ou superior Conexão banda larga
Disco rígido 50GB de espaço 50GB de espaço

Calendário de novidades do FIFA 20

Calendário de atualizações do FIFA 20
Reprodução/EA

Para os mais ansiosos que não aguentam esperar por novidades, a EA fez o favor de divulgar um calendário com as atualizações a respeito do FIFA 20. Como pode ver na imagem acima, os modos Carreira, Pro Clubs e Ultimate Team não foram esquecidos. Para sabermos mais sobre o VOLTA Football, no entanto, teremos de aguardar pelo menos até agosto.

  • Metade de julho: teremos mais novidades sobre o gameplay, provavelmente explicando melhor todas as inovações do Football Intelligence
  • Final de julho: o amado modo Carreira e o online Pro Clubs terão reveladas suas novidades em relação a FIFA 19.
  • Início de agosto: FIFA 20 Ultimate Team e todas as suas mudanças serão anunciadas. O modo VOLTA Football, grande aposta da EA para a próxima edição, será completamente revelado.

Equipes brasileiras confirmadas

Os últimos jogos do FIFA não têm oferecido conteúdos específicos para os públicos sulamericanos. As equipes brasileiras, principalmente, até aparecem com uniformes licenciados, mas com jogadores bastante genéricos. Os estádios não estão presentes, muito menos os cânticos das torcidas.

Em FIFA 20, pelo que pudemos apurar até o momento, essa estratégia da EA será mantida. Atualmente foram divulgadas e confirmadas as presenças do Ceará e do Fortaleza, ambos clubes licenciados. O que resta saber é se os jogadores estarão também presentes, já que as negociações são realizadas com cada atleta individualmente.

O que podemos esperar de FIFA 20?

Desde o FIFA 17, com o anúncio do modo A Jornada, que o hype em torno de um título da franquia não era tão grande. A introdução do VOLTA e sua evidente semelhança com o FIFA Street deixa os fãs com a esperança de que FIFA 20 possa ser o melhor jogo da série já feito.

Apesar dos poucos anúncios até o momento a respeito do gameplay, já podemos esperar mudanças de jogabilidade interessantes em relação às últimas edições.

A remodelação da física dos jogadores em relação à bola, por exemplo, pode tornar as partidas muito mais imprevisíveis e próximas do futebol real. Principalmente se os duelos 1x1 se tornarem mais dinâmicos e com maiores opções de dribles.

Quanto à inteligência artificial, ela foi bastante aprimorada do 18 para o 19, contudo ainda há amplo espaço para evoluções. Resta-nos saber se elas de fato ocorrerão nos gramados ou se é apenas promessa da EA.

Fique ligado neste artigo para atualizações e novidades a respeito do FIFA 20.

Maurício Amaro
Maurício Amaro
Acadêmico e pesquisador na área de Game Studies, iniciou suas aventuras pelo mundo dos jogos ainda na infância, nos Arcades de Mortal Kombat. É fã incondicional dos games single player, mas não nega uma partidinha de FIFA no modo Online quando tem um tempo livre.