Aprenda a jogar no PC com o controle do PlayStation 4


Maurício Amaro
Maurício Amaro

Jogar no PC usando o controle do PS4 é muito fácil. Existem 2 formas: ou por Bluetooth ou por USB, sendo essa última maneira com o programa DS4Windows. Abaixo nós explicamos direitinho cada método e tudo que precisa fazer para sair jogando agora mesmo com o DualShock 4 no computador!

Método 1: Bluetooth

A Steam tem conexão natural com o DualShock 4, por isso basta você conectar o controle do PS4 ao seu PC para jogar qualquer game da sua biblioteca da Steam. Mas como fazer isso? Veja abaixo!

  • Passo 1: Pressione ao mesmo tempo os botões PS e Share do DualShock 4 por 3 segundos e pare só quando a barra de luz do joystick piscar
  • Passo 2: No PC abra as configurações de Bluetooth e conecte-se com o Wireless Controler
  • Passo 3: Se for solicitada uma senha, digite 0000.

Se o seu PC não tiver conexão Bluetooth, deverá comprar um adaptador USB que atue como um ponto Bluetooth. Há alguns produtos do gênero disponíveis para venda na internet.

O mais famoso é o CronusMAX. O problema é que ele não está à venda em Reais, apenas em Dólares. Ele pode ser encontrado na Amazon, mas ou é muito caro ou está indisponível.

Outros produtos, menos famosos, podem dar problema e não funcionar. Portanto, nesse caso, recomendamos que teste o Método 2, abaixo.

Método 2: usando o DS4Windows

Este método é para jogos que não pertencem à biblioteca da Steam. Exige que baixe o programa DS4Windows e que tenha um cabo USB para ligar o DualShock 4 ao PC. Veja abaixo o passo a passo para fazer o download e configurar o programa.

Passo 1: baixe e instale o programa DS4Windows

DS4WINDOWS

O software DS4Windows está constantemente sendo atualizado pelos seus desenvolvedores, por isso, ao acessar o site, tenha a certeza de que baixou a versão mais atual. Depois do download, instale o jogo na pasta que achar pertinente e prepara-se para instalar também o driver do DS4.

Assim que abrir o programa, aparecerá a opção para fazer essa instalação. De forma automática o download e a instalação serão feitos. Caso isso não ocorra, reinicie o PC ou espere 10 a 15 minutos até que o driver apareça devidamente instalado.

Passo 2: conecte e configure o controle

Agora que o programa e o driver do DS4Windows foram instalados, podemos conectar o DualShock 4 no computador. Para isso, use um cabo USB. Se tudo acontecer da forma certa, seu joystick deverá aparecer na aba Controllers do programa. Caso haja uma falha, mantenha o controle ligado ao PC e reinicie o software.

Uma vez que tudo foi bem-sucedido, o controle está pronto para ser usado no computador. Para verificar a configuração dos botões, é simples: vá à aba Profiles do programa. Lá poderá testar cada comando e definir direitinho como quer que os botões estejam configurados.

Tenha em mente que nem todo jogo de PC é compatível com o Xbox 360. E isso é fundamental, já que o DualShock 4 se fará passar justamente por um joystick do console da Microsoft.

Saiba como usar o controle do PS3 no PC!

Maurício Amaro
Maurício Amaro
Acadêmico e pesquisador na área de Game Studies, iniciou suas aventuras pelo mundo dos jogos ainda na infância, nos Arcades de Mortal Kombat. É fã incondicional dos games single player, mas não nega uma partidinha de FIFA no modo Online quando tem um tempo livre.