Os 10 melhores jogos parecidos com The Sims!


Maurício Amaro
Maurício Amaro

Home Street é o jogo mais parecido com The Sims que você vai encontrar. Mas que tal conhecer outros jogos super divertidos com elementos semelhantes ao mais famoso simulador de vida do mundo? Conheça jogos dos mais variados estilos e para diversas plataformas, que vão fazer você esquecer que The Sims existe de tão bons!

Home Street

Home Street mobile

Home Street é o jogo mais parecido com The Sims que você vai encontrar no momento. Desde o aspecto visual ao tipo de gameplay, tudo lembra o clássico simulador de vida criado pela Maxis. No caso você pode criar e customizar de várias formas a sua personagem, escolhendo roupas e estilos únicos, mas não dá para mexer em relação a personalidade e traços mais psicológicos.

Outro ponto bem legal é construir a casa dos seus sonhos! Seja arquiteto e engenheiro do seu lar, decidindo todos os aspectos que vão compor a decoração. Quando ela estiver pronta, pode realizar diversas atividades, como tocar instrumentos, cantar, ter um pet e mesmo expandir a família com bebês!

Animal Crossing: New Horizons

Animal Crossing: New Horizons

Animal Crossing: New Horizons foi uma grata surpresa para o Nintendo Switch. Aqui em vez de construir uma casa, que tal ter uma ilha só sua? Pense em todos os detalhes: casas, plantações, crafting de materiais, tendas na praia. Pesque, faça amigos, explore territórios e construa do zero móveis para os habitantes dessa ilha.

Aliás: convide novos moradores para morar no seu refúgio paradisíaco. Permita que seus amigos visitem sua ilha e construa laços com os animais e com os seres humanos que existem por aí. Inclusive pode você mesmo visitar as ilhas alheias, inclusive de grandes marcas que vendem roupas, calçados e alimentos no mundo real.

BitLife: Life Simulator

BitLife: LifeSimulator

BitLife: Life Simulator é um pouco diferente de The Sims em certos aspectos, mas a ideia de simulador de vida está presente. Você vai levar o seu ser humano do início da vida até o dia de sua morte. Pode escolher nome, nacionalidade e em que cidade nasceu. Signo, data de nascimento, nomes dos pais, porém, o jogo escolhe.

Contudo o gameplay é mais "textual", em que você deve tomar decisões e fazer todas as escolhas que faz na vida real. Deverá participar das aulas na escola, ir para a universidade (ou não), trabalhar, criar relações amorosas e de amizade. Enfim: tudo! O único porém é o jogo estar todo em inglês.

Dream House Days

Dream House Days

Dream House Days é um simulador de aluguel de apartamento. Na verdade, você é o dono do prédio e aluga os apartamentos para as pessoas viverem neles. Quanto mais customiza os apartamentos, com móveis caros e com decorações bonitas, mais felizes seus inquilinos ficam

O segredo é atender a todas as expectativas deles. Assim você pode cobrar um aluguel mais caro, para ter maiores lucros. No caso não é semelhante a The Sims como um todo, mas traz alguns elementos que lembram o jogo, como a customização dos espaços internos.

Family House: Heart and Home

family hoise

Nesse jogo free to play para Android você se muda para uma casa vazia e deve preencher os espaços com tudo que puder e quiser. Em seu lar podem viver sua família e até amigos! O jogo é todo jogado por meio de quests, que vão liberando itens de personalização para a casa.

Antes disso tudo, ainda pode criar seu personagem do jeito que quiser. Apesar de ser graficamente inferior a The Sims, é mais simples e fácil de jogar. Além disso adiciona algumas funcionalidades legais ao gênero, como jardinagem e culinária, de uma forma muito mais interativa do que o que é visto em The Sims.

House Flipper

House Flipper

Gosta daqueles programas de remodelação de casas? Então House Flipper é para você! Nesse jogo você vai comprar uma casa caindo aos pedaços para consertar e renovar todos os cômodos. Lide com vazamentos, com instalações elétricas perigosas e com todos os outros problemas típicos de uma casa velha.

Ao fim, vai escolher toda a mobília e a decoração da casa, podendo vendê-la por um preço muito mais valorizado. Dessa forma poderá comprar outras casas e seguir nesse ciclo de renovação!

Two Point Hospital

two point hospital

Two Point Hospital é o The Sims dos hospitais. Projete na planta e construa mesmo do zero um hospital inteiro. Decore, pinte e compre os melhores equipamentos para tratar seus futuros doentes. Sim: você vai ter de tornar o hospital um lugar lucrativo e que seja capaz de atender à enorme demanda de doentes que vai receber.

Lide também com profissionais ruins, pague salários, contrate e demita pessoas. Cuidado com as avarias nos equipamentos e apague incêndios e conserte vazamentos. Enfim: prepare-se para viver todas as emoções de ser dono de um hospital.

Planet Zoo

planet zoo

  • Plataforma: PC
  • Onde baixar: Steam

Planet Zoo é mais do que um simulador, pois é uma obra de arte. Você vai construir uma reserva gigante para abrigar dezenas de espécies de animais de todo o planeta. Você terá de pesquisar tudo sobre cada bichinho, para dar as condições perfeitas para se desenvolverem e se reproduzirem.

Conservar os animais no seu zoológico é apenas uma das tarefas. Você pode literalmente ser um deus ao criar lagos, montanhas, cavernas e diversos outros habitats e paisagens. É um dos jogos mais completos e complexos da lista para quem gosta de sandbox, portanto recomendamos muito!

My Time at Portia

my time at portia pc

Você vai entrar na cidade de Portia, onde assumirá o comando da velha oficina do seu pai. Agora é com você recuperá-la e fazê-la crescer, junto com a cidade e seus habitantes. Plante, cultive, cuide de animais e crie relações profundas com outros personagens, vivendo uma vida tranquila e cheia de paz em Portia. Existem muitos segredos e missões, portanto você tem muita coisa para fazer.

O aspecto social é importante, sendo essa a maior semelhança com The Sims. Apesar de não poder customizar sua personagem, pode expandir e melhorar a cidade conforme vai desbloqueando novas funcionalidades.

Virtual Families 2

virtual families 2

Virtual Families 2 é mesmo parecido com The Sims em quase tudo. Escolha uma personagem e viva a vida dela, incluindo encontrar um parceiro amoroso para terem uma família. Feito isso, é hora de construir sua casa dos sonhos! Pegue uma construção abandonada e velha e transforme em um palácio!

O jogo é simples e fácil de jogar, mas muito viciante. Você vai ficar horas decorando a casa, e quando chegar a hora de "viver", terá várias atividades a seu dispor. Inclusive colecionar insetos!

Veja também:

Maurício Amaro
Maurício Amaro
Acadêmico e pesquisador na área de Game Studies, iniciou suas aventuras pelo mundo dos jogos ainda na infância, nos Arcades de Mortal Kombat. É fã incondicional dos games single player, mas não nega uma partidinha de FIFA no modo Online quando tem um tempo livre.