7 jogos mais aguardados de 2020: data de lançamento, plataformas e trailers


Maurício Amaro
Maurício Amaro

O ano de 2020 promete muito em termos de lançamento de jogos! E nós separamos aqueles cujo hype estão lá em cima. São 7 games aguardados por 99% dos gamers e que certamente vão fazer sua carteira sangrar nos próximos meses. Confira abaixo!

1. Cyberpunk 2077

  • Plataformas: PS4, Xbox One, PC, Stadia
  • Lançamento: 17 de setembro

De todos da lista, Cyberpunk 2077 é sem dúvidas o jogo mais aguardado de 2020. O hype está nas alturas, principalmente depois que ele foi adiado para setembro.

Já começa que a produtora do título, a CD Projekt Red, é responsável pela obra-prima The Witcher 3. Só nisso ficamos curiosos para saber em que tipo de jogo estaremos colocando as mãos no dia 17 de setembro.

Cyberpunk 77 é um jogo em mundo aberto, que mistura elementos de exploração, de RPG e de shooter. Já foi revelado que ao jogador terá certa liberdade na construção do caráter de sua personagem. Tudo por meio de escolhas em sua origem e na forma como dialoga e se relaciona com NPCs.

A presença de Keanu Reeves no jogo deu outra razão para aguardarmos esse game com ansiedade. Interpretando Silverhand, uma espécie de consciência do protagonista, Reeves terá um papel importante e ativo na narrativa.

Por fim, a narrativa é outro ponto que merece destaque. Um fundo distópico e futurista é uma prato cheio para vermos o jogo se desenvolver de formas inesperadas e pouco previsíveis.

2. The Last of us Part II

  • Plataformas: PS4
  • Lançamento: 29 de maio

Todos nós estamos ansiosos pela parte 2 da aventura de Ellie e de Joel, que começa alguns anos após o fim bombástico do primeiro jogo. Ellie cresceu e está mais feroz do que nunca, movida por sentimentos controversos, como amor e vingança. Podemos esperar diversos arcos narrativos profundos e que novamente vão nos encher de emoção.

Os inimigos zumbis estão novamente presentes, com novas espécies ainda mais perigosas. Porém sabemos que os reais antagonistas de The Last of Us Part II serão os seres humanos. Ellie e Joel vão enfrentar um culto perigoso e que vai dar muito trabalho ao jogador.

Além da narrativa, que certamente vai impactar, o jogo promete muito em termos de mecânica de jogo. Os combates serão aquele velho misto de furtividade e ação no tempo certo. Além disso, os batimentos cardíacos de Ellie poderão ser sentidos por alguns inimigos, o que pode deixar a exploração mais complicada.

Por falar em exploração, pelo que já vimos no trailer, teremos um mundo imenso a nosso dispor, mesmo que não seja aberto. Poderemos explorar cada canto dos cenários e interagir de forma bastante ampla com itens e espaços a nosso redor.

Enfim: o hype é grande, e o jogo promete mesmo concorrer com força ao prêmio do ano em 2020. Se vai vencer como The Last of Us, teremos de esperar.

3. Final Fantasy VII Remake

  • Plataformas: PS4 (exclusivo em 2020)
  • Lançamento: 10 de abril

Final Fantasy VII é e sempre foi um dos melhores da franquia. A versão Remake chega para consolidar ainda mais essa experiência e fornecer às novas gerações uma chance de vivenciarem a história de Cloud e de Sephiroth.

Aliás, controlar Cloud, Tifa e Barret será uma das coisas mais incríveis em relação ao original. Afinal não há turnos, tornando tudo mais livre e muito mais intenso do que antes. A mecânica de combate lembra bastante Final Fantasy XV, mas pudemos perceber que os movimentos estão mais fluídos.

Quanto à narrativa, tudo que estava no original estará no Remake. Como o jogo é enorme, ele será dividido em partes. O jogo que teremos em mãos no dia 10 de abril será apenas um trecho da fantástica luta entre o bem e o mal. O hype é alto, o que só aumentou com o adiamento inesperado do jogo.

4. Doom Eternal

  • Plataformas: PS4, Xbox One, PC, Nintendo Switch
  • Lançamento: 20 de março

Doom dispensa apresentações. A franquia é uma das mais antigas em termos de shooter, estando prestes a receber mais uma versão. Doom Eternal traz novamente o guerreiro Doom Slayer em combate com as forças demoníacas do inferno. É atacar oponentes o máximo que puder para acumular vida e mais munição.

Há mais de uma dezenas de armas diferentes a seu dispor, além de armaduras e de novos movimentos de batalha. As formas de finalizar e de atacar os demônios são as mais variadas, portanto as possibilidades serão enormes.

Já foi confirmado que a quantidade e o tipo de inimigos serão o dobro em relação à edição anterior de Doom. Mais um motivo para aguardarmos ansiosamente pelo jogo. Haverá vários modos multiplayer, sendo o principal deles o Invasão. Nesse o jogador assume um demônio e participa da campanha solo de outro jogador.

5. Marvel's Avengers

  • Plataformas: PS4, Xbox One, PC e Stadia
  • Lançamento: 4 de setembro

O hype para Marvel's Avengers está misto. Muitos acham que será o fracasso, enquanto outros acreditam em um sucesso enorme. Mas fato é que ambos os lados estão esperando muito pela chance de jogar esse título. Os Avengers originais do primeiro filmes estão bem legais, e a possibilidade de controlar qualquer um deles faz com que tudo fique ainda mais interessante.

Ainda mais quando pensamos que o jogo pode ser jogado no multiplayer cooperativo. Aí a expectativa vai a mais de 8 mil! Imagine controlar Thor e seu amigo o Homem de Ferro, enquanto enfrenta missões e inimigos cheios de referências aos quadrinhos?

Não bastasse isso, os gráficos e a mecânica de combate parecem mesmo muito afinados. Cada herói tem um estilo de jogo, o que faz com que a experiência com cada personagem seja única.

Por falar nisso, a Square Enix já revelou que outros heróis e heroínas estarão disponíveis ao longo dos meses, como atualizações. Mesmo que o jogo se prove ruim, não dá para negar que ele já é um dos mais esperados de 2020!

6. Resident Evil 3 Remake

  • Plataformas: PS4, Xbox One e PC
  • Lançamento: 3 de abril

Fomos pegos de surpresa com a revelação de Resident Evil 3 Remake. Claro que sabíamos que ele viria em algum momento, mas não tão rápido! Jill e Nêmesis em HDR, 4K e com uma mecânica de jogo renovada nos fazem tremer nas bases. Afinal, RE3 sempre foi um dos mais assustadores da franquia.

O jogo vem seguindo o sucesso do remake de Resident Evil 2. Dificilmente vai falhar e com certeza vai ser um sucesso ainda maior. Os fãs de RE3 são enormes e certamente não vão abrir mão de botar as mãos em um game tão icônico.

E quem por acaso nunca jogou o original, terá uma oportunidade única para sentir o medo de ouvir Nêmesis gritar S.T.A.R.SSSSSS! e surgir do nada na sua frente!

7. Animal Crossing: Horizons

  • Plataformas: Nintendo Switch
  • Lançamento: 20 de maio

Exclusivo do Switch, esse é um dos mais aguardados jogos da plataforma. Ele é a continuação de uma franquia muito fofa da Nintendo, que possui jogos para mobile além de outros consoles da Big N. A premissa de Animal Crossing: Horizons é construir uma vila do zero, em uma ilha. E para isso você tem todo um sistema de crafting bem interessante.

Colonizar a ilha é o seu objetivo, enchendo-a de vida, com casas, móveis e outras estruturas. O jogo tem suporte online para até 8 jogadores, em que todos podem visitar as ilhas alheias e interagir socialmente entre si. Um jogo simples, mas muito esperado pelos donos de um Switch.

Veja os lançamentos para PS4!

Maurício Amaro
Maurício Amaro
Acadêmico e pesquisador na área de Game Studies, iniciou suas aventuras pelo mundo dos jogos ainda na infância, nos Arcades de Mortal Kombat. É fã incondicional dos games single player, mas não nega uma partidinha de FIFA no modo Online quando tem um tempo livre.