Layouts de Clash of Clans: saiba como montar uma base segura


Maurício Amaro
Maurício Amaro

Os layouts são um ponto essencial da experiência de Clash of Clans. Para quem não sabe, eles são o design estrutural que a sua base terá. Eles levam em consideração não só a maneira como estão posicionadas as muralhas exteriores, mas também como todos os seus edifícios estão distribuídos dentro delas.

Para um jogador iniciante isso pode parecer sem importância, porém não é. Ter um layout de base bem estruturado pode ser o que o salvará de ser invadido, de perder recursos e de ter seus troféus saqueados. Portanto neste artigo iremos explicar tudo que precisa saber sobre a montagem das suas bases, quais tipos de layouts existem e quais as melhores formas de estruturar suas defesas nas mais variadas ocasiões.

Tipos de layouts

Tipos de layout clash of clans

Existem pelo menos seis tipos de layouts básicos que você pode fazer em Clash of Clans. Eles são divididos de acordo com o objetivo do jogador, portanto temos:

  • Farming
  • Trophy
  • Hybrid
  • Shield grabbers
  • War
  • Troll bases

Todos têm seus pontos fortes e pontos fracos, por isso é preciso levar muito em consideração o seu objetivo e o que cada layout pode lhe oferecer antes de fazer a escolha por um tipo.

É importante dizer que dentro de cada um dos seis tipos mencionados acima é possível criar variações de acordo com o que você deseja. Aliás, é recomendado que faça isso, visto que Clash of Clans é um game dinâmico. Uma tática que funciona hoje pode ser completamente ineficiente amanhã, uma vez que os players sempre encontram formas de romper as barreiras de seus inimigos.

Como cada um dos layouts básicos não diz muita coisa, explicaremos abaixo tudo sobre eles. Daremos, ainda, dicas de contra que tipo de inimigo usá-los e lhe forneceremos estratégias que pode seguir de acordo com o objetivo do design que escolher usar.

Farming layout

Farming layout

Os layouts voltados para o farming são para aqueles jogadores que temem que outros players saqueiem seus recursos mais preciosos. Como infelizmente não se pode ter tudo na vida, para proteger itens como Ouro e Elixir, você terá que sacrificar algumas posses menos valiosas.

Recomendamos que você mantenha o castelo do seu clã no centro da base. Ao seu redor devem ficar os maiores depósitos de recursos que tiver. Se possuir um depósito de Dark Elixir, certifique-se de que ficará o mais próximo possível do castelo, já que esse é o item mais importante que você pode ter.

Os demais depósitos devem ser distribuídos ao longo de toda a base, sempre protegidos por unidades de defesa. Dê preferência por formar uma triangulação de edifícios, de modo que as suas edificações não fiquem todas no mesmo espaço. Isso obrigará os atacantes a se espalharem para tentar destruir os depósitos.

Outra tática é manter em sua base o maior número possível de coletores de alto nível. Nem tente colocar os de nível inferior, uma vez que os jogadores mais experientes reconhecem a diferença entre ambos. Isso é importante porque em vez de atacarem seus edifícios importantes, os invasores acabarão buscando primeiro os coletores. Isso pode dar tempo de resistir ao ataque.

Qual o melhor design para um farming layout?

Na maioria dos casos não se recomenda montar sua base a partir de um modelo de segmentação. No caso de um farming layout, no entanto, é interessante que você divida a base em três anéis. O primeiro anel é considerado o compartimento principal. É onde se localizará o castelo e aqueles depósitos de recursos que você considera mais importantes. É importante que você adicione defesas específicas a esse setor, como defesa aérea e morteiros.

Já no segundo anel, sudivida-o em quarto compartimentos. Cada um pode ficar com um depósito mais simples de recursos, além de, é claro, algumas unidades ou edifícios de defesa. Recomendamos que adicione ao seu segundo anel os depósitos de Ouro e de Elixir. Por fim, no último anel ficam os coletores e mais unidades de defesa.

Algo que você também não pode deixar de fazer é colocar seu Town Hall ao alcance de suas principais defesas. As torres, por exemplo, precisam ser capazes de atingir todos os inimigos que se aproximarem desse edifício. Além disso, elas precisam estar evoluídas ao máximo, de forma que você garanta que serão capazes de eliminar magos e arqueiros.

Além das torres, é interessante evoluir também os morteiros e canhões. Se estiverem em seu máximo potencial, conseguem eliminar bárbaros, magos e arqueiros rapidamente.

Trophy layout

trophy layout

Os Troféus são obtidos e perdidos com frequência em Clash of Clans, a partir de batalhas multiplayer. Se você atacar um inimigo, por exemplo, ganha Troféus se sair vitorioso, mas perde uma parte daqueles que já tinha caso perca o conflito. O mesmo acontece se você for o alvo do ataque. Se conseguir repelir os adversários, ganha troféus. Se falhar, perde.

De modo geral, os Troféus servem como uma forma de rankear os jogadores. Isso interfere bastante no modo multiplayer e, consequentemente, nas possíveis invasões que você pode receber. Saber a sua contagem de Troféus é interessante para ter uma ideia dos níveis de players que podem vir a atacá-lo.

Se você não quer perder os seus, portanto, precisa investir em um layout específico, que foque completamente na defesa do castelo e do Town Hall. É interessante que você cerque o Town Hall com muralhas. Fora delas, adicione torres, morteiros, unidades de ataque aéreo, X-Bow e artilharia Eagle. O castelo também é parte importante da proteção do centro da cidade, devendo ficar ao lado do Town Hall ou pelo menos muito perto dele.

Qual o melhor design para um trophy layout?

Além de isolar o Town Hall junto com o castelo do clã, tudo que fizer deve ser pensando em atrasar ao máximo o avanço dos inimigos. Ou seja: criar segmentações de muralhas em torno do centro da cidade pode ser interessante. Nem é preciso preencher esses espaços entre uma linha defensiva e outra, como no caso do farming layout. Pode deixar vazio mesmo, ou com armadilhas, de modo que os atacantes tenham que perder tempo destruindo outra muralha.

Outra dica é não colocar muitos edifícios fora das muralhas. Se não quiser perder Troféus, certifique-se de que muito pouco do que possui seja destruído. Como se sabe, é possível que perca uma quantidade mínima de Troféus se 50% da base for posta abaixo. Portanto tente distribuir os edifícios de forma que a maioria fique sempre atrás das muralhas.

Hybrid Layout

hybrid layout clash of clans

As bases com layout híbrido são consideradas o tipo mais comum. Isso porque seu objetivo é proteger tanto os recursos quanto os Troféus. A dica é você analisar o melhor de cada tipo de layout antes de decidir como irá construir a sua base. Claro que, infelizmente, não é possível proteger tudo ao mesmo tempo. A não ser que seja o mestre da guerra em Clash of Clans, algo terá que sacrificar.

Por isso, no layout híbrido seus maiores trunfos serão as unidades de combate e defesa áeras. Os morteiros, por exemplo, facilitam sua proteção porque eles têm um longo alcance. Podem, assim, retardar os avanços do inimigo. Outra atitude interessante que deve ter é colocar uma torre de magos perto dos seus depósitos. Se for uma torre bastante evoluída, pode dar conta de eliminar bárbaros e goblins rapidamente.

Qual o melhor design para um hybrid layout?

Em termos de design, o castelo e os altares dos heróis devem ser centralizados o máximo possível. Isso garante que sua atuação cubra uma boa parte da base. Esse tipo de defesa é mais eficiente nesse layout do que as torres de arqueiros ou canhões, já que a ideia é proteger o núcleo da base, mas sem perder de vista os depósitos.

Aqui a segmentação também é interessante. Principalmente se cada compartimento da base for pequeno. Isso não dá chance para as tropas inimigas se movimentarem muito em direção ao núcleo. É mais fácil de retardar o avanço do oponente se você também não agrupar os depósitos de recursos. Tenha certeza de que tanto esses depósitos quanto seu Town Hall têm pelo menos duas muralhas lhe defendendo.

Shield Grabbers, War e Troll Bases

shield grabbers e troll bases

Os três tipos de layout acima são bastante específicos, mas ao mesmo tempo atuam como derivados dos três primeiros que apresentamos. O Shield Grabbers talvez seja o mais "exclusivo", visto que o seu objetivo é garantir que o jogador atacado receba um escudo de proteção por um mínimo de 12 horas. Para tanto, você deve ser atacado, porém deve garantir que o oponente use pelo menos 33% do seu exército, recebendo você em torno de 30% de destruição.

Os layouts War são basicamente layouts Trophy e Hybrid. A questão é que o seu obejtivo é evitar que os inimigos obtenham três estrelas ao atacar sua base. Ou seja, a ideia é evitar que os inimigos destruam seus edifícios de defesa. Tanto é que eles são os únicos a serem protegidos por muralhas.

Depósitos, coletores e demais unidades ou construções são colocados do lado de fora nos layouts War. A tática mais comum é deixar o castelo e o Town Hall centralizados e com fácil acesso, para que os inimigos foquem em destruir apenas essas duas construções. Isso faz com que a invasão termine, mas com apenas 2 estrelas para os oponentes.

Por fim, as troll bases. Elas são as mais simples, sendo uma estratégia muito usada em farming e em War. Essas bases têm um layout cujo objetivo é enganar os adversário. Daí o nome troll. Para tanto, você deve deixar espaços, falhas ou gaps nas muralhas, de modo a fazer com que os inimigos pensem que sua base é fácil de ser atacada. Se fizer de forma correta, pode criar uma armadilha infalível para seus inimigos.

Como manter os inimigos longe de sua base?

As bases com alta quantidade de recursos são em Clash of Clans as mais visadas por raiders. Portanto além de preparar uma defesa sólida, tente evitar que os inimigos cheguem perto de entrar em sua base. Uma tática é posicionar Minas de Ouro e coletores de Elixir de elevado nível fora das muralhas.

Essa estratégia só funciona se os seus depósitos de Elixir e de Ouro forem de nível 9 para cima, já que os inimigos acharão que eles estão vazios, mesmo que estejam repletos de itens. Isso fará com que eles desistam de tentar invadir as muralhas, focando-se nas Minas e nos coletores que você posicionou fora da cidade. Ao notarem que foram enganados, já terão perdido boa parte das suas tropas, desistindo do ataque.

Por fim, para evitar os Wall Breakers, unidades que focam em destruir muralhas perto de edifícios, é bastante simples. Sabendo que eles não correm em direção à muralha em si, mas sim ao prédio que ela defende, basta que você posicione armadilhas entre os edifícios e as muralhas que julga que serão destruídas. Isso também é eficiente contra Gigantes, visto que dá mais tempo para você matar todos os possíveis invasores.

Maurício Amaro
Maurício Amaro
Acadêmico e pesquisador na área de Game Studies, iniciou suas aventuras pelo mundo dos jogos ainda na infância, nos Arcades de Mortal Kombat. É fã incondicional dos games single player, mas não nega uma partidinha de FIFA no modo Online quando tem um tempo livre.