Teamfight Tactics: melhores itens (Tier List) e em quem equipar!


Raphael Aviz
Raphael Aviz

faOs itens são grande parte do jogo em Teamfight Tactics (TFT) e, por isso, é extremamente importante saber quais deles são melhores que outros. Ainda mais importante, você deve saber em quais campeões você deve equipar determinados itens para tirar o máximo proveito de cada um. Pensando nisso, elaboramos abaixo uma Tier List de itens de TFT com sugestões incríveis de como utilizar cada um dos equipamentos do jogo.

Os itens abaixo foram classificados com base no seu efeito individual (força do item) e na sua versatilidade (número de situações em que o item é útil). Confira!

Tier List - Itens - TFT

Itens rank S: os melhores do jogo

Itens Rank S - TFT

Os itens rank S são os itens que estão no topo do metagame. São bons em todas as situações e devem ser usados em todas as partidas.

  • Itens: Garra de Dragão, Força da Natureza, Coração Congelado, Canhão Fumegante, Dançarina Fantasma, Lança de Shojin e Hidra Titânica

Garra de Dragão Garra de Dragão (2x Capa de Negatron): 83% de resistência mágica é quase imunidade à magia, que por acaso é o efeito da sinergia de Dragões, uma das melhores do jogo. O campeão equipado com este item basicamente se torna um Aurelion Sol ou Shyvana e pode resistir muito a uma grande quantidade de ataques do jogo. Além disso, o item countera totalmente uma build de feiticeiros e qualquer outro campeão baseado em ult.

  • Em quem equipar: qualquer campeão que você queira proteger. Pode ser usado em algum tank para torná-lo ainda mais resistente ou mesmo em algum DPS na linha de trás para protegê-lo de ults.

Força da NaturezForça da Natureza (2x Espátula): não há muito o que falar. 1 unidade extra no tabuleiro sempre será uma ótimo recurso.

  • Em quem equipar: qualquer campeão.

Coração Congelado Coração Congelado (Lágrima da Deusa + Cota de Malha): velocidade de ataque é um dos atributos mais importantes de TFT e é justamente o que é counterado pelo Coração Congelado. A lentidão de 20% em inimigos adjacentes continua sendo um ótimo efeito individual.

  • Em quem equipar: nas suas unidades tanks posicionadas na linha de frente. Quanto mais tempo o Coração Gelado estiver em jogo, melhor. Ótimo para ser usado em Cavaleiros (Darius, Sejuani, Garen, Mordekaiser, Poppy e Kayle) e Guardiões (Braum e Leona).

Dançarina Fantasma Dançarina Fantasma (Arco Recurvo + Cota de Malha): muitos jogadores pensam nesse item como "imunidade a golpes críticos", mas ele é mais que isso. O campeão equipado não apenas evita o crítico mas também não leva qualquer dano daquele golpe. Isso significa que, em cada quatro golpes, seu campeão não levará nenhum dano de um deles (as chances de crítico são de, mais ou menos, 25%).

  • Em quem equipar: no seu DPS mais frágil posicionado nas linhas de trás. Isso o tornará muito mais resistente aos Assassinos que pularão para atacá-lo. No entanto, o item é extremamente versátil e pode ser bem utilizado em diversas situações.

Canhão Fumegante Canhão Fumegante (2x Arco Recurvo): além de dobrar o alcance de ataques (que por si só é um efeito incrível), o item countera completamente a Dançarina Fantasma, já que o campeão equipado não pode mais errar golpes.

  • Em quem equipar: em unidades de longo alcance como Feiticeiros (Karthus, Morgana, Aurelion Sol, Ahri, Kassadin, Lulu, Veigar e Twisted Fate, ou Patrulheiros (Vayne, Varus, Ashe e Kindred). Além disso, o item também é útil nas mãos do Yasuo (Exilado), fazendo com que ele possa causar dano enquanto permanece na sua posição isolada.

Lança de Shojin Lança de Shojin (Lágrima da Deusa + Espada G.P.C): claramente um dos melhores itens do jogo. Mesmo nerfado, o bônus de 15% de mana por ataque ainda faz da Lança da Shojin um dos itens obrigatórios em toda partida.

  • Em quem equipar: no seu campeão com melhor ult (habilidade ativa). O item permite que o campeão esteja apto a usar a habilidade novamente em muito pouco tempo.

Hidra Titântica Hidra Titânica (Arco Recurvo + Cinto do Gigante): 10% da vida máxima do usuário em dano espalhado (splash damage) por ataque é muita coisa.

  • Em quem equipar: no seu tank (como Gnar, por exemplo) com maior resistência e maior vida. A lógica é manter o item em jogo o maior tempo possível e, obviamente, quanto maior o HP do campeão equipado, maior será o dano.

Tier List de Teamfight Tactics: conheça os melhores campeões do jogo!

Itens rank A: muito bons e versáteis

Itens rank A - TFT

Os itens rank A também estão entre os melhores do jogo, mas não são tão bons quanto os rank S. Mesmo assim, os itens desse rank possuem ótimos efeitos individuais e também são muito úteis em várias situações.

  • Itens: Cota de Malha, Arco Recurvo, Espátula, Medalhão Solari de Ferro, Lâmina da Fúria de Guinsoo, Abraço de Seraph, Armadura de Espinhos, Heraldo de Zeke e Zéfiro

Cota de Malha Cota de Malha: armadura é um atributo que está em alta em TFT, já que muitos campeões estão se baseando em ataques normais. Além do bônus de armadura, a Cota de Malha é um dos itens primários usados para formar alguns dos melhores itens do jogo.

  • Em quem equipar: em qualquer campeão, de preferência nos tanks da linha de frente.

Arco Recurvo Arco Recurvo: velocidade de ataque continua sendo um dos melhores atributos do jogo, já que além do aumento em DPS, faz com que o campeão receba mana mais rápido. Além disso, o Arco Recurvo também é usado para formar alguns dos melhores itens do jogo.

  • Em quem equipar: nos seus DPS.

Espátula Espátula: se é necessário para obter o item Força da Natureza, é um bom item.

  • Em quem equipar: não equipe.

Medalhão Solari de Ferro Medalhão Solari de Ferro (Bastão Desnecessariamente Grande + Cota de Malha): bom item de defesa que fornece um escudo aos aliados adjacentes.

  • Em quem equipar: Guardiões (Braum e Leona) e Cavaleiros (Darius, Sejuani, Garen, Mordekaiser, Poppy e Kayle)

Lâmina da Fúria de Guinsoo Lâmina da Fúria de Guinsoo (Arco Recurvo + Bastão Desnecessariamente Grande): como dito antes, velocidade de ataque é um dos melhores (talvez o melhor) atributo do jogo, e é isso que a Guinsoo oferece em abundância.

  • Em quem equipar: em campeões mais baseados em ataques normais como Glaciais (Volibear, Lissandra, Anivia, Braum, Sejuani e Ashe), Pistoleiros (Lucian, Miss Fortune, Graves, Tristana e Gangplank) e Patrulheiros (Varus, Ashe, Vayne e Kindred). Todas esses campeões possuem efeitos especiais em ataques normais causados pelas suas sinergias. Assim, quanto mais rápido eles atacarem, mais chances de colocarem esses efeitos em jogo.

Abraço de Seraph Abraço de Seraph (2x Lágrima da Deusa): é basicamente uma Lança de Shojin piorada.

  • Em quem equipar: sendo um item de mana, deve ser equipado no seu campeão com melhor ult. No entanto, não é tão versátil quanto a Lança de Shojin e é melhor utilizada em Feiticeiros.

Armadura de Espinhos Armadura de Espinhos (2x Cota de Malha): como dito antes, armadura é um dos melhores atributos de TFT e a reflexão de 35% do dano recebido é a cereja do bolo.

  • Em quem equipar: no seu tank mais resistente e centralizado. É importante que o campeão equipado seja o alvo da maior parte dos oponentes. Quanto maior a resistência do campeão, mais dano será refletido.

Heraldo de Zeke Heraldo de Zeke (Cinto do Gigante + Espada G.P.C): novamente, velocidade de ataque é um dos melhores atributos do jogo. Mas 10% não é muito.

  • Em quem equipar: em campeões centralizados para afetar o máximo de aliados possíveis.

Zéfiro Zéfiro (Capa de Negatron + Cinto do Gigante): o efeito do item resume tudo: bane um inimigo por 5 segundos no início do combate. Isso é tempo suficiente para centralizar os ataques em menos unidades e sair na vantagem.

  • Em quem equipar: em qualquer campeão.

Veja as melhores composições de sinergias em Teamfight Tactics!

Itens rank B: medianos e úteis

Itens rank B - TFT

Os itens rank B são de nível mediano. Possuem efeitos individuais moderados, mas ainda são úteis em várias situações.

  • Itens: Espada G.P.C, Bastão Desnecessariamente Grande, Lágrima da Deusa, Sedenta por Sangue, Pistola Laminar Hextec, Hush, Gume do Infinito, Morellonomicon, Capuz da Morte de Rabadon, Buff Vermelho, Quebra-lâmina e Armadura de Warmog e Eco de Luden

Espada GPC Espada G.P.C: necessário para formar outros itens de alto nível.

  • Em quem equipar: no seu principal DPS no early game.

Bastão Desnecessariamente Grande Bastão Desnecessariamente Grande: necessário para formar outros itens de alto nível.

  • Em quem equipar: no seu principal DPS mago no early game.

Lágrima da Deusa Lágrima da Deusa: necessário para formar outros itens de alto nível.

  • Em quem equipar: na sua unidade com melhor ult no early game.

Sedenta por Sangue Sedenta por Sangue (Espada G.P.C + Capa de Negatron): o Roubo de Vida de 35% ocorre em cada ataque normal. Ótimo item para ser combinado com outros que deem velocidade de ataque.

  • Em quem equipar: melhor equipado em Patrulheiros (Varus, Ashe, Vayne e Kindred) devido ao ataque extra dado pela sua sinergia. No entanto, também é bem explorado em outros campeões equipados com itens de velocidade de ataque.

Pistola Laminar Hextec Pistola Laminar Hextec (Bastão Desnecessariamente Grande + Espada G.P.C): parecido com o item acima, mas é aplicado em qualquer dano causado.

  • Em quem equipar: nos seus principais DPS. É muito compatível com Demônios (Evelyn, Aatrox, Brand, Varus, Elise, Swain e Morgana) devido ao bônus de dano verdadeiro da sinergia.

Hush Hush (Lágrima da Deusa + Capa de Negatron): um item normal de debuff (silêncio), mas a alta taxa de sucesso de 30% por ataque faz a diferença.

  • Em quem equipar: em Patrulheiros (Varus, Ashe, Vayne e Kindred) para ter mais chances de colocar o silêncio em efeito e no Blitzcrank (Robô), já que ele começa o round com a mana cheia e não precisa levar dano de habilidades para habilitar a sua.

Gume do Infinito Gume do Infinito (2x Espada G.P.C): item padrão para DPS.

  • Em quem equipar: em Assassinos (Evelyn, Katarina, Zed, Akali, Pyke, Rengar e Kha'Zix). O item combina perfeitamente com a sinergia dessa classe.

Morelonomicon Morellonomicon (Bastão Desnecessariamente Grande + Cinto do Gigante): aplica um efeito de DoT (damage over time) em todos os ataques mágicos.

  • Em quem equipar: em Feiticeiros (Karthus, Morgana, Aurelion Sol, Ahri, Kassadin, Lulu, Veigar e Twisted Fate) e em Elementalistas (Brand, Lissandra, Anivia e Kennen).

Capuz da Morte de Rabadon Capuz da Morte de Rabadon (2x Bastão Desnecesariamente Grande): um item simples de aumento de dano mágico.

  • Em quem equipar: em Feiticeiros (Karthus, Morgana, Aurelion Sol, Ahri, Kassadin, Lulu, Veigar e Twisted Fate) e em Elementalistas (Brand, Lissandra, Anivia e Kennen).

Buff Vermelho Buff Vermelho (Cota de Malha + Cinto do Gigante): outro item de aumento de dano, mas com um debuff interessante que impede curas.

  • Em quem equipar: em Pistoleiros (Lucian, Miss Fortune, Graves, Tristana e Gangplank). Dessa forma, há chance de todos os seus oponentes no tabuleiro receberem o debuff.

Quebra-lâmina Quebra-lâmina (Cota de Malha + Capa de Negatron): outro item de debuffs ativados com ataques normais.

  • Em quem equipar: em Mestres das Lâminas (Fiora, Shen, Aatrox, Gangplank, Draven e Yasuo) e Patrulheiros (Vayne, Varus, Ashe e Kindred).

Armadura de Warmog Armadura de Warmog (2x Cinto do Gigante): um item razoável de defesa. Permite que o campeão equipado sobreviva por mais tempo.

  • Em quem equipar: Memamorfos (Elise, Shyvana, Swain, Nidalee e Gnar) são as primeiras opções, sem dúvida. O efeito da Armadura de Warmog forma um combo perfeito com a sinestesia dessa Origem. Se não houver Metamorfos em campo, coloque o item no seu campeão tank de maior HP.

Eco de Luden Eco de Luden (Bastão Desnecessariamente Grande + Lágrima da Deusa): dano espalhado (splash damage) é uma características que está ganhando destaque em TFT.

  • Em quem equipar: em algum Feiticeiro (Karthus, Morgana, Aurelion Sol, Ahri, Kassadin, Lulu, Veigar e Twisted Fate). O Eco de Luden é perfeito para ser combinado com essa sinergia.

8 dicas preciosas de Teamfight Tactics para chegar à vitória!

Itens rank C: ruins ou situacionais

Itens rank C - TFT

Os itens rank C são ruins. Seus efeitos não estão no nível dos outros itens e possuem baixa utilidade, sendo, consequentemente, mais situacionais. Geralmente são usados como segunda (ou terceira) opção, ou para counterar alguma situação bem específica.

  • Itens: Cinto do Gigante, Capa de Negatron, Lâmina Amaldiçoada, Furacão de Runaan, Faca de Statikk, Lâmina do Divino e Faísca Iônica

Cinto do Gigante Cinto do Gigante: necessário para formar outros itens mais fortes, mas que não estão entre os melhores do jogo (com exceção da Hidra Titânica). Seu atributo beneficiado (HP) não está entre os mais importantes.

  • Em quem equipar: no seu principal tank no early game.

Capa de Negatron Capa de Negatron: necessário para formar outros itens mais fortes, mas que não estão entre os melhores do jogo. Pelo menos seu atributo beneficiado (resitência mágica) é útil.

  • Em quem equipar: em qualquer campeão.

Lâmina Amaldiçoada Lâmina Amaldiçoada (Arco Recurvo + Capa de Negatron): 20% de chance de reduzir 1 estrela do alvo, por ataque, é um dos debuffs mais violentos do jogo, sem dúvida.

  • Em quem equipar: em Assassinos (Evelynn, Katarina, Zed, Akali, Pyke, Rengar e Kha'Zix) para que eles possam terminar o trabalho rápido e pular para o próximo alvo. Também é bem equipado em Mestres das Lâminas (Fiora, Shen, Aatrox, Gangplank, Draven e Yasuo) e Patrulheiros (Vayne, Varus, Ashe e Kindred).

Furacão de Runaan Furacão de Runaan (Capa de Negatron + Espátula): parecido com splash damage mas atinge só 2 oponentes extras. Além disso, cada oponente atingido é considerado um ataque isolado.

  • Em quem equipar: em Glaciais (Lissandra, Braum, Ashe, Volibear, Sejuani e Anivia) para aumentar as chances de colocar o efeito da sinergia (stun) em jogo. Também é útil em Imperiais (Darius, Katarina, Draven e Swain).

Faca de Statikk Faca de Statikk (Arco Recurvo + Lágrima da Deusa): item abaixo da média. O dano espalhado é muito pouco e ainda por cima só acontece de três em três ataques.

  • Em quem equipar: em campeões que ataquem rápido para aumentar a frequência do splash damage. Os mais indicados são Selvagens (Rengar, Warwick, Nidalee, Gnar, Ahri), Mestres das Lâminas (Aatrox, Yasuo, Draven, Fiora, Shen e Gangplank) e Patrulheiros (Varus, Ashe, Vayne e Kindred). Também é bem utilizado em Pistoleiros (Graves, Tristana, Lucian, Gangplank e Miss Fortune), principalmente se a sinergia de 4 estiver pronta.

Lâmina do Divino Lâmina do Divino (Espada G.P.C + Arco Recurvo): pequeníssima chance (5%) de obter 100% de Acerto Crítico. Essa taxa precisa ser aumentada para competir com os outros itens.

  • Em quem equipar: em Patrulheiros (Varus, Ashe, Vayne e Kindred).

Faísca Iônica Faísca Iônica (Bastão Desnecessariamente Grande + Capa de Negatron): um item counterador de Feiticeiros. No entanto, o dano causado nos alvos ainda é bem baixo (200).

  • Em quem equipar: em Cavaleiros (Darius, Sejuani, Garen, Mordekaiser, Poppy e Kayle) ou Guardiões (Braum e Leona). Quanto mais tempo o item permanecer no tabuleiro, melhor.

Conheça os campeões e sinergias de classe e origem em Teamfight Tactics!

Itens rank D: os piores do jogo

Itens rank D - TFT

Os itens rank D são completamente desnecessários. Se você os obter prontos de um carrossel, tudo bem, use-os, mas nunca gaste seus preciosos itens craftando esses aqui. Existem muitas outras opções melhores.

  • Itens: Anjo Guardião e Redenção

Anjo Guardião Anjo Guardião (Espada G.P.C + Cota de Malha): apesar do buff recebido, o item continua quase inútil. O único contexto em que ele faz diferença é quando o round está extremamente disputado e o seu campeão volta a vida e faz a diferença. No entanto, todos sabem que a maioria das derrotas não acontecem assim, e seu oponente muitas vezes termina o round com dois, três ou mais unidades. Assim, seu campeão voltará à vida só para morrer alguns segundos depois.

  • Em quem equipar: no carry do seu time, ou seja, no campeão mais forte e mais bem equipado. Talvez assim esse item faça alguma diferença.

Redenção Redenção (Cinto do Gigante e Lágrima da Deusa): outro item ruim. Ele parece bom, mas para funcionar é necessário que muitos elementos encaixem. Primeiro, se o campeão equipado for o último a morrer, o item é desperdiçado. Segundo, se o campeão morrer rapidamente, os aliados podem não ter recebido tanto dano assim, então não se beneficiarão totalmente da cura. Por último, se os aliados saírem de perto do campeão equipado, também não se curam.

  • Em quem equipar: extremamente situacional, mas tente equipá-lo em algum campeão que sempre morre nos rounds, mas não tão rápido assim.

Guia completo de itens e combinações de Teamfight Tactics!

Itens sem rank: puramente situacionais

Itens sem Rank - TFT

Não há critérios para classificar os itens sem rank porque todos eles são puramente situacionais. Todos são craftados com Espátulas e têm o objetivo de mudar a classe do campeão equipado. Por isso, podem ser completamente inúteis ou totalmente necessários para virar o jogo dependendo da situação e, principalmente, da build que você escolher.

  • Itens: Espada do Rei Destruidor, Darkin, Malho Congelado, Juramento do Cavaleiro, Lâmina Fantasma de Youmuu e Yuumi

Sem análise.

Raphael Aviz
Raphael Aviz
Ex-jogador profissional de Counter Strike e Super Smash Bros. Melee, Brawl e 4. No momento aposentado das competições mas FANÁTICO por todos os eSports, sejam de luta, estratégia ou FPS.