Os 10 melhores jogos MOBA de 2020 em todas as plataformas!


Raphael Nascimento
Raphael Nascimento

Passa ano e entra ano, os MOBA (multiplayer online battle arena) continuam sendo um dos jogos mais procurados ao redor do mundo. Com diversos títulos de grande renome, o gênero recebe pouquíssimas novidades em termos de novos títulos ou novas mecânicas. Mesmo assim, sempre há aqueles que inovam de alguma forma, seja mudando a perspectiva ou até mesmo para 2D!

Se você está querendo iniciar na vida dos MOBA ou apenas trocar de jogo, confira baixo a nossa lista dos melhores jogos do gênero para 2020!

1. League of Legends

Melhores jogos MOBA 2020

Plataforma: PC

Tinha que ser ele. League of Legends é, sem dúvidas, o maior fenômeno mundial dos MOBAS. O jogo ultrapassou muito o seu rival Dota em termos de popularidade com as suas mecânicas um pouco mais simples e gráficos mais amigáveis a PCs mais fracos.

Atualmente, LoL é o MOBA com a maior comunidade de jogadores ativos do mundo. O jogo recebe atualizações periódicas de balanceamento e conteúdo que sempre revitalizam a jogabilidade e o metagame. Em termos de esportes eletrônicos, LoL também é o mais popular, contando com inúmeras competições mundiais e locais ao redor do planeta.

2. Dota 2

Melhores jogos MOBA 2020

Plataforma: PC

A franquia que colocou o gênero MOBA no mapa, Dota estabeleceu o modelo utilizado em basicamente todos os MOBAs que vieram depois. Sua segunda versão foi lançada em 2013 e mantém fiés jogadores ativos até hoje. Com gráficos mais trabalhados e uma curva de aprendizado um pouco mais complicada, Dota 2 atende um nicho de jogadores diferente dos que preferem LoL.

Dota 2 também recebe atualizações periódicas, embora mais esparsas do que League of Legends. O jogo também é o MOBA que oferece o maior prêmio em dinheiro em campeonatos mundiais.

3. Heroes of the Storm

Melhores jogos MOBA 2020

Plataforma: PC

Heroes of the Storm é um MOBA da Blizzard que reúne heróis de vários dos seus títulos: Warcraft, Starcraft, Diablo, Overwatch e Nexus.

Em termos de jogabilidade, HotS é mais simples e fácil do que League of Legends, principalmente pelo fato de não haver dinheiro, loja e itens. Além disso, um grande diferencial do jogo é o fato de que toda a experiência recebida por um dos jogadores é compartilhada entre o time. Isso faz com que o jogo, com um todo, tenha um foco muito maior na equipe, tornando muito difícil que apenas um jogador se destaque.

Ao contrário de outros MOBAs, as partidas em HotS acontecem em mais de um mapa, cada um com seus próprios objetivos.

4. Smite

Melhores jogos MOBA 2020

Plataformas: PC, Playstation 4, Xbox One e Nintendo Switch

Smite é um MOBA cuja temática foca em diferentes mitologias ao redor do mundo. Todos os personagens são deuses ou criaturas fantásticas retiradas da mitologia romana, grega, hindu e até mesmo eslávica ou polinésia. Ao todo, o jogo conta com mais de 100 personagens jogáveis.

Smite é um dos MOBAs mais diferentes que existem já que ele se afasta do modelo padrão em diversos aspectos. Para começar, a perspectiva é em terceira pessoa, ou seja, o jogador tem muito menos visão do que está acontecendo ao seu redor, o que aumenta muito a importância da comunicação entre o time (as partidas são travadas entre times 5x5). Além disso, as skills precisam ser miradas manualmente, o que abre um leque de possíveis interações que não são comuns em outros jogos do gênero.

5. Heroes of Newerth

Melhores jogos MOBA 2020

Plataformas: PC

Heroes of Newerth, mais conhecido como HoN, é um MOBA lançado em 2010 que, apesar de já ter feito muito sucesso, nunca conseguiu superar nomes maiores como LoL ou Dota. Isso não quer dizer que o jogo seja ruim, mas apenas que não inova em nenhum aspecto.

HoN possui a identidade visual mais parecida com Dota 2, com uma pegada mais sombria e um ar mais “sério”. O jogo também conta com mais de 130 personagens, um número superior aos heróis jogáveis em Dota 2 e League of Legends. Tirando isso, Heroes of Newerth é apenas uma alternativa para quem quer experimentar um MOBA diferente no PC.

6. Awesomenauts

Melhores jogos MOBA 2020

Plataformas: PC, Playstation 4, Playstation 3, Xbox One e Xbox 360

Awesomenauts é um MOBA muito diferente dos outros, principalmente pelo fato de ser em 2D! Apesar de parecer estranho à primeira vista, o jogo conseguiu, com sucesso, traduzir as mecânicas básicas do gênero para um cenário 2D de plataforma.

Mesmo em 2D, Awesomenauts mantém todos os elementos indispensáveis para um MOBA: partidas em equipe, divisão em lanes, minions, itens, skins, classes (tanks, DPS e suporte), etc. Além disso, o objetivo aqui continua o mesmo: avançar no mapa, dominar território e destruir a base inimiga ao mesmo tempo que protege a sua. Sem dúvidas um jogo muito original e que roda bem em PC fraco.

7. Mobile Legends: Bang Bang

Melhores jogos MOBA 2020

Plataformas: Android e iOS

Há anos Mobile Legends é o MOBA mais popular para celulares. Com a jogabilidade simples e gráficos medianos, o jogo é muito acessível a jogadores novatos e ainda roda na maioria dos dispositivos médios. O jogo conta com mais de 80 personagens e diversos modos de jogo, sistema de conquistas, skins, e muito mais.

Mobile Legends também recebe atualizações de conteúdo e balanceamento periódicas, o que o torna cada vez mais competitivo e atraente. O jogo já conta com uma comunidade nacional e internacional bem ativa.

8. Arena of Valor

Melhores jogos MOBA 2020

Plataformas: Android, iOS e Nintendo Switch

Arena of Valor é um MOBA que, além de possuir seus próprios personagens, inclui alguns nomes famosos do universo DC como Superman, Batman, Joker e Mulher-Maravilha. Tirando isso, a verdade é que não há muita diferença entre Arena of Valor e Mobile Legends. Os jogos possuem grande similaridades entre si que vão desde a interface, talentos, ranques por estrelas, comandos idênticos, etc.

Talvez o único diferencial que vale a pena ser mencionado é que em Arena of Valor é possível ganhar skins gratúitas ao vencer partidas, o que, convenhamos, pode ser bem atraente.

9. Vainglory

Melhores jogos MOBA 2020

Plataformas: PC, Android e iOS

Sem dúvida um dos melhores MOBAs para celulares. Vainglory possui gráficos e jogabilidade de altíssimo nível e permite crossplay entre plataformas, ou seja, jogadores de PC podem competir com jogadores do Android e iOS, o que aumenta bastante a comunidade ativa do game. Com isso, o jogo também ótimo para ser jogado em PC fraco.

Vainglory é também o MOBA mais balanceado para celulares até o momento e com heróis muito bem trabalhados. Talvez o único ponto negativo seja o número de heróis inferior a média de outros jogos. Ao todo, são apenas 43 personagens jogáveis.

10. Heroes Evolved Mobile

Melhores jogos MOBA 2020

Plataformas: Android e iOS

Mais um MOBA que merece sua atenção. Embora Heroes Evolved não inove em nenhum aspecto, o jogo entrega tudo o que um fã do gênero pode esperar. Ao todo, o jogo conta com mais de 50 personagens jogáveis e diversos modos que vão dos mais sérios até os mais descontraídos.

O principal foco de Heroes Evolved Mobile é oferecer partidas mais curtas do que a média dos outros jogos. Até dezembro de 2019 o jogo também contava com uma versão para PC, mas esta foi cancelada, mantendo-se apenas a versão mobile.

Veja também os melhores jogos grátis na Steam para 2020!

Raphael Nascimento
Raphael Nascimento
Ex-jogador profissional de Counter Strike e Super Smash Bros. Melee, Brawl e 4. No momento aposentado das competições mas FANÁTICO por todos os eSports, sejam de luta, estratégia ou FPS.