Pokémon GO: os 20 melhores pokémons da Copa Festiva!


Raphael Nascimento
Raphael Nascimento

A Copa Festiva (Holiday Cup) chegou em Pokémon GO trazendo um novo metagame muito interessante. Dessa vez, somente pokémons dos tipos Normal, Fantasma, Elétrico, Voador, Gelo e Planta que tenham até 1500 de CP podem participar. Curiosamente, essas restrições fazem com que os pokémons que tenham bons ataques ágeis ganhem destaque. Confira abaixo os 20 melhores pokémons para a Copa Festiva!

1. Wigglytuff

Melhores pokémons - Copa Festiva - Pokémon GO

Nota: 10

Wigglytuff é do tipo Normal/Fada, uma combinação muito favorecida na Copa Festiva que o permite ter ótimas resistências contra a maioria dos top tiers dessa liga e ainda ter acesso a golpes de grande impacto.

Melhores ataques

Ágil: Encantar (Charm), pois causa muito mais dano. Somado às suas resistências, esse golpe permite causar muito dano sem a necessidade de ataques carregados.

Carregados: Raio Congelante (Ice Beam) e Jogo Duro (Play Rough). O primeiro countera os pokémons de Planta dessa liga (veja abaixo), além de counterar Altaria e Whimiscott. O segundo deve ser usado pontualmente contra alguns pokémons como Obstagoon e outros que resistam Gelo.

2. Marowak (forma de Alola)

Melhores pokémons - Copa Festiva - Pokémon GO

Nota: 10

Marowak (Forma de Alola) é do tipo Fogo/Fantasma e é a principal forma de counterar os muitos Fadas que conseguiram entrar nessa liga por ter dois tipos. Com seu moveset versátil, Marowak consegue lidar com todos os Planta dessa liga e outras escolhas pontuais como Sandslash, Skarmor, Magneton, etc. Além disso, Marowak tem acesso a golpes de primeira qualidade que podem deletar muitos pokémons que não sejam resistentes a Fantasma.

Melhores ataques

Ágil: Chama Furação (Fire Spin), pois causa mais dano e countera muitos pokémons dessa lista.

Carregados: Osso Sombrio (Shadow Bone) e Golpe de Taco (Bone Club). O primeiro é um golpe exclusivo de Marowak que é uma versão mais rápida e mais fraca de Bola Sombria. O segundo é o golpe mais rápido e a melhor opção para pressionar escudos. Você também pode substituir Osso Sombrio por Bola Sombria para obter muito mais dano em troque de velocidade.

3. Obstagoon

Melhores pokémons - Copa Festiva - Pokémon GO

Nota: 10

Obstagoon é do tipo Normal/Sombrio um dos pokémons mais versáteis da Copa Festiva, mas também é counterado por qualquer usuário de Encantar, então nunca deve ser usado como primeiro pokémon. Apesar de não ter atributos incríveis, seu moveset o permite lidar com todos os top tiers dessa lista.

Melhores ataques

Ágil: Contra-atacar (Counter), pois é um dos melhores golpes ágeis do jogo e permite lidar com os muitos Normais dessa liga, além dos Aços e Gelo.

Carregados: Talho Noturno (Night Slash) e Golpe Cruzado (Cross Chop) ou Tiro de Sujeira (Gunk Shot). O primeiro permite counterar Alolan Marowak e ainda tem possibilidade de fornecer buff de ataque. O segundo é a melhor opção para lidar com os muitos tanques dessa liga como Lapras, Snorlax, Dewgong e Vigoroth. Tiro de Sujeira é uma opção alternativa caso você precise mesmo usar Obstagoon contra Fadas.

4. Snorlax

Melhores pokémons - Copa Festiva - Pokémon GO

Nota: 10

Snorlax é do tipo Normal e é um dos melhores pokémons para todas as ligas de Pokémon GO. Sua capacidade de segurar dano e é ainda mais eficiente nessa liga em que seu únicos counters (Lutadores) não são permitidos. Isso faz com que ele seja counterado por pouquíssimos pokémons que tenham acesso a golpes desse tipo, permitindo que ele fique na batalha por muito tempo.

Melhores ataques

Ágil: Lambida (Lick) é a única opção viável aqui.

Carregados: Pancada Corporal (Body Slam) e Superpoder (Superpower). O primeiro é a melhor opção para Snorlax pressionar escudos e causar dano neutro em todos os pokémons (tirando Lutadores). O segundo deve ser usado apenas quando não houver mais escudos em jogo, já que causa um debuff próprio bem pesado. Mesmo assim, ele permite que Snorlax acabe com outros Normais, Gelo e Aço

5. Whimiscott

Melhores pokémons - Copa Festiva - Pokémon GO

Nota: 9

Whimiscott é do tipo Planta/Fada e um estreante nas Ligas de Pokémon GO. Sua principal característica aqui é o acesso a Encantar, mas a vulnerabilidade contra alguns pokémons de Fogo dessa liga não o deixa estar mais alto nessa lista. Ambos os seus golpes carregados não possuem grande impacto, mas sua alta resistência o permite causar muito dano apenas com golpes ágeis.

Melhores ataques

Ágil: Encantar (Charm) é a única opção viável aqui.

Carregados: Nó de Planta (Grass Knot) e Explosão Lunar (Moonblast) são as únicas opções viáveis.

6. Ninetails (forma de Alola)

Melhores pokémons - Copa Festiva - Pokémon GO

Nota: 9

Ninetails de Alola é do tipo Gelo/Fada, mais uma combinação perfeita para a Copa Festiva. Além do acesso a Encantar, seu tipo Gelo permite uma grande vantagem contra os Plantas e Voadores dessa liga.

Melhores ataques

Ágil: Encantar (Charm) é a única opção viável aqui.

Carregados: Raio Congelante (Ice Beam) e Choque Psíquico (Psychock). O primeiro oferece a melhor ferramenta contra Plantas e Voadores enquanto o segundo possui o melhor custo benefício e funciona como dano neutro para a maioria dos duelos nessa liga.

7. Vigoroth

Melhores pokémons - Copa Festiva - Pokémon GO

Nota: 9

Vigoroth é do tipo Normal e, assim como Snorlax, se beneficia da ausência de Lutadores na Copa Festiva. Seu principal diferencial em relação ao gordão é o acesso a Contra-atacar, o melhor golpe ágil do tipo Lutador que o permite counterar muito bem quase todos os Normais dessa liga, além dos Gelos e Aço.

Melhores ataques

Ágil: Contra-atacar, pelos motivos mencionados acima.

Carregados: Pancada Corporal (Body Slam) e Tremor (Bulldoze). O primeiro é a principal ferramenta de dano neutro de Vigoroth enquanto o segundo é usado contra oponentes pontuais como Aços e Elétricos.

8. Togekiss

Melhores pokémons - Copa Festiva - Pokémon GO

Nota: 8

Togekiss é do tipo Voador/Fada. Apesar de ser um dos melhores pokémons para a Ultra-Liga e Liga Mestra, na Copa Festiva Togekiss fica abaixo de outros Fadas, já que seus golpes carregados tem pouquíssima relevância nessa liga. Mesmo assim, acesso ao golpe Encantar o torna automaticamente bom.

Melhores ataques

Ágil: Encantar (Charm) é a única opção viável aqui.

Carregados: Ás dos Ares (Aerial Ace) e Lança-Chamas (Flamethrower). Ambos oferecem coberturas parecidas mas o primeiro exige bem menos energia.

9. Charizard

Melhores pokémons - Copa Festiva - Pokémon GO

Nota: 8

Charizard é do tipo Voador/Fogo e uma ótima opção para lidar com os muitos Planta e Gelo da Liga Festiva. Por ser Voador ele possui uma resistência interessante contra os usuários de Contra-atacar.

Melhores ataques

Ágil: Chama Furacão (Fire Spin), pois gera mais energia e fornece coberturas mais úteis.

Carregados: Queimadura Explosiva (Blast Burn) e Garra de Dragão (Dragon Claw). O primeiro é o melhor golpe de Fogo do jogo, mas é só pode ser acessado com TM de Elite. O segundo é a opção mais rápida de Charizard que o permite pressionar escudos.

10. Skarmory

Melhores pokémons - Copa Festiva - Pokémon GO

Nota: 8

Skarmory é do tipo Voador/Aço. Em um metagame cheio de usuários de Encantar, ela se destaca com sua resistência e dano super efetivo contra todos os Fadas e Gelo dessa liga. Assim como na Grande Liga, Skarmory nem mesmo precisa de dois ataques carregados, embora seja bom ter um plano B para emergências. Infelizmente, Skarmory é totalmente destruída por qualquer golpe Elétrico.

Melhores ataques

Ágil: Asa de Aço (Steel Wing), pois countera todos os Gelo, Pedra e Fada da Copa Festiva.

Carregados: Ataque Aéreo (Sky Attack)e Canhão de Flash (Flash Cannon). O primeiro é o golpe padrão de Skarmory por ter o melhor custo-benefício. O segundo deve ser usado apenas quando você conseguiu farmar energia o suficiente.

11. Magneton

Melhores pokémons - Copa Festiva - Pokémon GO

Nota: 8

Magneton é do tipo Elétrico/Aço. Embora seja um dos pokémons clássicos, Magneton nunca mereceu um lugar nas ligas de PVP até agora. Na Copa Festiva, no entanto, sua combinação de tipos ganha muita relevância e permite counterar os muitos Voadores e Fadas dessa liga. Sem dúvidas uma opção simples, barata e muito eficaz (apesar de muito frágil).

Melhores ataques

Ágil: Trovoada de Choques (Thumber Shock), por possuir a melhor geração de energia.

Carregados: Bomba Ímã (Magnet Bomb) e Descarga (Discharge). Ambas possuem custos-benefícios parecidos mas oferecem as melhores cobertuas possíveis nessa liga: contra Fada e Voador.

12. Sandslash (forma de Alola)

Melhores pokémons - Copa Festiva - Pokémon GO

Nota: 8

Sandslash de Alola é do tipo Gelo/Aço com acesso a ótimos golpes. O pokémon countera qualquer Planta e Voador da Copa Festiva. Mais uma opção simples e efetiva.

Melhores ataques

Ágil: Neve em Pó (Snow Powder), pois é mais efetivo contra tipos muito comuns nessa liga (Planta e Voador).

Carregados: Soco de Gelo (Ice Punch) e Tremor (Bulldoze). O primeiro oferece uma opção rápida e muito eficiente contra Plantas e Voadores enquanto o segundo oferece meios de lidar com pokémons de Aço.

13. Shadow Victreebell

Melhores pokémons - Copa Festiva - Pokémon GO

Nota: 8

Shadow Victreebell é do tipo Planta/Venenoso. Sua presença entre os melhores da Copa Festiva é uma surpresa considerando a persença de muitos counters como Voadores, Gelo e Aço, além da ausência de pokémons fracos contra Planta como Terra e Água. Mesmo assim, acesso a Folha Navalha pontecializada com 20% de bônus de Sombroso garante o seu lugar nessa lista. Lembre-se apenas de nunca colocá-lo como primeiro pois as chances de você precisar trocá-lo é muito grande.

Melhores ataques

Ágil: Folha Navalha (Razor Leaf) devido ao dano altíssimo.

Carregados: Spray Ácido (Acid Spray) e Lâmina de Folha (Leaf Blade). O primeiro é um golpe muito rápido que quase não causa dano (mais ainda é super efetivo em Planta e Fada), mas causa debuff na defesa do oponente, tornando-o ainda mais vulnerável ao dano da Folha Navalha. O segundo é uma opção reserva para os casos em que você farmar energia suficiente.

14. Venusaur

Melhores pokémons - Copa Festiva - Pokémon GO

Nota: 7

Venusaur é do tipo Planta/Venenoso, mas ao contrário de Victreebell, seu foco não é o ataque ágil. Com boa resistência e ótima geração de energia, Venusaur se concentra mais em counterar os muitos fadas com seu ataque carregado do tipo Veneno.

Melhores ataques

Ágil: Chicote de Vinha (Vine Whip), pois gera mais energia.

Carregados: Planta Mortal (Frenzy Plant) e Bomba de Lodo (Sludge Bomb). O primeiro é a opção mais rápida que Venusaur deve usar para causar dano neutro, já que quase não temos pokémons counterados por Planta na Copa Festiva. A segunda é a principal ferramente para deletar os muitos Fadas dessa liga.

15. Altaria

Melhores pokémons - Copa Festiva - Pokémon GO

Nota: 7

Altaria é do tipo Dragão/Voador. Embora seja um dos melhores pokémons da Grande Liga, aqui ele possui menos relevância pela presença de muitos counters como Gelo e Fada. Mesmo assim, acesso a Sopro de Dragão, um dos melhores golpes ágeis do jogo garantem seu lugar nessa liga. Além disso, ela ainda countera todos os Planta mencionados acima.

Melhores ataques

Ágil: Sopro do dragão (Dragon Breath), pois é um dos ataques ágeis mais fortes do jogo.

Carregados: Ataque Aéreo (Sky Attack) e Pulso do Dragão (Dragon Pulse). O primeiro exige pouca energia e causa ótimo dano. O segundo deve ser usado apenas em situações pontuais em que você consiga farmar muita energia.

16. Stunfisk

Melhores pokémons - Copa Festiva - Pokémon GO

Nota: 7

Stunfisk é do tipo Elétrico/Terra. Só aqui na Copa Festiva ele se torna uma melhor opção do que sua versão de Galaria, já que pode counterar os pokémons de Aço e Voadores mencionados acima.

Melhores ataques

Ágil: Trovoada de Choques (Thunder Shock), pois gera muita energia.

Carregados: Bomba de Lama (Mud Bomb) e Discharge (Discarga). O primeiro exige pouquíssima de energia e é ótimo para pressionar escudos. O segundo oferece todas as ferramentas para lidar com os Aço e Voadores dessa liga.

17. Graveler (forma de Alola)

Melhores pokémons - Copa Festiva - Pokémon GO

Nota: 6.5

Graveler (forma de Alola) é do tipo Pedra/Elétrico. Suas características são muito peculiares e permitem que ele dispute contra todos os Gelo e Voadores mencionados acima, embora sofra contra os usuários de Contra-atacar.

Melhores ataques

Ágil: Troca Elétrica (Volt Switch), pois causa muito dano e gera muita energia.

Carregados: Explosão de Rocha (Rock Blast) e Gume de Pedra (Stone Edge). Ambos são golpes de Pedra, mas o primeiro é muito mais rápido e serve para pressionar escudos. O segundo é mais forte e é melhor utilizado no fim de partidas.

18. Lapras

Melhores pokémons - Copa Festiva - Pokémon GO

Nota: 6.5

Lapras é do tipo Água/Gelo e mais uma vez faz sua aparição nas ligas de PVP de Pokémon GO. Com sua altíssima resistência e acesso a Caco de Gelo, Lapras consegue aguentar bem contra a maioria dos top tiers dessa lista, especialmente Plantas e Voadores.

Melhores ataques

Ágil: Caco de Gelo (Ice Shard), pois causa mais dano e countera os pokémons mencionados acima.

Carregados: Surfar (Surf) e Quebra-crânio (Skull Bash). O primeiro é a opção mais rápida usada para Lapras pressionar escudos. O segundo é uma opção muito mais lenta e forte que deve ser usada apenas quando houver a oportunidade de farmar muita energia. Se isso acontecer, até os pokémons mais tanques sentirão o impacto.

19. Dewgong

Melhores pokémons - Copa Festiva - Pokémon GO

Nota: 6.5

Dewgong é do tipo Água/Gelo e é uma versão menos resistente, mas mais versátil de Lapras. Infelizmente, trata-se de um pokémon caro para investir no PVP já que seus seus melhores golpes exigem Elite TM. Caso você esteja disposto a investir, Caco de Gelo e Vento Congelante são uma combinação muito frustante de se lidar nessa liga.

Melhores ataques

Ágil: Caco de Gelo (Ice Shard), pois causa mais dano.

Carregados: Vento Congelante (Icy Wind) e Pulso d'água (Water Pulse). O primeiro causa um debuff muito frustrante no Ataque do oponente enquanto o segundo é a principal fonte de dano de Dewgong.

20. Diggersby

Melhores pokémons - Copa Festiva - Pokémon GO

Nota: 6.5

Diggersby é do tipo Terra//Normal e é uma das adições mais recentes ao PVP de Pokémon GO. Sofrendo dano neutro da maioria dos pokémons da Copa Festiva, ele ataca com dano super efetivo contra alguns dos principais nichos dessa liga como Planta, Aço e Elétrico. Uma escolha mediana, mas que pode surpreender.

Melhores ataques

Ágil: Tiro de Lama (Mud Shot), pois gera muita energia.

Carregados: Fire Punch (Soco de Fogo) e Terremoto (Earthquake). O primeiro é a opção mais rápida para pressionar escudos e lidar contra Gelos e Plantas. O segundo é para quando você conseguir farmar energia e usar quando não houver mais escudos na partida.

Veja também:

Veja também:

Atualizado em
Raphael Nascimento
Raphael Nascimento
No momento aposentado das competições mas FANÁTICO por todos os eSports, seja FPS, de luta, estratégia, etc.