Overwatch: guia como jogar de Widowmaker


Sara Gomes
Sara Gomes

Widowmaker é um dos três heróis franco-atiradores de Overwatch. Sendo um personagem focado em precisão, não é recomendado para jogadores com tendência para tremer ou com má pontaria. 

Então, se você se sente confiante com a sua mira, siga esse guia para tornar Widowmaker um personagem extremamente poderoso nas suas mãos.

Visão geral

widowmaker

História

Antes de se transformar em Widowmaker, a assassina era simplesmente Amélie Lacroix. Seu marido, Gérard Lacroix, era um dos lideres da Overwatch que lutava contra a organização terrorista Talon.

Após várias tentativas falhadas de eliminar Gérard, a Talon resolveu sequestrar Amélie e a colocou em um programa de recondicionamento neural, transformando-a em uma agente dormente. Eventualmente, duas semanas após ela ter sido encontrada pela Overwatch e aparentemente sem nenhum machucado, Amélie matou Gérard enquanto ele estava dormindo.

Aí, ela voltou à Talon e conclui um extenso treinamento que reduziu drasticamente o seu ritmo cardíaco, deixando a sua pele azul e fria e destruindo a sua capacidade de sentir emoções. Amélie se transformou totalmente em Widowmaker.

Vantagens

  • O seu poder principal concede a todo o seu time Visão Infravermelho, o que permite ver a posição dos jogadores oponentes através de paredes e objetos.
  • Tem a maior possibilidade de dano do game em apenas um ataque.
  • Pode causar muito dano à distância.
  • Tem boa mobilidade, o que significa mais sobrevivência.

Desvantagens

  • Fica muito vulnerável em combate próximo.
  • Quando se encontra à distância não está contribuindo para os objetivos do mapa.
  • O som alto dos seus disparos alerta para a sua presença e localização.
  • O número de lugares específicos para sniper é limitado, o que se pode tornar previsível.

Dicas relâmpago

  • Afaste-se da sua mina, pois ao explodir pode causa dano a si mesmo.
  • Aguarde que o seu tiro recarregue totalmente para atingir o máximo dano possível. O único momento em que você pode ignorar o carregamento é se seu inimigo já estiver machucado e existe a possibilidade dele escapar.
  • Quando tiver a sua Visão Infravermelho ativa, uma boa estratégia é procurar e destruir rapidamente o Teletransportador e Gerador de Escudo de Symmetra.
  • Atire primeiro nos oponentes que estejam por trás da linha de combate. Normalmente, no centro apenas estão os heróis com mais durabilidade e que você não vai conseguir matar apenas com um tiro.
  • É muito importante não se esquecer que quanto mais longe um sniper estiver, melhor vai ser a sua prestação.
  • Tenha sempre atenção a heróis como Reaper e Tracer. Você apenas terá uma oportunidade para abatê-los antes que eles se teletransportem para sua posição.
  • Proteja sempre a sua localização com uma Mina Venenosa. Se não conseguir causar nenhum dano, pelo menos fica avisado de que um oponente se está aproximando.
  • A sua mina também pode ser lançada a uma distância razoável. Você pode jogá-la no meio dos inimigos para ajudar o seu time a causar dano.

Função

widowmaker

As funções principais de Widowmaker durante uma partida são atribuir a possibilidade de visão dos inimigos ao seus aliados e causar dano massivo nos inimigos, matando-os ou forçando-os a se esconder.

É um personagem que requer excelente posicionamento e pontaria. Porém, você tem de ficar em constante alerta e movimento, pois após algumas mortes os oponentes vão perceber onde se encontra. Tente antecipar as emboscadas confundido os inimigos, saltando de posição em posição durante a partida.

A sua arma Beijo da Viúva permite fazer mira, aumentando a sua visibilidade. Esta ferramenta e a sua vulnerabilidade em combate próximo significam que Widowmaker deve ser jogada à distância.

O seu Arpéu é fundamental para que consiga chegar a vários lugares perfeitos para se posicionar e também para escapar o mais rapidamente possível sempre que sofrer uma emboscada. Enquanto a sua Mina Venenosa é muito importante para alertar para a presença de inimigos nas proximidades.

Estratégia

widowmaker

A maior parte dos heróis em Overwatch podem ser jogados tanto em mapas de Ataque como de Defesa. Mas com Widowmaker a sua função é muito mais específica. O seu movimento é reduzido, o que significa que é um personagem perfeito para ficar parado esperando que os oponentes apareçam na sua linha de visão.

Widowmaker resulta muito bem se você estiver defendendo algum ponto e, em casos de ataque, você pode ter sucesso matando Bastion ou Torres que estejam protegendo a defesa. Mas quando o objetivo é alcançado, você não pode se aproximar dos pontos nem das cargas para ajudar no controle ou ficará muito exposto.

Você tem sempre de perceber se a composição da sua equipe justifica pegar Widowmaker. Se já tiver muitos heróis que não são aptos para contestar pontos, a equipe vai ficar certamente em desvantagem se você escolher um sniper. Nesses casos, o melhor será optar por heróis que forcem os inimigos para fora do ponto, como Soldado:76, Zarya, Symmetra ou Mei.

Widowmaker, sendo um sniper clássico, é muito útil em mapas com grandes espaços abertos ou longos corredores, onde você pode se posicionar com boa visibilidade. Por outro lado, todos os mapas com mais chance de luta em proximidade vão fragilizar Widowmaker.

Outro ponto importante é saber quais são os heróis prioritários a abater. Normalmente, personagens rápidos como Tracer e Genji são difíceis de pegar, mas para compensar a sua agilidade, eles têm poucos pontos de vida e você normalmente consegue matá-los apenas com um tiro.

Embora seja tentador atirar em um Roadhog que esteja mesmo no centro da sua visão, você vai precisar de cerca de cinco tiros para matá-lo, o que não é de todo eficiente. O melhor é ajudar a sua equipe matando heróis normalmente mais frágeis, mas que causam bastante impacto na equipe.

  1. Heróis de suporte como Mercy, Lúcio, Zenyatta e Ana.
  2. Heróis de defesa ou ofensivos com poucos pontos de vida como Tracer, Genji, McCree, Pharah, Hanzo, Widowmaker, Junkrat, Sombra, Symmetra.
  3. Heróis com um pouco mais de resiliência como Reaper, Soldado:76, Mei, Bastion e Torbjörn.
  4. Todos os tanques.

Habilidades

Vamos então dar uma olhada mais detalhada nas suas habilidades.

Beijo da Viúva (sniper)

sniper

Esse modo de Beijo da Viúva é a ferramenta mais importante de Widowmaker durante a partida. O dano causado em modo sniper é maior do que em modo assalto, principalmente se você mantiver o botão da mira pressionado até recarregar ao máximo o tiro. Estes podem variar entre 15 a 120 de dano, consoante o recarregamento conseguido. 

Mas existem algumas exceções em que você não necessita de aguardar o segundo que demora o recarregamento. Quando um personagem já se encontra bastante machucado ou se está prestes a se esconder, você pode lançar um tiro mais rápido e menos potente.

Se apontar na cabeça do oponente, o dano vai aumentar em 2.5 o que significa um tiro limpo de 300 de dano, o suficiente para acabar com todos os heróis que não sejam tanques. De qualquer forma, como é difícil ser tão preciso contra jogadores com grande mobilidade, mais vale acertar no corpo do inimigo, do que apontar na cabeça e errar o tiro.

As suas melhores chances para conseguir esses headshots são contra personagens como Torbjörn, quando reparando sua Torre, Roadhog, usando Pegando Fôlego, ou outros franco-atiradores, como Hanzo, Widowmaker e Ana.

Beijo da Viúva (assalto)

assalto

Se não ativar a sua mira, a arma de Widowmaker permite disparar mais facilmente como uma metralhadora em lutas imediatas. Assim, você se pode defender contra emboscadas de heróis rápidos como Genji e Tracer.

Embora o seu dano não seja incrível, com uma média de 13 dano por bala, você vai conseguir disparar rápido o suficiente para se proteger. Sendo mais eficaz se o inimigo já estiver sofrendo dano de sua mina venenosa.

Você pode utilizar esse modo de assalto da sua Beijo da Viúva para destruir objetos como outras Minas Venenosas, Armadilhas de Aço de Junkrat, Torres de Sentinela de Symmetra e outro tipo de perigos do gênero.

Arpéu

arpeu

O Arpéu vai permitir que você se balance pelo céu chegando até locais seguros espalhados pelo cenário. Isso vai ser muito bom para você saltar de ponto em ponto sem ser visto ou para escapar de um encontro fatal.

Uma parte significativa da sua capacidade de sobreviver parte do seu posicionamento em locais de difícil acesso para os oponentes, e você deve aproveitar essa possibilidade o máximo possível.

Não esqueça que outros heróis como Genji, Reaper e Pharah podem também chegar nestes locais remotos e eles vão procurar por você.

Mina Venenosa

mina

As minas são essenciais no apoio que dão na jogabilidade de Widowmaker. Você pode colar as minas em praticamente qualquer superfície e não apenas no chão. A melhor estratégia será não colocá-las em lugares facilmente visíveis, mas antes em lugares como atrás de portas, escondidas por diversos objetos ou até no teto.

Quando um jogador oponente passar perto da sua mina, ela vai explodir envenenando qualquer inimigo que esteja perto. Esse veneno, regra geral, não vai matar um inimigo, mas vai ser eficaz ao deixá-lo ferido ou até mesmo acabando com ele se já estiver bastante machucado. Você pode também lançar a Mina Venenosa contra o seu oponente para ajudar a causar dano. Tenha apenas cuidado para não ser também atingido.

Tenha em atenção o som da detonação da Mina Venenosa para ficar alerta de possíveis ameaças que estejam se aproximando. Essa é, sem dúvida, a função principal dessa ferramenta e que vai dar a você a possibilidade de se preparar ou de escapar de uma situação difícil.

Visão Infravermelho

infravermelho

Essa é uma habilidade muito poderosa não só para você como também para o resto da equipe. O fato de todos poderem ver a localização dos seus oponentes através de paredes e objetos é uma mais valia na estratégia da equipe. Isto permite que você e a sua equipe se protejam de emboscadas, localizem heróis que estão voando e preparem ataques de acordo com as direções tomadas pelos oponentes.

Visão Infravermelho deve ser utilizada assim que esteja pronta, a não ser que todos os seus aliados estejam mortos no momento. Nesse caso, o melhor será aguardar um pouco para tirar o máximo proveito dos 15 segundos de visão total.

Sara Gomes
Sara Gomes
Com cerca de 10.000 horas passadas a salvar Azeroth, essa garota ainda tem tempo para se aventurar em variados RPGs e games de ação. Hoje em dia, ela se encontra em licença sabática, aproveitando a vida de fazendeira em Stardew Valley.