Overwatch: guia essencial de Sombra, a mestre do hack!


Sara Gomes
Sara Gomes

Sombra se encontra na categoria dos heróis ofensivos de Overwatch e a sua jogabilidade tem algumas semelhanças com Tracer. No entanto, o seu dano causado acaba sendo inferior, funcionando mais como uma assassina oportunista e anuladora dos oponentes.

Para saber como jogar com Sombra, confira este guia com as características fundamentais da personagem.

Visão Geral

sombra

História

Sombra, uma das crianças que ficou órfã durante a Crise Ômnica, aprendeu a sobreviver com as suas habilidades como hacker. Ela foi acolhida pela gangue mexicana Los Muertos, e ajudou o grupo na sua revolução, até que a descoberta de uma conspiração comprometeu a sua segurança e identidade.

Sombra se escondeu durante algum tempo, ressurgindo mais experiente e determinada a descobrir tudo sobre o que aconteceu.

Sombra trabalha com a organização terrorista Talon e contribui com ataques cibernéticos massivos contra as corporações governamentais. Sombra agora pode se focar no seu objetivo de expor a conspiração que havia comprometido a sua verdadeira identidade.

Vantagens

  • Sombra é a heroína perfeita para flanquear as defesas inimigas;
  • Causa grande dano nos oponentes;
  • Desativa kits médicos, evitando que os jogadores inimigos se curem;
  • Sombra consegue desativar as habilidades dos heróis oponentes.

Desvantagens

  • Sombra morre rapidamente, devido à sua baixa resistência ao dano;
  • A sua distância de ataque é curta, o que implica aproximação aos inimigos;
  • É uma heroína que funciona melhor individualmente do que em equipe.

Dicas Relâmpago

  • A sua habilidade passiva permite que ela veja os inimigos com menos de metade da vida através das paredes. Utilize essa vantagem para coordenar a sua equipe.
  • Enquanto estiver invisível, Sombra não pode ser atacada por Torres. Além disso, as curas dos aliados não desvendam a sua localização.
  • Utilize Hackear para desativar os kits médicos, evitando, assim, que seus inimigos se curem em momentos cruciais.
  • Não esqueça que você pode escapar a Surto de Grávitons de Zarya utilizando o seu Translocador.
  • Não utilize Hackear aleatoriamente. Dê prioridade para desativar o Campo de Barreira de Reinhardt, o Teleportar de Tracer, a Matrix de Defesa de D.Va e o Salto a Jato de Winston.

Função

sombra

Existem dois lados em Sombra: o lado disruptivo e o lado ofensivo.

Em relação à sua força disruptiva, Sombra conta com a habilidade Hackear, a qual permite que ela anule os poderes dos heróis oponentes e que interfira com os kits médicos que se encontram espalhados pelo mapa. Ou seja, não só a equipe inimiga fica impedida de utilizar os objetos, como também eles vão reaparecer mais rapidamente.

Relativamente à sua parte ofensiva, Sombra possui habilidades que melhoram a sua mobilidade. Com Translocador e Furtividade, Sombra se torna muito difícil de pegar pelos oponentes. Porém, essa agilidade é equilibrada com menos dano causado.

Estratégia

sombra

A furtividade e os ataques debilitadores de Sombra a tornam uma perfeita infiltradora. Uma das táticas mais úteis é chegar sem ser notada nas defesas inimigas e eliminar alvos rapidamente, antes de escapar com o seu Translocador. Assim, você pode conseguir uma ou duas mortes sem se colocar em muito risco.

Sombra é extremamente flexível em combate, mas existem heróis mais fáceis e outros mais difíceis para ela combater. Sendo especialmente forte contra Torbjorn, Reinhardt e Zarya. Já com Junkrat Winston e Widowmaker você precisa ter mais cautela.

Habilidades

Pistola Automática

pistola

Essa arma é a única forma para Sombra causar dano nos jogadores oponentes. Ela precisa estar próxima dos seus alvos para conseguir causar dano significativo, pois a arma não é eficaz a médias ou longas distâncias.

Na verdade, a Pistola Automática de Sombra se parece muito com as armas de Tracer, no entanto, a de Sombra consegue levar um número maior de munições. Assim, você pode utilizá-la de forma eficaz despejando todo o cartucho no seu alvo, aumentando assim as chances de matar o seu inimigo.

Hackear

hack

Essa habilidade pode ser utilizada nos seus inimigos ou em kits médicos.

Dirigida a outros jogadores, Hackear suprime as suas habilidades durante algum tempo. Ela consegue quebrar até habilidades que estão sendo ativadas no momento, como por exemplo, Chamar Mecha de D.Va.

Relativamente aos kits médicos, ao serem alvo de Hackear, eles vão reaparecer mais rápido e ficam apenas visíveis para a sua equipe. É fundamental ter um bom conhecimento do mapa, para você conseguir controlar os kits médicos perto dos lugares de maior batalha.

Furtividade

furtividade

Furtividade é muito útil para você voltar rapidamente para o centro de uma batalha ou para chegar em uma posição concreta sem chamar a atenção dos outros jogadores. Ou seja, essa camuflagem vai permitir que Sombra prepare emboscadas e flanqueie os inimigos de forma mortal.

Você pode utilizar essa habilidade também como mecanismo de escape, se bem que esta não é a forma mais eficaz de o fazer. Utilize Furtividade com esse objetivo apenas se o seu Translocador estiver recarregando.

É importante não esquecer que, embora invisível, você não fica invulnerável. Logo, não saia correndo pelo meio do campo de batalha com balas voando por todos os lados, pois se for atingido, Sombra vai reaparecer.

Translocador

translocador

Esse objeto permite que você retorne ao lugar onde o deixou, de preferência em uma posição segura. Se você estiver sob perigo simplesmente utilize o Translocador para ganhar a chance de recuperar a sua vida e repensar a sua estratégia. O lugar ideal para colocar esse objeto é perto de um kit médico, assim, você consegue se curar imediatamente ao o utilizar.

PEM

pem

Essa habilidade é muito importante, pois com ela você consegue desativar as habilidades principais dos heróis oponentes.

Se você conseguir utilizar PEM no momento certo, pode até conseguir virar o jogo para o seu lado, o que é muito útil durante a defesa ou em um assalto final durante o ataque.

Sara Gomes
Sara Gomes
Com cerca de 10.000 horas passadas a salvar Azeroth, essa garota ainda tem tempo para se aventurar em variados RPGs e games de ação. Hoje em dia, ela se encontra em licença sabática, aproveitando a vida de fazendeira em Stardew Valley.