Path of Exile: conheça os requisitos e aprenda a otimizar o jogo no PC


Maurício Amaro
Maurício Amaro

Path of Exile é um RPG ao melhor estilo Diablo, que vem conquistando muitos jogadores. Desenvolvido para Xbox One e para PlayStation 4, está disponível também para PC. E o melhor é que ele é inteiramente gratuito, embora conte com algumas microtransações internas. O único problema é que nem todo computador preenche os requisitos para rodar esse game.

Portanto trazemos abaixo os requisitos mínimos que o seu PC precisa ter para rodar Path of Exile. Se o seu computador é um PC fraco, calma lá que não precisa de muita coisa para fazer o jogo funcionar e funcionar bem. Caso tenha uma máquina mais potente, pode ver ainda quais os requisitos recomendados para que o game fique uma beleza!

Veja as melhores dicas para os iniciantes de Path of Exile!

Requisitos mínimosRequisitos recomendados
Sistema operacionalWindows 7 SP1/Windows 8Windows 7 SP1/Windows 10
CPUProcessador compatível com x86, com 2,6GHzProcessador compatível com x64, quad-core, com 3,2GHz ou superior
RAM4GB8GB
Placa de vídeoNVIDIA® GeForce® GTX 650 Ti ou ATI Radeon™ HD 7850NVIDIA® GeForce® GTX 1050 Ti ou ATI Radeon™ RX560 ou superior
Memória da placa de vídeo1GB8GB
Disco rígidoMínimo de 20GB de espaçoMínimo de 20GB de espaço, sendo recomendado que o armazenamento seja SSD

Como otimizar o desempenho de Path of Exile?

Gráficos de Path of Exile

É unânime entre todos os jogadores de Path of Exile que esse é um jogo pesado. Aliás, grande parte das reclamações a respeito do game envolvem este fato: os gráficos não são muito bons, mas ainda assim é um jogo que roda devagar. Há muito lag, spikes, mesmo se você possuir um PC com um pouco mais que os requisitos mínimos.

O pior é que praticamente não há formas de otimizar o game simplesmente alterando configurações nos menus internos. O máximo que o jogador consegue é trocar os gráficos de medium para high e vice versa. O problema é que muitos players reclamam que o medium não dá conta de eliminar os travamentos se você tem um PC fraco.

Então existem duas coisas que você pode fazer. A primeira delas é a que vai exigir mais trabalho e mais dinheiro. De acordo com o que apuramos, a forma mais eficiente de otimizar Path of Exile é colocando um SSD no seu PC. Com um computador que oferece os requisitos mínimos, porém com um SSD já reduz bastante os problemas de lag. Tanto é que players com as configurações recomendadas, mas sem um SSD não conseguem jogar sem travar.

Por fim, o que pode dar uma amenizada no problema é uma alteração externa ao jogo. Tudo que tem que fazer é ir a "C:\Users\SEU_USUÁRIO\Documents\My Games\Path of Exile". Nessa pasta haverá um arquivo específico, o "Production_Config", que é responsável por setar parâmetros de configuração.

Nesse arquivo é preciso que encontre o "texture_quality=". Ao lado do sinal de igual haverá o número "1". Isso representa que os gráficos do jogo estão em nível medium. Se alterar para 0, ficarão no high. O que é possível fazer é aumentar esse valor para 3. Diversos players testaram essa tática e comprovaram a sua eficiência. Você verá que os gráficos ficarão muito aquém do que você gostaria, contudo vai diminuir consideravelmente os problemas com travamentos.

Fique por dentro de todas as classes de Path of Exile!

Maurício Amaro
Maurício Amaro
Acadêmico e pesquisador na área de Game Studies, iniciou suas aventuras pelo mundo dos jogos ainda na infância, nos Arcades de Mortal Kombat. É fã incondicional dos games single player, mas não nega uma partidinha de FIFA no modo Online quando tem um tempo livre.