Path of Exile: conheça os requisitos e aprenda a otimizar o jogo no PC


Maurício Amaro
Maurício Amaro

Path of Exile é um RPG ao melhor estilo Diablo, que vem conquistando muitos jogadores. Desenvolvido para Xbox One e para PlayStation 4, está disponível também para PC. E o melhor é que ele é inteiramente gratuito, embora conte com algumas microtransações internas. O único problema é que nem todo computador preenche os requisitos para rodar esse game.

Portanto trazemos abaixo os requisitos mínimos que o seu PC precisa ter para rodar Path of Exile. Se o seu computador é um PC fraco, calma lá que não precisa de muita coisa para fazer o jogo funcionar e funcionar bem. Caso tenha uma máquina mais potente, pode ver ainda quais os requisitos recomendados para que o game fique uma beleza!

Veja as melhores dicas para os iniciantes de Path of Exile!

Requisitos mínimos Requisitos recomendados
Sistema operacional Windows 7 SP1/Windows 8 Windows 7 SP1/Windows 10
CPU Processador compatível com x86, com 2,6GHz Processador compatível com x64, quad-core, com 3,2GHz ou superior
RAM 4GB 8GB
Placa de vídeo NVIDIA® GeForce® GTX 650 Ti ou ATI Radeon™ HD 7850 NVIDIA® GeForce® GTX 1050 Ti ou ATI Radeon™ RX560 ou superior
Memória da placa de vídeo 1GB 8GB
Disco rígido Mínimo de 20GB de espaço Mínimo de 20GB de espaço, sendo recomendado que o armazenamento seja SSD

Como otimizar o desempenho de Path of Exile?

Gráficos de Path of Exile

É unânime entre todos os jogadores de Path of Exile que esse é um jogo pesado. Aliás, grande parte das reclamações a respeito do game envolvem este fato: os gráficos não são muito bons, mas ainda assim é um jogo que roda devagar. Há muito lag, spikes, mesmo se você possuir um PC com um pouco mais que os requisitos mínimos.

O pior é que praticamente não há formas de otimizar o game simplesmente alterando configurações nos menus internos. O máximo que o jogador consegue é trocar os gráficos de medium para high e vice versa. O problema é que muitos players reclamam que o medium não dá conta de eliminar os travamentos se você tem um PC fraco.

Então existem duas coisas que você pode fazer. A primeira delas é a que vai exigir mais trabalho e mais dinheiro. De acordo com o que apuramos, a forma mais eficiente de otimizar Path of Exile é colocando um SSD no seu PC. Com um computador que oferece os requisitos mínimos, porém com um SSD já reduz bastante os problemas de lag. Tanto é que players com as configurações recomendadas, mas sem um SSD não conseguem jogar sem travar.

Por fim, o que pode dar uma amenizada no problema é uma alteração externa ao jogo. Tudo que tem que fazer é ir a "C:\Users\SEU_USUÁRIO\Documents\My Games\Path of Exile". Nessa pasta haverá um arquivo específico, o "Production_Config", que é responsável por setar parâmetros de configuração.

Nesse arquivo é preciso que encontre o "texture_quality=". Ao lado do sinal de igual haverá o número "1". Isso representa que os gráficos do jogo estão em nível medium. Se alterar para 0, ficarão no high. O que é possível fazer é aumentar esse valor para 3. Diversos players testaram essa tática e comprovaram a sua eficiência. Você verá que os gráficos ficarão muito aquém do que você gostaria, contudo vai diminuir consideravelmente os problemas com travamentos.

Veja também:

Atualizado em
Maurício Amaro
Maurício Amaro
Acadêmico e pesquisador na área de Game Studies, iniciou suas aventuras pelo mundo dos jogos ainda na infância, nos Arcades de Mortal Kombat. É fã incondicional dos games single player, mas não nega uma partidinha de FIFA no modo Online quando tem um tempo livre.