The Last of Us 2: tudo sobre lançamento, preço e gameplay


Maurício Amaro
Maurício Amaro

Finalmente: The Last of Us 2 chegará exclusivamente ao PlayStation 4 no dia 21 de fevereiro de 2020! Além disso, já sabemos também tudo sobre os preços do jogo e já temos uma boa ideia sobre o gameplay. Neste artigo trazemos essas e outras informações sobre esse que é um dos mais aguardados jogos dos últimos tempos!

Data de lançamento - 21 de fevereiro de 2020

No evento conhecido como State of Play, no dia 24 de setembro, a Naughty Dog e a Sony revelaram finalmente a data em que os jogadores poderão colocar suas mãos em The Last of Us Part II. O dia 21 de fevereiro de 2020 está bem no meio de uma temporada fantástica de lançamentos de grandes blockbusters.

O que mais surpreendeu a comunidade gamer foi o fato de o jogo poder ser lançado em dois Blu-Ray. Isso é algo raríssimo, o que indica que a Part II de The Last of Us será enorme! Isso apenas aumenta a expectativa e cria ainda mais vontade de jogar o título.

Por falar em expectativa, prepare sua carteira, pois o jogo já está em pré-venda na PlayStation Store! A Edição Standard está à venda por R$ 249. O preço subiu em relação à divulgação inicial, que era de R$ 199.

Edição Standard The Last of Us 2

  • Jogo completo
  • Manual de treinamento e criação (Bônus de pedido antecipado)
  • Melhoria de capacidade de munição (Bônus de pedido antecipado)
  • Avatar Tatuagem da Ellie (Bônus de pedido antecipado)

Narrativa de The Last of Us Part II

Os que jogaram o primeiro jogo se apaixonaram pela narrativa. Era complexa, completa e profunda. Os diálogos eram fantásticos, e tudo ao longo do gameplay contribuía para que a experiência com a história fosse completa.

A Naughty Dog já afirmou que tudo isso continuará na Part II. O jogo se passa 5 anos depois do primeiro título. Ellie será a principal personagem do jogo, controlada pelos jogadores. Ela agora tem 19 anos.

Joel estará presente, como pudemos ver no trailer acima. Não sabemos se a relação dos dois vai se inverter, sendo Joel um "ajudante" de luxo, como Ellie foi no primeiro jogo.

Sabemos que Ellie está afastada do seu passado. Vemos que a menina se encontra em uma espécie de comunidade ou refúgio. Ela e Joel estão em Jackson, Wyoming. Ambos estão em paz, mas um evento inesperado tira os dois da calmaria. Ellie fica muito irritada e parte em uma jornada de vingança que a levará de volta a Seattle e ao seu passado.

Gameplay - inimigos mortais, sistema de escolhas e multiplayer

The Last of Us 2 gameplay
Os inimigos humanos estarão ainda mais marcantes

Os infectados de The Last of Us eram mesmo inimigos terríveis se você não tivesse cuidado e estratégia para enfrentá-los. Mesmo assim, na maioria das vezes dava para sobreviver e ainda eliminar as criaturas. Mas pelo que podemos ver, na Part II não será assim tão fácil.

Mesmo com boas armas, Ellie parece ter de usar mais furtividade do que nunca. Isso apenas aumenta o clima de tensão característico de The Last of Us.

Vai ser interessante vermos em fevereiro de 2020 se a Naughty Dog vai acrescentar outros tipos de inimigos infectados, tais como animais. Cachorros "zumbis" fizeram muito sucesso em Silent Hill e em The Resident Evil.

Sistema de escolhas torna a narrativa ainda mais profunda

Não é de hoje que jogos de sucesso usam sistemas de escolha no gameplay. Alguns não interferem em nada a experiência, como o Horizone: Zero Dawn. Acreditamos, contudo, que The Last of Us Part II poderia se beneficiar muito desse tipo de sistema.

A Naughty Dog ainda não se pronunciou especificamente sobre questões mais detalhadas do gameplay. Mesmo assim, cremos que essa possa ser uma adição bem interessante ao jogo em comparação ao primeiro.

Se pensarmos que Ellie está em uma jornada de vingança e de remorso, ter a nosso dispor a possibilidade de interferir no desfecho dessa jornada seria incrível.

Inimigos humanos ao melhor estilo apocalíptico

Segundo o último trailer do jogo, pudemos perceber que os maiores inimigos de Ellie são seres humanos. Não os infectados, mas os racionais. Essa ameaça humana pode transformar o gameplay do jogo em uma caçada frenética, que já foi vista no primeiro jogo.

Isso também nos faz questionar como será a relação entre Ellie e Joel. Joel envelheceu bastante, mas ainda parece o mesmo homem capaz de tomar decisões terríveis, mas baseadas em crenças morais. Resta vermos agora se esse relacionamento não vai culminar entre um duelo entre as personagens.

Estaladores, Corredores e Trôpegos: inimigos para todas as ocasiões

Algo que os trailers do jogo e entrevistas com roteiristas e diretor mostraram foi que teremos novos inimigos infectados. Os já conhecidos Estaladores e Corredores estão confirmados, recebendo agora a companhia dos Trôpegos.

Os Trôpegos são lentos, mas letais. Druckmann, o diretor de The Last of Us Part II, explica que o que vimos no trailer é mesmo o que esse inimigo fará: lançar uma nuvem de gás que causa danos constantes aos jogadores.

Além disso, enquanto o jogador leva dano, sua visão é bloqueada e ele não consegue progredir como gostaria. Nesse meio tempo, os Corredores virão de trás do Trôpego rapidamente. Ou seja: podemos esperar bastante adrenalina ao encontrarmos esse tipo de inimigo.

Aliados de Ellie serão úteis ao gameplay

O co-diretor de The Las of Us Part II, Anthony Newman, revelou recentemente que os companheiros de Ellie, controlados pela IA, serão responsivos. Eles terão um sistema de combate próprio e eficiente. De acordo com Newman, isso significa que o jogador poderá esperar bastante ajuda dos companheiros que encontrar ao longo do jogo.

Porém não foi revelado que companheiros além de Joel estarão no game e quando eles aparecerão.

Mundo não será aberto, mas será explorável

O mundo explorado por Ellie não será aberto. Os criadores do game afirmam que um mundo aberto muitas vezes faz com que a tensão e a intensidade da narrativa se percam ao longo da experiência. Afinal, muitas missões secundárias podem fazer com que os jogadores de desviem muito da linha narrativa principal.

Contudo sabemos que Seattle, por exemplo, será completamente explorável por Ellie. Você poderá montar em seu cavalo e se perder pela cidade. Principalmente porque não haverá qualquer indicação clara sobre quais caminhos seguir. Algo que The Last of Us já trazia.

Inimigos poderão detectar Ellie pelo batimento cardíaco

A Naughty Dog implementou uma nova tecnologia em The Last of Us Part II. Ela fará com Ellie fique com o batimento cardíaco acelerado e com a respiração mais rápida. Isso poderá chamar a atenção de alguns adversários. Afinal, respirando mais alto, a personagem pode chamar a atenção para sua presença.

Isso é mais um dos sinais de que esse jogo terá uma carga de realismo bastante elevada em todos os sentidos!

Jogabilidade será acessível a todos os tipos de gamers

Neil Druckmann afirmou que a Naughty Dog fez um esforço para permitir que The Last of Us Part II seja acessível a todos os públicos. De acordo com Neil, muitos gamers têm alguma dificuldade com a parte visual e auditiva. Muitas vezes a questão da câmera é um problema, principalmente para os menos experientes.

Apesar de haver a opção de facilitar a vida desses gamers, Druckmann deixou claro que o clima de tensão será o mesmo. Independente da forma que você jogar, pode esperar um gameplay cheio de surpresas e de intensidade.

Sistema de upgrades modificará o gameplay

Os upgrades que estarão presentes em The Last of Us Part II modificarão completamente a experiência de jogo. Ellie será uma só, claro, mas cada jogador poderá criar seu próprio estilo de jogo, principalmente em relação ao combate.

Um dos exemplos dados por Anthony Newman, co-diretor do jogo, é a habilidade de segurar a respiração quando Ellie mira. Isso permitirá ter tiros mais precisos, um recurso muito usado em shooters.

Ainda não ficou claro se haverá uma árvore de habilidades presente, daquelas semelhantes a jogos RPG.

Maior gameplay da Naughty Dog

Como dissemos acima, esse será um jogo imenso em termos de gameplay. A Naughty Dog já confirmou que será o maior de sua história. Isso apenas reforça os rumores de que a mídia física de The Last of Us 2 será mesmo em dois Blu-Ray.

De acordo com um dos executivos da empresa, o tamanho enorme do jogo se justifica porque a história a ser contada é ambiciosa. Contar uma narrativa de vingança e de justiça exige que o gameplay tenha longas horas de duração.

Multiplayer não estará presente

Esqueça o modo multiplayer. A Lead Game Designer de The Last of Us Part II, Emilia Schatz, confirmou recentemente que o jogo será inteiramente focado na experiência single player.

O que podemos esperar de The Last of Us Part II

Joel The Last of Us Part II
Como será a relação de Joel e Ellie em Part II?

Que o jogo será épico, isso todo mundo já sabe. Dificilmente o título será um erro ou um fracasso de críticas. Juntamente com outros títulos, como Cyberpunk, Death Stranding e Final Fantasy VII Remake, o ciclo do PlayStation 4 vai chegar ao fim de forma espetacular.

A viagem de Ellie será complexa, emocionante e vai fazer o jogador transitar entre bem e mal. Acreditamos que a garota, assim como Joel, não poderão ser chamados de heróis, muito menos de vilões. Essa nuance será a grande sacada do jogo, permitindo que os jogadores explorem seus próprios códigos morais.

Não sabemos se essa Parte II será o fim de tudo ou se ainda haverá uma continuação. O importante é que temos certeza que esse será uma das maiores obras da história dos videogames. Por isso estamos ansiosos para termos mais informações a respeito do game.

E todas as novidades que soubermos vamos contar para você aqui!

Edições especiais de The Last of Us Part II

Por falar em novidades, além da Edição Standard a Naughty Dog divulgou outras 4 edições do jogo. Elas estão maravilhosas e certamente vão fazer você brilhar os olhos! Veja abaixo quais são elas e tudo que elas trazem:

Edição Digital Deluxe - R$ 289,90

Edição Digital Deluxe The Last of Us 2

  • Jogo completo
  • Manual de treinamento e criação (Bônus de pedido antecipado)
  • Melhoria de capacidade de munição (Bônus de pedido antecipado)
  • Avatar Tatuagem da Ellie (Bônus de pedido antecipado)
  • Trilha sonora digital
  • Minilivro digital de artes
  • Tema dinâmico PS4
  • Conjunto de 6 avatares PSN

Special Edition - (US$ 80 - não confirmado em reais)

Special Edition The Last of Us 2

  • Manual de treinamento e criação (Bônus de pedido antecipado)
  • Melhoria de capacidade de munição (Bônus de pedido antecipado)
  • Steelbook incluindo o jogo
  • Minilivro de artes físico de 48 páginas
  • Tema dinâmico PS4
  • Conjunto de 6 avatares PSN

Collector's Edition - (US$ 170 - não confirmado em reais)

Collector's Edition The Last of Us 2

  • Manual de treinamento e criação (Bônus de pedido antecipado)
  • Melhoria de capacidade de munição (Bônus de pedido antecipado)
  • Steelbook incluindo o jogo
  • Minilivro de artes físico de 48 páginas
  • Tema dinâmico PS4
  • Conjunto de 6 avatares PSN
  • Trilha sonora digital
  • Minilivro digital de artes
  • Estátua da Ellie
  • Bracelete da Ellie
  • Pins de The Last of Us
  • Arte litográfica e carta de agradecimento da Naughty Dog
  • 5 stickers

Ellie Edition - (US$ 230 - não confirmado em reais)

Ellie Edition The Last of Us 2

  • Manual de treinamento e criação (Bônus de pedido antecipado)
  • Melhoria de capacidade de munição (Bônus de pedido antecipado)
  • Steelbook incluindo o jogo
  • Minilivro de artes físico de 48 páginas
  • Tema dinâmico PS4
  • Conjunto de 6 avatares PSN
  • Trilha sonora digital
  • Minilivro digital de artes
  • Estátua da Ellie
  • Bracelete da Ellie
  • Pins de The Last of Us
  • Arte litográfica e carta de agradecimento da Naughty Dog
  • 5 stickers
  • Mochila da Ellie
  • Patch com logo do jogo
  • Vinil com a trilha sonora do game
Maurício Amaro
Maurício Amaro
Acadêmico e pesquisador na área de Game Studies, iniciou suas aventuras pelo mundo dos jogos ainda na infância, nos Arcades de Mortal Kombat. É fã incondicional dos games single player, mas não nega uma partidinha de FIFA no modo Online quando tem um tempo livre.