The Sims Mobile: 10 dicas para evoluir rapidamente no jogo


Maurício Amaro
Maurício Amaro

The Sims Mobile é um dos mais divertidos jogos para Android disponíveis atualmente. Tem uma mecânica intuitiva e leve, semelhante à versão para PC. E, assim como as edições para desktop, possibilita quase infinitas possibilidades de gameplay. Por esse motivo, é bem possível se confundir ou não saber bem como evoluir no game, principalmente se você está começando agora.

Para facilitar sua experiência, trazemos algumas dicas para guiá-lo no complexo mundo de The Sims Mobile. Você vai aprender a gerenciar todos os aspectos das vidas de seus Sims. Desde a carreira à relação com amigos, colegas de casa e familiares. E, é claro, como deixar sua casa do jeito que você gosta. Veja as dicas!

1. Nunca deixe de fazer as missões diárias

The Sims Mobile Missões Diárias

As missões diárias são a forma mais rápida e eficiente de se obter pontos de experiência e Simoleons, o dinheiro do jogo. Elas podem ser acessadas na sua lista de afazeres. No total são 8 tarefas que você pode fazer diariamente, embora não seja obrigatório cumprir todas.

Caso cumpra todas, obterá um doce, item responsável por renovar a energia de seus Sims, além de obter 120 pontos extras de experiência.

2. Jogue ao mesmo tempo com pelo menos dois Sims

The Sims sempre foi um jogo que se baseia na socialização. Todas as mecânicas do jogo convidam você a ter uma família grande e uma casa cheia. Na versão Mobile, isso é ainda mais forte. Isso porque com apenas um Sim você demorará muito para evoluir, não só em XP, mas principalmente em dinheiro.

Com dois Sims, pelo menos, você consegue duplicar suas chances de ganhar Simoleons de forma mais rápida. Experimente ter vários avatares sob seu comando na mesma casa. Seu nível aumentará rapidinho, antes mesmo que você note isso acontecer.

3. Cumpra todos os Eventos dos seus Sims

Ter mais personagens dentro de casa significa evoluir mais rápido. Porém só se você fizer por merecer e cumprir todos os Eventos que os seus Sims são obrigados a cumprir. Eles podem estar relacionados à Carreira, a Relacionamentos e a Hobbies.

Como o tempo para a realização de cada evento costuma ser longo, você não precisa se desesperar para cumpri-los na correria. Aliás, mesmo com várias personagens para comandar, dá para fazer tudo sem pressa. Nesse sentido, vale aqui destacar que há eventos secundários relacionados ao primário. Cumpri-los acelera a realização do evento principal.

Um detalhe importante no qual você deve prestar muita atenção: nunca inicie um Evento arriscado se o seu Sim estiver com a confiança baixa. As chances de sucesso aumentam se ele estiver confiante, além de dar tempo extra ao cumprimento da atividade.

Se o Evento for muito demorado, deixe o jogo agir sozinho

Toda ação que você realiza com um avatar gasta energia dele. Quando isso acontece, é preciso dar um muffin ou um cupcake para que a energia seja reposta. Isso dá um trabalhão se você iniciar um Evento de longa duração, pois no meio do caminho o Sim ficará sem energia.

Para não perder tempo e para não gastar sua preciosa reserva de energia, inicie o Evento longo e saia do jogo. Fique um dia sem jogar. Nesse meio tempo, a tarefa será cumprida com louvor, suas recompensas estarão garantidas e o Sim não terá usado uma energia sequer.

4. Escolha a carreira dos seus Sims

Diferentemente das versões de PC de The Sims, a Mobile conta com bem poucas opções de carreiras que as personagens podem seguir. Ainda assim, elas são muito importantes para o seu desenvolvimento no jogo. Afinal, sem dinheiro não há como comprar novos móveis, ampliar a casa ou reparar coisas quebradas.

Abaixo veja as carreiras que você pode seguir:

  • Carreira de Barista
  • Carreira na Culinária
  • Carreira na Moda
  • Carreira Médica
  • Carreira no Direito - disponível no nível 15
  • Carreira como Empresário - disponível no nível 15
  • Carreira como DJ - disponível no nível 23

5. Saiba quando chegou a hora de casar

Uma parte muito divertida de The Sims Mobile é encontrar sua alma gêmea. Ao longo de sua experiência no jogo você terá contato com diversos NPC's, alguns dos quais você eventualmente vai desenvolver melhores relações. Caso você perceba que está "rolndo uma clima", comece a escolher as opções românticas de diálogo.

Mas é somente a partir do nível 10 de relacionamento que ambos viram almas gêmeas. Nesse momento já dá para tentar a sorte e fazer um belo pedido de casamento!

Pedido aceito: hora de preparar a festa

Assim que você obtém o tão esperado "Sim", deve iniciar a preparação do casamento. No nível 10 são liberadas decorações externas relacionadas à festa. Compre todas e deixe o outdoor da sua casa bonito para sua cerimônia.

Agora que isso está pronto, o próximo passo é você ter três amigos com nível de amizade 2 ou superior. Não é três para cada noivo. Basta que um dos parceiros os tenha e já é suficiente. Converse, então, com sua noiva ou com seu noivo em uma mesa para realizarem os votos de casamento.

O último passo é clicar no arco de casamento que você comprou e colocou na entrada da casa. Pronto: a cerimônia vai começar e você finalmente poderá dizer que está casado!

6. Escolha os Traços de seus Sims com sabedoria

The Sims Mobile Traços de personalidade

Todo Sim adquire Traços de personalidade conforme vai avançando no jogo. Aqui é preciso cuidado e planejamento, pois cada Traço adiciona uma habilidade ao avatar. Se você adicionar o Traço Generoso a uma personagem, por exemplo, ela terá melhores recompensas nas missões diárias.

Outra informação importante: todos os Traços de personalidade têm três níveis, representados por estrelas. Um Traço de três estrelas oferece muito mais benefícios do que um de uma apenas. Além disso, para evoluir a habilidade ao máximo é preciso de Prata e de Ouro, itens bastante raros.

Ainda em termos de evolução de Traços, ela não é retroativa. Por exemplo: você possui dois Sims. Um deles possui o Traço Ambição com uma estrela, mas o outro não possui nada. Por acaso esse trait é evoluído. Aquele Sim que já possuía a Ambição continuará com uma estrela. O outro, se você quiser adicionar o Traço agora, terá uma Ambição de nível dois.

Abaixo você pode ver todos os Traços disponíveis no game:

  • Generosos: recompensas de início de sessão um pouco melhores
  • Ambiciosos: um pouco melhores em todos os Eventos de Carreira
  • Gastrônomos: um pouco melhores em Eventos de Barista e Culinária
  • Sortudos: Bônus de XP de vez em quando ao estar em casa
  • Paqueradores: receba um bônus de vez em quando ao paquerar outros Sims
  • Bondosos: receba um bônus de vez em quando ao ser amigável com outros Sims
  • Maldosos: receba um bônus de vez em quando ao insultar outros Sims
  • Punguistas: furte alguns Simoleons de outros Sims de vez em quando
  • Criativos: um pouco melhores em Eventos de Moda e Fotografia
  • Musicais: um pouco melhores em Eventos de Piano e Guitarra
  • Carismáticos: um pouco melhores em Eventos de Negócios e Direito
  • Talentosos: um pouco melhores em todos os Eventos de Passatempo
  • Famosão: um pouco melhores em Eventos de DJ
  • Ativos: um pouco melhores em Eventos de Yoga
  • Grandes festeiros: receba um Bônus de XP de Festa de vez em quando ao estar em festas
  • Atraentes: um pouco melhores em Eventos Românticos
  • Extrovertidos: um pouco melhores em Eventos de Amizade
  • Competitivos: um pouco melhores em Eventos de Rivalidade
  • Geniais: um pouco melhores em Eventos de Medicina e Científicos
  • Artesãos: um pouco melhores em Eventos de Escrita e Cozinha
  • Magnéticos: um pouco melhores em Eventos de Passatempo de Ícone de Internet
  • Remendões: um pouco melhores em Eventos Cirúrgicos e Espaciais
  • Harmonizados: um pouco melhores em Eventos de Guru do Bem-estar
  • Atléticos: um pouco melhores em Eventos de Dança
  • Artístico: um pouco melhores em Eventos de Estilista
  • Astucioso: um pouco melhores em Eventos de Agente Secreto

7. Não deixe seus Sims sem energia

Os Sims gastam energia sempre que realizam tarefas relacionadas a Eventos. Não importa se é um algo prazeroso, como tocar guitarra, ou se é mais puxado, como trabalhar. Por isso fique de olho na barra de energia de seus avatares, para garantir que não fiquem sem forças no meio de uma atividade importante.

Para recuperar a energia, há muitas coisas que podem ser feitas. Comer cupcakes ou muffins, dormir na cama, relaxar no sofá, tomar um banho e mesmo fazer xixi são coisas que deixam seus Sims renovados.

Não se esqueça que grande parte das tarefas de Eventos podem ser cumpridas automaticamente se você simplesmente iniciá-la, fechar o jogo e ir dar uma volta. Quando voltar, depois de um tempo, estará com as recompensas nas mãos, sem ter gasto nada de energia de seus Sims.

8. Socialize e mantenha os Sims ativos

The Sims Mobile é para quem quer socializar e explorar todas as opções da vida adulta. Por isso invista em criar vários laços de amizade com outros Sims sempre que possível. Basta clicar em uma pessoa e escolher a opção "Socializar". Isso garante tickets, pontos de experiência e faz suas relações evoluírem.

Além da socialização, é importante não fechar o jogo e deixar seus Sims sem fazerem nada. Eles não evoluirão, e você não poderá subir de nível, muito menos ganhar Simoleons. Portanto ache uma atividade para ocupar seus avatares. Há sempre algo a ser feito no game.

9. Sempre que puder assista a um vídeo publicitário

Como ocorre com quase todo jogo gratuito para celular, em The Sims Mobile você tem a opção de assistir a um vídeo promocional de tempos em tempos. Isso é importante, visto que basta alguns segundos para ganhar novos itens, dinheiro, experiência e mesmo desbloquear coisas dos catálogos da sua casa.

10. Aposente seus Sims quando chegar a hora

Aposentadoria dos Sims

Se aposentar é uma escolha, é claro, mas em The Sims Mobile é uma escolha bastante lucrativa. Isso porque sempre que um Sim se aposenta, você desbloqueia heranças, hobbies, itens e diversas outras possibilidades no game. Aliás, alguns Traços de personalidade só ficam disponíveis a partir de aposentadorias de determinados avatares.

Maurício Amaro
Maurício Amaro
Acadêmico e pesquisador na área de Game Studies, iniciou suas aventuras pelo mundo dos jogos ainda na infância, nos Arcades de Mortal Kombat. É fã incondicional dos games single player, mas não nega uma partidinha de FIFA no modo Online quando tem um tempo livre.