Tudo sobre Diablo 4: história, modos, classes e mais!


Raphael Nascimento
Raphael Nascimento

Diablo IV foi anunciado pela primeira em novembro de 2019, durante a Blizzcon, convenção anual da desenvolvedora de games Blizzard Entertainment. Desde então, a empresa tem divulgado informações sobre o jogo de forma periódica, revelando mais e mais detalhes sobre as mecânicas e as novidades que o game trará. Confira abaixo tudo que já sabemos sobre o quarto título da franquia mais diabólica dos videogames!

Data de lançamento: já tem?

Não. Quando perguntado sobre a possível data de lançamento, Luis Barriga, diretor de desenvolvimento do jogo, disse que "um jogo desse porte leva tempo. Ele não sairá em breve". Portanto, é bem provável que o jogo não seja lançado antes de 2022.

E quais são as plataformas?

Até o momento, Diablo IV está confirmado para PC, Playstation 4 e Xbox One.

História de Diablo IV

A história de Diablo IV se passa décadas após os eventos da expansão Reaper of Souls de Diablo III. Dessa vez, cultistas invocaram a principal antagonista do jogo, Lilith, que também é filha do conhecido vilão Mephisto.

Lilith é conhecida em todo o Santuário como a Rainha da Súcubos, que são demônios na forma de mulheres. Seu retorno ao Santuário iniciou uma nova era de escuridão e despertou o mal em muitos humanos, provocando também a aparição de diversos cultos em sua idolatria.

O anúncio do jogo na BlizzCon 2019 foi feito em grande estilo, mostrando uma cinemática de tirar o fôlego:

Classes habilidades e talentos

Sabe-se que haverá cinco classes no total, pelo menos para o lançamento inicial do Diablo IV. No entanto, no momento, sabemos apenas três, que são bárbaros, feiticeiras e druidas. Não apenas isso, mas podemos personalizá-los em talentos, habilidades e em aparência.

Aqui está uma apresentação em vídeo dessas três classes, com um pouco da jogabilidade:

  • Bárbaro: essa classe é tudo o que você pode esperar por nome e reputação na saga. É o personagem forte em ataques e habilidades físicas, que também desfrutará de um sistema de combate um pouco alterado e mais poderoso do que nunca. Além disso, você pode equipar até quatro tipos diferentes de armas, alternando entre elas com grande facilidade.
  • Feiticeira: uma classe com a qual você controlará diferentes elementos, usando, por exemplo, raios, gelo ou fogo para atacar inimigos. É uma personagem versátil que pode se adaptar a diferentes tipos de jogadores, seja de longa distância ou arriscando combate corpo a corpo.
  • Druida: o retorno esperado do druida abalou o mundo inteiro. O personagem usa a natureza a seu favor como fonte de seu poder, e pode se transformar em urso ou lobisomem. A verdade é que promete!

A aparência de todos os personagens e classes é customizável.

O jogo também contará com pontos de habilidade (Skill Points) que você pode utilizar para "comprar" novas skills. Habilidades inicias custarão menos pontos enquanto outras mais avançadas (desbloqueadas em níveis mais altos) custarão mais pontos. Isso significa que você pode criar sua build da forma que quiser, já que é possível optar por uma mais variada (mais tipos de ataques) ou uma mais especializada, com habilidades mais fortes mas sem muita diversidade. O mesmo servirá para os talentos, que seguirão o modelo padrão de árvore, muito comum em jogos do gênero.

Diablo IV também permitirá a definição de teclas específicas para todas as habilidades do jogo.

Diablo IV será exclusivamente online

Não será possível jogar Diablo IV offline, já que os jogadores compartilharão o mesmo mundo. Mesmo assim, os desenvolvedores pretendem manter o atmosfera deserta e macabra da franquia e já disseram que o jogo não será um típico MMO. Portanto, mesmo que existem regiões comuns e eventos públicos, você só encontrará outros jogadores em determinados locais e situações. Esses encontros podem depender, inclusive, do ponto que você está na campanha.

A ideia não é nenhuma novidade. Diversos MMORPG contam com campanhas que, dependendo da quest, criam "áreas privadas" em que só você pode interagir. Após completar as missões relacionadas ao local, a área se torna "pública" para todos os jogadores que já estiverem no mesmo momento da campanha.

Sobre outras áreas públicas, Diablo IV contará com cidades seguras cheias de pontos de interesse que funcionarão como points de socialização. Além disso, será possível encontrar jogadores em estradas abertas e, é claro, no PvP.

Falando em PvP...

Até o momento, sabe-se apenas que os combates entre jogadores acontecerão em áreas específicas do mundo e somente para os jogadores que optarem por participar. Portanto, desde que você não aceite entrar nas lutas, poderá andar tranquilo pela região.

E como serão as masmorras?

As masmorras (dungeons) seguirão o mesmo estilo da maioria dos MMO. Assim que um jogador ou grupo entrar em uma, cria-se uma "sala privada" que só existirá para os membros. Portanto, nunca será possível encontrar outros jogadores (de fora do grupo) em uma masmorra. Elas também são geradas aleatoriamente, podendo contar com layouts e eventos diferentes sempre que você entrar. Sabe-se também que as masmorras poderão acontecer em ambientes internos ou externos.

Outra novidade de Diablo IV é a presença de "Keyed Dungeons". A expressão ainda não tem tradução oficial mas se refere a masmorras especiais que só podem ser acessadas por jogadores que encontrarem chaves específicas no mundo. Essas masmorras terão mais relação com o endgame do jogo e contarão com um nível de dificuldade bem maior, além de recompensas muito superiores.

Pela primeira vez na franquia: montarias e sistema de comércio!

Os desenvolvedores ouviram os pedidos da comunidade e inseriram no jogo duas mecânicas muito requisitadas: montarias e sistema de comércio! Embora não se trate de nada inovador no gênero, ambas são inéditas na franquia e oferecem novas dimensões para a já tão conhecida experiência Diablo.

Com relação às montarias, é claro, serão formas de se locomover mais rápido. Todas elas terão sua aparência totalmente customizável, e cada classe do jogo terá um ataque com características e animações próprias ao desmontar. Até o momento, as únicas montarias reveladas são cavalos normais.

Já o sistema de comércio, os desenvolvedores afirmaram que, embora confirmado, ainda há muito a se pensar, já que eles não querem prejudicar o sistema e a necessidade de looting ao inserir a possibilidade de comprar itens, em vez de dropá-los e farmá-los. De qualquer forma, é sabido que Diablo IV terá um aspecto um pouco mais "sociável" do que os títulos anteriores, e a interação entre jogadores através do comércio é mais um exemplo disso.

Divisão em temporadas

Assim como Diablo III, e seguindo a tendência de quase todos os jogos online da atualidade, Diablo IV também terá uma lore dividida em temporadas. Isso significa que o jogo receberá atualizações grandes de forma periódica para modificar e inserir conteúdos. Embora não haja confirmação, é muito provável que Diablo IV também insira recompensas de temporadas e um placar geral de jogadores com base nas suas conquistas, como ocorreu em Diablo III.

Novo conceito: família de monstros

Em Diablo IV, os monstros serão agrupados em famílias definidas por tema, estilo de luta e localização. O conceito visa dar mais identidade às criaturas encontradas no mundo, mas também insere uma nova e interessante mecânica: quando monstros da mesma família lutam juntos, seus ataques ganham bônus de sinergia, melhorando seus efeitos e dano. Até o momento, já sabemos que existem as famílias de Canibais, Cultistas e Afogados.

Como cada família de monstro é típica de determinada região, sempre que você precisar derrotar um mob específico ou farmar determinado item, você já saberá exatamente onde encontrar. Será possível identificar facilmente as famílias de monstros através das suas características visuais.

Mundo aberto contínuo

Diablo IV - Mundo
Os cenários de Diablo IV terão aparência mais macabra

Diablo IV contará com um mundo aberto contínuo, ou seja, você poder explorar os 5 reinos do jogo sem precisar passar por telas de carregamento (loading). Cada uma dessas regiões conta com biomas, monstros e outras características próprias que as diferenciam bastante das outras. Até o momento, sabe que as regiões existentes são:

  • Scosglen: região coberta por florestas que servem de lar para os Druidas.
  • Fractured Peaks: montanhas isoladas cobertas de gelo e neve.
  • Dry Steppes: região árida cheia de desertos e cânions. A região é controlada por Canibais.
  • Hawezar: coberta por pântanos e plantas venenozas, Hawezar é uma região morta habitada por bruxas que utlizam magia negra.
  • Kehjistan: ruínas do antigo império Kehjan.

Alguma novidade sobre itens?

Árvore de Talentos - Diablo IV
Uma pequena amostra das árvores de talentos em Diablo IV

Agora, todos os itens do jogo ocuparão apenas 1 espaço no inventário, seguindo a regra da maioria dos RPG. Com relação aos bônus, você só encontrará atributos ofensivos em armas e atributos ofensivos em armaduras. Haverá também a adição de 3 novos atributos:

  • Poder Angelical: aumenta a duração de todos os efeitos benéficos, como cura.
  • Poder Demoníaco: aumenta a duração de todos os efeitos negativos causados por você (dano por tempo, debuffs, etc).
  • Poder Ancestral: aumenta a chance de efeitos "on hit", ou seja, efeitos que podem ser aplicados ao acertar um oponente.

Já a classificação dos itens continuará a mesma de títulos anteriores, ou seja, serão divididos entre normais, mágicos, raros, lendários e míticos, cada um com uma cor que o representa.

O jogo terá o famoso Modo Harcore?

Para a alegria daqueles que não estão para brincadeira, sim, o Modo Hardcore já está confirmado.

Raphael Nascimento
Raphael Nascimento
Ex-jogador profissional de Counter Strike e Super Smash Bros. Melee, Brawl e 4. No momento aposentado das competições mas FANÁTICO por todos os eSports, sejam de luta, estratégia ou FPS.