Tudo sobre Diablo 4: história, modos, classes e mais!


Raphael Aviz
Raphael Aviz

Na BlizzCon 2019, a Blizzard anunciou um dos retornos mais desejados por muitos jogadores. Diablo IV foi apresentado oficialmente e, com este anúncio, detalhes cinematográficos muito promissores foram mostrados para os amantes da saga. Neste artigo, compilamos tudo o que sabemos até o momento. Confira!

Data de lançamento e plataformas

Infelizmente, o jogo ainda está em desenvolvimento, o que significa que ele não tem uma data de lançamento totalmente definida. O jogo progride com bom ritmo, mas parece que ainda teremos que esperar mais para aproveitar a quarta parte da saga Diablo.

O que sabemos é que a Blizzard tentará lançar o Diablo IV em 2020. É claro que atualizaremos este artigo quando tivermos certeza da data de lançamento final. Até lá, aqueça os motores e prepare-se para a nova aventura, que chegará a qualquer momento!

Ao menos que ocorra alguma surpresa, espera-se que o Diablo IV seja lançado no PC, PS4 e XBOX One.

A história de Diablo IV

O anúncio do jogo na BlizzCon 2019 foi feito em grande estilo, mostrando uma cinemática de tirar o fôlego:

Este vídeo dá origem ao contexto em que tocaremos no Diablo IV. A história está localizada alguns anos após os eventos da edição anterior, Diablo III. Ele relatará o retorno de Lilith ao Santuário, após eras em profunda letargia. Isso terá uma consequência: o mundo estará cheio de criaturas demoníacas e perigosas!

Por esse motivo, o mundo de Diablo IV exige que verdadeiros heróis limpem as hordas de inimigos e derrotem a filha de Mephisto, o chefe que já enfrentamos na segunda parcela. Falando em heróis, é hora de falar sobre as classes!

Classes confirmadas

Sabe-se que haverá cinco classes no total, pelo menos para o lançamento inicial do Diablo IV. No entanto, no momento, sabemos apenas três, que são bárbaros, feiticeiras e druidas. Não apenas isso, mas podemos personalizá-los em talentos, habilidades e em aparência.

Aqui está uma apresentação em vídeo dessas três classes, com um pouco da jogabilidade:

  • Bárbaro: essa classe é tudo o que você pode esperar por nome e reputação na saga. É o personagem forte em ataques e habilidades físicas, que também desfrutará de um sistema de combate um pouco alterado e mais poderoso do que nunca. Além disso, você pode equipar até quatro tipos diferentes de armas, alternando entre elas com grande facilidade.
  • Feiticeira: uma classe com a qual você controlará diferentes elementos, usando, por exemplo, raios, gelo ou fogo para atacar inimigos. É uma personagem versátil que pode se adaptar a diferentes tipos de jogadores, seja de longa distância ou arriscando combate corpo a corpo.
  • Druida: o retorno esperado do druida abalou o mundo inteiro. O personagem usa a natureza a seu favor como fonte de seu poder, e pode se transformar em urso ou lobisomem. A verdade é que promete!

É claro que a luta se tornará um pouco mais lenta em comparação a Diablo III, mas também será mais direta e sangrenta.

Itens míticos, habilidades e árvore de talentos

Enquanto em Diablo III tínhamos itens comuns, mágicos, raros, cenários e lendários, em Diablo IV um novo nível de qualidade será adicionado: mítico. Isso trará mais possibilidades de ter diferentes tipos de equipamento, além de adicionar mais conteúdo ao jogo.

Por outro lado, as habilidades e a árvore de talentos receberão retoques em relação ao jogo anterior. Você vai desbloquear habilidades diferentes e poderá aprimorá-las à medida que sobe de nível. Nesta nova parte da saga, há um foco muito maior na profundidade e nas possibilidades que resultarão em personagens únicos.

Árvore de Talentos - Diablo IV
Uma pequena amostra das árvores de talentos em Diablo IV

A árvore de talentos terá várias ramificações e precisaremos pensar cuidadosamente sobre como direcionar a jogabilidade e para saber qual caminho seguir e quais habilidades ou talentos desbloquear.

Na prática, será necessário escolher entre desbloquear novas habilidades e talentos até chegar ao final da árvore, ou priorizar a maximização de alguns deles o mais rápido possível. A Blizzard quer nos dar uma rica experiência a esse respeito, para que possamos nos sentir muito confortáveis com o desenvolvimento de nosso personagem. Será fácil adaptar o herói ao seu estilo de jogo!

Um mundo aberto e de atmosfera sombria

Uma das grandes queixas sobre Diablo III foi que sua atmosfera não parecia tão sombria quanto os dois primeiros títulos. A Blizzard levou isso em consideração e em Diablo IV voltamos a esses tipos de ambientes aterrorizantes que agradam tanto os fãs. Não apenas isso, mas os desenvolvedores deram um salto para o mundo aberto e não-linear.

Diablo IV - Mundo
Os cenários de Diablo IV terão aparência mais macabra

O jogo acontecerá em cinco regiões muito amplas e contínuas, que envolverão o deserto de Kehjistão, as florestas de Scosglen e as Estepes Secas. Uma das grandes surpresas é que podemos explorar essas regiões no nosso próprio ritmo e na ordem que queremos. Como cada região terá um tamanho considerável, com vários locais para visitar, a Blizzard também quis incluir montarias.

Centenas de masmorras aleatórias

Diablo IV também garantirá que você não fique entediado com o passar do tempo. Explorar permitirá que você descubra uma infinidade de diferentes masmorras, que também serão geradas aleatoriamente. Isso implica que, cada vez que você entrar em uma masmorra em particular, será diferente para o resto dos jogadores.

Um aspecto em que a Blizzard está trabalhando é a verticalidade dos mapas. Para esclarecer o conceito, há áreas em que você pode subir e, portanto, alcançar outras áreas que você não conseguiria. Dessa forma, o mapa de Diablo IV alcançará dimensões nunca vistas antes na saga.

Conexão permanente, PvP e modo Hardcore

Más notícias para muitos jogadores: o jogo exigirá uma conexão permanente à Internet. Você não poderá jogar sozinho, sem a necessidade de WiFi. Isso implica o seguinte: o mundo de Diablo IV funcionará como um mundo persistente, semelhante a um MMORPG. Obviamente, as principais missões serão realizadas de forma privada ou cooperativa.

Ao longo da sua aventura e no caminho de se tornar o novo herói, você encontrará muitos outros jogadores em sua viagem, especialmente nas aldeias. Toda semana você pode se juntar a outros colegas de equipe para superar as masmorras cooperativas e derrotar novos inimigos perigosos que ameaçam o mundo.

Além disso, Diablo IV também incluirá um sistema de PvP (Player vs Player), ou seja, jogador contra jogador. Haverá áreas previstas para isso; portanto, talvez tenhamos que prestar atenção aos lugares onde passamos. Este é um toque único para a saga que certamente dividirá os fãs.

Por fim, o jogo nos dará a opção de ativar o modo Hardcore, aquele em que se você morrer, perderá todo o seu progresso de forma definitiva. Tenso!

Raphael Aviz
Raphael Aviz
Ex-jogador profissional de Counter Strike e Super Smash Bros. Melee, Brawl e 4. No momento aposentado das competições mas FANÁTICO por todos os eSports, sejam de luta, estratégia ou FPS.