Guia essencial do mapa Vertigo no CS:GO


Raphael Aviz
Raphael Aviz

Nome das posições, pontos de contato, rotações, tudo! Nesse guia nós mostraremos todas as informações essenciais para você iniciar os treinos no mapa Vertigo (de_vertigo), a nova adição ao modo competitivo em CS:GO. Apesar de existir há anos, muitos jogadores e torcedores ainda não conhecem o mapa direito uma vez que ele não era usado em campeonatos.

Confira abaixo tudo o que você precisa saber para começar com tudo na Vertigo!

Principais características

Geral - Vertigo
O mapa é formado, basicamente, por dois caminhos principais conectados em vários pontos.

Como todo mapa competitivo de Counter Strike: Global Offensive, Vertigo também é um mapa de plantar/desarmar bomba. O cenário é um arranha-céu em construção e o combate acontece em dois andares, assim como na Nuke. A base terrorista é no andar de baixo e tanto a base contraterrorista quanto os dois Bombsites são no andar superior.

O mapa é extremamente pequeno, fechado e cheio de curvas, fazendo com que o uso de escopetas e pistolas seja ainda mais viável do que na Nuke. Na Vertigo, o uso de AWP (sniper) certamente não é necessário como em outros mapas.

Por ser muito pequeno, as rotações no mapa são muito rápidas para os dois times. Como quase sempre há jogadores por perto,os passos podem ser ouvidos com facilidade, mas é difícil entender exatamente de onde o som está vindo.

Nome das posições

Antes de continuar, confira o nome da posições na Vertigo. Apesar de ser muito pequeno, o mapa conta com várias ligações e pequenos detalhes para você ficar atento:

Vertigo - Posições
Créditos na imagem

Nome das posições em inglês

Se você assiste partidas com narração internacional, veja também o nome das posições em inglês:

Vertigo - Posições em Inglês

Avanço terrorista

Ao sair da base, os terroristas têm três opções de avanço:

Escadas na base TR

Escada - Base TR

As escadas na base TR levam direto ao Meio, que permite acesso ao Bombsite B via Buraco ou Porta, e à Queda (vão do elevador), que dá acesso à Empilhadeira>Rampa>Bombsite A.

Escadas do B (ou só Escadas)

Escadas do B - Vertigo

As Escadas são o caminho mais rápido entre a base TR e o Bombsite B. Sem dúvidas é o alvo principal de rushes. Ao pé da escada há a opção de avançar pela Curva, que dá acesso à Ponte>Empilhadeira>Rampa>Bombsite A.

Rampa do A (ou só Rampa)

Rampa - Vertigo

A Rampa é o principal caminho para o Bombsite A e está localizada logo após a Empilhadeira. Bem ao lado da Rampa existe uma passagem mais estreita chamada Andaime, que permite que os terroristas se dividam e ataquem o A por pontos diferentes, similar ao que acontece na Inferno pelo Xuxa/Tapete.

Pontos de contato

Os pontos de contato são as regiões onde os times se encontram quando correm na velocidade máxima. Basicamente, é a linha imaginária que se o jogador cruzar, já poderá ter um oponente esperando.

Virada da Rampa

Contato - Rampa

No Bombsite A, o contato acontece na virada da Rampa. Os CT também precisam ficar atentos à saída do Andaime. Se a Rampa for perdida, os CT podem recuar e defender de forma mais passiva, seja pela Madeira, Newba ou mesmo Fundo/Tetris.

Meio

Contato - Meio

No meio, o contato acontece exatamente na divisão entre o Meio e o Meio Falso (próximo à Queda). Quem tiver controle da região poderá rotacionar rapidamente para A entrando no vão do elevador. Se vencerem os duelos no Meio, os terroristas terão acesso ao Buraco (caminho para o B) ou ao caminho mais longo para o A.

Fim da Escada

Fim da Escada

Como dito antes, por ser o caminho mais rápido até o Bombsite B, as Escadas são o alvo o principal de rushes. Nelas o contato ocorre exatamente no final das escadas (na subida). Considerando que as Escadas são estreitas, a entrada é facilmente obstruída com smokes e molotovs, assim como no Bombsite B na Dust2.

Curiosidades

Boost CT - Rampa

Boost CT - Rampa

É possível montar esse boost para ter visão da Rampa e da saída do Andaime. A estratégia é mais indicada para rounds eco em que não há muito a perder.

Varado CT

Varado CT - Vertigo

Da Madeira é possível acertar esse varado da imagem acima. Basta mirar no meio do quadrado laranja e modificar um pouco o ângulo para atacar os dois pontos do Andaime.

Varado TR

Varado TR

Os terroristas também podem devolver o varado de forma bem fácil. Basta mirar embaixo da seta laranja como na imagem  acima (esquerda). Os tiros atingirão exatamente o meio do quadrado no outro lado.

Porta

Porta - Vertigo

A Porta é exatamente igual a da Nuke. Ela faz barulho ao abrir e fechar e pode ser quebrada com balas ou totalmente explodida com granadas.

Banheiros

Banheiros - Vertigo

Os banheiros na base TR são exatamente iguais os da Cobblestone. É possível abrir e fechar as portas para se esconder e guardar armas.

Confira aqui o guia completo e atualizado de economia em CS:GO

Raphael Aviz
Raphael Aviz
Ex-jogador profissional de Counter Strike e Super Smash Bros. Melee, Brawl e 4. No momento aposentado das competições mas FANÁTICO por todos os eSports, sejam de luta, estratégia ou FPS.