A melhor configuração de Call of Duty Mobile para controles e gráficos


Raphael Aviz
Raphael Aviz

Assim como em outros jogos de tiro, as configurações em Call of Duty Mobile possuem um papel essencial no desempenho dos jogadores. Por isso, é muito importante que você explore ao máximo o menu de configurações para ver o que funciona e não funciona para você.

Para você que quer aumentar seu nível em Call of Duty Mobile, confira abaixo a melhor configuração para melhorar muito sua gameplay.

Melhor configuração de controles

Melhor configuração - Call of Duty Mobile
Sugestão de configuração para Call of Duty Mobile

Para acessar as configurações de controle, clique no ícone de engrenagem na parte superior da tela principal, acesse a aba “Controles” e escolha “Esquema Personalizado”. Sabemos que as definições de controles são muito pessoais e cada jogador prefere a sua, mas existem algumas "regras" fixas que, sem dúvidas, melhorarão muito seu jogo, basta se acostumar:

Dois botões de tiro (com mira e sem mira)

É indispensável que você tenha dois botões de tiro, um de cada lado da tela. Na imagem acima, note que do lado direito está o botão de tiro com mira e do lado esquerdo está o tiro sem mira (hip fire). Acredite, você não jogará em alto nível enquanto não implementar os dois tiros no seu gameplay.

O tiro com mira será sempre o principal e por isso deve estar do lado direito da tela. É ele que você usará em quase todas as situações. Já o hip fire é utilizado apenas em distâncias super curtas em que você não tem tempo de abrir a mira. Geralmente é usado quando você dá de cara com um oponente enquanto está correndo. Nessas horas, é crucial que você possa atacar o quanto antes. Abrir a mira pode ser tarde demais.

Sugerimos que você coloque os dois tiros nos cantos superiores da tela para que você possa utilizá-los com os dedos indicadores de cada mão. Consequentemente, você precisará trocar o minimapa de posição.

Comandos facilitados para corrida

Facilite os comandos de corrida que já vem configurados por padrão no jogo. Primeiro, arraste o botão de corrida para mais próximo da direcional. Assim você precisará deslizar muito menos o dedo para que seu personagem corra. A distância mínima disponível é a mostrada na imagem acima.

Em seguida, mova o segundo botão de corrida (o bem menor, localizado próximo do minimapa) para uma posição mais acessível, e aumente o seu tamanho. Dessa forma você terá uma opção de corrida imediata.

Diminua o botão da Habilidade de Operador

A Habilidade de Operador (o ícone amarelo na imagem acima) não é um dos comandos mais utilizados durantes as partidas, e por isso não há necessidade de você manter o tamanho gigante com que ele vem configurado. Reduza-o ao máximo para melhorar seu campo de visão.

Afaste os botões de tiro e de agachamento

Essa é muito importante. Mantenha os botões de tiro e agachamento relativamente afastados um do outro, de forma que você precise usar dedos diferentes para usá-los. Só assim você poderá fazer movimentos avançados de forma mais eficiente, como, por exemplo, virar uma esquina deslizando e atirando. O segredo é correr, deslizar com um dedo e acionar o tiro ao mesmo tempo. Se os botões estiverem muito próximos, você não vai conseguir.

Utilize a posição de garra para jogar

Melhor posição dedos - Call of Duty Mobile
A primeira imagem mostra a posição de dois dedos, muito comum na maioria dos jogos de tiro para celualres. A segunda imagem mostra a posição de garra, muito mais indicada para Call of Duty Mobile

A maioria dos jogadores utiliza a posição de dois dedos (primeira imagem acima) para jogar. Apesar de não ser a mais indicada, ela é suficiente para se sair bem na maioria dos jogos de tiro atuais. No entanto, considerando que Call of Duty Mobile exige muito mais movimentação do que outros títulos como PUBG ou Free Fire, você precisará utilizar mais dedos para melhorar seu desempenho.

Utilizando a posição de garra você poderá efetuar todos as manobras avançadas do jogo, como atirar deslizando e pulando ou alternar facilmente entre tiro com mira ou hip fire. Só assim os seus movimentos sairão com a maior eficiência possível.

Melhor configuração de gráficos

No menu de configurações, na aba "Áudio e Gráficos" você pode editar as definições de vídeo do jogo. Elas também variam muito de acordo com o celular, mas ainda assim, há informações importantes que você deve saber.

Priorize a taxa de quadros sobre a qualidade gráfica

Muitas vezes nós achamos que o jogo está rodando na fluidez máxima, mas não. Para evitar esse engano, experimente diminuir a qualidade gráfica (mesmo que seu aparelho seja muito bom) e inicie uma partida contra bots para ver o que acontece. Se você notar uma melhoria de desempenho, utilize essa nova configuração. Se você quer melhorar seu gameplay, nunca priorize o visual.

Com relação a taxa de quadros, tente deixar sempre a máxima disponível, mesmo que você precise diminuir a qualidade gráfica para o mínimo. É a taxa de quadros que confere fluidez aos movimentos do jogo, e mantê-la alta permite que você controle a mira e as rajadas de forma muito mais eficiente.

Melhor configuração de sensibilidade

Configurações Sensibilidade - Call of Duty Mobile

Na aba "Sensibilidade", você pode configurar todas as configurações de velocidade de movimento na tela. Todas são extremamente pessoais, mas também temos algumas sugestões para elas.

Priorize a Velocidade Fixa no Modo de Rotação

Call of Duty Mobile aplica algumas oscilações na sensibilidade de acordo com a velocidade que você desliza o dedo na tela. Para desligar essas oscilações, marque o campo "Velocidade Fixa" na sessão "Modo de Rotação". Isso manterá sempre a mesma sensibilidade, mesmo que você deslize o dedo com mais ou menos velocidade. Dessa forma você se acostumará mais rápido com os controles e terá uma movimentação mais consistente.

Utilize a Aceleração de distância se jogar em tablets

No mesmo menu, você pode acionar a opção de Aceleração de distância. A função é muito indicada para os jogadores que utilizam tablets, pois ela ajustará a quantidade de movimento de acordo com telas maiores, de forma que você não precise deslizar tanto o dedo para mover a mira. Você também pode graduar essa aceleração até encontrar o ponto ideal para você.

Melhor configuração básica

Configurações Básicas - Call of Duty Mobile

Para finaliza, faça esses ajustes nas definições gerais do jogo, encontradas na aba "Básico" no menu de configurações:

Assistente de mira: desligue-o. Conforme você melhora seu gameplay, ele atrapalha mais do que ajuda.

Arremesso rápido de granada: desligue, senão você não poderá "cozinhar" a granada.

Toque para mirar: é a opção padrão de mira, e também a mais efetiva.

Exibir Botão de Disparo Esquerdo: selecione "Ligado" para exibir o botão de hip fire, mencionado mais acima neste artigo.

Deslizar (ao correr): selecione a opção "Toque em agachamento enquanto corre" para ter maior eficiência no movimento.

Sempre Correr: não sugerimos que você ligue essa opção, já que você não poderá mais andar. Em vez de ligá-la, utilize as configurações de controle mostradas acima neste artigo.

Giroscópio: sugerimos que você experimente implementar o giroscópio no seu gameplay. Além de divertido, ele facilita muito que você efetue alguns pequenos ajustes de mira em momentos cruciais, especialmente com snipers.

Clique aqui para ver mais dicas e tutoriais de Call of Duty Mobile!

Raphael Aviz
Raphael Aviz
Ex-jogador profissional de Counter Strike e Super Smash Bros. Melee, Brawl e 4. No momento aposentado das competições mas FANÁTICO por todos os eSports, sejam de luta, estratégia ou FPS.