Problema grave: Placas Nvidia RTX 4090 continuam derretendo

Adriano Camargo
Adriano Camargo
Tempo de leitura: 1 min.

A empresa de reparos de placas de vídeo Northbridge Fix tem enfrentado um aumento significativo em seus serviços, com mais de 200 placas Nvidia RTX 4090 derretidas em apenas um mês.

O problema - já bastante discutido pelos usuários - está relacionado aos conectores de alimentação, supostamente causado por uma conexão instável do plugue 12VHPWR no soquete da placa gráfica. Esse problema afetou milhares de modelos da RTX 4090, assim como os conectores 12VHPWR em fontes de alimentação modulares.

conector nvidia 4090 derretido
Conectores estão derretendo com facilidade (Imagem: Northbridge Fix)

Embora a Nvidia GeForce RTX 4090 seja reconhecida como uma das placas de vídeo mais poderosas da atualidade e a melhor opção para ray tracing, a questão do derretimento dos conectores se tornou um ponto de preocupação para interessados.

A causa exata desse problema ainda é muito discutida, com alguns atribuindo a falha a erros de instalação do usuário, enquanto outros questionam o design do conector 12VHPWR e sua incapacidade dele em gerir tanta energia.

A Nvidia tomou algumas medidas para tentar resolver essa questão, revisando o conector de 16 pinos para incluir pinos de detecção mais curtos, reduzindo assim o risco de derretimento (pois o conector não funcionaria se estiver mal encaixado). Porém, no outro lado, os usuários que possuem modelos originais devem tomar muito cuidado a fim de garantir uma instalação segura para evitar esses problemas.

A recomendação oficial é utilizar os cabos de alimentação fornecidos pela GPU ou por fabricantes de fontes de alimentação confiáveis. Empresas como a CableMod também oferecem adaptadores (especialmente aqueles em 90 graus), mas recentemente aconselharam os proprietários a não utilizá-los devido a preocupações com segurança.

SAIBA MAIS!

Adriano Camargo
Adriano Camargo
Jornalista especializado em tecnologia há cerca de 20 anos, escreve textos, matérias, artigos, colunas e reviews e tem experiência na cobertura de alguns dos maiores eventos de tech do mundo, como BGS, CES, Computex, E3 e IFA.