FIFA 20: 12 dicas para ter sucesso no Modo Carreira!


Maurício Amaro
Maurício Amaro

O modo Carreira do FIFA 20 está bastante desafiador! Com novas mecânicas no comando da equipe e das finanças do clube, ser um bom Manager não está fácil para todo mundo. Por essa razão nós criamos este artigo com 12 dicas simples para você ter sucesso e, quem sabe, até ganhar uma Champions League!

1. Esteja atento aos objetivos da Temporada

Objetivos da temporada carreira fifa 20
Esteja sempre de olho no que o clube espera de você

Essa dica é básica, mas nem todos os jogadores a cumprem. A administração do seu clube vai deixar bem claro no início do ano tudo que você precisa conquistar para que eles fiquem felizes.

Claro que vai depender do time. Barcelona é suposto que ganhe a LaLiga e que vença a Champions League. Já o Leicester City se ficar no meio da tabela já está bom. Questões financeiras também contam ponto!

Preste atenção aos objetivos prioritários e dê seu máximo para cumprir. Algo que é legal é escolher um time desafiador ou mediano e tentar ir além do que lhe foi pedido para cumprir. Você assim consegue ter mais destaque enquanto treinador.

Veja os melhores times para começar na Carreira do FIFA 20

2. Mantenha seus jogadores com o moral alto

Nunca antes isso de manter seus jogadores felizes foi tão relevante para seu sucesso no modo Carreira. Se os seus comandados não gostarem de você, pode ter certeza de que rapidinho você será demitido.

Há várias formas de manter o moral dos jogadores equilibrado. Uma delas é manter suas promessas e cumpri-las sempre que possível. Não permita que se crie intrigas no vestiário ao dar preferência a um e não a outro. Se um jogador pede para entrar, coloque-o, pelo menos alguns minutos.

Outra dica importante aqui é ir às conferências de imprensa quando achar que o moral está médio para baixo. Dê algumas respostas inteligentes em favor do time e verá o nível subir.

3. Busque jogadores promissores

Jogadores promissores modo carreira fifa 20
Mbappé é o melhor jovem talento do FIFA 20

Os jogadores promessa são aqueles jovens de até 21 anos que tem alto potencial na carreira. Eles podem ter 67 de Overall agora, mas daqui umas 5 temporadas podem chegar aos 87. Se a sua intenção é ficar nesse modo de jogo por bastante tempo, eles são indispensáveis na sua estratégia.

Você deve pagar aos seus Scouts para encontrarem os talentos a você. O ruim é que você tem que pagar, e isso pode mais comprometer as finanças do que trazer algum benefício.

Por isso recomendamos que dê uma olhadinha na nossa lista de jovens talentos para contratar em todas as posições.

4. Vá ao Brasil e à Argentina buscar talentos para a academia

Todos sabem que a América do Sul é uma das maiores produtoras de talentos no mundo do Futebol. Messi e Neymar são apenas alguns exemplos de uma lista de dezenas. Aliás, Argentina e Brasil são dois dos países em que você pode buscar ótimas peças para a sua academia de jovens jogadores.

Claro que você não deve limitar sua pesquisa. Inglaterra e Espanha são outros dois bons países que contam com jogadores de muita qualidade. Fique de olho e monitores algumas nações em específico para facilitar e estreitar sua busca.

5. Dê atenção a jogadores mais experientes

Além dos mencionados jovens talentos, há outros tipos de jogadores no modo Carreira do FIFA 20 para você contratar. Na maioria dos casos são mais velhos, mas não os subestime por isso. São nomes experientes e que ainda têm muito a agregar a sua equipe. Veja abaixo:

  • Jogadores livres: esses estão sem clube, sem contrato e praticamente vão de graça para o seu time. Basta ofertar-lhes um bom salário que eles certamente vão parar no seu plantel
  • Jogadores em fim de contrato: não estão sem clube, mas se der sorte não precisará pagar por eles. Há nomes de elevadíssima qualidade na lista, como Modric e Sergio Ramos
  • Jogadores veteranos: Chiellini e Ibrahimovic são dois dos veteranos de responsa que você pode contratar. Sim, não são assim baratos, mas agregam muita qualidade à equipe
  • Jogadores para empréstimo: esses são aqueles que passarão por uma temporada de "testes" em sua equipe, para que você decida se eles valem a compra

6. Use a opção delegar nas contratações

A parte das contratações pode dar uma dor de cabeça a quem não está familiarizado com o sistema. Por norma não temos nenhuma pista de quanto oferecer por um atleta em termos de contrato e de salário. O jogo simplesmente não diz. Mesmo que saibamos o valor de mercado, na realidade a negociação sai sempre mais cara.

Uma boa dica é usar a opção "delegar". Quando você delega, outro funcionário vai negociar com o jogador e com seu clube, revelando o mínimo e o máximo que esse player espera receber. Chegando aos números, cancele a opção delegar e negocie você mesmo.

7. Use seus jogadores em trocas para ter outros melhores

Troca de jogadores carreira fifa 20
Saiba quando trocar um jogador por outro pode ser uma boa opção

Todos já vimos clubes no mundo real oferecerem jogadores em negociações para terem um nome melhor no elenco. Isso foi incorporado ao modo Carreira do FIFA, o que pode tornar suas contratações mais fáceis.

Tente analisar o time com o qual negocia para perceber em qual posição eles estão mais interessados. A partir disso, além do dinheiro, ofereça um jogador do seu clube para eles. Com sorte eles aceitam, o que diminui o seu investimento financeiro.

8. Evolua os jogadores com treinos personalizados

Mesmo que os treinos personalizados sejam no automático, eles são uma das melhores formas de fazer com que suas promessas cheguem a um nível de qualidade muito maior. Principalmente porque as promessas tem uma margem de evolução alta, o que pode permitir que eles atinjam o máximo potencial com maior rapidez.

9. Faça rotatividade de titulares

Aqui não tem só a ver com dar chances a todos os jogadores. Quando você tem um calendário cheio e apertado, é inevitável que tenha de deixar alguns dos seus melhores nomes no banco de reservas em certas partidas, pois eles vão cansar.

Tenha atenção ao seu calendário de jogos e monte uma estratégia de rotatividade. Assim você vai evitar que nomes importantes fiquem lesionados sem necessidade, rendendo em campo muito menos do que poderiam.

Uma sugestão, que muitos jogadores do FUT fazem, é criar dois times titulares e ir alternando. No modo Carreira não dá para fazer nos mesmos moldes do Ultimate Team, mas nada impede que você anote em um caderninho os titulares A e os titulares B.

10. Não deixe as renovações passarem

Da mesma forma que você pode contratar de graça jogadores em fim de contrato, você pode perder jogadores importantes se não renovar com eles. Isso é muito importante!

A seis meses de finalizarem os termos com seu clube eles podem ir de graça para qualquer time. E temos certeza de que você não quer isso!

11. Participe dos torneios de pré-temporada

Torneio de pré-temporada FIFA 20 carreira
A pré-temporada é ótima para ganhar experiência

Super comum na Europa e nos Estados Unidos, os torneios de pré-temporada preparam os elencos para a maratona de jogos que virá no próximo ano. É uma oportunidade de apresentar as novas contratações e de entrosar o plantel.

No modo carreira do FIFA 20 há vários convites que você receberá dessas competições. Elas servem para que você ganhe dinheiro, o que ajuda a contratar jogadores melhores para o início da temporada.

12. Domine as bolas paradas

Esta dica é para o jogo todo, a gente sabe, mas ela é ainda mais útil na Carreira. Ainda mais agora que o sistema de bolas paradas está completamente reformulado e bem difícil de ser dominado. Basicamente uma falta ou um pênalti pode decidir o jogo a seu favor e levá-lo a um título.

Por isso veja nosso tutorial sobre como bater falta e cobrar penalidades com maestria!

Maurício Amaro
Maurício Amaro
Acadêmico e pesquisador na área de Game Studies, iniciou suas aventuras pelo mundo dos jogos ainda na infância, nos Arcades de Mortal Kombat. É fã incondicional dos games single player, mas não nega uma partidinha de FIFA no modo Online quando tem um tempo livre.