FIFA 20: como bater pênalti e falta no novo sistema de bolas paradas


Maurício Amaro
Maurício Amaro

O FIFA 20 mudou completamente a forma como cobramos pênalti e faltas no jogo. E é unânime entre os jogadores que esse novo sistema está muito mais complicado. Poucos estão conseguindo fazer gols nas bolas paradas. Ou a bola vai para fora ou vai em direção ao goleiro. Por isso neste artigo vamos lhe ensinar a bater falta e pênalti nesse novo formato!

Como bater pênaltis com sucesso

Cobrança de pênalti FIFA 20
Repare na flecha: colocar a bola no canto da coruja é a cobrança perfeita!

O esquema é simples depois que você treina bastante. Mas mesmo quem está agora se acostumando a esse modelo vai conseguir de primeira entender o que é preciso fazer ao ler o tutorial abaixo:

Passo 1: coloque o marcador visual onde quer a bola vá

Use o direcional analógico esquerdo para colocar o marcador ou mira visual no ponto exato em que quer a bola vá. Repare que esse marcador vai tentar voltar o centro do gol, por isso precisará fazer força para mantê-lo na posição desejada.

Essa força será feita até você dar o chute. Se apertar com muita força, a área do alvo vai aumentar, significando que a precisão diminuiu. Tente achar um equilíbrio aqui.

Passo 2: acerte o minigame

É aqui que o bicho pega. Há um minigame que vai determinar se e penalidade será mesmo precisa. Basta que o chute seja confirmado no momento exato em que o marcador passar pela zona verde. Se falhar, a bola vai ser mandada para longe do gol.

Se vir que o goleiro vai para o canto que você mandou a bola, pode apertar L1 no PS4 ou LB no Xbox One para dar a polêmica cavadinha. Há chances de isso dar errado, mas em alguns casos o goleiro não se recupera a tempo de pegar a bola.

Como bater falta com perfeição

Bater falta FIFA 20 novo sistema
Agora você pode cobrar faltas muito mais difíceis de o goleiro defender

O modelo de cobrança de faltas é parecido com o de pênaltis, mas é mais intuitivo do que propriamente técnico. De qualquer forma vamos ver como ele funciona:

Passo 1: mire a bola e calibre a força do chute

Com o analógico esquerdo você vai estabelecer a mira da cobrança. Até aqui é idêntico às penalidades. Estabeleça a força do chute ao apertar no botão correspondente. Novamente tente manter a força mediana, para evitar que a bola se perca fora do estádio.

Passo 2: determine o efeito da bola

Neste passo vamos tentar enganar o goleiro adversário. Com o analógico direito vamos determinar a curva que a bola fará em direção ao gol. Se você girar o botão para a esquerda, ela vai fazer uma curva para esse lado.

Mas tenha atenção: isso deve ser feito apenas no momento em que o batedor de faltas estiver próximo de desferir o chute.

Isso é fundamental para fazer com que a curva saia como você quer. Apesar da dificuldade do movimento, agora no FIFA 20 as cobranças com curvas ao estilo Roberto Carlos estão mais comuns.

Passo 3: acerte o minigame

As cobranças de falta também contam com um minigame. É exatamente a mesma coisa em relação às penalidades: quando o marcador estiver na zona verde, aperte o botão de chute. Treine bastante isso antes de ir para as partidas online, visto que dominar as bolas paradas é um diferencial nesta edição.

Saiba também como fazer todas as celebrações de FIFA 20

Maurício Amaro
Maurício Amaro
Acadêmico e pesquisador na área de Game Studies, iniciou suas aventuras pelo mundo dos jogos ainda na infância, nos Arcades de Mortal Kombat. É fã incondicional dos games single player, mas não nega uma partidinha de FIFA no modo Online quando tem um tempo livre.