Aprenda o que é GoWiPe em Clash of Clans e como fazê-lo!


Raphael Aviz
Raphael Aviz

GoWiPe é, há anos, a formação de ataque mais popular de Clash of Clans. Embora alguns jogadores acreditem que a estratégia não seja mais tão eficaz, a verdade é que ela ainda é usada com sucesso até mesmo em CV10.

Confira abaixo o que é GoWiPe em Clash of Clans e como executá-lo!

O que é GoWiPe?

GoWiPe

GoWiPe é uma formação de ataque formada essencialmente por Golens, Magos (Wizards) e P.E.K.K.A. É considerada a estratégia mais efetiva e propícia para dar PT (perda total) nos oponentes.

Os motivos de o GoWiPe ser tão bom são:

  • Golens têm o maior HP do jogo (considerando que os dois golem menores que surgem quando o primeiro morre);
  • Magos têm o maior DPS em área do jogo;
  • PEKKAs têm o maior DPS corpo a corpo do jogo e também são resistentes.

O GoWiPe é muito eficiente em garantir 2 estrelas no ataque. No entanto, a estratégia gasta muitos recursos e, por isso, é pouco utilizada quando o objetivo é apenas farming. Normalmente, você só fará GoWiPe em guerras de clãs ou para subir troféus.

O resto da formação é aberto para debates mas, de acordo com o nível do Centro de Vila, algumas boas sugestões são:

Sugestão de tropas para CV8

  • Tropas: 2x Golens, 2x P.E.K.K.A, 16x Magos, 10x Bombardeiros e 6x Arqueiros
  • Feitiços: 2x Fúria, 1x Cura e 1x Veneno
  • Castelo do Clã: 1x P.E.K.K.A

Sugestão de tropas para CV9

  • Tropas: 2x Golens, 2x P.E.K.K.A, 19x Magos, 12x Bombardeiros e 5x Arqueiros
  • Feitiços: 2x Fúria, 1x Cura, 1x Veneno e 1x Salto
  • Castelo do Clã: 1x Golem

Sugestões de tropas para CV10

  • Tropas: 2x Golem, 3x P.E.K.K.A, 19x Magos, 12 Bombardeiros, 5x Arqueiros
  • Feitiços: 2x Fúria, 2x Gelo, 1x Veneno e 1x Salto
  • Castelo do Clã: 1x Golem

Veja os diferentes tipos de layouts em Clash of Clans!

Atenção com os feitiços!

Fique atento aos feitiços que você usa e adapte de acordo com a situação. Por exemplo, se você está atacando um CV9 com muros de baixo nível, o feitiço de Salto pode não ser necessário.

Da mesma forma, se você está atacando um CV10 com Torres Inferno, feitiços de Cura não adiantarão nada. Nesse caso, é preferível escolher o feitiço de Gelo.

Como executar o GoWiPe em Clash of Clans

GoWiPe

Primeiro, saiba que não há um timing fixo para você liberar suas tropas e nem há um ponto fixo em que você deve iniciar o ataque. Obviamente, o momento de soltar suas unidades depende do flow da batalha e o ponto inicial dependerá do layout do oponente. No entanto, as regras básicas do GoWiPe são as seguintes:

1. Identifique o lado da base que tenha mais heróis, morteiros ou a maior quantidade de edifícios perigosos. Você sempre vai querer se livrar do mais difícil primeiro. Em seguida, execute esse passo a passo:

2. Solte os Golens. Certifique-se que eles estão espaçados o suficiente de forma que uma única defesa não possa atacar os dois.

3. Comece a soltar os Magos para que destruam os muros exteriores. Posicione-os de forma bem espaçada para garantir que a base inteira será destruída nos 3 minutos.

4. Solte os Bombardeiros em grupos de 2 até que os muros exteriores e mais camadas sejam destruídas.

5. Solte o restante dos Magos.

6. Quando o caminho até o centro estiver relativamente limpo, solte os P.E.K.K.A. Distribua-os de forma uniforme pelo grupo de Magos. O objetivo é que cada P.E.K.K.A possa proteger vários Magos nos momentos finais do combate.

7. Fique atento à necessidade de usar os feitiços. Conforme as unidades se aproximam do centro, use o feitiço de Fúria. Esteja atento também ao momento de curar as unidades.

Confira 6 dicas essenciais de Clash of Clans!

Raphael Aviz
Raphael Aviz
Ex-jogador profissional de Counter Strike e Super Smash Bros. Melee, Brawl e 4. No momento aposentado das competições mas FANÁTICO por todos os eSports, sejam de luta, estratégia ou FPS.