10 dicas essenciais para quem joga CS:GO competitivo


Raphael Aviz
Raphael Aviz

Se você resolveu jogar CS:GO sério ou se já disputa no modo competitivo e precisa de uns toques, reunimos aqui as melhores dicas para você começar a ganhar e finalmente subir de patente.

A maioria das dicas focam nos fundamentos do Counter Strike que, por incrível que pareça, são os pontos mais negligenciados pelos jogadores de matchmaking. Leia as dicas abaixo, execute-as e veja seu desempenho melhorar bastante.

1. Comunique-se, comunique-se e comunique-se

A dica mais simples e ao mesmo tempo a que os jogadores mais deixam pra lá. Nada é mais importante no competitivo de CS:GO do que a comunicação. Seu time pode ter jogadores mais fracos do que o time oponente (mas não tão fracos assim), mas se a comunicação for melhor, certamente vencerá.

Comunique tudo o que você achar relevante: avançou e deu clear em uma área? Viu oponentes? Ouviu passos ou outro barulhos? Viu a bomba? Vai bangar pra um parceiro? Comunique todas essas coisas.

Por outro lado, não comunique o que você não viu. Muitos jogadores no matchmaking têm o costume de avisar “é A!” ou “é B!!” quando avistam um ou dois oponentes, sem nem mesmo ver a bomba.

Lembre-se que os membros do seu time podem tomar decisões de acordo com as calls que são passadas. Se você fala “todo mundo aqui!”, seus parceiros no outro bombsite podem correr com a faca na mão e ser mortos por um lurker. Da mesma forma, se você já ouviu a localização dos inimigos restantes e não comunica, seus parceiros vão continuar parados esperando um ataque que pode nunca vir.

2. Aprenda o nome das posições nos mapas

Vertigo - Posições
Créditos na imagem

Complementando a primeira dica, é essencial que você saiba o nome dos lugares e posições nos mapas competitivos para conseguir comunicar ao time. Obviamente você sempre pode avisar “A”, “B”, “meio” ou simplesmente “aqui”, mas quanto mais você aprende sobre os mapas, mais precisa e eficiente será a comunicação.

Se você for iniciante no competitivo de CS:GO, é aconselhável que você jogue em apenas um ou dois mapas para pegar o ritmo da competição e da comunicação. Assim, priorize mapas mais populares como Dust2, Mirage e Inferno, em que o número de jogadores é maior.

Veja nosso guia com o nome das posições em todos os mapas competitivos de CS:GO!

3. Mantenha a coesão financeira no time

Eco - CS:GO

Outro problema muito recorrente no matchmaking é que cada jogador do time comprando o que quiser, mesmo quando não deveria. É essencial que o time inteiro esteja na mesma página em relação ao dinheiro. Nesse momento, é importante que um dos jogadores tome a iniciativa de liderar o time e apontar os momentos de fazer eco, meia compra ou forçar.

Os rounds eco são os mais difíceis. É raro uma partida de matchmaking de baixo nível em que todos os jogadores saibam a hora de economizar. Pelo menos uma acaba gastando tudo o que tem, morrendo rápido (por não ter arma boa) e não tendo dinheiro novamente no próximo round.

Veja nosso guia completo de economia no CS:GO e tome as melhores decisões com relação ao dinheiro. Um eco na hora certa pode interromper uma sequência de rounds perdidos e, assim, levar à vitória.

Não deixe de ver nosso guia completo e atualizado de economia no CS:GO!

4. Entenda como funcionam os ângulos

ângulos - CS:GO
Na imagem acima, o personagem sob a mira ainda não consegue ver nada além da parede, apesar de metade do seu corpo estar aparecendo. Para resolver isso, o personagem deveria se afastar da parede e peekar de mais longe

Enquanto jogava CS:GO, você já virou uma esquina qualquer no jogo e morreu automaticamente antes mesmo de ver alguém? Ou, alguma vez, você camperava em um lugar qualquer e seu oponente já chegou atirando? Antes de chamar alguém de cheater, tenha certeza de que você já entendeu como funcionam os ângulos em Counter Strike.

O modo como a câmera e o modelo dos personagens em CS:GO interagem faz com que os duelos girem em torno dos ângulos. Nesse contexto, tenha em mente que:

  • A visão em primeira pessoa que enxergamos sai exatamente do meio da testa do personagem.
  • O seu personagem é um bloco fixo (ao contrário, por exemplo, de PUBG, em que seu personagem pode inclinar-se para esquerda ou direita).

Dessa forma, existem inúmeras situações em que alguma parte do seu personagem (geralmente o braço, ombro ou perna, no caso de estar agachado) aparecerá antes que a câmera no centro da testa mostre qualquer coisa. É por isso que virar esquinas enquanto estiver colado em uma parede é a pior coisa que você pode fazer no jogo, uma vez que você só enxergará a parede enquanto seus oponentes já estarão vendo metade do seu corpo. Por isso, a estratégia é sempre virar esquinas o mais afastado da parede possível e, quando for camperar, dê um ou dois passos para longe da parede.

5. Jogue rounds lentos

Rounds Lentos - CS:GO
Imagem retirada de uma partida profissional do Faze vs MIBR. Note o tempo restante e a posição dos terroristas no mapa. O time está espalhado aguardando erros dos CT, e até droparam a bomba na base, demonstrando que ainda nem escolheram o ponto de ataque

No matchmaking, é muito comum que as “estratégias” no lado terrorista sejam definidas no início do round e não sejam modificadas. O jogo não precisa ser assim. Busque misturar rounds rápidos com rounds lentos. Lembre-se que, em baixo nível, é extremamente provável que algum CT perderá a paciência e avançará onde não deve. Nesse momento, é importante que algum terrorista esteja esperando para puni-lo.

Rounds lentos no lado TR sempre têm o potencial de induzir erros no lado CT. Além de avançar indevidamente, é muito comum que, faltando pouco tempo para o fim do round, um CT comunique errado (“é A!”) ao avistar apenas um terrorista, enquanto a bomba está indo para o B, por exemplo.

6. Se comprou granada, use-as

Essa dica pode parecer simples, mas não é. No início dos rounds, tenha em mente o que você fará para decidir que equipamentos comprar. Adianta comprar 4 granadas e kit se for rushar meio sem usar nada? Não. Mesmo assim esse é um erro recorrente no matchmaking e até em algumas partidas profissionais.

Faça seu dinheiro valer. Se tem chance de alguém estar esperando com um AWP em determinado ângulo, feche-o com smokes. Se alguém pode estar camperando em um canto, jogue molotovs e use flashbangs para virar esquinas. Só não morra sem usar nenhuma granada.

7. Aprenda as principais smokes, molotovs e pop flashes

Smokes - CSGO

Em cada mapa existem inúmeros alinhamentos de granadas que você deve aprender para ajudar seu time. No matchmaking de baixo nível, um único jogador que saiba algumas smokes, por exemplo, pode fazer a diferença no time e, assim, habilitar várias estratégias diferentes.

Um exemplo simples: da base TR da Mirage você pode jogar uma smoke que cobre toda a janela no meio. Em partidas de baixo nível (em que as estratégias, muitas vezes, se resumem a “vamo A” ou “vamo B”), isso permite ataques muito mais elaborados e imprevisíveis.

Smokes, molotovs e pop flashes são uma parcela essencial do Counter Strike competitivo e ninguém se torna um bom jogador até que aprende, no mínimo, as principais. Acesse o Youtube e aprenda as granadas dos seus mapas mais jogados.

8. Assiste partidas profissionais

TACO - MIBR

Não há nada melhor para aprender os fundamentos de CS:GO do que assistir partidas profissionais. No Twitch e no Youtube você pode encontrar inúmeras partidas de campeonatos de alto nível para descobrir como cada mapa e situação deve ser jogada. Mesmo que o metagame de CS:GO seja extremamente difícil de acompanhar, não custa nada tentar implementar algumas táticas usadas pelos melhores times do mundo.

Além de aprender com os próprios jogadores, as narrações ajudam muito para que você entenda mais sobre ângulos, granadas, administração do dinheiro e decisões ingame em geral.

Confira aqui os melhores canais de CS:GO no Twitch

9. Baixe o mapa o aim_botz

Aim_botz: CS:GO

No competitivo de CS:GO, nem tudo é sobre o time. Você também precisa treinar suas skills de mira sempre que possível e não existe um jeito melhor de fazer isso do que com o mapa aim_botz.

No mapa aim_botz você tem acesso a todas as armas do jogo enquanto infinitos bots aparecem todo tempo ao seu redor, possibilitando que você treine sua velocidade e precisão de mira. Além disso, o mapa contém várias opções de personalização, seja com paredes, bots em movimento, bots resistentes, etc. Não é à toa que o mapa é utilizado para aquecimento até pelos melhores jogadores do mundo, minutos antes de começarem suas partidas em torneios.

Para baixar o aim_botz, clique na opção “Jogar CS:GO” na tela principal do jogo e escolha “Mapas da Oficina” na aba no canto superior esquerdo. Se o mapa já não constar na tela, escolha a opção “Acessar Oficina”. Lá, busque por “aim_botz” e faça o download.

10. Tente jogar com conhecidos

Nós sabemos que todas as dicas relacionadas ao time são difíceis de serem executadas com quatro pessoas aleatórias. Por isso, tente formar uma rede de jogadores confiáveis para jogar junto. Um time que se conhece é a forma mais rápida de evoluir e subir de patentes em CS:GO.

Dessa forma é possível atribuir posições fixas para cada um, melhorar a coordenação e comunicação, além de se preparar melhor para as próximas partidas. Não precisa ser um time fixo (embora essa seja, de longe, a melhor opção), basta que os jogadores estejam compromissados em evoluir.

Confira o guia essencial do mapa Vertigo em CS:GO!

Raphael Aviz
Raphael Aviz
Ex-jogador profissional de Counter Strike e Super Smash Bros. Melee, Brawl e 4. No momento aposentado das competições mas FANÁTICO por todos os eSports, sejam de luta, estratégia ou FPS.