8 dicas essenciais para iniciantes em Path of Exile


Sara Gomes
Sara Gomes

Path of Exile é um RPG de ação gratuito onde você assume uma de sete classes para se aventurar no mundo. No início, o game pode parecer muito complexo, pois existe muita coisa para aprender.

Confira as nossas dicas para iniciantes para mandar bem rapidamente neste game!

1. Escolha bem o seu personagem

personagem

Em Path of Exile, você tem sete classes diferentes jogáveis. É importante escolher bem o seu primeiro personagem, mas não é fatal se não escolher o ideal logo na primeira tentativa.

Na verdade, em Path of Exile, você pode criar vários personagens ao mesmo tempo e ir trocando. Além disso, o game é complexo para iniciantes, logo, é raro você ficar completamente satisfeito com o seu primeiro personagem.

Confira as diferentes classes de Path of Exile:

  • Duelista: essa é uma classe de luta corpo-a-corpo, que pode invocar um lacaio para combater a seu lado.
  • Templário: especialista em jogar projéteis contra os inimigos, incluindo bolas de eletricidade.
  • Bruxa: uma feiticeira com muita Inteligência.
  • Caçadora: utiliza um arco durante as batalhas, mas também pode utilizar espadas. É uma personagem extremamente ágil.
  • Marauder: um lutador corpo-a-corpo de extrema Força.
  • Sombra: esse lutador é ágil e inteligente, utilizando armas de curta distância e armadilhas durante a batalha.
  • Herdeira: essa personagem avançada pode ser liberada mais à frente no game e se fundir com sua classe original.

Conheça com mais detalhe todas as classes de Path of Exile!

2. Comece por escolher um build pré-feito

build

A maior parte dos jogadores prefere criar personagens únicos, com builds feitos manualmente. Porém, existe um risco associado se você não souber bem o que está fazendo.

O problema passa pelo número limitado de pontos que permitem alterar a sua árvore de habilidades. Isto faz com que seja impossível você corrigir totalmente o seu build. Comece por dar uma olhada em builds pré-feitos, focando apenas em melhorar o seu personagem no game.

Confira como utilizar Path of Building para facilitar a criação de seus builds!

3. Escolha bem a sua Liga

ligas

As Ligas são as variações que afetam o próprio game. Existem vários tipos e alguns podem não estar sempre disponíveis. Você pode jogar a versão pré-definida do game, chamada Liga Standard, ou pode se concentrar em outras versões com diferentes dificuldades ou desafios.

  • Standard: esse é o modo básico do game, sem qualquer modificação.
  • Hardcore: todas as diferentes variantes do game podem ser jogadas em Hardcore, que consiste em completar o game sem morrer. Se você morrer, o seu personagem é desclassificado e transferido para a Liga Standard. 
  • Desafios: essas Ligas oferecem recompensas especiais ao completar desafios específicos. Normalmente, cada uma fica disponível durante três meses.
  • Solo: essa Liga bloqueia o game para apenas um jogador, impedindo que você entre em grupos com outros jogadores ou faça comércio.

4. Tire partido das gemas disponíveis

gemas

Em Path of Exile, você normalmente tem de equipar gemas para ganhar novas habilidades. Qualquer classe está habilitada, mas as próprias gemas têm requerimentos específicos relacionados com atributos e nível. Além disso, as gemas apenas podem ser equipadas em encaixes da mesma cor.

Lembre que as gemas equipadas também sobem de nível à medida que você ganha experiência. Embora o seu personagem receba uma penalização de ganho de experiência quando revisita áreas de nível baixo, isso não se aplica às gemas. Ou seja, você pode trocar as suas gemas e voltar a essas áreas para melhorá-las rapidamente.

Existem dois tipos de gemas:

  • Gema de Habilidade: adiciona ataque, feitiços, projéteis, armadilhas ou minas.
  • Gema de Suporte: modifica algumas habilidades quando equipada em um encaixe de conexão. Precisa ser compatível com a gema a que está conectada para ativar seu efeito.

5. Não ignore a regeneração de atributos

regeneração

Normalmente, os personagens não regeneram vida, apenas um pouco de mana por segundo. Porém, você pode repor a sua vida e mana manualmente ao utilizar o tipo de poção apropriada. Esses frascos recarregam sempre que você visita uma vila ou esconderijo, ou ao matar inimigos.

Você deve equipar armadura e habilidades passivas que aumentem a regeneração automática de vida e mana. Assim, você vai manter esses atributos em um nível confortável sempre que sair em aventura.

6. Não pegue todos os itens que veja

loot

Todos os itens que você pegar durante as suas aventuras vão ocupar espaço no seu inventário. Para carregar o máximo de coisas ao mesmo tempo, você precisa reajustar esse espaço, mudando as peças de local no seu saco. Porém, a maior parte das vezes você vai ficar com o inventário cheio rapidamente.

O ideal é ignorar os itens que o seu personagem não pode utilizar ou que são de baixo valor. Ou seja, você pode com segurança ignorar todos os itens brancos que encontrar a não ser que esteja indo em direção à vila e ainda tenha muito espaço livre no seu saco.

Os itens mais raros são, normalmente, os mais valiosos e os que valem a pena vender. Também não deixe escapar nenhuma peça de equipamento ou arma melhor do que o que você tem no momento. A raridade dos itens é indicada através da sua cor:

  • Branco: normal
  • Azul: mágico
  • Amarelo: raro
  • Laranja: único

7. Acumule Orbs

orbs

Em Path of Exile não existe ouro. Em vez disso, a moeda de troca utilizada pelos jogadores são os orbes. Existe um sistema econômico que vai determinar o valor e a inflação de cada tipo de orbe existente.

Mas cada um deles tem também uma função para além de ser usado em compras. Em geral, a regra mais importante a seguir é não utilizá-los enquanto está subindo de nível.

8. Aventura em cooperação

coop

Path of Exile é um game que pode ser jogado sozinho, mas você pode também tirar partido da cooperação com a restante comunidade se juntando a uma guilda. A função principal das guildas é juntar jogadores para se aventurar nos mapas e compartilhar itens.

Você pode também jogar ocasionalmente em grupos públicos, procurando outros jogadores na cidade.

Sara Gomes
Sara Gomes
Com cerca de 10.000 horas passadas a salvar Azeroth, essa garota ainda tem tempo para se aventurar em variados RPGs e games de ação. Hoje em dia, ela se encontra em licença sabática, aproveitando a vida de fazendeira em Stardew Valley.