Guia essencial dos mapas competitivos em CS:GO


Raphael Aviz
Raphael Aviz

Sem a devida comunicação o nível das partidas de CS:GO é sempre é baixo. Por isso, conhecer os mapas competitivos e o nome das posições é o primeiro passo para jogar no matchmaking e começar a subida de patentes.

Conforme os créditos mostrados nas imagens, os mapas abaixo são de produção da Games Academy e Gamersclub. Ao final do artigo, para quem ainda não conhece, também explicamos as regras relacionadas aos mapas nos campeonatos de CS:GO. Confira!

1. Dust2

Dust 2

Sem dúvidas o maior clássico do Counter Strike. Dust2 está presente no jogo desde o início e continua ativa no competitivo após alguns ajustes e atualizações.

Assim como a Mirage, a Dust2 é um mapa basicamente dividido em A, meio e B. O bombsite B é extremamente fechado e necessita, geralmente, de apenas um jogador defendendo-o. No entanto, quando dominado pelos terroristas, é considerado um dos mais difíceis de retomar do jogo.

Um dos maiores pontos de interesse na Dust2 para os terroristas é o controle da Varanda e da Escada. Após conquistar esses pontos, os TR podem facilmente rotacionar o ataque entre o A e o B de acordo com as decisões tomadas no meio do round.

Mesmo a Varanda sendo um ponto tão importante, o maior ponto de contato do mapa é o Fundo (incluindo a Esquina, Buraco e NBK). É muito comum que os CT enviem três jogadores no início do round para ganhar controle da área, deixar apenas um defensor e então retornar, similar ao que acontece na Banana na Inferno.

2. Inferno

Inferno CSGO

Outro grande clássico do jogo. Assim como a Dust2, a Inferno está presente desde as primeiras versões e já recebeu vários retoques.

Assim como em outros mapas, o bombsite B da Inferno é bastante suscetível a rushes. No entanto, o caminho até ele (Banana) é a área mais contestada entre todos os mapas do jogo. Atualmente é comum que times enviem três defensores para jogar granadas no início e tentar atrasar o domínio dos terroristas.

Eventualmente o controle da Banana e do Carro/Cimento é obtido pelos terroristas, então o objetivo principal dos CT na área é garantir que os TR paguem caro por isso, seja com mortes ou, pelo menos, com muitas granadas utilizadas.

O caminho até o A é mais aberto. Geralmente os terroristas distribuem-se entre, pelo menos, dois entre os três caminhos: NIP, Xuxa e Varanda.

Na defesa, geralmente são dedicados dois jogadores para o B e três para o A. No entanto, um defensor que tenha visão inteira da Banana é suficiente para manter o bombsite, tendo em vista há tempo suficiente para recuar e chamar reforços. Nesses cenários, é comum vermos quatro jogadores defendendo as entradas do A, e o jogador do Arco é o responsável por voltar para o B quando necessário.

3. Mirage

Mirage

Mirage, como a Dust2, é um mapa do tipo A, meio e B. O maior ponto de interesse é o Meio, incluindo tudo ao redor: Passagem, Carroça, Elevador e L. Para os terroristas, o controle do Meio significa que o time pode atacar qualquer bombsite por mais de um lado.

O bombsite A é alvo de várias execuções diferentes (smokes podem cobrir todas as linhas de defesa, isolando os CT) e um dos mais fáceis de retomar do jogo. Por isso, é comum que muitos times cedam o plant para então organizar o retake, em vez de defender o bombsite ativamente.

Com relação a defesa, a formação mais comum é 2-1-2. Como o Janelão é constantemente smokado, é comum que jogador do Meio se encontra na Ligação, Happy ou no L.

4. Train

Train

Train é um mapa considerado favorável para os CT, por isso é comum vermos metades terminar em 11x4 ou mesmo 12x3 para a defesa. Isso acontece porque o mapa é cheio de áreas abertas conectadas a passagens estreitas. Assim, quando os TR saem dos corredores estreitos, precisam enfrentar uma defesa distribuída em diversos pontos das áreas abertas, tanto no A quanto no B.

Geralmente a formação de defesa é três no A e dois no B, mas também é comum vermos apenas um jogador no B defendendo de perto a região do B1 Baixo. Assim que ele ouve qualquer atividade, chama reforços.

A área do Bombeiro ou Escada é uma das mais disputadas do mapa, tendo em vista que abre um caminho de rotação extremamente rápido entre os bombsites. Sempre que os TR tiverem o domínio do local, o ataque pode ser em qualquer um dos sites.

A Train é um mapa muito propício para o uso de AWP pois é cheio de retas longas de grande distância.

5. Nuke

Nuke

Nuke é um mapa diferente de todos os outros pois possui dois andares e os bombsites estão situados exatamente um em cima do outro. Por esse motivo, é o mapa mais difícil de entender ao assistir partidas.

O mapa é um dos menores do jogo além de ser muito fechado. Assim, o uso de pistolas e escopetas é mais viável do que em outros mapas, além de encorajar mais compras forçadas.

Em termos de controle de mapa, os CT precisam defender o A de dentro do bombsite. O B permite mais espaço e a defesa acontece na Rampa e em todos os corredores entre o Segredo e o bombsite B.

A rotação entre os dois bombsites acontece através do Duto, por isso os jogadores podem descer automaticamente do A para o B em poucos segundos.

6. Overpass

Overpass

O maior mapa competitivo do jogo. Os combates na Overpass são diferentes e mais demorados dos que os outros mapas uma vez que os duelos podem acontecer, literalmente, em qualquer região do mapa. Isso porque a Overpass é o mapa mais propício para os CT serem agressivos e avançar com a linha de defesa o máximo possível. Assim, é comum vermos duelos até na região do Beco ou Bombeiro, que são quase na Base TR.

Como os bombsites são muito próximos, a rotação da defesa é bem rápida, o que faz o mapa ser mais favorável para os CT.

O bombsite B é defendido, geralmente, por dois jogadores dentro do site, mas também permite agressão na região do Esgoto. A defesa no A geralmente inicia avançada no Banheiro, Fundo e Canteiro, mas eventualmente é empurrada de volta para o site, onde ainda mantém várias opções.

A Ligação, Metal e a região do Balão são o meio do mapa, e quem tiver o domínio poderá rotacionar rapidamente quando necessário.

7. Vertigo

Vertigo

Vertigo faz a sua primeira aparição no cenário competitivo de CS:GO em 2019 e nem mesmo alguns jogadores profissionais conheciam o mapa antes disso. Até o momento não há material o suficiente para analisar o metagame do mapa, mas sabe-se que terá similaridades com a Nuke, tendo em vista o curto tamanho e a possibilidade de rotação rápida entre bombsites.

Confira aqui as principais características da Vertigo!

Regras de escolhas de mapas em campeonatos

Nos campeonatos de CS:GO, os mapas a serem jogados são definidos por um sistema alternado de exclusão ou escolha, variando de acordo com a extensão da partida.

Partidas melhor de 1

As partidas melhor de 1 acontecem em apenas um mapa que será definido da seguinte forma:

  • Time 1 veta um mapa em que não deseja jogar.
  • Time 2 veta outro mapa em que não deseja jogar.
  • O processo se repete até que sobre apenas um mapa, no qual a partida será jogada.

Partidas melhor de 3

As partidas melhor de 3 acontecem em três mapas que são escolhidos da seguinte forma:

  • Time 1 veta um mapa em que não deseja jogar.
  • Time 2 veta outro mapa em que não deseja jogar.
  • Time 1 escolhe um mapa no qual acontecerá a primeira disputa.
  • Time 2 escolhe um mapa no qual acontecerá a segunda disputa.
  • Time 1 veta um mapa em que não deseja jogar.
  • Time 2 escolhe o mapa da terceira disputa, se necessária.

Partidas melhor de 5

As partidas melhor de 5 acontecem em cinco mapas que são escolhidos da seguinte forma:

  • Time 1 veta um mapa em que não deseja jogar.
  • Time 2 veta outro mapa em que não deseja jogar.
  • Time 1 escolhe um mapa no qual acontecerá a primeira disputa.
  • Time 2 escolhe um mapa no qual acontecerá a segunda disputa.
  • Os times continuam escolhendo, alternadamente, os mapas em que desejam jogar até que a ordem seja definida.

Guia completo e atualizado de economia no CS:GO!

10 dicas essenciais para quem joga CS:GO competitivo

Raphael Aviz
Raphael Aviz
Ex-jogador profissional de Counter Strike e Super Smash Bros. Melee, Brawl e 4. No momento aposentado das competições mas FANÁTICO por todos os eSports, sejam de luta, estratégia ou FPS.