Valorant: guia completo do mapa Bind!


Raphael Nascimento
Raphael Nascimento

Bind é um dos três mapas disponíveis no beta fechado de Valorant. Com uma temática baseada no Oriente Médio, o mapa possui um ótimo balanço de ambientes fechados, abertos, largos e estreitos. Ambos os bombsites são bastante amplos e podem ser acessados por duas rotas diferentes.

Atenção: os nomes das regiões no mapa abaixo são os nomes oficiais que constam no jogo. Conforme o jogo avança, é muito provável que a comunidade substitua a maioria dos nomes. Confira o mapa.

Mapas - Valorant - Bind

O grande diferencial de Bind é que, pelo menos até o momento, é o único mapa que conta com teletransportadores (circulados em verde no mapa acima) que levam jogadores e projéteis instantaneamente para outro ponto:

  • Teletransportador A: sai da entrada do bombsite A para o Curto B, de frente para região da Janela.
  • Teletransportador B: sai da região do Longo B para o Saguão A, de frente para entrada do Banheiro.

Os teletransportadores permitem rotações automáticas e a execução de fakes (fingir que ataca um bombsite e leva a bomba para outro). No entanto, as estratégias só são viáveis caso o time que quer rotacionar tenha controle da Janela e do Banheiro, duas regiões intermediárias entre a saída dos teleportes e os objetivos.

Bombsite A

Mapas - Valorant - Bind

Acessado através do Banheiro e do Curto A (também chamado de Meio), o Bombsite A geralmente conta com Defensores dentro do site, na Torre A e nas Luminárias (também chamada de 3D).

Bombsite B

Mapas - Valorant - Bind

Tão amplo quanto o A, o Bombsite B é um pouco mais fácil de ser defendido devido as entradas estreitas pela Janela (também chamado de Hookah) e do Jardim. Além disso, qualquer Atacante que entre pela Janela estará vulnerável no momento da queda, o que confere uma grande vantagem à defesa. Geralmente os Defensores se encontram dentro do site, na Esquina B ou recuados no Salão B.

Longo B (1)

Mapas - Valorant - Bind

Longo B é uma região pouco popular no mapa já que os Atacantes precisam se expor muito cedo para controlá-la. Ele dá acesso ao Bombsite B e ao Teletransportador B (que leva para próximo do Banheiro). A região também contém um Orbe de Ultimate mais acessível aos Defensores.

Janela (2)

Mapas - Valorant - Bind

De longe uma das regiões mais importantes do mapa. A Janela, também chamada de Hookah, é a principal entrada ao Bombsite 2 e é um dos locais onde mais se gastam habilidades de ambos os lados. A defesa pode escolher defender a Janela ativamente (de dentro) ou mesmo de fora, recuada para o Bombsite B, já que os Atacantes precisam pular da janela para invadir.

O Controle da Janela é essencial aos Atacantes já que permite rotações e fakes rápidos através do Teletransportador A.

Curto B (3)

Mapas - Valorant - Bind

Uma região intermediária antes da Janela. Aqui só existem combates caso a defesa tenha escolhido avançar a região da Janela.

Curto A (4)

Mapas - Valorant - Bind

Outro ponto de extrema importância, o Curto A também é chamado de Meio por alguns jogadores. A região é a entrada mais viável ao Bombsite A e dá acesso direto ao Teletransportador. Qualquer Atacante entrando por esse ponto deve estar atento a Defensores na Torre A e nas Luminárias, principalmente.

Banheiro (5)

Mapas - Valorant - Bind

O Banheiro é a entrada mais difícil para o Bombsite A, já que a saída é muito estreita e facilmente defendida por snipers. O local é fechado e possui um Orbe de Ultimate mais acessível aos Atacantes. Ter o controle dessa área possibilita que o ataque faça fakes no B e utilize o Teletransportador para voltar para o A.

Dicas valiosas sobre o mapa Bind

  • Ambos os Teletransportadores também funcionam para projéteis, ou seja, você pode jogar uma granada de um lado e ela abrirá a porta e explodirá do outro. O mesmo serve para flechas, drones, molotovs ou qualquer coisa arremessável.
  • Usar os Teletransportadores gera um som muito alto que pode ser ouvido até mesmo por jogadores distantes. Evite o máximo possível.
  • Cypher é melhor utilizado na defesa do Bombsite B, já que suas armadilhas são muito mais eficazes em regiões fechadas. O personagem é até capaz de controlar a Janela inteira sem estar presente na região.
  • Omen possui a exclusiva habilidade de fingir ter usado o Teletransportador. Para fazer isso, pule para dentro do portal e, antes de atravessá-lo, utilize a habilidade Passos Tenebrosos. Isso ativará o som do Teletransportador mas você voltará para a área selecionada com a habilidade.
  • As paredes do Salão B (fundo do Bombsite B) são extremamente finas e podem ser varadas até mesmo por pistolas.
  • Pode não parecer, mas as região das Luminárias é de extrema importância para os dois lados. Seja na defesa ou durante um retake (após plantar a bomba), não ter o controle da região oferece mais dois ângulos de vulnerabilidade.
  • A Torre A é perfeita para snipers, mas facilmente bloqueada por smokes. Caso o Defensor da região tenha sua visão bloqueada, perderá segundos preciosos se reposicionando através da sua base.
  • Curto A e Janela são as regiões mais importantes do mapa (com exceção dos bombsites). Não poupe habilidades na hora de dominar esses locais.

Mais artigos imperdíveis de Valorant:

Raphael Nascimento
Raphael Nascimento
Ex-jogador profissional de Counter Strike e Super Smash Bros. Melee, Brawl e 4. No momento aposentado das competições mas FANÁTICO por todos os eSports, sejam de luta, estratégia ou FPS.