Guia essencial do mapa Haven de Valorant!


Raphael Nascimento
Raphael Nascimento

Haven é o mapa mais diferente e "ousado" de Valorant. Uma rápida olhada na imagem abaixo já revela o motivo: ele conta com três bombsites! Apesar de causar estranhamento e parecer extremamente favorável para os Atacantes, Haven é muito balanceado e permite rotações muito rápidas por parte da defesa.

Atenção: os nomes das regiões no mapa abaixo são os nomes oficiais que constam no jogo. Conforme o jogo avança, é muito provável que a comunidade substitua a maioria dos nomes. Confira o mapa.

Mapas - Valorant - Haven

Por ter 3 bombsites, Haven se destaca também no número de pontos de interesse no mapa. Ao total, são cinco áreas diferentes que os Atacantes podem usar para avançar em direção ao objetivo. Cada uma dessas cinco regiões precisa ser vigiada por um Defensor, de preferência.

Bombsite A

Mapas - Valorant - Haven

O Bombsite A é o único que exige a presença de dois Defensores, já que pode ser acessado diretamente através do Longo A e do Curto A. Mesmo permitindo defesas avançadas em ambas essas regiões, o Bombsite A é geralmente defendido por jogadores dentro do site, seja através das caixas verdes, na Torre A (também chamada de Céu) ou embaixo da janela (também chamado de Inferno).

Bombsite B

Mapas - Valorant - Haven

O único bombsite fechado na Haven, o Bombsite B é o que pode ser acessado mais rapidamente pelos Atacantes através do Pátio Meio. Por esse motivo, é preferível que a área seja vigada por um Agente com boas habilidades defensivas como Sage ou Cypher, já que a entrada estreita e o ambiente fechado são perfeitos para suas skills.

Apesar de ser o mais suscetível a rushes, o Bombsite B também pode receber reforço de ambos os lados da defesa, já que as rotações para ele são extremamente rápidas.

Bombsite C

Mapas - Valorant - Haven

O Bombsite C é o mais aberto do mapa. Seu acesso se dá, principalmente, através do Longo C e, em menor escala, pelo Curto C após os Atacantes passarem pelas Portas. Mesmo sendo tão amplo, um Defensor é suficiente para segurar a área, já que a rotação do Defensor da Janela C é tão rápida. Snipers também são bem-vindos aqui.

Longo A

Mapas - Valorant - Haven

Um dos corredores mais largos do mapa, Longo A é o acesso mais amplo para o Bombsite A. No entanto a Defesa inicia com vantagem na região e um sniper bem posicionado pode mirar do início do Longo A diretamente para o Saguão A, ou seja, a região inteira precisa ser muito bem contestada pelos Atacantes. O Longo A também possui um Orbe de Ultimate favorável a defesa.

Curto A

Mapas - Valorant - Haven

Um ambiente fechado e estreito que dá acesso ao Bombsite A. Sua saída no site é muito pequena e facilmente defendida, por isso é muito improvável que todos os Atacantes escolham essa via. O local também é muito próximo do Bombsite B e do Pátio Meio, então qualquer jogador que corra emitirá sons para essas áreas. Além disso, mesmo sendo tão perto da base Atacante, o Curto A não chega de graça para o ataque, já que para acessar a região é preciso enfrentar um eventual sniper no início do Longo A.

Pátio Meio

Mapas - Valorant - Haven

O Pátio Meio (ou somente Meio) é a região intermediária do mapa que dá acesso direto ao Bombsite B e também uma peça fundamental para atacar o Bombsite C. O local é muito aberto e suscetível a flechas rastreadoras de Sova, já que não há muito onde se esconder do radar.

Rushar o Meio é a forma mais rápida de acessar qualquer bombsite do mapa. No entanto, os Atacantes precisam sair pela Janela Meio, o que é sempre muito desconfortável.

Portas Meio / Curto C

Mapas - Valorant - Haven

Juntamos essas duas regiões em uma já que o combate acontece igualmente em ambas. Qualquer Defensor posicionado no Curto C ou na Janela C já poderá trocar tiros com oponentes que ainda não cruzaram as Portas. Caso o controle do local seja perdido, o Defensor pode recuar para o Bombsite C ou para o Link C.

Caso a defesa não se veja contestada, o jogador pode escolher uma postura mais agressiva tentando dominar as Portas. Caso seja bem-sucedido, o jogador terá muito mais informação sobre os oponentes, além de poder auxiliar na defesa do Bombsite B.

Longo C

Mapas - Valorant - Haven

O corredor mais longo e amplo do mapa, o Longo C é constantemente smokado por ambos os times e muito viável para snipers. Devido ao seu tamanho, é difícil que o local seja dominado apenas por um Atacante, e o avanço deve ser feito como muita cautela. O local também possui um Orbe de Ultimate favorável aos Atacantes.

Mais artigos imperdíveis de Valorant:

Raphael Nascimento
Raphael Nascimento
Ex-jogador profissional de Counter Strike e Super Smash Bros. Melee, Brawl e 4. No momento aposentado das competições mas FANÁTICO por todos os eSports, sejam de luta, estratégia ou FPS.