Valorant: guia completo de personagens e habilidades!


Raphael Nascimento
Raphael Nascimento

Valorant conta com 11 personagens (ou Agentes) únicos e com conjuntos de habilidades próprias. Diferente de outros jogos, as habilidades em Valorant precisam ser compradas no início de cada round (como itens) para poderem ser utilizadas. Cada habilidade possui suas próprias utilidades e preços, tornando cada personagem do jogo bem diferente um do outro. Por isso, resolvemos montar uma guia completo com tudo o que você precisa saber sobre cada um dos Agentes. Confira!

Breach

Personagens - Valorant

Breach é um Agente do tipo Iniciador, ou seja, suas habilidades são voltadas para iniciar confrontos de forma vantajosa para o seu time. No entanto, a maioria das skills de Breach possuem animações lentas e precisam ser usadas com ótimo timing e atenção ao mini mapa.

Habilidades de Breach

Pós-choque ($100)

Dispara uma onda explosiva que atravessa paredes e causa dano a qualquer Agente que esteja do outro lado. A explosão possui um tempo de ativação que permite que oponentes a evitem, mas ainda os força a sair da sua posição. Pode ser usada até duas vezes no mesmo round.

Ponto de Clarão ($200)

Outra habilidade que deve ser usada através de paredes. Dessa vez, Breach dispara um raio de luz que, ao sair do outro lado, cega temporariamente todos os Agentes que estiverem olhando naquela direção. A habilidade possui altíssimo alcance e ativa muito mais rápido do que a Pós-choque. Pode ser usada até duas vezes no mesmo round.

Falha Tectônica (Grátis. 35 segundos de recarga)

Carrega uma abalo sísmico que atinge uma grande parte do mapa e atordoa todos os Agentes na área afetada. Também pode ser utilizado através de paredes e é possível ver o seu alcance exato no mini mapa.

Trovão Giratório (7 pontos de Ultimate)

Muito parecido com a Falha Tectônica, o Trovão Giratório também é um abalo sísmico que atordoa os oponentes, mas também os arremessa no ar. É um dos melhores ults do jogo e, quando combinado com outras habilidades que tiram o campo de visão dos oponentes, se torna uma ferramenta extremamente forte para iniciar combates.

Brimstone

Personagens - Valorant

Brimstone é um Agente do tipo Controlador que busca obter o domínio do mapa através de vários recursos táticos extremamente úteis para o time. O personagem tem grande foco em suporte ofensivo e deve ser utilizado em constante comunicação com o time para que suas habilidades tenham efeito máximo.

Habilidades de Brimstone

Sinalizador Estimulante (100$)

Posiciona um sinalizador próximo de Brimstone que cria uma área circular de efeito. Todos os jogadores dentro da área recebem um bônus de taxa de disparo, tempo de recarga, velocidade de troca de arma e recuperação de recoil. O buff pode ser recebido mesmo através de paredes, desde que o Agente ainda esteja na circunferência do Sinalizador Estimulante. É possível usar essa habilidade até 2 vezes no mesmo round.

Incendiário (300$)

A boa e velha molotov. Brimstone dispara uma granada flamejante que pode quicar em paredes e só explode em contato com o chão. Ao explodir, as chamas causarão dano por tempo na área afetada em todos os Agentes que ainda estiverem no local. A habilidade só pode ser utilizada 1 vez por round.

Fumaça Celeste (1 grátis por round. 200 por carga extra)

Sem dúvidas uma das melhores habilidades do jogo, permite que você abra o mini mapa e escolha até 3 áreas diferentes para serem smokadas. Assim que você acaba de selecionar, Brimstone invoca 3 nuvens de fumaça de longa duração do céu que bloqueiam a visão de qualquer pessoa na área. A habilidade é perfeita para execuções completas nos bombsites, já que permite que Brimstone elimine, sozinho, vários ângulos de ameaça.

Ataque Orbital (6 pontos de Ultimate)

Abre novamente o mini mapa para que você escolha uma área de efeito que receberá uma rajada de energia destruidora. Qualquer jogador no alcance da habilidade receberá alto dano por tempo, que aumenta conforme o jogador esteja mais perto do centro do círculo. A habilidade demora para ser ativada e dá tempo o suficiente para oponentes saírem de baixo, por isso, sua principal utilidade é forçar reposicionamentos.

Cypher

Personagens - Valorant

Cypher é um personagem do tipo Sentinela cujas habilidades ajudam a recolher informações sobre o mapa e a localização de oponentes através do uso de diversos aparelhos de espionagem. É um personagem extremamente defensivo com ótimas condições de proteger áreas do mapa sozinho, porém, nenhuma das suas habilidades causam dano.

Habilidades de Cypher

Fio-armadilha (200$)

Instala um arame invisível que detecta oponentes que o atravessem. Logo em seguida, o Agente detectado tem a chance de destruir o dispositivo e, caso não o faça, sofre um atordoamento. O arame se torna visível a oponentes muito próximos. Essa habilidade pode ser recolhida do mapa e reutilizada.

Jaula Cibernética (100$)

Posiciona uma jaula de luz na área desejada. Ao ser ativada, a jaula aumenta o som dos passos de oponentes e prejudica suas visões, já que funciona como uma smoke. A habilidade pode ser comprada até 2 vezes no mesmo round e só pode ser ativada se Cypher estiver olhando para o dispositivo.

Câmera de Vigilância (Grátis)

Instala uma câmera no local desejado. Ao ser ativada, a câmera oferece visão em 1ª pessoa da área para qual está apontada. Enquanto estiver sendo utilizada, a câmera se torna visível aos oponentes e pode ser destruída com tiros. Ela também dispara um dardo que é capaz de rastrear oponentes atingidos, no entanto, o dardo pode ser retirado manualmente. Se trata, sem dúvida, de uma das habilidades defensivas mais úteis do jogo, já que permite que Cypher tenha controle sobre uma grande área.

Assalto Neural (7 pontos de Ultimate)

Cypher arremessa seu chapéu no corpo de um oponente morto e, após um breve período de carga, revela rapidamente a localização de todos os oponentes restantes. A habilidade não rastreia os inimigos, apenas mostra sua localização exata no momento da ativação da habilidade, ou seja, serve apenas para dar uma noção da direção e da distância em que estão. É perfeita para situações de clutch.

Jett

Personagens - Valorant

Jett é uma das personagens mais ofensivas do jogo. Suas habilidades oferecem uma boa mistura de movimentação, utilidade de dano. Por ter um estilo baseado em velocidade, Jett requer mais habilidade para ser jogada em alto nível, já que você precisará apertar muitos botões e reajustar a mira com muita rapidez devido a altíssima mobilidade da personagem.

Habilidades de Jett

Planar (Passiva)

Permite que Jett levite ao segurar o botão de pulo após um salto. A trajetória é sempre descendente, então a habilidade não serve para subir em nada, mas pode ser útil para levar Jett a locais inacessíveis de outras formas, quando ela iniciar o salto de um lugar mais alto. Além disso, a precisão dos disparos também é prejudicada durante a levitação.

Erupção das Brumas (100$)

Arremessa uma nuvem (smoke) de curta duração que prejudica a visão de oponentes. Pode ser jogada de forma reta ou curva (virando esquinas). Sua maior utilidade é bloquear a visão de snipers para possibilitar reposicionamentos rápidos. Pode ser usada até 3 vezes no mesmo round.

Corrente Ascendente (100$)

Uma das habilidades mais simples e também mais úteis do jogo. Ela permite que Jett seja lançada no ar, conferindo acesso a posições inalcançáveis de outras formas. É perfeita para segurar ângulos inesperados pelos oponentes e pode formar combos incríveis com Brisa de Impulso e Tormenta de Aço. Pode ser utilizada até duas vezes na mesma partida.

Brisa de Impulso (recarrega após 2 kills)

Brisa de Impulso é um simples dash na direção desejada. Ao utilizá-lo, a Agente ganha um grande boost de velocidade e se desloca para direção em que estiver olhando. Pode ser utilizada de diversas formas ofensivas e defensivas e permite manobras incríveis quando combinada com Corrente Ascendente e Tormenta de Aço.

Tormenta de Aço (6 pontos de Ultimate)

Invoca uma conjunto de kunais que substituem a arma equipada. As kunais possuem altíssima precisão e matam instantaneamente caso atinjam a cabeça dos oponentes. É possível arremessar apenas uma kunai (botão esquerdo) ou todas em rápida sequência (botão direito). Se o Jett matar alguém com uma kunai, o conjunto é resetado para a quantidade original.

Omen

Personagens - Valorant

Outro Agente do tipo Controlador, Omen busca ganhar controle do mapa através de ferramentas bem diferentes de Brimstone. Ele utiliza poderes das sombras para se teleportar pelo mapa e obscurecer a visão de oponentes sem precisar estar próximo. Omen deve ser utilizado em constante comunicação com o time para que suas habilidades tenham efetividade máxima.

Habilidades de Omen

Passos Tenebrosos (100$)

Carrega e executa um teleporta de curta distância que permite reposicionamentos rápidos. Sua maior utilidade é dar acesso a posições altas que são inalcançáveis com movimentação normal. Não deve ser utilizada em combates já que possui um tempo de carregamento, além de indicar o local que você pretende aparecer. A habilidade pode ser usada até 2 vezes no mesmo round.

Paranoia (200$)

Arremessa um fogo sombrio que reduz a visão de todos os jogadores atingidos. O projétil atravessa paredes e funciona como uma espécie de flashbang e possui inúmeras utilidades. Pode ser utilizada até 2 vezes no mesmo round.

Manto Sombrio (Grátis. 30 segundos de recarga)

Faz com que Omen entre em um plano etéreo capaz de ver através de paredes exclusivamente para posicionar um orbe sombrio (smoke) de longa duração na área selecionada. Você pode escolher com precisão a área afetada, inclusive a altura onde a smoke irá aparecer. Pode ser utilizado até duas vezes no mesmo round e cria um combo interessante com Salto das Sombras (veja abaixo).

Salto das Sombras (7 pontos de Ultimate)

Permite que você teleporte para QUALQUER lugar do mapa após um breve período de carregamento. Enquanto ressurge no local desejado, Omen emite um som alto que permite que os oponentes saibam que utilizou a skill. Antes de reaparecer completamente no novo local, Omen assume uma forma de sombra que pode ser morta. Durante essa fase, Omen pode cancelar a habilidade, mas ainda perderá todos os Pontos de Ultimate. Caso isso aconteça, o teleporte é cancelado e ele volta para o local de origem. Por isso, a habilidade é melhor utilizada com outras formas de cobertura, incluindo a própria habilidade Manto Sombrio de Omen.

Phoenix

Personagens - Valorant

Phoenix é um dos personagens favoritos pelos jogadores devido ao seu conjunto de habilidades muito versáteis e úteis. O Agente utiliza técnicas de fogo para causar dano aos oponentes, se curar e ainda prejudicar a visão do time rival. É um personagem predominantemente ofensivo que tem maior utilidade na linha de frente dos combates.

Habilidades de Phoenix

Labadera (200$)

Invoca uma parede de fogo que bloqueia a visão e causa dano em jogadores que a atravessem. Ela pode ser lançada em linha reta (clique normal) ou dobrada na direção da mira (segurando o clique). Em vez de levar dano, o próprio Phoenix é curado ao atravessá-la.

Bola Curva (200$)

Arremessa um orbe de fogo em uma trajetória curva que, quando explode, cega todos os jogadores que estiverem olhando. A habilidade é, basicamente, um flashbang e deve ser usada para virar esquinas. Pode ser usada até 2 vezes no mesmo round.

Mãos Quentes (Grátis. Recarrega após 2 kills)

Incendeia uma área escolhida, causando dano por tempo em qualquer jogador que continue no local. Em vez de levar dano, o próprio Phoenix é curado pela habilidade. Deve ser usada para forçar reposicionamentos dos oponentes.

Renascimento (6 pontos de Ultimate)

A melhor habilidade de Phoenix, cria uma cópia de si mesmo que pode ser controlada livremente por um breve período de tempo. A cópia age como se fosse o próprio personagem e pode matar oponentes normalmente. Caso a cópia seja morta, o jogador volta a ter controle do Phoenix original, com todas as armas recarregadas. No entanto, a habilidade deve ser usada com muito cuidado já que Phoenix fica vulnerável durante o tempo de ativação. Mesmo assim, essa skill é perfeita para iniciar combates e localizar oponentes antes mesmo de se colocar em risco.

Raze

Personagens - Valorant

Raze é a primeira Agente adicionada ao jogo depois do lançamento do beta fechado. Ela é a personagem mais ofensiva do jogo, já que a maioria das suas habilidades visam causar dano. No entanto, algumas das suas skills também podem ser utilizadas para reconhecer a área ou mesmo complementar sua movimentação.

Habilidades de Raze

Bumba (200$)

Libera um robô que viaja pelo mapa em linha reta e quica em paredes. O robô travará sua mira em qualquer oponente que encontrar pela frente e o perseguirá, causando uma explosão de grande dano caso o alcance. Como qualquer drone do jogo, o robô pode ser destruído com tiros.

Carga de Explosivos (200$)

Arremessa uma pacote explosivo que gruda em qualquer superfície que encostar. O pacote explode assim que for utilizado novamente ou quando o seu tempo esgotar, causando dano em área e deslocando Agentes próximos. No entanto, a explosão não causa dano em Raze, podendo ser utilizado para lançá-la para o ar, dando acesso a superfícies mais altas. Esta habilidade pode ser comprada até 2 vezes no mesmo round.

Cartuchos de Tinta (Grátis. Recarrega após 2 kills)

Arremessa uma granada que, ao explodir, se divide em pequenas outras granadas que explodem após um breve período. É possível arremessá-las de forma forte (clique esquerdo) e fraca (clique direito). Essa habilidade também pode ser comprada até 2 vezes no mesmo round.

Estraga-prazeres (6 pontos de Ultimate)

Lança um míssil devastador que causa um dano altíssimo na área afetada.]

Reyna

Habilidades e personagens - Valorant

Reyna foi a personagem adicionada no lançamento oficial de Valorant. Ela possui mecânicas únicas na classe Duelista e seu foco principal é ofensivo. Suas habilidades envolvem sugar a alma de oponentes que ela tenha abatido para ganhar buffs e curas. Apesar de seu conjunto de skills ser extremamente forte, ele depende totalmente que Reyna obtenha abates. Caso não o faça, a personagem cai muito em desempenho.

Habilidades de Reyna

Olhar Voraz ($200)

Conjura um olho etéreo que pode ser posicionado a uma curta distância. Qualquer oponente que olhar para o olho ficará com a visão turva. O olho é destruível e pode ser usado até 2 vezes no mesmo round.

Devorar ($100)

Reyna coleta a alma de oponentes mortos para se curar rapidamente por um curto período de tempo. Essa habilidade é buffada pela ativação do seu ult Imperatriz. Pode ser usado até 4 vezes no mesmo round.

Dispensar (Grátis)

Consome uma alma de oponentes para se tornar invencível por um breve período de tempo. Se combinado com o ult Imperatriz, Reyna também se torna invisível pela duração da habilidade.

Imperatriz (6 Pontos de Ultimate)

Reyna recebe um grande bônus de velocidade de disparo, recarregamento e e equipamento de armas. Ela também recebe cargas infinitas de Devorar e Dispensar, e a duração do ult é renovada sempre que Reyna consegue uma abate.

Sage

Personagens - Valorant

Sage é uma personagem puramente de suporte com habilidades predominantemente utilitárias. Seu principal efeito nas partidas é oferecer mais opções de jogadas e abordagens imprevisíveis ao seu time. Possivelmente a Agente mais útil do jogo.

Habilidades de Sage

Orbe de Barreira (400$)

Cria uma parede que pode ser usada para bloquear a visão e a passagem de jogadores, bem como elevar Agentes que estejam bem em cima na hora da sua criação. A parede possui bastante vida mas pode ser destruída por jogadores e também se desfaz após um tempo. É possível escolher o ângulo em que ela aparecerá. Além de possibilitar a passagem segura por áreas de risco, a habilidade é perfeita para levar Sage e seus companheiros para ângulos imprevisíveis.

Orbe de Lentidão (100$)

Funciona como qualquer outro molotov do jogo mas, em vez de dar dano, causa lentidão aos jogadores que estiverem na área, além de aumentar o som dos seus passos. Pode ser quicado na parede para atingir locais fora do campo de visão de Sage. Pode ser usada até duas vezes no mesmo round.

Orbe Curativo (45 segundos de recarga)

A única habilidade de cura do jogo que é voltada para aliados (Phoenix só pode curar a si mesmo). Sage arremessa um orbe que, ao entrar em contato com um parceiro, cura-o lentamente até que ele retorne à vida total. Pode ser usada em si mesma e possui um ótimo alcance.

Ressurreição (7 pontos de Ultimate)

Ressuscita um aliado morto após um breve período de carregamento. O aliado retorna com vida total e sem arma, mas pode coletar sua arma caída no chão. A habilidade é perfeita em situações de clutch e deve ser guardada para rounds realmente importantes ou para possibilitar peeks perigosos sem grandes punições.

Sova

Personagens - Valorant

Sova é o melhor batedor do jogo já que a maioria das suas habilidades visam localizar oponentes. Seu estilo de jogo é um pouco mais lento pois exige primeiro o reconhecimento de áreas e depois a reação com base nas informações obtidas. Apesar de ser predominantemente de suporte, Sova pode utilizar suas habilidades de forma muito efetiva quando estiver sozinho.

Habilidades de Sova

Drone Coruja (300$)

Libera um drone aéreo que pode ser controlado livremente e com visão em 1ª pessoa. Enquanto voa, o drone pode disparar dardos que detectam a localização de oponentes atingidos. Assim como outros drones do jogo, o Drone Coruja também pode ser destruído.

Flecha de Choque (100$)

Dispara uma flecha elétrica que explode em colisão com qualquer coisa. Quanto mais você carrega o disparo, mais longe ele pode ir. A flecha também pode quicar em paredes até duas vezes para atingir ângulos fora do campo de visão de Sova. Pode ser usado até 2 vezes no mesmo round.

Flecha Rastreadora (35 segundos de recarga)

Dispara uma flecha similar à Flecha de Choque que revela inimigos na sua linha de visão. Essa flecha também pode quicar em paredes para atingir ângulos diferentes e pode ser destruída antes de localizar os oponentes.

Fúria do Caçador (7 pontos de Ultimate)

Dispara uma flecha de luz que pode atravessar diversas paredes e atingir oponentes distantes no caminho. A flecha também revela a localização dos oponentes atingidos e pode ser disparada 3 vezes durante o tempo em que a habilidade estiver ativa.

Viper

Personagens - Valorant

Mais uma Agente do tipo Controladora, Viper utiliza técnicas de veneno para afetar o mapa. Seu conjunto de habilidades pode ser muito bem utilizado tanto de forma ofensiva quanto defensiva. Ela também possui a característica única de utilizar um tanque de veneno que funciona como "combustível" para as suas habilidades. Conforme você gasta o tanque, ele se regenera automaticamente com o tempo.

Personagens - Valorant

Habilidades de Viper

Veneno de Cobra (100$)

Mais um molotov, a habilidade cobre uma área com veneno que causa dano por tempo e lentidão aos jogadores na área. Pode ser usada até 2 vezes no round.

Nuvem Venenosa (200$)

Mais um molotov, mas dessa vez combinado com smoke! Essa habilidade lança um emissor de gás na área desejada que, quando ativado, cria uma nuvem tóxica que obscurece a visão de jogadores e causa dano por tempo em quem encostar na fumaça. O emissor de gás pode ser desligado a qualquer hora.

Cortina Tóxica (grátis, uma vez por round)

Muito parecido com a Nuvem Venenosa, mas posiciona uma fileira de emissores de gás que criam uma alta parede tóxica. Essa habilidade também pode ligada e desligada e dura enquanto o seu tanque de veneno durar.

Poço Peçonhento(7 pontos de Ultimate)

Uma das habilidades mais úteis do jogo, cria uma nuvem tóxica em todas as direções ao redor de Viper, diminuindo a vida máxima e a visão de oponentes. A habilidade é perfeita para permitir que a bomba seja plantada e pode ser muito bem combinada com escopetas.

Mais artigos imperdíveis de Valorant:

Raphael Nascimento
Raphael Nascimento
Ex-jogador profissional de Counter Strike e Super Smash Bros. Melee, Brawl e 4. No momento aposentado das competições mas FANÁTICO por todos os eSports, sejam de luta, estratégia ou FPS.