10 dicas preciosas para ir com tudo em Valorant!


Raphael Nascimento
Raphael Nascimento

Se você está jogando Valorant é porque gosta de competição, e se gosta de competição, é porque gosta de ganhar! Por isso, se você é novato no jogo e está precisando melhorar seu desempenho, reunimos abaixo 10 dicas essenciais para quem quer começar a jogar do jeito certo!

1. Comunique-se e utilize o sistema de ping

Dicas - Valorant

Sendo um FPS tático, a comunicação em Valorant é o aspecto mais importante do jogo, a ponto de fazer um time com jogadores mais fracos sair vitorioso, desde que tenham melhor comunicação.

Não tem mistério: comunique tudo o que for relevante: avançou e deu clear em uma área? Viu oponentes? Ouviu passos ou outros barulhos? Viu a bomba? Comunique todas essas coisas. Por outro lado, não comunique o que você não viu. Muitos jogadores têm o costume de avisar “é A!” ou “é B!!” quando avistam um ou dois oponentes, sem nem mesmo ver a bomba. Por isso, lembre-se que o seu time vai agir de acordo com as informações repassadas, então evite ao máximo esses erros.

Caso você não esteja a fim de usar o microfone ou digitar, Valorant possui um sistema muito detalhado de pings (marcações). Com ele você pode definir teclas para que o seu personagem mande diversas informações automaticamente. Para acessá-lo, vá no Menu de Configurações>Controle>Comunicação.

2. Aprenda o nome das posições nos mapas

Dicas - Valorant

Ainda no tópico de comunicação, não há como repassar informações para os parceiros sem saber o nome das regiões dos mapas. Assim como em CS:GO, cada parte de cada mapa do jogo possui seu próprio nome dado pela comunidade, mas em Valorant existe ainda uma grande facilidade: o próprio jogo já atribui nome às posições!

Sabemos que os nomes escolhidos pela Riot provavelmente serão substituídos pela comunidade, mas enquanto você não sabe os novos nomes, a melhor forma de se comunicar é utilizando aqueles contidos no jogo. Para isso, pressione a sua tecla definida para abrir o abrir o Mapa (não o Minimapa!) e, caso os nomes não áreas não apareçam (como aparecem na imagem acima), acesse as Configurações>Geral>Mapa>Mostrar nomes de regiões no mapa e habilite a função.

3. Compartilhe os Orbes de ult com o time!

Dicas - Valorant

Os Orbes de Ultimate são itens encontrados em pontos fixo de cada mapa e garantem 1 Ponto de Ult, ou seja, você fica mais próximo de poder usar sua habilidade mais forte. Por isso, por mais tentador que seja, evite pegá-los para você nos casos em que outros membros do seu time precisarem mais. Além disso, lembre-se que outros Ults podem ser muito mais úteis que o seu.

Nesse contexto, se você quer contribuir mais para o time, aperte TAB no início de cada round e veja quem precisa mais de Orbs de Ultimate. Caso você tenha a oportunidade de pegar um naquele round, comunique ao seu parceiro para vir buscá-lo.

4. Entenda como funcionam os ângulos

Dicas - Valorant

Outra mecânica idêntica de CS:GO. Alguma vez você já virou uma esquina qualquer no jogo e morreu automaticamente antes mesmo de ver alguém? Ou, alguma vez, você camperava em um lugar qualquer e seu oponente já chegou atirando? Essas situações, e muitas outras, giram totalmente em torno dos ângulos do jogo. Por isso, saiba que:

  • A visão em primeira pessoa que enxergamos sai exatamente do meio da testa do personagem.
  • O seu personagem é um bloco fixo (ao contrário, por exemplo, de PUBG, em que seu personagem pode inclinar-se para esquerda ou direita).

Dessa forma, existem inúmeras situações em que alguma parte do seu personagem (geralmente o braço, ombro ou perna, no caso de estar agachado) aparecerá antes que a câmera no centro da testa mostre qualquer coisa. É por isso que virar esquinas enquanto estiver colado em uma parede é a pior coisa que você pode fazer no jogo, uma vez que você só enxergará a parede enquanto seus oponentes já estarão vendo metade do seu corpo. Por isso, a estratégia é sempre virar esquinas o mais afastado da parede possível e, quando for camperar, dê um ou dois passos para longe da parede.

No exemplo da imagem acima, o bot ainda não enxergou o jogador já que ele está virando a esquina afastado da parede, de forma a enxergar metade do corpo do bot antes mesmo de se tornar visível ao oponente.

5. Mantenha a coesão financeira no time

Um problema muito recorrente no matchmaking é cada jogador do time comprando o que quiser, mesmo quando não deveria. É essencial que o time inteiro esteja nas mesmas condições em relação ao dinheiro. Para isso, é muito importante que um dos jogadores tome a iniciativa de liderar o time e apontar os momentos de fazer:

  • Round eco: round econômico em que os jogadores não compram nada (ou quase nada) para pode se equipar totalmente no próximo.
  • Meia compra: os jogadores do time fazem uma compra parcial que, mesmo gastando moderadamente, não comprometa a compra completa no round seguinte.
  • Compra forçada: mesmo com pouco dinheiro, os jogadores gastam tudo para se equipar da melhor forma possível, sabendo que o time oponente também não está muito bem equipado.

A administração do dinheiro em Valorant, apesar de não ser tão decisiva quanto em CS:GO, também é um dos aspectos que decidem as partidas. Cuidado para não se prender em um loop de compras ruins, sem nunca ter dinheiro para se equipar totalmente. Faça ecos!

6. Você não precisa usar a mira ADS

Dicas - Valorant

A mira ADS (Aiming Down Sights) é uma mecânica presente em quase todos os jogos de tiro e que consiste na "segunda mira" ou "mira aberta". No caso de Valorant, a função está disponível para diversas armas e oferece as seguintes vantagens:

  • Pequeno zoom na mira.
  • Pequena redução de recoil.
  • Durante o spray (rajada de tiros), sua mira segue exatamente cada bala disparada.

Apesar de parecer muito vantajoso, a mira ADS também tem uma desvantagem: ela reduz em 10% sua taxa de tiro, o que pode ser a diferença entre vencer ou perder um duelo. Por isso, perceba que todas as vantagens da mira ADS são relacionadas a precisão, que é algo que você pode praticar e masterizar a ponto de nem precisar mais dela. Por outro lado, atirar mais lentamente é algo que não depende de você e, considerando a rapidez com que os personagens morrem em Valorant, você não vai querer essa desvantagem.

7. Não tenha pressa: jogue rounds lentos

Em partidas de baixo nível, é muito comum que as “estratégias” no lado Atacante sejam definidas no início do round e não sejam modificadas. O jogo não precisa ser assim. Busque misturar rounds rápidos com rounds lentos. Lembre-se que, em baixo nível, é extremamente provável que algum Defensor perca a paciência e avance onde não deve. Nesse momento, é importante que algum Atacante esteja esperando para puni-lo.

Rounds lentos no lado Atacante sempre têm o potencial de induzir erros nos oponentes. Além de avançar indevidamente, é muito comum que, faltando pouco tempo para o fim do round, um Defensor comunique errado (“é A!”) ao avistar apenas um Atacante, enquanto a bomba está indo para o B, por exemplo.

8. A bomba (spike) pode ser desarmada em duas vezes!

Dicas - Valorant

Essa é uma grande novidade para quem veio do CS:GO. Em Valorant não existe Kit de Defuse para cortar o tempo de desarmamento da bomba pela metade, porém, aqui você pode desarmar a bomba em duas partes. Confira na imagem acima que o a barra de desarmamento é dividida em duas. Se qualquer jogador preencher a primeira parte, é possível interromper o defuse e retomar o processo a partir da segunda barra.

Note que um desarmamento interrompido não vai voltar de onde parou, e sim do início da primeira ou da segunda barra. Além de abrir chance para diversas baits, a mecânica permite que um jogador desarme metade da bomba e deixe que um parceiro faça a outra metade para receber o Ponto de Ult.

9. Assiste partidas de profissionais

Dicas - Valorant

Não há nada melhor para aprender os fundamentos e o potencial de um jogo que assistir partidas de profissionais. No Twitch e no Youtube você pode encontrar inúmeras partidas de jogadores e campeonatos de alto nível para descobrir como cada mapa e situação pode ser jogada. Mesmo que o nível dos jogadores que você assista seja muito acima do seu, sempre é possível aprender uma coisa ou outra sobre ângulos, baits e, principalmente, tomada de decisões. Além de aprender com os próprios jogadores, as narrações ajudam muito para que você entenda mais sobre todos os aspectos do jogo.

10. Tente jogar com conhecidos

Nós sabemos que todas as dicas relacionadas ao time são difíceis de serem executadas com quatro pessoas aleatórias. Por isso, tente formar uma rede de jogadores confiáveis para jogar junto. Um time que se conhece é a forma mais rápida de evoluir e subir de nível em Valorant.

Dessa forma é possível atribuir posições fixas para cada um, melhorar a coordenação e comunicação, além de se preparar melhor para as próximas partidas. Não precisa ser um time fixo (embora essa seja, de longe, a melhor opção), basta que os jogadores estejam compromissados em evoluir.

Mais artigos imperdíveis de Valorant:

Raphael Nascimento
Raphael Nascimento
Ex-jogador profissional de Counter Strike e Super Smash Bros. Melee, Brawl e 4. No momento aposentado das competições mas FANÁTICO por todos os eSports, sejam de luta, estratégia ou FPS.