Game Dev Tycoon: 8 dicas para você ser o melhor desenvolvedor!


Raphael Nascimento
Raphael Nascimento

Game Dev Tycoon é um simulador de desenvolvimento de jogos. Nele você precisa administrar todas as etapas de criação de games, decidir onde investir o seu dinheiro e tempo, aceitar ou rejeitar contratos, consertar bugs, desenvolver novas engines, etc. O jogo é bastante complexo e a melhor forma de aprender é tentando e errando. Mesmo assim trouxemos aqui 8 (ou mais) dicas preciosas para você não perder muito tempo e ir direto ao sucesso. Confira!

1. Combine o Tema com o Gênero

São muitas as variáveis que determinam se os seus jogos darão certo ou não. Mesmo assim, começar da forma certa é essencial se você quer chegar longe no jogo. Por isso, a primeiríssima coisa que você precisa saber é que, assim como na vida real, uma boa combinação entre Tema e o Gênero do jogo é crucial para o sucesso ou fracasso dos seus games.

Use o bom senso: um jogo com o tema de Construção combina com o gênero Ação? Um jogo de Esportes combina com o gênero RPG? Não. Por outro lado, um jogo de Aliens, Assassinos ou Crime cai muito bem com o gênero Ação. É essa lógica que você deve buscar na hora de decidir do que o seu jogo tratará. Escolha combinações que façam sentido, sem ter (muito) medo de ser criativo.

Agora, se você quiser spoilers sobre a eficiência das combinações, confira a tabela abaixo e veja a nota ingame de cada uma:

Game Dev Tycoon - Dicas
Tabela criada pelo usuário In-sight na SteamCommunity

As letras I, T e A na tabela de Público significam, respectivamente, Infantil, Todos e Adulto.

Se você é novo em Game Dev Tycoon, saiba que as combinações acima não garantirão avaliações máximas todas as vezes, mas certamente são escolhas seguras que farão você se manter no lucro. Além disso, se é necessário desbloquear esses Temas e Gêneros conforme você joga.

Após desenvolver um jogo, você não deve:

  • Desenvolver outro jogo do mesmo Tema e Gênero logo em seguida, a não ser que você já tenha desbloqueado a opção de desenvolver sequências.
  • Desenvolver uma sequência usando a mesma engine.
  • Desenvolver uma expansão em menos de 40 semanas (7 meses) do lançamento da versão anterior.

2. Esteja atento às notícias!

Fique atento às notícias pois, assim que uma nova plataforma está prestes a ser lançada, você pode se adiantar e conseguir uma licença para desenvolver jogos para ela. Dessa forma você terá mais tempo para investir na plataforma enquanto ela é popular.

3. Leve em conta a opinião do público

Game Dev Tycoon - Dicas

Obviamente, o público é quem decide se os seus jogos são um sucesso ou não. Por isso, após lançar um game, evite partir direto para outro. Em vez disso, aceite contratos e aguarde avaliações, reviews e relatórios de bugs, já que essas informações o ajudam a identificar o que funciona e o que não funciona. Anotar os resultados é a única forma de aprender a jogar Game Dev Tycoon.

4. Não se preocupe tanto assim com o dinheiro

Suas finanças garantem a continuação da sua empresa e é crucial que você se mantenha em saldo positivo. No entanto, saiba que nem sempre os seus jogos darão certo e é possível que alguns flopem totalmente. Quando isso acontecer, não se preocupe tanto.

Game Dev Tycoon permite que você aguente alguns fracassos e, enquanto você estiver acima dos 50k, está tudo bem. Abaixo disso, você já está em perigo, mas seu banco ainda pode emprestar dinheiro. Nessas situações, comece a desenvolver jogos mais seguros que você saiba que darão lucro, por menores que sejam.

5. Se inspire na vida real

Game Dev Tycoon - Dicas

Uma dica muito simples e curiosa: Game Dev Tycoon é fortemente inspirado na história real das plataformas de gaming. Por isso, caso você esteja em dúvida sobre qual plataforma escolher, saiba que suas características (jogos mais viáveis, tempo de sucesso, etc) são sempre baseadas nas versões reais. Além disso, você pode descobrir quais tipos de jogos fazem mais sucessos para determinados públicos. Por exemplo: quais jogos fizeram mais sucesso no Nintendo? E qual era o público alvo do jogo? Usar esses conhecimentos certamente o ajudarão a evitar jogos flopados.

6. Contrate publicadoras, mas tenha cautela

Com o tempo você desbloqueará a função de fechar contrato com publicadoras. Elas são uma das melhores formas de se obter mais fãs e, assim, vender muito mais cópias, o que vale muito a pena mesmo você recebendo menos por cópia vendida. No entanto, preste atenção aos contratos das publicadoras, pois, com muita frequência, eles sugerem combinações de Tema, Gênero, Plataforma e Público que não são boas.

7. Se mantenha atualizado, gaste seus pontos de pesquisa

Game Dev Tycoon - Dicas

Conforme você avança em Game Dev Tycoon, as tecnologias se tornam obsoletas e você precisa, sempre que possível gastar seus pontos de pesquisa aprendendo coisas novas. Cada novidade aprendida aumentará suas chances de sucesso e fará com que seus jogos sejam mais bem avaliados que os anteriores. Nesse sentido, a principal tecnologia nova em que você pode investir é em Engine. No entanto, saiba que todas as outras opções (gêneros, técnicas, etc) são necessárias para você evoluir no jogo, então evite focar em apenas uma.

8. Outras dicas pontuais

  • Não passe para o nível 2 até que você tenha uma boa quantia de dinheiro guardada (cerca de 15-20 milhões). Muitas coisas mudam nessa etapa do jogo e é bom que você esteja preparado financeiramente para as novidades.
  • Tente formar equipes especializadas em gêneros específicos. Por exemplo, se você faz jogos de Ação, Simulação e Estratégia, é bom que sua equipe seja boa em Tecnologia. Mas se o foco for RPG, Aventura e Jogos Casuais, é melhor que sua equipe seja boa em Design.
  • Tente criar um jogo para cada Tema. Isso garantirá mais experiência.
  • Tente não comprar muitas licenças para vários consoles diferentes. Você sentirá os gastos.
  • Tente não usar Publicadoras até que você consiga um jogo Médio com boas reviews. É aí que você vai conseguir muito dinheiro pela primeira vez.
  • Quando desbloquear a função de Sequências, desenvolva-as sempre que possível, dando preferência para aquelas cujo jogo anterior tinham Engines antigas.
  • Jogos casuais ganham muito dinheiro, mas apenas nas plataformas certas. Evite desenvolvê-los até destravar as plataformas TES ou Master V.

Veja também:

Raphael Nascimento
Raphael Nascimento
Ex-jogador profissional de Counter Strike e Super Smash Bros. Melee, Brawl e 4. No momento aposentado das competições mas FANÁTICO por todos os eSports, sejam de luta, estratégia ou FPS.